Dicas para Alugar Carro em Cozumel

Uma das principais dúvidas dos turistas que vão para a ilha de Cozumel no México é se vale a pena alugar um carro e em qual locadora alugar.

Muitas locadoras na ilha oferecem carros em péssimas condições e há muitos relatos de turistas que se deram mal no aluguel.

Eu passei um dia nessa bela ilha do Caribe Mexicano e abaixo vou dar a minha opinião sobre alugar carros em Cozumel, como dirigir pela ilha e uma dica de locadora bem conceituada.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

Vale a pena alugar carro em Cozumel?

Depende de como você vai chegar na ilha, do que você pretende fazer e de quanto tempo você vai ficar nela.

Muitos turistas passam o dia em Cozumel (bate-volta) vindos com o ferry-boat que sai de Playa del Carmen. Veja como ir para Cozumel com o ferry-boat.

O roteiro tradicional dos turistas que passam o dia em Cozumel é alugar um carro ao chegar na ilha e dar a volta nela, conhecendo praias, parques e outras atrações.

Mas é claro que alugar um carro não é a única forma de aproveitar a ilha:

  • Você pode contratar um passeio de barco para fazer mergulho ou um passeio de escuna.
  • Se a sua intenção é passar o dia em apenas uma praia, bar de praia ou parque, talvez saia mais barato ir e voltar de táxi (em vez de alugar um carro).
  • Se você for para Cozumel em um cruzeiro veja quanto tempo o navio vai permanecer na ilha e se não é mais prático contratar os passeios oferecidos pelo próprio cruzeiro.

Mas se o seu desejo é circular pela ilha, conhecer várias praias e pontos turísticos eu recomendo alugar um carro (ou quem sabe uma scooter) e dar a volta na ilha.

Foi o que eu fiz :)

Leia o relato da minha volta na ilha em Cozumel.

Dirigindo em Cozumel


Dirigir em Cozumel é muito fácil. Veja no mapa acima a rota (em azul) para dar a volta na ilha. As principais atrações que você pode visitar em Cozumel ficam ao longo dessa rota que tem cerca de 65 km e geralmente é percorrida no sentido anti-horário.

A estradas são boas e relativamente bem sinalizadas. Há postos de combustíveis apenas no centrinho.

Na costa leste, lado oposto do centrinho, a estrada tem pista simples (vai e vem) e uma marginal (que fica mais próxima do mar). A marginal na verdade é uma ciclovia, mas muitos turistas se enganam, dirigem nela achando que a estrada é duplicada e levam multas. A ciclovia é mais estreita que a via de carros.

Avenida no centrinho de Cozumel:

Alugar carro em Cozumel México

Locadoras de carro em Cozumel

Como eu disse no início do artigo são muitos os relatos de turistas que se deram mal ao alugar um carro em Cozumel.

Ao descer do ferry-boat você será abordado por vendedores e também verá inúmeros guichês de locadoras de veículos.

A maioria dos turistas negocia o aluguel ali nos guichês, sem ver o carro, e muitos tem uma desagradável surpresa: quando vão pegar o carro ele está em uma péssima condição.

Imagina você dando a volta na ilha em Cozumel e o carro quebra? Isso pode significar um dia de viagem perdido e a oportunidade conhecer Cozumel jogada fora.

Por isso eu pesquisei bastante sobre locadoras confiáveis em Cozumel, mas a maioria dos relatos são de pessoas reclamando de locadoras.

Sem encontrar boas referências em português passei a procurar artigos em inglês e vi em alguns fóruns muitos viajantes indicando a Rentadora Isis, localizada no centrinho de Cozumel, bem perto do terminal de ferry-boat.

Após ler o relato de vários viajantes indicando a Isis, resolvi alugar o carro nela.

Rentadora Isis Cozumel

Isis Rentadora Cozumel

A Rentadora Isis está localizada no centrinho de Cozumel, distante uns 300 metros do terminal do ferry-boat. Veja o mapa com a localização do Terminal do ferry-boat e da Isis:

Chegamos na Isis sem reserva antecipada, já que viajamos na baixa temporada. Caso você vá em uma época de maior movimento ou queira garantir a locação, faça uma reserva por email no site da Isis.

Fomos atendidos pela simpática proprietária, Dona Margarita.

Você verá que em Cozumel é comum o aluguel de fuscas conversíveis, Jeeps Wrangler e motos scooters.

Nós alugamos um Gol (no México é Pointer) com ar-condicionado por 45 dólares, preço final com impostos, quilometragem livre e seguro incluído. Alugamos no período da manhã e devolvemos no final da tarde.

A Rentadora Isis abre todos os dias das 08:00 às 18:30.

Tabela de preços da Isis em Abril de 2016: Scooter (25 dólares), Fusca (35 dólares), Fusca Conversível (40 dólares), Corsa – no México é Chevy – (45 dólares), Gol – no México é Pointer – (45 dólares), Voyage – no México é Gol – (50 dólares) e Jeep Wrangler (55 dólares).

Preços Aluguel de Carro Cozumel

Deu tudo certo com a locação. O carro estava em boas condições e o atendimento foi ótimo, inclusive com um mapinha da ilha e algumas dicas.

Eu recomendo a Rentadora Isis, mas não posso garantir que a sua locação também seja satisfatória.

Consulte as informações atualizadas no site: Rentadora Isis Cozumel

Locadoras internacionais em Cozumel

Cozumel também possui filiais de algumas das maiores locadoras de carros do mundo.

Eu consultei alguns preços e achei bem caros. Outro problema é que em algumas locadoras não dá para retirar e devolver o carro no terminal de ferry-boat, mas só em outros pontos como o aeroporto, por exemplo.

Caso você vá permanecer vários dias na ilha, chegue em Cozumel pelo aeroporto ou mesmo queira consultar os preços para uma locação nas grandes locadoras leia o artigo: Dicas para Alugar um Carro na Viagem, entender os seguros, as taxas, não cair em pegadinhas e encontrar os melhores preços.

Dicas Cozumel (México):

Na região:

Guia completo

Vídeo com dicas de Cozumel

Assista ao nosso vídeo de Cozumel. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você?

Tem dicas para alugar carro em Cozumel?

Ou alguma dúvida?

Deixe um comentário abaixo?

6 Comentários


  1. Bom dia, muito boas as suas dicas!

    Para a locação foi necessário apresentar um cartão de crédito?

    Precisamos deixar caução?

    Obrigada! Paula.

    Responder

    1. Oi Paula, tudo bem?

      Obrigado :)

      Acredita que eu não me recordo desses detalhes?

      Eu acho que paguei com cartão de crédito e que bloquearam um valor nele. Mas eu realmente não lembro.

      Abraços :)

      Responder

  2. Olá.,

    Muito boa suas dicas!
    Eu e minha namorada passaremos um dia na ilha. Chegaremos de cruzeiro. Estamos pensando em fazer essa volta. Gostamos muita da ideia do fusca conversível. Vc acha muito arriscado alugar o fusca conversível?
    Além disso, meu cartão de crédito fornece seguro para aluguel de carro. Em uma loja internacional eu sei que posso pedir abono do seguro, mas e na isis será que daria?
    Vc falou que o aluguel nas lojas internacionais são caros. Mas usando esse abano do seguro não ficaria mais barato?
    Obrigado pelas dicas!

    Responder

    1. Oi Felipe, tudo bem?

      Lá em Cozumel existem algumas (poucas) locadoras internacionais e um número maior de locadoras locais.

      Essas locadoras locais são bem amadoras, com um histórico de veículos ruins. A Isis pelas minhas pesquisas seria uma das mais conceituadas.

      Não acho tão arriscado alugar um fusca conversível. Mas é claro que é um carro mais antigo do que um Gol, por exemplo. E isso vai variar entre as locadoras, porque algumas possuem carros muito ruins.

      Quanto ao seguro oferecido pelo cartão isso não funciona muito bem no México. Na hora da retirada do veículo os atendentes das locadoras meio que obrigam a contratação do seguro com eles.

      Mesmo que você consiga locar com o seguro do cartão em uma locadora internacional, acredito que possa sair mais caro que a locação já com o seguro em uma locadora local. As locadoras internacionais provavelmente não possuem fuscas conversíveis :)

      Abraços :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *