Castillo de Los Mendoza (Manzanares el Real, Madrid, Espanha)

Castillo de Los Mendoza - Castillo Nuevo de Manzanares el Real - Madrid - Espanha
Castillo de Los Mendoza (Castillo Nuevo de Manzanares el Real)

O Castillo de Los Mendoza, também chamado de Castillo Nuevo de Manzanares el Real, está localizado na cidade de Manzanares el Real (na Comunidad de Madrid).

Um dos melhores: construído no século XV, o Castillo de Los Mendoza é um dos castelos medievais melhor conservados de toda a Espanha.

Confira neste artigo todas as dicas para você visitar o Castillo de Los Mendoza:

  • Castillo de Los Mendoza: localização e os principais detalhes do castelo.
  • História: o castelo pertence à uma das famílias nobres mais tradicionais da Espanha.
  • Visitas: veja como é o interior do Castillo de Los Mendoza.
  • A minha experiência: confira como foi a minha visita ao Castillo de Los Mendoza.
  • Como chegar: como ir de Madrid até o Castillo de Los Mendoza (carro e ônibus).
  • Horários para visitar, preços dos tickets e visitas teatralizadas.
  • Dúvidas: se após você ler o artigo ainda tiver alguma dúvida deixe um comentário no final do artigo.
Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha
Os cômodos do castelo estão decorados com móveis da época

Castillo de Los Mendoza

Localização: o Castillo de Los Mendoza está localizado na cidade de Manzanares el Real, às margens do Embalse de Santillana (um reservatório de água) e aos pés de La Pedriza (um conjunto de montanhas rochosas). O castelo está distante 53 km de Madrid.

Veja o mapa com a localização do Castillo de Los Mendoza (em estrela) e de Madrid:

Uma das linhagens nobres mais antigas e tradicionais da Espanha: na época da construção do castelo (século XV) o chefe de um dos principais ramos da família Mendoza, Diego Hurtado de Mendoza y de La Vega, foi agraciado com o título de Duque del Infantado. O título nobiliário deu início ao Ducado del Infantado (Casa del Infantado), uma das casas nobres mais antigas da Espanha. Hoje o Castillo de Los Mendoza ainda pertence ao Ducado del Infantado (o duque está na 19º geração), mas é administrado pelo Departamento de Turismo da Comunidad de Madrid.

Castelo novo: o Castillo de Los Mendoza também é conhecido como Castillo Nuevo de Manzanares el Real já que ele foi construído para substituir o antigo castelo da família Mendoza.

Castelo velho: o Castillo Viejo de Manzanares el Real provavelmente era do século XIII ou XIV e está em ruínas há muitos séculos. Tanto o castelo novo quanto o velho estão dentro da cidade de Manzanares el Real. A distância entre os dois é de 700 metros.

Veja o mapa com a localização do Castillo de Los Mendoza (Nuevo) e o Castillo Viejo:

Historia do Castillo de Los Mendoza:

1475: foi o ano do início da construção do castelo, a mando do 1º Duque del Infantado, já que o castelo velho não comportava as necessidades da cada vez mais rica e influente família Mendoza. O Castillo de Los Mendoza foi construído sobre as ruínas de uma antiga ermita românica-mudejar. Pedras do castelo velho foram usadas na construção do castelo novo.

Fortaleza e palácio: por fora o Castillo de Los Mendoza tem o formato tradicional das fortalezas castelhanas do século XV. Por dentro ele perde o aspecto defensivo e possui as características de um palácio residencial.

Planta quadrangular: o castelo tem uma planta quadrangular (30 x 30 metros) com 4 torres em cada ponta. São 3 torres cilíndricas de tamanhos iguais e a Torre del Homenaje (torre principal), essa maior e de formato octogonal. A área interna tem um pátio central arcado. No geral a arquitetura do castelo tem muito do estilo isabelino gótico, que faz a transição entre o estilo gótico e o renascentista com influências árabes. Esse estilo é característico das fortalezas do Reino de Castilla dessa época.

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha (18)
Torres cilíndricas
Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha (18)
Pátio central com arcos

Abside: o castelo possui um abside (tipo um anexo) em uma das faces onde ficava a capela. É o único local que ainda não foi restaurado.

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha
Abside: um anexo que abrigava a capela

100 anos: um detalhe interessante é que o Castillo de Los Mendoza foi habitado por cerca de 100 anos apenas. A família Mendoza (Casa del Infantado) estava espalhada por várias cidades. Um dos motivos para abandonar o castelo foi centralizar os negócios na cidade de Guadalajara (onde está localizado o Palacio del Infantado, construído na mesma época).

Restaurações: após séculos de abandono o Castillo de Los Mendoza estava bastante deteriorado. A primeira restauração foi feita pela própria família em 1914. As restaurações mais importantes foram feitas pelo governo de Madrid, sendo as principais nas décadas de 1960 e 1970 e a última em 2005 (quando o castelo virou praticamente um museu). O castelo está aberto ao público desde 1977 e atualmente conta com uma boa estrutura para eventos.

Visita ao Castillo de Los Mendoza

Área externa: a área ao redor do castelo é bonita e ajardinada. É um local gostoso para caminhar:

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha

Fachada:

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha

Boa estrutura: eu diria que a estrutura turística interna do Castillo de Los Mendoza é surpreendente. Logo no início da visita há um Centro de Interpretações com painéis, imagens e vídeos contando a história e recriando a vida palaciana dentro do castelo.

Centro de interpretações:

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha

Coleções: decorando os espaços internos há coleções de armaduras, tapetes flamencos (do século XVI), pinturas e móveis (dos séculos XVI ao XIX). Muitos dos cômodos internos estão mobiliados. Alguns itens da coleção são originais enquanto outros são réplicas.

Decoração interna:

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha

Torres: é permitido caminhar pelas torres, da onde se tem uma bela vista do Embalse de Santinilla.

Caminhando pelas muralhas do castelo:

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha

Jardim renascentista: na área externa há um jardim renascentista, inaugurado nos últimos anos.

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha
Jardim renascentista visto das muralhas

Visitas teatralizadas: o castelo oferece visitas teatralizadas nos finais de semana. É uma ótima opção para crianças. A duração é de 45 minutos. Veja mais abaixo em Horários.

Comparação: o Castillo de Los Mendoza foi construído no período final da Reconquista Cristã da Península Ibérica sobre os muçulmanos. Como era uma época de guerras e invasões o castelo é uma fortaleza-palácio. Isso o diferencia dos palácios reais da região de Madrid (que não possuem o aspecto de fortaleza), construídos em um período de maior tranquilidade e com o objetivo de mostrar a riqueza e a grandeza da Espanha. Um outro palácio-fortaleza localizado na região é o imperdível Alcázar de Segóvia (muito maior que o Castillo de Los Mendoza).

Fotos: ao contrário das atrações administradas pelo Patrimonio Nacional espanhol, no Castillo de Los Mendoza é permitido tirar fotos das áreas internas.

Dificuldade de acesso: o tour interno no Castillo de Los Mendoza possui muitas escadarias. Não indico para pessoas com dificuldade de locomoção (incluindo para quem estiver com carrinho de bebê).

Duração da visita: a visita ao interior do Castillo pode ser feita em torno de 1 hora ou um pouco mais.

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha
Uma das escadarias do tour interno

A minha experiência

Vazio: nós visitamos o Castillo de Los Mendoza em um dia de semana de dezembro. Ele estava praticamente vazio.

Por fora: a fachada do castelo é linda. Uma verdadeira fortaleza medieval.

Castillo de Los Mendoza - Manzanares el Real - Madrid - Espanha

Castillo de Los Mendoza: eu gosto muito de visitar castelos medievais e confesso que não esperava a estrutura turística interna do castelo com painéis, explicações, imagens e vídeos. De certo modo o local até perdeu um pouco a essência de castelo medieval (no início da visita onde está o Centro de Interpretações). Por outro lado é uma ótima opção para quem deseja conhecer um pouco mais sobre esse tipo de construção e sobre a vida palaciana. Após o Centro de Interpretações a visita se desenrola de maneira fantástica pelos cômodos mobiliados, passagens estreitas e o acesso às torres.

Não é Real: um detalhe que eu acho interessante é que ao contrário da maiorias das atrações similares da região, o Castillo de Los Mendoza pertencia à uma família nobre, mas não à família real espanhola (ou de reinos que posteriormente formaram a Espanha).

Recomendo: eu recomendo a visita para quem é fã de castelos medievais ou para quem vai ficar muitos dias na região de Madrid e já preencheu o roteiro com as principais atrações. Eu gostei bastante do Castillo de Los Mendoza, mas note que a região de Madrid possui inúmeras atrações mais interessantes e imperdíveis.

Dia sensacional: nesse dia já tínhamos visitado o Monasterio de El Escorial e o Valle de los Caídos, duas atrações sensacionais.

Roteiro: nós estávamos com carro alugado e saímos de manhã de Madrid. O roteiro foi: Madrid > Monasterio de El Escorial > Valle de Los Caídos > Castillo de Los Mendoza > Madrid. Só foi possível fazer esse roteiro porque estávamos com carro alugado.

Veja o mapa com a localização do Castillo de Los Mendoza, do Valle de Los Caídos e do Monasterio de El Escorial:

Monasterio de El Escorial, Madrid, Espanha
O gigantesco Monasterio de El Escorial
Valle de Los Caídos
Valle de Los Caídos: um dos locais mais polêmicos da Espanha

Como Chegar no Castillo de Los Mendoza

As opções para ir de Madrid até o Castillo de Los Mendoza são: carro e ônibus. Manzanares el Real não é servida por trens.

Como ir de Madrid até o Castillo de Los Mendoza (carro)

A melhor opção: eu considero que a melhor opção para ir até o Castillo de Los Mendoza é um carro alugado. Como a cidade de Manzanares el Real não é turística, caso você vá de ônibus não haverá muito o que fazer por lá além do castelo. Ao ir de carro você pode combinar com outras atrações da região como o Monasterio de El Escorial, o Valle de Los Caídos, o Palacio Real de La Granja de San Ildefonso, ver neve na Serra de Guadarrama (no inverno), compras no Outlet Las Rozas Village e o Palacio Real de El Pardo.

Veja o trajeto entre Madrid e o Castillo de Los Mendoza de carro (linha azul) e as atrações que eu mencionei acima:

Dicas para alugar carro: se você pretende alugar carro na região de Madrid recomendo o artigo Dicas Alugar Carro. Outra dica é comprar um chip de celular com internet e usar o Waze ou o Google Maps do celular no lugar do GPS: Chip Celular Internet.

Como ir de Madrid até o Castillo de Los Mendoza (ônibus)

Ônibus: a linha 724 faz a ligação entre Madrid e Manzanares el Real. Os ônibus saem do Intercambiador de Plaza de Castilla em Madrid (acesso pelas linhas 1, 9 e 10 do Metrô, pertinho de Chamartín). O trajeto até Manzanares el Real leva uns 50 minutos. A frequência de ônibus é boa (a cada +- 30 minutos nos dias de semana e +- 1 hora nos finais de semana). Em Manzanares el Real o ponto de ônibus fica a 400 metros da entrada para o castelo.

Veja no mapa abaixo a localização do Intercambiador de Plaza de Castilla em Madrid:

Veja no mapa abaixo o trajeto a pé entre o ponto de ônibus em Manzanares el Real e a entrada turística para o Castillo de Los Mendoza (note que é pela fachada norte do castelo):

Onde ficar em Manzanares el Real

Existem algumas opções de hospedagem em Manzanares el Real para o caso de você montar um roteiro pernoitando na cidade.

O Alojamiento La Pedriza está mais próximo do Castillo Viejo. O Mirador de Lamaliciosa fica subindo as montanhas rochosas de La Pedriza.

Mais opções: Onde Ficar em Manzanares el Real.

Horários para visitar o Castillo de Los Mendoza

Importante: os horários e preços foram consultados em Abril de 2017. Confirme as informações na página do site da Comunidad de Madrid sobre o castelo: Castillo de Los Mendoza.

Horários de abertura:

  • Terça a sexta: das 10:00 às 17:30.
  • Sábados e domingos: das 10:00 às 18:00.
  • Horário de acesso: a bilheteria encerra às 17:00.
  • Visitas teatralizadas de outubro a junho: sábados e domingos às 11:00 e às 12:00.
  • Visitas teatralizadas de julho a setembro: sextas-feiras às 21:00 e 22:00 e sábados às 11:00 e às 12:00.
  • Reservas visitas teatralizadas: devem ser feitas pelos telefones 91 853 00 08 ou 91 852 86 85 (você pode pedir para o seu hotel ligar). Mais informações sobre as Visitas Teatralizadas.
  • Fechamento: o Castillo de Los Mendoza não abre às segunda-feiras e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio, 24, 25 e 26 de dezembro e dias de festas locais.

Preços e tickets Castillo de Los Mendoza

  • Ticket normal: 5 euros.
  • Ticket reduzido (meia-entrada): 3 euros (menores de 14 anos e maiores de 60 anos).
  • Ticket visita teatralizada: 8 euros.
  • Ticket visita teatralizada reduzido (meia-entrada): 4 euros (menores de 14 anos e maiores de 60 anos).
  • Importante. Confirme todas as informações e horários na página do site da Comunidad de Madrid sobre o castelo: Castillo de Los Mendoza.

Acesso portadores de necessidades especiais: o Castillo de Los Mendoza não possui acesso à portadores de necessidades especiais.

Dúvidas sobre o Castillo de Los Mendoza

Se você ainda tem dúvidas sobre o Castillo de Los Mendoza deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *