Riviera Maya México: Dicas, Onde Ficar, Roteiro, O que Fazer

Praia Akumal Riviera Maya
Praia de Akumal na Riviera Maya

A Riviera Maya é um dos locais mais incríveis que eu já visitei.

Não é em qualquer lugar deste planeta que você encontra lindas praias (com aquele mar azul do Caribe), ruínas de antigas civilizações, parques temáticos, cenotes, a segunda maior barreira de corais do mundo e uma grande estrutura para todos os tipos de turistas.

Eu preparei este artigo com dicas para você entender e planejar a sua viagem para a Riviera Maya no México:

  • Onde fica a Riviera Maya
  • Principais destinos da Riviera Maya
  • Dicas essenciais da Riviera Maya
  • Onde ficar na Riviera Maya
  • O que fazer na Riviera Maya

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia completo diretamente no seu email

Onde fica a Riviera Maya


A Riviera Maya (linha em azul no mapa acima) é uma região turística no caribe mexicano com cerca de 150 km de extensão.

Ela vai de Puerto Morelos até Punta Allen e no meio do caminho estão suas duas principais cidades: Playa del Carmen e Tulum.

O trecho mais turístico da Riviera Maya é entre Puerto Morelos e Tulum. Ao sul de Tulum a Riviera Maya fica praticamente deserta (região onde está a Reserva de Sian Ka’an).

Cancún fica na Riviera Maya?

A resposta é não. Cancún não faz parte da Riviera Maya, apesar de estar bem próxima. A Riviera Maya começa poucos quilômetros ao sul de Cancún. Essa proximidade dá a possibilidade de combinar Riviera Maya e Cancún na mesma viagem.

Dicas Riviera Maya

As dicas abaixo são essenciais para você compreender e planejar a viagem para a Riviera Maya.

Localização estratégica

A Riviera Maya está melhor localizada para quase todas as atrações da região (a maioria fica na própria Riviera Maya). A principal exceção é Isla Mujeres, que está pertinho de Cancún.

Por isso a Riviera Maya tem uma localização estratégica para quem deseja explorar as inúmeras atrações da região.

A Rodovia 307 (que liga Cancún à Tulum) margeia todo o litoral e dá acesso à maioria das atrações da Riviera Maya. Alugar um carro te dará flexibilidade e otimizará o seu tempo (é fácil dirigir por lá). Também dá para usar o transporte público (nesse caso eu recomendo que você se hospede em Playa del Carmen) ou contratar os tours com as agências.

Economia na hospedagem

Vale a pena investir em um resort se a sua intenção é passar o dia fazendo passeios? É claro que não.

Resolver esse problema é bem simples. São muitas as opções de hotéis bons e baratos na Riviera Maya, principalmente em Playa del Carmen e Tulum.

Você pode dividir a estadia entre um hotel econômico (para fazer passeios) e fechar a viagem em grande estilo em um resort (e não sair dele). O resort pode ser em Cancún ou na própria Riviera Maya.

Resorts na Riviera Maya

Se o perfil da sua viagem é curtir o resort, a Riviera Maya é uma excelente escolha.

Riviera Maya x Cancún: um resort na Riviera Maya é, em muitos aspectos, melhor do que um resort em Cancún:

  • As praias da Riviera Maya, no geral, são melhores do que em Cancún.
  • Os resorts da Riviera Maya são melhores localizados em relação às atrações.
  • O ambiente na Riviera Maya é muito mais natural.

A quantidade de resorts na Riviera Maya é enorme e eles estão localizados ao longo de toda a costa, desde Puerto Morelos até Tulum. São muitos os resorts em praias privativas e que oferecem uma grande estrutura em um ambiente reservado.

Enquanto em Cancún o predomínio é de construções altas em terrenos compactos e urbanos, na Riviera Maya o predomínio é de construções baixas em terrenos extensos e com um ambiente mais praiano e tranquilo. A exceção são alguns resorts em Playa del Carmen que ficam integrados ao agito do centrinho.

Muitos dos passeios pela região (praias e cenotes, por exemplo) podem ser feitos em meio período, sobrando tempo para curtir o resort no resto do dia.

Viagem romântica ou Lua de Mel

Eu considero a Riviera Maya uma ótima escolha para lua de mel, viagens românticas ou mesmo viagens familiares (com crianças) ou em grupo de amigos.

Há opções de resorts de todos os tamanhos, categorias e preços. Dá para alternar dias de resort e dias de passeios. Caso você queira algumas noites de agito, escolha um resort em Playa del Carmen e curta a Quinta Avenida em algumas noites.

Aeroporto Riviera Maya

O aeroporto que atende a Riviera Maya é o Aeroporto de Cancún. Ele fica em Cancún, mas já no caminho para a Riviera Maya.

Principais destinos da Riviera Maya

Além de algumas cidadezinhas e muitos trechos de litoral com resorts em praias isoladas, a Riviera Maya possui 3 grandes destinos turisticos: Playa del Carmen, Cozumel e Tulum.

Playa del Carmen

Quinta Avenida Playa del Carmen
Quinta Avenida em Playa del Carmen

A principal cidade da Riviera Maya tem um animado centrinho que gira em torno da Quinta Avenida (que na verdade é um calçadão exclusivo para pedestres). No lugar das megaconstruções de Cancún o centrinho de Playa del Carmen possui uma enorme concentração de pequenos hotéis, lojas e restaurantes.

Na minha opinião Playa del Carmen oferece uma combinação praticamente perfeita: passar o dia passeando pelas atrações da Riviera Maya + curtir a noite da Quinta Avenida (jantar, compras, bares e baladas).

A cidade também possui boas praias com beach clubs badalados, os parques Xcaret e Xplor e nela fica o terminal da onde saem os ferry-boats para Cozumel.

Veja: dicas essenciais de Playa del Carmen

Cozumel

Papito's Beach Club Cozumel
Papito’s Beach Club em Cozumel

Localizada na costa da Riviera Maya (em frente a Playa del Carmen), a ilha de Cozumel é um dos melhores locais do mundo para mergulhar e possui lindas praias.

Ela é um tradicional passeio de um dia, mas caso você queira explorar a ilha mais profundamente, ela possui uma boa estrutura de hospedagem.

Atenção: nem pense em curtir as atrações que estão no continente a partir de Cozumel, o trajeto de ferry-boat vai tomar um bom tempo do seu dia. O ideal, nesse caso, seria dividir a estadia entre Cozumel e outro destino no continente.

Veja: dicas essenciais de Cozumel

Tulum

Playa Paraiso Tulum
Playa Paraiso em Tulum

Localizada mais ao sul da Riviera Maya, Tulum está mais distante de Cancún. A principal atração são as Ruínas de Tulum, a única grande cidade maia que ficava à beira-mar.

Mas Tulum possui outras atrações incríveis (com destaque para as lindas praias), além de uma atmosfera completamente diferente dos outros destinos da região. Em Tulum você encontrará um ambiente rústico, integrado à natureza e com uma energia zen.

Veja: dicas essenciais de Tulum

Onde ficar na Riviera Maya

Na minha opinião o melhor lugar para ficar na Riviera Maya é Playa del Carmen. Ela tem a maior estrutura turística da região e uma excelente localização geográfica para conhecer as atrações.

Na minha viagem eu dividi a hospedagem na Riviera Maya entre Playa del Carmen e Tulum e foi uma excelente escolha. Eu otimizei ainda mais o tempo no deslocamento até as atrações e pude explorar mais profundamente a essência das duas cidades, cada uma com o seu próprio estilo.

Resorts: na Riviera Maya eu não fiquei em resorts, porque a intenção era conhecer as atrações. Eu deixei o resort para o final da viagem (em Cancún). Caso você opte por ficar em um resort na Riviera Maya eu recomendo que você leia as avaliações dos hóspedes no Booking (as avaliações são de hóspedes reais). Veja o que eles falam sobre a praia, a localização e a estrutura.

Uma regra que eu desenvolvi para tentar acertar na escolha do resort é a seguinte:

  • A nota tem que ser pelo menos 8,0
  • Acima de 8,5 é pequena a chance de errar na escolha
  • Acima de 9,0 é mínima a chance de errar na escolha
  • O barato pode sair caro

Outro detalhe que você deve analisar é a localização do resort na Riviera Maya. Um resort na área urbana em Playa del Carmen (e mesmo em Cancún) te dará a liberdade de fechar passeios nas inúmeras agências ou mesmo ir nas atrações por conta própria. Mas em um resort isolado você ficará mais dependente dos serviços turísticos do resort que geralmente são mais caros (a não ser que você alugue um carro).

Locais para se hospedar na Riviera Maya (no sentido Puerto Morelos / Punta Allen):

Puerto Morelos

Secret Silversands Riviera Cancún Puerto Morelos
Secret Silversands Riviera Cancún em Puerto Morelos (divulgação)

Puerto Morelos fica no meio do caminho entre Cancún e Playa del Carmen, distante apenas 26 km do Aeroporto de Cancún e 35 km de Playa del Carmen. No centrinho do vilarejo praiano há opções de pequenos hotéis e pousadas para economizar. Nas praias mais afastadas você encontra muitos resorts. Puerto Morelos tem o maior porto de toda a região.

Confira: hotéis e resorts em Puerto Morelos

Punta Maroma

Valentim Imperial Maya Punta Maroma
Valentim Imperial Maya em Punta Maroma (divulgação)

Punta Maroma é uma praia que fica entre Puerto Morelos e Playa del Carmen, distante 40 km do Aeroporto de Cancún e 19 km de Playa del Carmen. O predomínio nela é de grandes resorts. Não há um centrinho urbano. Em Punta Maroma fica o Cirque du Soleil da Riviera Maya.

Confira: resorts em Punta Maroma

Playa del Carmen

HM Hotel Playa del Carmen
HM Hotel em Playa del Carmen (divulgação)

Em Playa del Carmen (distante 55 km do Aeroporto de Cancún) você vai encontrar uma enorme variedade de estabelecimentos de hospedagem. Desde hostels simplezinhos, passando por hotéis-boutique até imensos resorts.

Eu recomendo que você leia o artigo onde eu explico com mais detalhes como Playa del Carmen funciona e dou dicas de hospedagem: onde ficar em Playa del Carmen.

Cozumel

Allegro Cozumel Resort
Allegro Cozumel Resort (divulgação)

A maior concentração de hotéis é no centrinho urbano, onde você encontra desde hostels até hotéis de grande porte. A maioria dos resorts ficam no caminho para o sul da ilha, onde estão as praias mais bonitas e os melhores trechos para snorkel.

Eu recomendo que você leia o artigo onde eu explico com mais detalhes os melhores locais para ficar em Cozumel: onde ficar em Cozumel.

Puerto Aventuras

Hard Rock Hotel Riviera Maya Puerto Aventuras
Hard Rock Hotel Riviera Maya em Puerto Aventuras (divulgação)

Distante 77 km do Aeroporto de Cancún e 24 km de Playa del Carmen, Puerto Aventuras é um complexo turístico de alto padrão com marina, campo de golfe, restaurantes e atividades como nadar com golfinhos. Na região da marina você encontra pequenos hotéis, casas e villas. Nas praias mais afastadas estão os resorts.

Confira: hotéis e resorts em Puerto Aventuras

Xpu-Ha

Barceló Maya Palace Deluxe Xpu-Ha
Barceló Maya Palace Deluxe em Xpu-Ha (divulgação)

A praia de Xpu-Ha fica a 81 km do Aeroporto de Cancún e 28 km de Playa del Carmen. Na própria praia Xpu-Ha ficam alguns pequenos estabelecimentos de hospedagem. Nas demais praias da região há vários resorts.

Confira: hotéis e resorts em Xpu-Ha

Akumal

Secrets Akumal Riviera Maya
Secrets Akumal Riviera Maya (divulgação)

A praia de Akumal, distante 92 km do Aeroporto de Cancún e 38 km de Playa del Carmen, é uma das mais famosas da Riviera Maya. Além do lindo cenário outra grande atração são as tartarugas gigantes que se concentram no trecho mais turístico da praia (é muito fácil observá-las com snorkel, o que atrai um grande número de turistas). No muvucado centrinho turístico há pequenos hotéis, restaurantes e uma boa estrutura de mergulho. Nos arredores há vários resorts em um ambiente mais tranquilo.

Confira: hotéis e resorts em Akumal

Tankah e Punta Solimán

Dreams Tulum Resort & Spa
Dreams Tulum Resort & Spa (divulgação)

Essa região fica bem pertinho de Tulum, entre o parque Xel-Há e Tulum. A distância até o Aeroporto de Cancún é de 110 km e de Playa del Carmen é de 57 km. Nela há pequenos hotéis, alguns grandes resorts e muitos trechos desertos.

Confira: hotéis e resorts em Tankah e Punta Solimán

Tulum

Prana Boutique Hotel Tulum
Prana Boutique Hotel em Tulum

Tulum está distante 118 km do Aeroporto de Cancún e 65 km de Playa del Carmen. A cidade é dividida em duas áreas: Tulum Pueblo (o centrinho urbano) e a Zona Hoteleira (a praia). Há muitos hotéis e pousadas tanto na cidade quanto na praia. Você encontra desde estabelecimentos simples até hotéis-boutique, mas resorts praticamente não há. Os estabelecimentos seguem a essência de Tulum e oferecem um ambiente rústico e integrado à natureza.

Eu recomendo que você leia o artigo onde eu explico com mais detalhes como Tulum funciona e dou dicas de hospedagem em Tulum Pueblo e na praia: onde ficar em Tulum.

Punta Allen

Punta Allen é um vilarejo isolado no extremo sul da Riviera Maya, distante 170 km do Aeroporto de Cancún e 117 km de Playa del Carmen. O acesso não é fácil e nem rápido, já que são dezenas de quilômetros em estrada de terra. É um destino para quem gosta de pescar e de contato com a natureza (Reserva de Sian Ka’an).

Confira: hotéis em Punta Allen

O que fazer na Riviera Maya

Entre as muitas atrações da Riviera Maya algumas vão te tomar o dia todo, enquanto outras dá para conhecer mais rapidamente.

Alugar um carro te dará uma flexibilidade e agilidade enorme para você montar um roteiro na Riviera Maya. Veja a minha análise nesse artigo: vale a pena alugar um carro em Cancún e na Riviera Maya.

Praias Riviera Maya

Mamita's Beach Club Playa del Carmen
Praia do Mamita’s Beach Club em Playa del Carmen

Nos artigos abaixo eu comento sobre as principais praias da Riviera Maya:

  • Praias Akumal, Xpu-Ha e Xcacel: elas ficam entre Playa del Carmen e Tulum e são praias para você conhecer no seu ritmo (passar o dia todo, algumas horas ou uma passada rápida para dar uma olhada). A mais famosa é a de Akumal, onde é possível fazer snorkel com tartarugas gigantes no seu habitat natural.
  • Praias de Playa del Carmen: veja como são as praias na área urbana de Playa del Carmen.
  • Praias de Tulum: veja como são as praias de Tulum, um dos trechos mais lindos do litoral da Riviera Maya.

Ruínas Maias

Ruínas Tulum
Ruínas de Tulum

A Riviera Maya está melhor localizada que Cancún para conhecer os 4 grandes sítios arqueológicos da região: Chichén Itzá, Tulum, Cobá e Ek Balam.

O único sítio arqueológico que fica propriamente na Riviera Maya são as Ruínas de Tulum. A visita em qualquer uma das ruínas vai levar em torno de 2 horas. O ideal é você combinar as ruínas com outras atrações que estiverem próximas.

Leia o artigo com todas as dicas para visitar as ruínas maias.

Cozumel

Ferry-boat para Cozumel
Ferry-boat para Cozumel

Passar o dia na ilha é um dos passeios mais tradicionais para quem está hospedado na Riviera Maya. Os ferry-boats saem apenas de Playa del Carmen e o trajeto até Cozumel dura 45 minutos.

Veja todas as dicas de Cozumel: como chegar, o que fazer, praias, mergulho, etc.

Como o terminal de ferry-boat fica no centrinho de Playa del Carmen, aproveite para conhecer o Parque Fundadores (ao lado do ferry) e caminhar um pouco pela Quinta Avenida (que fica ali do lado). Deixe para fazer isso na volta de Cozumel.

Parques na Riviera Maya

Parque Xplor Riviera Maya
Parque Xplor na Riviera Maya (divulgação)

Os 3 principais parques da região ficam na Riviera Maya: Xcaret, Xel-Há e Xplor. Eles pertencem ao grupo Experiencias Xcaret.

Os parques Xcaret e Xplor são vizinhos e ficam em Playa del Carmen. O parque Xel-Há fica perto de Tulum.

Na minha opinião cada um dos parques é um passeio de um dia inteiro, não vale a pena combinar com outras atrações, até pelo valor do ticket que não é barato.

Veja as características de cada parque e dicas práticas (como chegar, preços, horários, tickets com descontos): dicas Xcaret, Xel-Há e Xplor.

Desconto: como comprar com até 15% de desconto os tickets do Xcaret, Xel-Há e Xplor

Cenotes

Grand Cenote em Tulum
Grand Cenote em Tulum

Cenotes são uma das coisas mais abundantes na Riviera Maya e na Península de Yucatán. São milhares deles.

Eu fui em mais de 10 cenotes e cada um é diferente do outro. Alguns possuem cavernas subterrâneas que proporcionam experiências inesquecíveis.

Visitar um cenote não demanda muito tempo e por isso é possível combiná-los com outras atrações no mesmo dia, como praias ou ruínas maias.

Todos os detalhes no artigo dicas cenotes.

Passeios de barco, mergulho e outras atividades aquáticas

É enorme a quantidade de passeios disponíveis na Riviera Maya e em Cancún. Confira na Viator algumas opções.

Cirque du Soleil

Em plena Riviera Maya existe uma unidade do famoso circo, distante apenas 20 km de Playa del Carmen.

Na Viator dá para comprar os tickets antecipados: Cirque du Soleil.

Mais dicas da Riviera Maya

Como chegar na Riviera Maya: o aeroporto que atende a Riviera Maya é o Aeroporto Internacional de Cancún.

Vacina: não é exigida nenhuma vacina para visitar a Riviera Maya.

Carteira de motorista: não é necessária a Permissão Internacional para Dirigir. A carteira de habilitação nacional é válida.

Passaporte: os brasileiros precisam de passaporte.

Visto: não é necessário.

Idioma: espanhol.

Dicas Cancún e região

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Principais destinos da região:

Guia completo 

Vídeo de Cancún e região:

Assista ao nosso vídeo de Cancún no México. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você, tem alguma dica da Riviera Maya?

Ou alguma dúvida?

Deixe um comentário abaixo :)

11 Comentários


  1. Oi, Fred!
    Tenho algumas duvidas que talvez vc possa nos ajudar:

    1. Eu tenho Máscara e Snorkel, e já pratiquei snorkeling em praias calmas com até 5mts de profundidade, como na praia da sepultura (bombinhas-sc) e pensei em levar para utilizar nas praias sem necessidade de comprar. Você acha que vale apena levar na mala?

    2. Será que posso ter algum problema na alfandega por carregar isso na mala?

    Desde já, agradeço o retorno.
    Abraço!

    Responder

    1. Oi Andre :)

      1 – Eu levei o meu na mala. Eu acho que vale a pena levar o snorkel porque já estamos adaptados com ele. Principalmente ao alugar (lá na hora) pode ser que o snorkel não esteja em boas condições, o tamanho não seja próprio e também tem a questão de higiene.

      2 – Já levei o snorkel em várias viagens e nunca tive problemas.

      Abraços :)

      Responder

  2. Olá
    Tudo bem?
    Parabéns pelo site!
    Sobre os passeios nos cenotes, gostaria de saber se vocês tomaram vacina contra raiva, já que há morcegos.
    Obrigada!

    Ana

    Responder

      1. Hum…Entendi

        Mas vocês acham que talvez fosse necessário? São muitos morcegos mesmo? Hehehe

        Obrigadinha!

        :)

        Responder

        1. No cenotes fechados há morcegos, mas não cheguei a presenciar uma concentração enorme.

          Pelo que tudo pesquisei antes e vivenciei durante a viagem não acho que seja necessário tomar a vacina. Não ouvi falar de ataques de morcegos.

          Mas a melhor opinião é de um especialista ou de um médico.

          Abraços :)

          Responder

  3. Gostaria de saber se é melhor levar pesos mexicanos e dolar para Riviera Maya.
    E se vc tem idéia de quanto se gasta nos parques.
    Obrigado

    Waldir de Almeida Mothio

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *