Casa Marlene (Valladolid – México): Avaliação de Hospedagem

Nos hospedamos por 1 noite na Casa Marlene em Valladolid, uma pequena e charmosa pousada que fica em uma construção centenária.

Valladolid é uma cidade que geralmente é usada como base para conhecer Chichén Itzá, as ruínas maias mais famosas, distante apenas 45 km.

Só que Valladolid é muito mais do que uma cidade-base para visitar as ruínas. Ela é uma linda cidade histórica, com arquitetura colonial e uma rica cultura. E a hospedagem na Casa Marlene realça ainda mais esses atributos de Valladolid.

Veja como foi a nossa hospedagem e a nossa avaliação da Casa Marlene em Valladolid.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

A Pousada

A Casa Marlene é uma pousada (pequeno hotel) com apenas 6 quartos localizada no centro de Valladolid, distante apenas 1 quadra da praça central.

A construção, de 1893, era a moradia da família “Sosa” que ainda hoje é proprietária do local. Ela é administrada por simpáticos membros da 3º e da 4º geração da família.

Os Sosa possuíam uma destilaria de bebidas (Productos Sosa) e na sala da Casa Marlene há fotos, rótulos e garrafas dos produtos. A fábrica produzia runs, crema de nance e aguardente de cana!!!! – que coisa não? – entre outras bebidas.

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Ambiente

Casa Marlene Valladolid
Fachada da Casa Marlene

Ao nos deparararmos com a fachada da Casa Marlene mal podemos imaginar a riqueza que se esconde lá dentro.

Ao cruzarmos a despretensiosa porta de madeira nos deparamos com uma ante-sala e uma sala que as fotos abaixo por si só já traduzem o ambiente:

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Na sequência vem o terraço onde é servido o café da manhã e um agradável jardim com uma piscina e uma hidromassagem.

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

A piscina possui água bem fria e por isso não entramos ela. Acredito que no ápice do verão, quando a temperatura em Valladolid passa facilmente dos 40ºC, a piscina seja muito refrescante.

A banheira de hidromassagem possui água com temperatura mais agradável e usamos ela para relaxarmos no final da tarde.

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Ao lado esquerdo do jardim ficam 5 dos 6 quartos da pousada.

Casa Marlene Valladolid

Acomodações

A Casa Marlene possui 6 quartos e aí vem um detalhe muitíssimo interessante: em cada um dos quartos vivia uma mini família dos Sosa (marido, esposa e filhos). Hoje, cada quarto leva o nome de um integrante da família que vivia ali.

Os quartos possuem mobília de época e são equipados com facilidades modernas (ar-condicionado, frigobar, amenidades, cofre, TV de tela plana, banheiro privativo, etc.)

Nós ficamos no quarto “Doña Aida” que possui uma banheira de hidromassagem. No Booking ele é a “Suíte Nupcial”:

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Café da Manhã

O Café da Manhã da Casa Marlene é um espetáculo à parte. Consiste em um cookie, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Nos foi servido com uma bela apresentação, uma boa explicação e muita simpatia.

Não deixe de tomar o café mexicano, uma receita tradicional da região. Os pratos do café da manhã variam de um dia para o outro.

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

Casa Marlene Valladolid

A única ressalva quanto ao café da manhã é que pela proposta da pousada o serviço todo do café (do cookie até a sobremesa) acaba levando um bom tempo. Isso não é uma crítica, até porque acho que combina perfeitamente com o estilo da pousada e da cidade.

O café da manhã é servido a partir das 07:30 e não demora menos de uns 40 minutos. Dependendo do número de hóspedes que estiverem tomando café ao mesmo tempo, creio o serviço pode levar cerca de 1 hora.

Acontece que a intenção da maioria dos turistas que pernoitam em Valladolid é acordar cedinho, tomar café da manhã rapidinho e pegar Chichén Itzá ainda vazia, antes da massa de turistas vindos de Cancún chegar.

Caso você precise ou queira um café da manhã mais ligeiro, avise com antecedência o pessoal da Casa Marlene que eles agilizam para você.

Localização Casa Marlene


A localização da Casa Marlene não poderia ser melhor. Ela fica a menos de 1 quarteirão da praça principal de Valladolid, muito perto mas ao mesmo tempo distante suficiente para um ambiente silencioso e tranquilo.

O Cenote Zaci, outra atração de Valladolid, fica a 2 quarteirões da pousada. Os principais restaurantes da cidade ficam no entorno da praça principal. Enfim, dá para circular a pé na maior parte da área turística de Valladolid.

Pensando num escopo maior, a cidade de Valladolid é a melhor opção de base para ficar próximo das ruínas de Chichén Itzá (45 km) e de Ek Balam (27 km). Também dá para visitar as Ruínas de Cobá (60 km), embora elas estejam mais próximas de Tulum.

Atendimento

O atendimento, tanto dos funcionários como dos proprietários, na Casa Marlene foi sensacional.

Simpáticos, solícitos e bons de prosa, na medida para uma pousada familiar e histórica.

Serviços

Além do relatado até aqui a pousada também possui estacionamento e internet Wi-Fi, embora ela não tenha funcionado bem dentro do nosso quarto, apenas nas áreas comuns.

Conclusão

Creio que Valladolid + Casa Marlene seja uma combinação perfeita de cultura, história e charme.

Casa Tia Micha

A Casa Tia Micha é uma outra pousada, também administrada pelos “Sosa” distante apenas 30 metros da Casa Marlene. Creio que as duas pousadas possuem muitas características em comum.

Veja também outras opções de hospedagem no artigo onde ficar em Valladolid no México.

Preços e reservas

Nós fizemos a nossa reserva pelo Booking.com.

Casa Marlene: consulte preços, a disponibilidade e reserve a Casa Marlene pelo Booking ou pelo Hoteis.com.

Casa Tia Micha: consulte preços, a disponibilidade e reserva a Casa Tia Micha pelo Booking ou pelo Hoteis.com.

Vídeo Casa Marlene

Assista ao vídeo que eu fiz da Pousada Casa Marlene em Valladolid. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

Dicas Valladolid México:

Eu preparei alguns artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Na região:

Guia completo 

Video de Valladolid:

Assista ao vídeo que eu fiz das atrações de Valladolid e da região. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você?

Já se hospedou na Casa Marlene ou na Tia Micha?

Tem alguma dúvida sobre a Casa Marlene?

Deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *