Como Comprar Dólar e Euro Barato (e também Libra e demais moedas)

Euro e Dólar Barato

Recentemente eu descobri uma ferramenta sensacional para encontrar a casa de câmbio com a cotação mais barata do Dólar, Euro, Libra e demais moedas.

  • Dinheiro e cartão pré-pago: o bacana é que além de dinheiro vivo (em espécie) também dá para ver a melhor taxa de câmbio no cartão pré-pago (como o Visa Travel Money e o Cash Passport Mastercard).
  • Compre a moeda certa: antes de pesquisar a cotação mais barata você deve saber qual é a melhor moeda para levar no seu destino. Quase sempre é uma dessas três: Dólar, Euro ou Libra.
  • Dinheiro em espécie é a opção mais barata para levar no exterior: eu comento sobre qual moeda levar e sobre o que mais vale a pena usar no exterior (dinheiro x cartão de crédito x cartão de débito x cartão pré-pago) nesse artigo: O que Compensa no Exterior (Dinheiro x Cartões)

Como comprar Dólar e Euro barato (e demais moedas também)

O Melhor Câmbio é uma ferramenta que compara os preços de várias casas de câmbio nas principais cidades.

Simples, prático e fácil: abaixo eu mostro passo a passo como é simples, prático e fácil visualizar qual casa de câmbio na sua cidade que está oferecendo o preço mais barato da moeda que você deseja comprar.

>> Importante: dê a sua oferta. O recurso mais bacana é a possibilidade de você fazer uma oferta com um valor ainda mais barato para comprar a moeda.

Cidades e moedas: o Melhor Câmbio compara os preços do Dólar, Euro, Libra, Dólar Australiano, Dólar Canadense, Franco Suíço, Iene, Peso Chileno e Peso Argentino em casas de câmbio em mais de 100 cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Manaus, Belém, etc (no final do artigo você encontra uma lista com as cidades).

Sobrou dinheiro da última viagem? Uma boa notícia é que além das cotações para comprar o Melhor Câmbio também compara o valor para você vender a sua moeda.

Como usar o Melhor Câmbio

  • Acesse o site: Melhor Câmbio (dica: salve o link nos seus favoritos e use sempre que precisar)
  • Selecione a moeda que você deseja, a sua cidade e clique em Comprar ou Vender:
Melhor Câmbio
Página inicial do Melhor Câmbio
  • Na página seguinte serão mostradas quais as casas de câmbio com o valor mais barato da moeda na sua cidade.
  • Note que são exibidos os preços para você comprar Papel Moeda (dinheiro vivo / dinheiro em espécie) e para carregar no Cartão Pré-Pago.
  • IOF: os preços já incluem o IOF.
Exemplo com as cotações mais baratas para comprar dólar em São Paulo. No lado esquerdo as cotações para papel-moeda (espécie) e no lado direito para o cartão pré-pago
  • Detalhes da casa de câmbio: ao clicar em alguma casa de câmbio aparecerão os detalhes dela (avaliação dos usuários, número de lojas, se há a opção de delivery, horário de abertura da loja, telefone, site e um ícone que ao ser clicado mostrará a localização no mapa):
Detalhes Casas de Câmbio
Detalhes da casa de câmbio
  • Oferta geral para comprar ainda mais barato: no centro da tela você pode fazer uma oferta para ser disputada entre todas as casas de câmbio. Nessa oferta você pode colocar uma taxa de câmbio mais barata do que está sendo oferecido. Após a oferta você terá que aguardar se alguma casa de câmbio aceita o seu valor (você receberá um email avisando). O tempo médio de resposta é de 5 minutos (segundo o Melhor Câmbio).
Oferta Comprar Dólar mais Barato
Você pode alterar o valor que deseja pagar pela moeda
  • Após clicar em Fazer Oferta aparecerá uma tela onde você deve colocar os seus dados de contato e selecionar o Tipo de Entrega (delivery, retirar na loja, a combinar) e Forma de Pagamento (transferência bancária, dinheiro, a combinar).
Oferta para comprar Dólar, Euro e Libra mais barato
Informe os seus dados pessoais e clique em Fazer Oferta
  • Filtro por regiões e bairros: nas maiores cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, BH, entre outras, é possível filtrar as casas de câmbio pelos principais bairros e regiões. Veja no detalhe abaixo o ícone que exibe o filtro (no lado esquerdo da tela).
Filtros Melhor Câmbio
Ícone no lado esquerdo da tela para exibir os filtros (somente nas maiores cidades)
Casas de Câmbio Rio de Janeiro
Exemplo mostrando as regiões e principais bairros do Rio de Janeiro
  • Mapa: no final da tela, após a listagem das Casas de Câmbio, você pode conferir no mapa a localização delas. Esse recurso é muito útil para visualizar as casas de câmbio que estão mais próximas.
Casas de Câmbio Dólar Euro em São Paulo
Mapa com as casas de câmbio em São Paulo
  • Ao clicar em uma casa de câmbio no mapa serão mostrados os detalhes e a opção para você fazer uma oferta exclusiva para essa casa de câmbio.
Oferta excluvisa para Dólar Euro
Detalhes da casa de câmbio no mapa e o botão para fazer uma oferta exclusiva

Aguardar: após fazer uma oferta geral você deve esperar se alguma casa de câmbio vai aceitar. O mesmo ocorre com uma oferta exclusiva. O tempo médio de resposta, segundo o Melhor Câmbio, é de 5 minutos (mas é claro que pode ser maior ou menor). Você receberá um email avisando quando uma casa de câmbio aceitar a sua oferta.

Tempo Real: quem já comprou moedas em casas de câmbio sabe que o valor da taxa de cotação sempre será decidido na hora que você fizer o pagamento, já que as casas de câmbio acompanham a variação da moeda em tempo real. Ao ter uma oferta aceita procure finalizar a negociação (e efetuar o pagamento) o mais rápido possível para não correr o risco do valor da moeda subir e a casa de câmbio desistir da transação.

Lista de moedas e cidades 

Dólar, Euro e Libra

No momento que estou escrevendo esse artigo o Melhor Câmbio compara as seguintes moedas nas seguintes cidades:

  • Moedas: Dólar Australiano, Dólar Canadense, Dólar (Norte-Americano), Euro, Franco-Suíço, Iene, Libra, Peso Chileno e Peso Argentino.
  • Casas de câmbio nas cidades: Americana, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Araranguá, Araraquara, Araras, Araçatuba, Assis, Atibaia, Avaré, Balneário Camboriú, Barra Mansa, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Bento Gonçalves, Betim, Blumenau, Bragança Paulista, Brasília, Brusque, Cabo Frio, Cachoeirinha, Cachoeiro do Itapemirim, Camaçari, Campinas, Campo Grande, Canela, Canoas, Carapicuíba, Caruaru, Caxias do Sul, Chapecó, Confins, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cotia, Criciúma, Curitiba, Diadema, Divinópolis, Duque de Caxias, Estrela, Farroupilha, Florianópolis, Fortaleza, Franca, Garopaba, Goiânia, Gramado, Gravataí, Guarulhos, Hortolândia, Ijuí, Indaiatuba, Itajaí, Itapema, Itapira, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Jacareí, Jaraguá do Sul, Joinville, João Pessoa, Jundiaí, Lagoa Santa, Lajeado, Limeira, Londrina, Louveira, Maceió, Manaus, Maringá, Marília, Mauá, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mogi das Cruzes, Montenegro, Navegantes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Lima, Novo Hamburgo, Osasco, Ourinhos, Passo Fundo, Paulínia, Petrolina, Petrópolis, Pinhal, Piracicaba, Piraquara, Ponta Grossa, Porto Alegre, Pouso Alegre, Primavera do Leste, Recife, Resende, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Cruz do Rio Pardo, São Caetano do Sul, Santo André, Santos, Serra da Saudade, Sorocaba, Suzano, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São Gonçalo, São José, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São José dos Pinhais, São Leopoldo, São Paulo, São Roque, Taguatinga, Tangará da Serra, Taubaté, Teresópolis, Três Rios, Tubarão, Uberaba, Venâncio Aires, Vila Velha, Vinhedo, Vitória, Volta Redonda e Votorantim.
  • A lista de cidades está sempre aumentado.
  • Recomendo a leitura do artigo O que Compensa no Exterior (Dinheiro x Cartões)
  • Confira agora a cotação mais barata no Melhor Câmbio

Fotos: as fotos que não são do Melhor Câmbio são do banco de imagens gratuito Pixabay sob a licença Creative Comons CC0 (não requer atribuição).

6 Comentários


  1. Muito obrigado pelas dicas. Uma dúvida, não seria melhor comprar dólares ou euros nos bancos, Caixa, Banco do Brasil…?

    Responder

    1. Oi José, tudo bem?

      Os bancos geralmente cobram uma taxa fixa em reais para a compra/venda de dólares que acaba deixando a moeda mais cara que nas casas de câmbio.

      Sempre que eu cotei a cotação estava boa, mas com a taxa acaba não valendo a pena.

      Talvez valha a pena para quem for comprar uma grande quantidade de dólares (a taxa acabada diluindo) ou tentar negociar com o gerente o valor da taxa.

      Abraços :)

      Responder

  2. Parabéns, muito útil blog.

    Uma dúvida, como Bolívia mantém certa paridade com dólar?

    Há décadas dólar x boliviano mantêm aos 1 = 6.83

    Responder

    1. Olá João, tudo bem?

      Não tenho muito conhecimento nessas questões, mas acredito que deva ser uma medida econômica do governo boliviano.

      Abraços :)

      Responder

  3. Fred
    Meus parabéns pelo Blog, é realmente esclarecedor. Mas tenho uma dúvida e quero ver se você me ajuda. Viajei à Europa em 2013 (época em que cartões pré-pagos eram a maravilha na terra) e desde aquela viagem, fiquei com saldo em Libras no meu cartão. Nunca mais utilizei. Irei novamente para lá agora (somente Itália, com escala em Londres), meu cartão está prestes a vencer e eu teria que renová-lo. Porém, em caso de cancelamento, não me entregam meu saldo em Libras, somente em reais, tendo eu que vender novamente estas libras.
    Moral da história, não sei o que valerá mais a pena. Manter essas libras lá, renovando o cartão e usando no aeroporto de londres (descontando o IOF na transação) ou vender essas libras e sacar o saldo em reais mesmo, cancelando o cartão.
    O que você faria??

    PS: o meu saldo é 200 libras e alguns quebrados…

    Desde já agradeço.
    Um abraço

    Responder

    1. Oi Marceu, tudo bem? Obrigado :)

      Essa é uma questão difícil ter uma resposta precisa.

      Se você for carregar e renovar o cartão para gastar em “besteiras” no Aeroporto de Londres eu acho que não vale a pena. A não ser que você tenha a intenção de comprar um item específico.

      O saldo em Libras do seu cartão pré-pago você pode usar no dia a dia aqui no Brasil (supermercado, posto de gasolina, lojas, restaurante, etc). O cartão vai converter o valor em Reais e debitar em Libras (você vai perder um pouco nessa conversão).

      A Libra no ano passado chegou a valer mais de R$ 6,00 e agora tá R$ 4,00 e uns quebrados. Você já perdeu um bom valor segurando essas Libras.

      Se eu não tivesse nada de interessante para comprar no Aeroporto de Londres eu já gastaria essas Libras aqui no dia a dia e já “matava” essa questão para manter o foco na Itália :)

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *