Onde ficar em Arraial d’Ajuda – BA

Onde Ficar em Arraial d'Ajuda
Pousada Beijo do Vento – Arraial d’Ajuda – Bahia

Distrito de Porto Seguro a Vila de Arraial d’Ajuda conta com lindas praias e um centrinho charmoso cujo ápice é a Rua do Mucugê. O centrinho da vila, localizado no alto de um morro, concentra a maioria das pousadas. Mas também há várias opções para se hospedar nas praias.

Veja também:

Onde ficar em Arraial d’Ajuda – BA:

São duas possibilidades para você ficar em Arraial d’Ajuda:

  • Na Vila (incluindo a Rua do Mucugê)
  • Na praia: a praia central é a do Mucugê. Ao norte, no sentido da balsa para Porto Seguro, ficam as praias de Araçaípe e Apaga Fogo. Ao sul, no sentido Trancoso, estão as praias do Parracho e Pitinga.

Onde ficar na Vila e Rua do Mucugê (em azul no mapa):


Autoproclamada rua mais charmosa do Brasil a Rua do Mucugê concentra a principal área de gastronomia, lojas e os bares mais animados de Arraial d’Ajuda. Ela é uma via estratégica que liga o centrinho da vila (no alto do morro) com a Praia do Mucugê (lá embaixo da ladeira). Nela você vai estar inserido no point noturno e na melhor estrutura comercial e de serviços de Arraial d’Ajuda. Há vans e táxis que fazem a ligação do centrinho com as praias e também com o cais da balsa para Porto Seguro.

Para ficar no ponto principal de agito da Rua do Mucugê confira a Pangea Tropical Pousada, que está na própria Rua do Mucugê, ou as pousadas Pé na Estrada (um dos melhores custos-benefícios em Arraial), Fragata, Cavalo Marinho e Catamarã, que estão muito próximas do agito, mas livres do barulho. Para economizar na área do agito confira o Mox Hostel e o Arraial Suítes.

Em uma área tranquila, com bastante natureza e não muito distante da Rua do Mucugê (dá para ir caminhando) destacam-se o Art Hotel Aos Sinos dos Anjos, o Hotel Pousada Jardim das Bromélias, a Pousada Maria Pitanga, o charmoso Villa 2 Santos, a Casa Grande e Senzala, o Arraial Candeia Hotel e a Pousada Casa da Asia.

A melhor localização para ficar em Arraial d’Ajuda é perto do final da descida da Rua do Mucugê. Ali você estará entre a praia (tem que descer) e o ponto principal do agito noturno (tem que subir), mas a distância é curta para os dois sentidos. Além da vantagem geográfica essa região concentra pousadas e hotéis charmosos com piscina e vista espetacular para o mar: Pousada Beijo do VentoBaixu Village, Hotel Paraíso do Morro e Hotel Maitei (os quartos possuem jacuzzi para duas pessoas). Para economizar nessa área (já não espere tanto charme e linda vista) confira as boas pousadas Mar AbertoBucaneiros.

A Bróduei e a praça principal (com a famosa igrejinha e o mirante) ficam na parte histórica de Arraial d’Ajuda, próximas do início da Rua do Mucugê (no lado oposto da praia). Ali você encontra pousadas, restaurantes e estabelecimentos comérciais mais simples, para economizar. Nessa área estão as pousadas O Cantinho (uma das mais baratas de Arraial), Tropical e Nossa Senhora d’Ajuda.

Por toda a vila há várias outras pousadas e hostels econômicos como a Pousada Raysol, a Pousada Bahiamar, Pousada Semente, Hostel Maloca e Arraial d’Ajuda Hostel.

Mais opções: onde ficar na vila de Arraial d’Ajuda e na Rua do Mucugê.

Onde ficar nas praias (em verde no mapa):


Praia do Mucugê: localizada no final da Rua do Mucugê ela é a praia central de Arraial d’Ajuda. Repleta de quiosques, bares e barracas de praia, ela é a mais popular e movimentada, principalmente na alta temporada. Uma das melhores barracas é a La Plage que fica em um ponto menos muvucado. Assim como nas demais praias de Arraial as barracas, bares e restaurantes de praia mais badalados cobram consumação mínima. O bom é que no geral, as barracas de Arraial são mais baratas que as de Trancoso e da Praia do Espelho. O mar da Praia do Mucugê é bom para banhos, principalmente na maré baixa quando forma piscinas naturais. Nela fica o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque, um bom programa para crianças (consulte o calendário para verificar os dias que o parque estará aberto). Geograficamente a Praia do Mucugê é a melhor opção para se hospedar na praia e ter fácil acesso ao agito noturno do centrinho. Embora os bares e restaurantes da Rua do Mucugê estejam ladeira acima há táxis e vans que fazem o trajeto. Hospedagem na Praia do Mucugê: de frente para o mar ficam dois hotéis com excelente localização o Mar Paraíso Resort e o Enseada dos Corais Praia Hotel. Distante 30 metros da praia fica a Pousada Atmosphera, um dos melhores custos-benefícios dessa região. Mais opções: onde ficar na Praia do Mucugê em Arraial d’Ajuda.

Praia de Araçaípe: as praias de Arraial d’Ajuda não possuem divisão física, uma é continuação da outra. A Praia de Araçaípe fica ao norte do centrinho, na estrada para a balsa, e possui um ambiente mais tranquilo que a Praia do Mucugê. Araçaípe alterna trechos sem barracas (mais vazios) e trechos com barracas e bares de praia (que são mais aconchegantes e menos populares que os da Praia do Mucugê). Entre os bares de praia mais famosos da área estão o do Sting e o Stella del Mare (que pertence ao Canto d’Alvorada Hotel Pousada). A praia é protegida por uma barreira de recifes que deixa o mar calmo e com piscinas naturais na maré baixa. São cerca de 30 minutos de caminhada pela areia até a Praia do Mucugê (entre Araçaípe e Mucugê fica a praia dos Pescadores que possui quiosques rústicos e menos movimento de turistas). A distância para curtir à noite no centrinho de Arraial é curta para ir de carro, van ou táxi, mas é longa para ir a pé.  Hospedagem na Praia de Araçaípe: de frente para o mar fica o excelente Residence Pé na Areia (com apartamentos de 1, 2 e 3 quartos, cozinha americana e área comum com piscina), o bom Canto d’Alvorada Hotel Pousada e o Arraial Praia Hotel Pousada. Nas quadras de trás da praia, uma região tranquila com muita natureza, ficam as charmosas pousadas Cor da Terra Guest House e Villa Palmeira Azul, ambas ranqueadas entre as melhores de Arraial. O Village Bela Vista possui apartamentos de 1 ou 2 quartos. Para economizar confira as pousadas Macunaíma e Sol da Terra. Mais opções: onde ficar na Praia de Araçaípe em Arraial d’Ajuda.

Praia do Apaga Fogo: é a continuação da Praia de Araçaípe, mais distante do centrinho de Arraial. O canto esquerdo da praia, conhecido como Ponta do Apaga Fogo, forma um península com o mar de um lado e o rio do outro. No rio fica a balsa que liga Arraial d’Ajuda com Porto Seguro (bem no Centro, onde há lojas, bares, restaurantes e a popular Passarela do Álcool). É comum, fácil, rápido e barato atravessar a pé pela balsa (há balsas exclusivas para passageiros). Há vans que fazem o trajeto entre a balsa, o centrinho e as praias de Arraial. No lado de Porto Seguro há táxis para a Rodoviária e o Aeroporto. A Praia do Apaga Fogo oferece o melhor ambiente para quem busca tranquilidade, mesmo na alta temporada. A dificuldade de acesso imposta pelas construções à beira-mar e a falta de estacionamento faz com ela seja frequentada basicamente pelos hóspedes dos hotéis e pousadas que estão nela. A praia é protegida por recifes, com mar calmo e piscinas naturais na maré baixa. É inviável ir a pé até o centrinho de Arraial, vá de van ou táxi. Hospedagem na Praia do Apaga Fogo: na Ponta do Apaga Fogo fica o Arraial d’Ajuda Eco Resort, um bom resort pé na areia com excelente estrutura de lazer e uma boa praia. Talvez seja a melhor opção em Arraial para quem deseja curtir o hotel e só dar um pulo na Rua do Mucugê. Há pacotes com meia pensão e os hóspedes tem entrada gratuita no Arraial d’Ajuda Eco Parque. Beira-mar você também encontra o Residence Maria Vittoria, a Pousada Villa Bianca e os hotéis Beija Mar, Aquarela Praia e Arraial Bangalô. Para economizar confira o Ancoradouro Hotel Pousada. Mais opções: onde ficar na Praia do Apaga Fogo em Arraial d’Ajuda.

Praia do Parracho: localizada ao sul da vila, no sentido Trancoso, é a praia que possui as barracas e os bares de praia mais badalados. A Praia do Parracho fica a 20 minutos de caminhada da Praia do Mucugê. Também dá para ir de van ou táxi e as barracas possuem estacionamento para quem vai de carro. As mais famosas são a Cabana Grande e a Uíki Parracho, que também é casa noturna e no verão promove as festas mais badaladas da região. A praia tem mar calmo, protegido por recifes e com um tom de azul geralmente mais intenso que as praias centrais e ao norte da vila. Há uma boa estrutura para a prática de esportes como stand up paddle e caiaque. Hospedagem na Praia do Parracho: pé na areia, o Saint Tropez Praia Hotel tem uma bela piscina de frente para o mar. O Casa Grande São Vicente é um pequeno e charmoso hotel com arquitetura colonial localizado dentro de um condomínio no alto do morro, com linda vista para a praia.

Praia de Pitinga: continuação da Praia do Parracho no sentido Trancoso ela é considerada a melhor praia de Arraial d’Ajuda. A Praia de Pitinga tem boas barracas e bares (como a do Faria e a Maré), mas com um movimento mais tranquilo que na Praia do Mucugê (distante cerca de 30 minutos de caminhada). Também dá para ir de táxi, van e há estacionamento para carros. Assim como a vizinha Parracho o mar tem um tom de azul mais intenso. Na maré baixa formam-se piscinas naturais em alguns pontos. Mas o que faz dela a praia mais bonita são as falésias que surgem ao sul emoldurando a paisagem. Hospedagem na Praia de Pitinga: na beira da praia fica os bons Hotel Pousada Pitinga e Privillage Praia Pousada de Charme. No alto do morro fica o Chalés Alto da Pitinga. Mais opções: onde ficar em Pitinga em Arraial d’Ajuda. Após Pitinga, no sentido sul, vem um trecho de praia deserto e com falésias que se estendem até Trancoso. Nessa área ficam as praias da Lagoa Azul (infelizmente a lagoa secou) e Taípe (onde fica o Club Med Trancoso).

Aluguel de imóveis para temporada em Arraial d’Ajuda: é uma opção interessante, principalmente para grupos. O valor da diária por pessoa pode sair muito barato. Em muitos locais também há opções para casais e grupos pequenos. Confira:

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Arraial d’Ajuda na Bahia? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação da pousada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *