Dicas Empuriabrava (Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha)

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Um dos inúmeros canais em Empuriabrava

Empuriabrava é uma gigantesca marina residencial que se destaca na Costa Brava (o litoral da Província de Girona na Catalunha).

O complexo possui uma quantidade enorme de marinas e canais repletos de lanchas, iates, casas e apartamentos de alto padrão.

Veja todas as dicas para visitar Empuriabrava: localização, como chegar, atrações, história e o relato da minha visita.

Empuriabrava

Maior marina residencial da Europa: Empuriabrava possui 24 km de canais navegáveis, 14.000 casas e apartamentos e 5.000 cais privativos, o que faz dela a maior marina residencial da Europa e a segunda maior do mundo (atrás apenas de Miami).

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha

Veneza + Miami = Empuriabrava: o local foi inspirado nos canais da histórica Veneza e da moderna Miami.

Alto padrão: passeando pelos canais você verá belas casas e europeus endinheirados desfilando com seus barcos, lanchas e iates.

Contraste: a enorme, moderna e planejada marina residencial contrasta com os vilarejos praianos históricos e com os povoados medievais da Costa Brava e da Província de Girona.

Verão: Empuriabrava tem em torno de 8.000 moradores fixos, número que salta para cerca de 80.000 pessoas na alta temporada de verão (Julho e Agosto).

Vida noturna: os muitos bares, restaurantes e casas noturnas fazem com que as noites da alta temporada sejam vibrantes.

Europeus do norte: a maior parte dos proprietários são europeus do norte, principalmente alemães.

História: a marina residencial fica em uma antiga área pantanosa. O polêmico projeto foi apresentado por empreendedores em 1965 e a construção dos canais começou no mesmo ano. Após a 1º fase ser lançada, comercializada e finalizada com sucesso, em 1975 foi lançada a 2º fase. Devido a crise econômica e a crescente preocupação ambiental a 2º fase foi apenas parcialmente concluída. Em 1980 a administração de Empuriabrava passou para a prefeitura de Castelló d’Empúries (cidade onde fica o empreendimento), que desde então promoveu muitas melhorias na infraestrutura do local.

Empuriabrava e seus canais:

Atrações de Empuriabrava

Canais: o mais bacana seria alugar um iate ou uma lancha na marina e navegar pelos canais e pelo mar. Ou quem sabe chegar com o próprio iate. Mas se você (assim como eu) ainda não está nesse nível, eu garanto que caminhar pelas ruas e pelas margens dos canais já vale a pena. Também é possível alugar um barkito (Los Barkitos) e navegar pelos canais sem ir à falência :)

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Aluguel de pequenos barcos para passear nos canais (a habilitação não é necessária)

Praia: Empuriabrava possui uma extensa praia (1,5 km de comprimento) com uma larga faixa de areia (quase 100 metros). Sempre é bom se molhar no Mediterrâneo, mas há praias e atrações bem mais bacanas para investir o tempo na Província de Girona.

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Praia extensa e com larga faixa de areia

Skydive: em Empuriabrava está localizado o maior, melhor e mais movimentado centro de paraquedismo da Europa. Ele é considerado um dos 3 melhores do mundo. Mais informações: Skydive Empuriabrava

Atividades aquáticas: a marina residencial possui excelente estrutura para vela, windsurf, surfe, esqui aquático, parasailing, pesca, mergulho, etc.

Localização de Empuribrava

Empuriabrava pertence ao município de Castelló d’Empúries e está localizada no Golfo de Roses, Costa Brava, Província de Girona, Catalunha, Espanha.

No mapa abaixo você vê a localização de Empuriabrava e das maiores cidades da região (e suas distâncias): Figueres (17 km), Girona (55 km) e Barcelona (152 km).

Castelló d’Empúries: a sede do município está distante 5 km de Empuriabrava e tem 4.000 habitantes (menos do que a marina residencial). Castelló tem origem documentada no século IX, mas os indícios mostram que ela era ocupada muito antes disso. No centro histórico do vilarejo está localizada a imponente Basílica de Santa Maria (também conhecida como Catedral de Castelló d’Empúries). Outra atração da região é o Parc Natural dels Aiguamolls de l’Empordà (uma área pantanosa preservada).

A imponente Basílica de Santa Maria no centro histórico medieval de Castelló d'Empúries (crédito: Departamento de Promoción Económica del Ayuntamiento de Castelló de'Empúries)
A imponente Basílica de Santa Maria no centro histórico medieval de Castelló d’Empúries (crédito: Departamento de Promoción Económica del Ayuntamiento de Castelló de’Empúries)

No entorno de Empuriabrava há outras atrações que você pode combinar no mesmo dia.

Veja abaixo as atrações mais próximas e suas distâncias até Empuriabrava:

  • Castelló d’Empúries, o povoado medieval e município ao qual Empuriabrava pertence, distante 5 km.
  • A cidade praiana de Roses, distante 10 km. Apesar de possuir uma orla com prédios modernos, a cidade de Roses tem origem grega. Na cidade fica o museu da Ciutadella de Roses, um recinto amuralhado que abriga ruínas de várias civilizações (desde os gregos) que habitaram o local.
  • Figueres, uma das maiores cidades da Província de Girona, distante 17 km. Em Figueres estão o Teatro-Museu Dalí e o Castell de San Ferran. Confira: Teatro-Museu Dalí.
  • Monastério de Sant Pere de Rodes, um monastério medieval nas montanhas do Parque Nacional Cap de Creus, distante 25 km. Confira: Monasterio de Sant Pere de Rodes.
  • Ruínas de Empúries, distantes 25 km. No local estão as ruínas das cidades grega (Emporion) e romana (Emporiae) que chegaram a conviver lado a lado durante séculos. Elas ficam à beira-mar no sul do Golfo de Roses, pertinho de L’Escala e de Sant Martí d’Empúries. Confira: Ruínas de Empúries.
  • Cadaqués, um dos vilarejos praianos mais lindos da Costa Brava, distante 28 km. Pertinho de Cadaqués fica a Casa Salvador Dalí em Port Lligat. Confira: Dicas de Cadaqués.
  • Praias da Costa Brava.

Veja o mapa de localização de Empuriabrava e das atrações citadas acima:

Como chegar em Empuriabrava

A melhor maneira de ir até Empuriabrava (e para explorar a Província de Girona) é alugar um carro.

Ônibus Figueres / Empuriabrava: entre as grandes cidades da região a única que possui uma boa frequência (em dias úteis) de ônibus até Empuriabrava é Figueres (trajeto de 25 minutos). Em Figueres a Estação de Ônibus fica ao lado da Estação de Trens Regionais (Renfe), distante 2 km da Estação Vilafant (trem-bala). Confirme as informações, preços e horários no site da Sarfa / Moventis.

Ônibus Barcelona / Girona / Empuriabrava: desde Barcelona e Girona são poucas as frequências diárias. Em Barcelona há linhas desde o Aeroporto (Terminal 1 e 2, trajeto de 2:50h) e da Estação Nord (trajeto de 2:00h). Em Girona a Estação de Ônibus fica ao lado da Estação de Trens e o trajeto até Empuriabrava é de 1:00h. Na alta temporada as frequências diárias aumentam. Confirme as informações, preços e horários no site da Sarfa / Moventis.

Ônibus Castelló d’Empúries / Empuriabrava: a empresa Estarriol possui várias linhas com muitas frequências diárias. Na alta temporada as linhas e frequências aumentam. São vários os pontos de ônibus em Empuriabrava. Veja o mapa das linhas e dos pontos no site da Estarriol.

A minha experiência

Nós conhecemos Empuriabrava em um bate-volta desde Girona com carro alugado.

Entrada livre: o empreendimento é aberto, não há portaria e o acesso é livre.

Estacionamento: além das vagas nas ruas, há alguns bolsões de estacionamento. Compre o ticket nos parquímetros e estacione nas vagas indicadas em azul (há vagas que são exclusivas dos proprietários).

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Parquímetro
Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Vagas para os turistas com as faixas pintadas em azul

Nós paramos o carro no bolsão de estacionamento indicado no mapa abaixo (A). Dali caminhamos (linha azul) até a margem de um dos principais canais, onde há um calçadão (B), chamado Carrer Poblat Tipic-Gregal, muito agradável para caminhar. Veja o mapa:

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Calçadão com cafés, bares, restaurantes e stands para alugar pequenos barcos e jet skis.

O bacana em Empuriabrava é passear e tirar fotos dos canais com suas belas casas, lanchas e iates:

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha

Praia (Platja de Empuriabrava): na sequência caminhamos até a praia (se você quiser dá para ir de carro, há muitas vagas para estacionar na avenida que margeia a praia).

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Bolsão de estacionamento na avenida beira-mar

Mais fotos da praia (que na minha opinião é bem menos atraente que os canais):

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha

Feirinha de artesanato: na 2º vez que visitamos Empuribrava (à noite) tinha uma feirinha de artesanato na avenida beira-mar. Fomos no mês de Agosto, na alta temporada de verão (acredito que a feirinha não deva funcionar o ano todo).

Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Feirinha de artesanato
Empuriabrava, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Margem do canal com bares e restaurantes

Sem dúvida Empuriabrava é uma grande atração da Costa Brava. A marina residencial oferece uma estrutura e um ambiente completamente diferente das atrações históricas do seu entorno.

Base: Empuriabrava possui uma boa localização para montar base e explorar a região norte da Costa Brava. Dessa maneira você pode também aproveitar melhor a estrutura do empreendimento.

Onde ficar

Empuriabrava: dentro da marina residencial há várias opções de hotéis, apart-hotéis e apartamentos para alugar. O Port Salins tem uma excelente localização central. O Maurici Park oferece apartamentos na entrada do empreendimento. Os apartamentos do Xon’s Platja Ha estão bem próximos da praia. Também é possível alugar casas e apartamentos diretamente dos proprietários. Confira: Onde Ficar em Empuriabrava.

Castelló d’Empúries: a sede (medieval) do município também possui vários hotéis. Confira: Onde Ficar em Castelló d’Empúries.

Roses: apesar da origem milenar a cidade de Roses apresenta uma orla moderna, uma excelente estrutura turística e uma boa localização para explorar a região norte da Costa Brava. Confira: Onde Ficar em Roses.

Roses, Costa Brava, Girona, Catalunha, Espanha
Orla de Roses: lotada no verão
Ciutadella de Roses
Ciutadella de Roses: ruínas de antigas civilizações

Figueres: a cidade possui acesso de trem-bala desde Barcelona e uma boa localização geográfica para explorar o norte da Província de Girona. Confira: Onde Ficar em Figueres.

Girona: na minha opinião é a melhor (e maior) cidade para montar base para explorar a região. Girona é a capital da província e também possui acesso de trem-bala. Confira: Onde Ficar em Girona.

Vídeo de Empuriabrava

Assista ao vídeo que eu fiz de Empuriabrava. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você, conhece Empuriabrava? Tem dicas de lá?

Ou dúvidas sobre Empuriabrava?

Deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *