Dicas Seguro Viagem: uma maneira prática e econômica de contratar

Dicas Seguro Viagem

Contratar um seguro é um dos itens mais chatos do planejamento da viagem. Além de ficarmos perdidos em meio à tantos tipos de seguro e de seguradoras, a grana desembolsada geralmente não estava prevista no momento da empolgação (quando marcamos a viagem).

Mas note que um seguro viagem é essencial para uma viagem tranquila, porque imprevistos acontecem e o custo médico é altíssimo em muitos locais. Além disso um seguro é obrigatório para muitos destinos, como na maioria dos países da Europa (os signatários do Tratado de Schengen).

Até para viagens no Brasil é interessante fazer um seguro viagem (mais abaixo eu explico como é bom e barato, mesmo que você tenha um plano de saúde).

Comprar um seguro viagem é muito confuso. Não dá para simplificar?

A boa notícia é que dá sim. Você não precisa ficar pesquisando dezenas de seguradoras, cada uma com vários tipos de seguros diferentes.

A grande dica para simplificar (e economizar) é utilizar um comparador de seguro de viagem, que de maneira prática compara várias companhias de uma só vez. O que eu tenho utilizado é o Comparador Real Seguro Viagem.

A imagem abaixo é um exemplo de comparação:

Seguro Viagem

Você insere o destino, as datas da viagem e de uma maneira simples e prática o comparador mostra vários tipos de seguros de companhias renomadas.

Ao clicar em “Ver Coberturas” você visualiza as coberturas e as assistências de cada seguro (o que cobre, o valor da cobertura e o que o seguro não cobre).

A imagem abaixo é um exemplo que mostra as coberturas de um seguro:

Cobertura Seguro Viagem

Veja que no resultado também são mostrados seguros de viagens diferenciados: para gestantes, idosos (sênior), estudantes e para a prática de esportes amadores.

Seguro de Viagem Diferenciado

E se você ainda tiver dúvidas na hora de contratar há suporte personalizado por telefone (0800), email ou chat.

Compare seguros: Comparador Real Seguro Viagem

As principais vantagens de usar o comparador da Real:

  • Economia de tempo e dinheiro para encontrar o melhor e o mais barato seguro viagem.
  • Devido ao grande volume de vendas do comparador, algumas seguradoras oferecem preços diferenciados resultando numa economia ainda maior.
  • Pagamento por boleto bancário com 5% de desconto ou em até 6x sem juros no cartão.
  • Há seguros com alterações e cancelamentos disponíveis até 1 dia antes da viagem (consulte a política do seguro).
  • Ao escolher o destino “Europa” todos os seguros mostrados cobrem os obrigatórios requisitos do Tratado de Schengen
  • Caso precise usar o seguro durante a viagem, após contatar a seguradora, você também pode notificar a Real para ela acompanhar o seu atendimento.

Fique atento

Ao pesquisar os seguros confira o valor da cobertura. Em muitos países, como nos Estados Unidos e grande parte da Europa, o custo médico é muito alto e por isso vale a pena investir em um seguro de viagem com cobertura maior.

Se você precisa de um seguro viagem diferenciado contrate um que cubra as suas necessidades. Por exemplo: gestantes, pessoas com mais de 70 anos, estudantes e para a prática de esportes amadores como trilhas, mergulho, esportes de neve, etc.

E para viagens no Brasil, vale a pena fazer um seguro?

Para uma viagem de carro, ônibus ou avião a uma distância superior a 100 quilômetros da sua residência você também pode contratar um seguro viagem.

Note que seguro viagem é diferente de seguro saúde (plano de saúde) e oferece, além da cobertura médica, coberturas como extravio e localização de bagagens, fiança, auxílio financeiro e indenização por morte.

Viaje tranquilo mesmo no Brasil. Faça uma comparação e veja como é barato um seguro para viagens nacionais.

Compare seguros: Comparador Real Seguro Viagem

Foto de abertura: banco de imagens gratuito Pixabay sob a licença Creative Comons CC0 (não requer atribuição). 

8 Comentários


  1. Fred, parabéns pelo post.
    Gostaria de saber qual a sua opinião sobre contratar seguro viagem de empresas internacionais? Por exemplo, a HCC.
    Verifiquei que a cobertura é bem maior que das empresas brasileiras.
    Você acha que vale a pena?

    Responder

    1. Oi Renata, tudo bem?

      Seguro bom de empresa internacional era da World Nomads, mas agora ele foi nacionalizado e perdeu a maioria das vantagens.

      Eu Já ouvi falar bem da HCC Tokio Marine, porém nunca contratei e pesquisei profundamente sobre ele. Por isso não tenho uma opinião formada.

      Abraços :)

      Responder

  2. Oi Fred,

    A minha grande preocupação é saber se o seguro cobre as despesas médicas ou se eu preciso pagar do meu bolso e depois solicitar o reembolso, pois não costumo viajar com muito dinheiro para poder pagar eventuais custos com serviços médicos, e acessando esse site não vi nenhuma informação sobre isso, você indica algum seguro viagem que não precise de reembolso, que assuma as despesas médicas?

    Responder

    1. Oi Felipe, tudo bem?

      Você tocou em um ponto essencial.

      Isso vai variar de acordo com a seguradora e também com o destino. Em alguns destinos turísticos principais algumas seguradoras podem ter convênios com determinados hospitais enquanto em outros destinos pode funcionar no modo reembolso.

      Eu preciso fazer um artigo mais minucioso sobre isso, nos moldes do artigo que eu fiz com Dicas para Alugar Carros. Mas isso demanda muita pesquisa e tempo. Está aqui na minha lista. Vamos ver se esse artigo sai nas próximas semanas.

      Abraços :)

      Responder

  3. Oi Fred. Post excelente, não achei nenhum tão bom e claro quanto o seu sobre o assunto de seguro viagem. Parabéns e obrigado!
    Ainda me resta uma dúvida: que valor de cobertura medico-hospitalar devo contratar? Vou a Cancun/ Playa Del Carmen no fim de maio e não tenho o perfil aventureiro que vá fazer muitos esportes radicais. rs Preciso de uma cobertura alta, o que acha?
    Abraços!

    Responder

    1. Oi Eduardo, obrigado :)

      Essa é uma questão muito pessoal, afinal não dá para saber se vamos precisar do seguro viagem e que tipo de problemas poderemos ter durante a viagem.

      O que eu posso dizer é que a assistência médico-hospitalar no México não é absurdamente cara como nos EUA.

      Mas o valor da cobertura é uma questão muito pessoal.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  4. Olá Fred.
    Parabéns pelo teu post. Divertido e com info essenciais, muito bem colocadas.
    Viajo para Bolívia ( Bogotá e Cartagena) agora em novembro e já estou providenciando
    a melhor cotação do dolar para levar.
    Ótimo post.
    Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *