Cancún México: Dicas Essenciais para a sua Viagem

Dicas Cancún
Zona Hoteleira em Cancún

Cancún no México é um dos destinos mais surpreendentes e incríveis do Caribe.

A região de Cancún oferece uma gigantesca estrutura de resorts, gastronomia, compras e agito noturno.

As atrações são imperdíveis: praias caribenhas, ruínas maias, ilhas, cenotes e parques.

Dicas Cancún

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Na região:

Mais dicas de Cancún

Localização: Cancún fica na Península de Yucatán no Estado de Quintana Roo no México. A cidade é banhada pelo Mar do Caribe. Veja o mapa de localização de Cancún:

Como chegar em Cancún: Não há voos comerciais diretos entre o Brasil e Cancún (a Latam não voa mais). Pela Aeromexico a conexão é na Cidade do México. Pela Latam há voos com conexão na Cidade do México, em Lima ou Bogotá. Pela Copa a conexão é na Cidade do Panamá. Pela Avianca em Bogotá. Também dá para ir com as cias aéreas norte-americanas, mas nesse caso é preciso ter o visto para os EUA.

Vacina: não é exigida nenhuma vacina para visitar Cancún.

Carteira de motorista: não é necessária a Permissão Internacional para Dirigir. A carteira de habilitação nacional é válida.

Passaporte: os brasileiros precisam de passaporte.

Visto: não é necessário.

Idioma: espanhol.

Vídeo de Cancún:

Assista ao nosso vídeo de Cancún no México. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você, já foi para Cancún? Tem alguma dica de lá?

Ou alguma dúvida sobre Cancún?

Deixe um comentário abaixo :)

20 Comentários


  1. Olá Fred, tudo bem?
    Muito interessante suas dicas.
    Estou agendando uma viagem para outubro e estava com dúvida em relação a hotel, translado essas coisas.
    Me diz uma coisa, Achei muito boa essa dica de ficar 5 dias em playa del carmem antes de ir para cancún, mas de qualquer forma o aéreo compro para cancun? isso? E o translado para playa del carmem, sabe me dizer?

    Desde já muito obrigada.

    Responder

  2. Olá Fred,
    Boa tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida com você.
    Vamos viajar para Cancun no próximo dia 10.

    Na ida temos uma escala breve de 1h30 em Bogota (co). e na Volta Lima e Cidade do México.

    Você saberia me informar se é necessário apresentação da carteira de vacina com comprovação de vacina de febre amarela ou qualquer outro tipo de vacina?

    Obrigado,

    Abs

    Responder

    1. Oi Luiz, tudo bem?

      No atual momento, Junho de 2017, o México não está na lista da Organização Mundial de Saúde dos países que exigem a vacina contra a febre amarela (e nem outra vacina).

      A Colômbia está na lista da Febre Amarela, mas não sei se a exigência vale para conexões. É melhor consultar com a cia. aérea.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  3. Boa tarde Fred,
    Eu e minha esposa estivemos em Playa del Carmen e Cancun nos últimos 15 dias e aproveitamos muito a viagem graças às dicas que você publicou.
    Escrevo para agradecer por este excelente trabalho com esse nível de detalhamento, que nos poupou muito trabalho e problemas, seguimos à risca suas orientações, nos hospedamos (e gostamos muito) no HM em Playa del Carmen para conhecer a região e os parques, curtimos muito a Quinta Avenida, seus restaurantes e lojas, fomos a Cozumel e alugamos um carro para a volta na ilha e depois encerramos a viagem num resort em Cancun para relaxar e curtir a praia, lá ficamos no Grand Park Royal Cancun, que não gostei muito.
    Obrigado, grande abraço!

    Responder

    1. Oi Nelson, tudo bem?

      Eu fico feliz que vocês gostaram da viagem. Cancún e região é um destino único: praias, parques, ilhas, ruínas maias, cenotes, etc.

      Uma pena o resort de Cancún não ter sido tão bom.

      Abraços e boas viagens para vocês (se vocês tem alguma intenção de visitar Madrid fiquem de olho nos artigos que eu estou publicando).
      :-)

      Responder

  4. Olá Fred! Primeiro gostaria de te elogiar pelo do blog. Simplesmente incrível a riqueza de detalhes e dicas para aproveitar os passeios e a viagem como um todo! De longe, o mais completo que encontrei até hoje! Parabéns!

    Gostaria de uma ajuda sua. Agora em Maio/2017 eu e minha esposa estamos indo conhecer Belize + México. Sobre a parte do México eu fiz um pequeno roteiro seguindo suas dicas e gostaria que você desse uma analisada rápida para ver se dará tempo de fazer os passeios, em especial o dia dos Cenotes! Você poderia me ajudar?

    Dia 14/05 (Cancun)
    – Chegada no Aeroporto de Cancun às 18:20hs.
    – Fazer o checkin no hotel e dar um passeio à noite para conhecer um pouco da vida norturna (resturante e/ou shopping)

    Dia 15/05 (Isla das Mujeres)
    – Acordar cedo para ir a Isla das Mujeres e passar o dia lá
    – À noite continuar o passeio por Cancun

    Dia 16/05 (Cancun + Playa del Carmen)
    – Curtir a cidade e praia de Cancun (Mercado 28, Playa Delfines (letreiro CANCUN))
    – Fazer checkout do hotel em Cancun e ir para PdC
    – À noite conhecer um pouco de PdC

    Dia 17/05 (Cozumel)
    – Acordar cedo e passar o dia em Cozumel
    – Alugar um carro em Cozumel e seguir o roteiro do site (que por sinal está ótimo!)
    – À noite continuar conhecendo PdC

    Dia 18/05 (Chichén Itzá + Cenote Ik Kil)
    – Acordar cedo e alugar um carro para ir até Chichén Itzá
    – Após Chichén Itzá conhecer o Cenote Ik Kil
    – À noite continuar conhecendo PdC OU ir ao XPlor Fuego

    Dia 19/05 (Cenotes)
    – Cenote Chikin Ha
    – Cenote Azul
    – Cenote Chaak Tun
    – Cenote Sac Actun

    Dia 20/05 (Tulum + Cenote + Akumal)
    – Acordar cedo e passar o dia em Tulum
    – Conhecer as ruínas e nadar com as tartarugas gigantes em Akumal
    – Conhecer o Grand Cenote

    Dia 21/05 (Playa del Carmen + Ida para Belize)
    – Curtir a cidade e as praias de PdC
    – Checkout do hotel
    – Devolver o carro alugado em PdC
    – Pegar o ônibus da ADO de Pdc para Belize às 23:40hs (07hs de viagem) para no dia seguinte (22/05) pegar o vôo de volta para o Brasil

    Responder

    1. Oi Victor, tudo bem?

      Obrigado :)

      Nossa, queria muito conhecer Belize…

      Sobre o roteiro eu acho que está muito bom, embora vai ser bem cansativo. Observações que eu posso fazer:

      Dia 19/05: realmente são muitos cenotes. Até acho que dá tempo, mas vai ser bem massante. Se vocês tiverem ido no Xplor Fuego no dia anterior vocês estarão bastante cansados. Pense em deixar os cenotes que possuem tours (Sac Actun e Chaak Tun) um para o período da manhã e outro para a tarde. Entre eles você pode ir no Cenote Azul (eu tiraria o Chikin Ha do roteiro). Outra ideia é ir em Akumal nesse dia e colocar um dos cenotes no dia seguinte. Assim dá uma intercalada no tipo de atração.

      Dia 21/05: nesse dia eu tentaria negociar com o hotel em PDC para fazer o check out perto das 23:00, nem que fosse necessário pagar 1/2 ou mesmo 1 diária extra. Assim vocês terão mais tranquilidade para curtir o dia em PDC.

      Akumal: nos últimos meses o snorkel com tartarugas em Akumal estava proibido. Não sei se ainda está. Veja: Dicas Akumal.

      Abraços e boa viagem para vocês :)

      Responder

      1. Fred! Muito obrigado pelas sugestões! Sem dúvida irei ajustar o roteiro com essas informações! Sobre Belize, se quiser posso te passar o meu planejamento e depois da viagem minha opinião sobre os locais que irei ficar/visitar.

        Aproveitando, em relação ao aluguel de carro, eu li seu post sobre esse assunto, mas fiquei com algumas dúvidas:

        1) Como seremos apenas eu e minha esposa, e alugaremos carro apenas quando chegarmos em PdC, você acredita que um carro compacto seja suficiente ou precisa de algum tipo específico (SUV, sedã, …) dado os passeios mais distantes como Cenotes e Ruínas? Vi que você alugou um Jeep Patriot.

        2) Você costuma alugar por qual locadora? Vi nos sites de orçamento que você postou que existe uma locadora chamada “Mex Rent a Car” com preços mais em conta. Você conhece essa locadora?

        3) Tenho um cartão de crédito que me dá o seguro do carro. As locadoras te obrigam a contratar os seguros com eles ou você pode apresentar um documento do cartão de crédito garantindo o seguro por eles e assim alugar o carro a um preço melhor?

        Mais uma vez agradeço sua ajuda!!!

        Abraços,
        Victor

        Responder

      2. Fred, esqueci de uma outra pergunta sobre o aluguel de carro:

        4) Sobre o GPS, você recomenda alugar um para se locomover ou comprar um chip local com plano de dados para usar o Waze ou Google Maps? Vi que você recomenda um chip internacional com dados, mas não sei se chega a tempo antes da minha viagem (final de semana que vem), pois os Correios estão em greve!

        Obrigado mais uma vez!

        Responder

        1. Oi Victor, vamos lá:

          1 – Um compacto, tipo Gol, dá conta para acessar os cenotes e as ruínas. Só aluguei um Patriot porque estávamos em 4 pessoas e não caberia as malas em um compacto.

          2 – Na Rentalcars a Mex Rent a Car tem nota 6,7 na avaliação dos clientes. Eu não considero uma nota boa. É uma empresa local e nas empresas locais é maior a chance de termos problemas. Uma empresa bem conceituada em Cancún é a Alamo (que é mundial).

          3 – Eu não gosto de usar o seguro do cartão. Em Cancún as locadoras tendem a não aceitar esse seguro. Além disso ele funciona no modo reembolsável. Ontem mesmo eu respondi um comentário sobre esse assunto. Se puder dê uma olhada.

          4 – Eu recomendo o chip Easysim4u com internet ilimitada. Com ele dá para usar o Waze no lugar do GPS. Mas pode ser que o chip não chegue até a sua viagem. Eu acho que dá para se virar sem o GPS. As estradas são boas e bem sinalizadas. Só recomendo que previamente você memorize os locais (para ter uma noção geográfica). Talvez você tenha um pouco de dificuldade dentro de PDC, mas na estrada acho que você leva de boa sem o GPS.

          5 – Belize: quando voltar você pode deixar um comentário com o roteiro e o que valeu a pena em Belize. Seria interessante para mim e para outros viajantes.

          Abraços :)

          Responder

  5. Olá, estou planejando uma viajem a Cancún no prox ano, e minha dúvida é, ir com um pacote de agência fechado ou eu mesma comprar passagens e hospedagem, qual seria mais vantajoso, existe alguma desvantagem nos pacotes de agências?

    Responder

    1. Oi Kamila, tudo bem?

      Pela minha experiência pacotes de agência geralmente saem um pouco mais caros. Mas é claro que isso não é uma regra.

      Viagem por agência geralmente é mais engessada. Eu prefiro pesquisar o destino e montar o meu próprio roteiro. Para mim é prazeroso. É um hobby.

      Aqui no blog aparece muita gente que caiu em “pagadinhas” de agências. O pacote estava super barato, mas o o hotel era horrível.

      Ao viajar por conta própria não se deve olhar apenas a parte financeira. Você terá um conhecimento muito maior do destino, terá mais liberdade e poderá escolher com maior profundidade desde o hotel até os passeios.

      Abraços :)

      Responder

  6. Ola Fred, tudo bem?

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo, seu blog é muito bom, completo, sem duvidas o melhor que vi!

    Estou viajando para cancun em junho, onde ficarei 3 noites em cozumel (grand park royal) e ficarei 4 noites em cancun (park royal), ja tirei muitas duvidas apenas lendo todos os seus posts, porem eu to planejando uma viagem para curtir mais o resort, e nao gostaria de perder um dia inteiro em algum passeio, porem eu e minha namorada somos fascinados em fazer um nado com golfinho, gostaria de saber, se encontro este atrativo sem ter q aderir a entrada em algum parque, por exemplo algum lugar que so tenha o nada (algum hotel, algum ponto na praia… Etc) me intende?
    Desta maneira eu economizaria meu tempo e talvez ate dinheiro sem ter que pagar para entrar nos parques…
    Desde ja agradeço muito

    Responder

    1. Oi Marcelo, tudo bem?

      Obrigado :)

      A Delphinus, além de unidades dentro dos parques Xcaret e Xel-Há, também tem uma unidade no Aquário de Cancún e outra em Punta Cancún (dentro do resort Hyatt Ziva).

      Essa unidade do Hyatt Ziva pode ser uma boa opção para você. Tem uma excelente localização no centrinho de Cancún e não é preciso pagar para entrar.

      Abraços :)

      Responder

  7. Passei por Cancun em Janeiro 17. Neste período estava valendo mais levar Dólar que comprar Peso Mexicano no Brasil, isso porque a cotação do dólar no México estava na faixa de $19,50 a 20,10 e aqui a cotação do Peso estava em R$0,21. Fiz boas trocas em bancos, contudo se limita a 300 dólares por dia e nem todos fazem para não correntistas.
    Fiquei uma semana em Cancun na casa de uma amigo e as demais três semanas em Tulum. Neste quesito posso dizer que foi a melhor opção. Tulum é uma cidade mais tranquila sem aquela chatice de pessoas tentando te vender todo tipo de pacote, massagem e tequila, que na grande maioria são as maiores furadas.
    Estive em Playa del Carmem e na minha opinião não achei grandes coisas, a cidade cresceu de mais e esta meio farofado, contudo quem busca noitada e grande variedade de restaurantes esse seria o local.
    Em Tulum é aconselhável o aluguel de um carro, bicicleta ou scooter, pois a praia fica um pouco longe do centro. Eu aluguei carro no site rentacar.com um carro na Alamo por R$750,00 por 13 dias com o seguro básico, ou seja, menos de R$60,00 por dia.
    Com o carros fomos em Punta Allen no parque de Sin Ka’an, onde existe várias praias desertas no caminho e na cidade saem passeios de barco muito top, Em Punta, poder se comer um prato com lagosta muito barato (R$70,00).
    Além de Punta, fomos até HolBox, uma ilha bem rustica que é um paraíso mar calminho, um espetáculo!
    Fizemos passeios as ruínas de Cobá e de Tulum, onde indico, principalmente Cobá, onde se pode subir até o topo da piramide principal! Estivemos também em Cozumel no All inclusive Fiesta Americana e foi muito bom, mas para mim não é o meu perfil, prefiro algo mais rustico.
    Deixo um ultimo conselho para quem vai alugar carro, está rolando um golpe bem clássico, eu não cai, mas soube de uns amigos que caíram, quando se vai pagar o combustível com notas de 500 pesos (cerca de R$100), o safado do frentista troca a nota por uma de 50 pesos e diz que você se enganou. Então deixo a dica para tomar muito cuidado com essa nota em qualquer lugar

    Responder

    1. Andre, boa tarde!
      Também agradeço pelo relato.
      Como você conseguiu esse preço no aluguel do carro???
      Estou tentando encontrar algo parecido para Maio.
      Até já liguei para as locadoras, mas fica pelo menos o triplo do preço!
      Quanto menos pagar nessas coisas (sem dor de cabeça…) mais grana pra passear lá!!!
      Abraço
      Marcos

      Responder

  8. Olá, bom dia!
    Gostaria de uma opinião. Você acha que um pacote que incluí passagens aéreas pela Copa, translado aeroporto/hotel/aeroporto + 6 diárias all inclusive no hotel Dos Playas, em julho por 4.485,00 é muito caro ou é um preço razoável?
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Camila, tudo bem?

      Esse preço é por pessoa? Já inclui as taxas?

      É muito fácil você mesma responder a sua pergunta:

      Entra no site da Copa e verifica o preço da passagem para a mesma data.

      Consulte no Booking o preço do Hotel Dos Playas também para a mesma data.

      O traslado ida e volta do Aeroporto sai por volta de 25 dólares por pessoa. Mais detalhes nesse artigo: Como ir do Aeroporto de Cancún para o Hotel

      Observação: o Hotel Dos Playas é um dos mais simples e mal avaliados de Cancún. Cuidado com essas pechinchas de agências (a não ser que esse seja o tipo de acomodação que você está procurando). Quase sempre sai mais barato viajando por conta.

      Recomendo a leitura do artigo Onde Ficar em Cancún

      Abraços :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *