Onde Ficar em Búzios – RJ

Onde Ficar em Búzios
Hotel Ferradura Private – Praia da Ferradura – Búzios – RJ

Um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, Armação dos Búzios reúne lindas praias, agito, excelente gastronomia e pousadas e hotéis charmosos com algumas das mais lindas vistas do nosso litoral.

Veja também:

Onde ficar em Búzios – RJ:

A maior parte de Armação dos Búzios fica em uma península (braço de terra que avança pelo mar). Podemos dividir a cidade nas seguintes áreas:

  • Centro e arredores: localizado na península é a área do agito noturno, das lojas e a maior concentração de bares, baladas e restaurantes. Aqui estão a Rua das Pedras, a Orla Bardot e as praias do Canto e da Armação.
  • Outros bairros e praias da península: onde estão as melhores praias da cidade, como Geribá, João Fernando, Ferradura, Tartaruga, entre outras.
  • Bairros e praias fora da península: praias menos movimentadas e mais distantes do Centro.

Onde ficar no Centro de Búzios e arredores (em azul no mapa):


Centro e Rua das Pedras: aqui você estará inserido no point noturno, no maior polo gastronômico e na melhor estrutura comercial e de serviços de Búzios. A localização geográfica, no meio da península, é excelente para você explorar a cidade. A Rua das Pedras (que é fechada para veículos) e a Orla Bardot concentram as principais baladas, lojas, bares e restaurantes. As praias dessa área (Canto e Armação) são repletas de barcos e não são as melhores para banhos. Mas isso não é um grande problema, já que há vans conectando as principais praias de Búzios e acqua-táxis que ligam o Cais do Centro com as praias dos Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos. O Cais do Centro é também ponto de partida de passeios de barco e escuna. Ao se hospedar no Centro você estará próximo da Rodoviária. Outra vantagem é evitar o trânsito no trajeto das praias para o Centro à noite. Hospedagem no Centro: na Rua das Pedras e ruas próximas o predomínio é de pousadas simples e hostels, um dos locais mais baratos para ficar em Búzios. Na Rua das Pedras ficam o muito bom Nomad Búzios Seashore Hostel e a Pousada do Sol. Nos arredores da Rua das Pedras: Pousada Casa das Rosas (uma das melhores pousadas da região central), Pérola Búzios Hotel (hotel de grande porte mais central de Búzios), Pousada Vila do Mar, Pousada El Parador, Che Lagarto Hostel, CLH Suítes, Pousada do Centro Oeste, Pousada Mare Blue, Pousada Kico e muitas outras. Mais opções: onde ficar no Centro em Búzios.

Orla Bardot e Praia da Armação: praticamente continuação da Rua das Pedras, o charmoso calçadão da Praia da Armação leva o nome de Orla Bardot e é repleto de lojas, bares, restaurantes, casas noturnas e as famosas estátuas da Brigitte Bardot, do Juscelino Kubitschek e dos Pescadores. A Orla Bardot vai do Cais do Centro até a outra ponta da Praia da Armação, perto da Praia dos Ossos. A praia não é boa para banhos, mas o ambiente é ideal para caminhadas e para contemplar a paisagem do mar cheio de barcos, além de ser ponto de agito noturno. Hospedagem na Orla Bardot: localizados na orla, de frente para o mar: Mata Hari ApartamentosBardot ApartamentosHospedaria Peixe VivoApartamentos Cesar, Pousada Baia Bonita e Pousada L’escale. Hospedagem no bairro da Praia da Armação: no interior do bairro, fora da orla, ficam o Búzios Centro Hotel e o Hotel Pousada Luar de Búzios. Ainda no interior do bairro e mais próximos da Rua das Pedras ficam a Pousada Águas Claras, o Hotel Barra da Lagoa e o San Martin Studios. Mais opções: onde ficar na Praia da Armação em Búzios.

Morro do Humaitá: localizado atrás da Orla Bardot e ao lado da Rua das Pedras o morro proporciona um dos melhores lugares para ficar no Centro de Búzios, perto do agito do centrinho, mas em um ambiente tranquilo. Hospedagem no Morro do Humaitá: há hotéis-boutique e pousadas charmosas com linda vista do alto do morro para o mar (como o Vila d’esteCasas Brancas, El Cazar e Abracadabra), pousadas intermediárias (como a Byblos e a Pousada dos Búzios), pousadas com preços mais acessíveis (Saint Germain e Solar dos Navegantes) e o Hotel Atlântico Búzios, com centro de convenções, um dos maiores hotéis de Búzios. Mais opções: onde ficar no Morro do Humaitá em Búzios.

Praia do Canto: enquanto a Orla Bardot sai à direita do Cais Central a Praia do Canto fica ao lado esquerdo do cais. Junto ao cais ela é mais movimentada e repleta de barcos, mas avançando mais para a esquerda o ambiente fica tranquilo, com menos barcos na água, sem barracas na praia, sem comércio no bairro e com belas casas à beira-mar. Esse trecho é o melhor para banhos de mar no centrinho de Búzios (mas não chega aos pés de praias como João Fernandes, Ferradura, Tartaruga, entre outras). A Rua das Pedras fica a uma curta caminhada. Onde ficar na Praia do Canto: à beira-mar ou bem pertinho da praia há boas pousadas e guest houses como a Villa Balthazar (uma das melhores de Búzios), a Vila Bela-Emília, o B&B Canto 365 e a Pousada Barla Inn. Mais para dentro do bairro fica o bom Pérola Búzios Hotel. Mais opções: onde ficar na Praia do Canto em Búzios.

Onde ficar nos outros bairros e praias da península em Búzios (em verde no mapa):


Geribá: badalada, ela destoa das outras principais praias de Búzios por vários motivos: é extensa (mais de 2 km), tem larga faixa de areia e mar com ondas fortes. Geribá é frequentada por todas as tribos: jovens (o principal point é o Fishbone Café, no lado direito da orla), surfistas, esportistas e famílias (principalmente no canto esquerdo que tem o mar mais calmo). Há muitos quiosques para os banhistas. Geribá, assim como outras praias voltadas para o sul (como Ferradura, Ferradurinha, Brava, Forno, Tucuns e outras) tem águas ainda mais frias que as demais praias de Búzios, devido às correntes marítimas do sul. No canto esquerdo, pelas ruas do bairro, dá para acessar a bela Praia da Ferradurinha. Geribá não fica muito distante do Centro, mas em épocas de temporada e feriados, assim como em outras praias, há trânsito para ir até o Centro curtir à noite. Hospedagem em Geribá: à beira-mar ficam o charmoso Hotel Le Ralais La Borie, a excelente Pousada Maravista e a boa Pousada dos Gravatás, todos próximos do Fishbone. Também pé na areia, o bom Chez Pitu Praia Hotel está mais próximo do canto esquerdo. O bairro é grande e possui muitas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Mais opções: onde ficar em Geribá em Búzios. Veja também onde ficar no Bosque de Geribá, no lado direito do bairro, mais próximo de Manguinhos.

João Fernandes: localizada no extremo da península é uma das praias mais lindas de Búzios, com mar calmo e cristalino, excelente para banhos e para esportes aquáticos como snorkeling e stand up paddle. João Fernandes, assim como as praias voltadas para o norte (Azeda, Tartaruga, Canto, Manguinhos, entre outras), tem águas protegidas das correntes marítimas do sul e menos frias. A faixa de areia é estreita e há vários restaurantes e quiosques na orla. Pelo canto direito é possível acessar a também bela João Fernandinho. O bairro é um dos mais refinados da cidade, não está muito distante do Centro e é o preferido dos argentinos. Hospedagem em João Fernandes: de frente para o mar ou bem perto da praia ficam a Pousada Bahiamarela (excelente custo-benefício), o La Boheme Hotel e Apart e no alto da encosta entre João Fernandes e João Fernandinho estão o Colonna Park Hotel e o Colonna Galápagos Boutique Hotel. Subindo as ladeiras em direção ao interior do bairro ficam dois dos melhores estabelecimentos de João Fernandes: Pousada SantoriniHotel Pousada Experience João Fernandes. A Terrasse Pousada tem um bom custo-benefício. A praia de João Fernandes fica aos pés de um morro e é no alto do morro, onde está a maior parte do bairro, que acontece uma mistura espetacular: pequenos hotéis e pousadas charmosas com vistas espetaculares. É até difícil escolher quem tem a melhor vista: Pousada Barlavento, Pousada Amancay, Búzios San Francisco Pousada, La Pedrera Small Hotel & SpaPousada e Spa Villa Mercedes, Azeda Boutique Hotel e muitos outros. Mais opções: onde ficar em João Fernandes em Búzios.

Ferradura: cercada por morros, a praia em formato de ferradura possui mar com águas calmas, bom para banhos e prática de esportes aquáticos. A Praia da Ferradura é bastante procurada por famílias. Os quiosques se concentram no canto esquerdo, enquanto o direito é mais tranquilo. Entre as melhores praias de Búzios a Ferradura é uma das mais próximas do Centro. Hospedagem na Praia da Ferradura: próximos da praia estão o Hotel Pontal da Ferradura, o Encanto de Búzios Guesthouse, a baratinha Pousada Ferradura Beach e o Hotel Ferradura Resort (com ampla estrutura de lazer). No entorno da principal rua de acesso à praia, região mais próxima do Centro, ficam boas pousadas: Villa Baobá, Caminho das Aroeiras, Le Palmier, Sarata, entre outras. No alto do morro no canto esquerdo e com vista de cair o queixo ficam as opções mais luxuosas como o Insolito Boutique Hotel & Spa (um dos mais exclusivos de Búzios), o Hotel Ferradura Private, a Cliffside Villa Luxury Inno Cachoeira Inn e a Pousada Pedra da Laguna. Mais opções: onde ficar na Ferradura em Búzios. Veja também onde ficar no Portal da Ferradura (é a parte do bairro perto da avenida principal da cidade, entre as praias Ferradura e Tartaruga e próximo do Centro) e onde ficar no Alto de Búzios (bairro vizinho do Portal da Ferradura, que fica no alto do morro e possui algumas pousadas com lindas vistas).

Manguinhos: praia extensa, com ondas fracas e faixa de areia estreita, a maior atração é o bonito complexo Porto da Barra que reúne restaurantes, lojas e píer, um lugar muito agradável para passear e de excelente gastronomia. Ao lado do Porto da Barra fica uma colônia de pescadores com um mercado de peixes. A praia em si não é das mais procuradas para banhos, mas tem excelentes condições para vela (o Búzios Vela Clube tem estrutura para os praticantes). O canto direito, conhecido como Enseada do Gancho tem presença de mangue e águas barrentas. Hospedagem em Manguinhos: a maioria das pousadas tem um bom custo-benefício e estão próximas do Porto da Barra, área com muitos barcos na água e pouco atrativa para banhos, mas é a região de Manguinhos mais próxima de Geribá e do Centro de Búzios. Perto do Porto da Barra estão as pousadas Sable D’or, Mallorca e Encanto dos Anjos. Na Enseada dos Ganchos, também próximo do Porto da Barra, estão as pousadas House Residência, Calmaria e CaféMar. No extremo da Enseada dos Ganchos fica o isolado Barracuda Eco ResortMais opções: onde ficar em Manguinhos em Búzios.

Praia dos Ossos: localizada ao lado da Praia da Armação a Praia dos Ossos tem um aspecto mais caiçara e a orla com alguns restaurantes. O mar de águas calmas possui um bucólico cenário repleto de barcos, mas não é tão atrativo para banhos. A grande atração na verdade é a Praia Azeda, uma das mais lindas e agradáveis para banhos de mar, acessível em uma caminhada de 10 minutos (a Praia dos Ossos é o ponto de passagem e parada de carros para ir até a Azeda). A Praia dos Ossos está a 20 minutos de caminhada da Rua das Pedras e de João Fernandes. Não gosta de caminhar? Não tem problema, na praia há um ponto de acqua-táxis que te levam até o Cais do Centro e as praias Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos. Hospedagem na Praia dos Ossos: uma das melhores pousadas é a Pousada La Chimère Búzios Essence que fica no caminho de acesso às praias Azeda e Azedinha. A Pousada Corsário Búzios tem uma boa piscina de frente para o mar. A Pousada Tortuguita fica entre as praias dos Ossos e Armação, perto da Praça dos Ossos e da histórica Igreja Sant’Ana. Mais opções: onde ficar na Praia dos Ossos.

Praia Brava e Praia do Forno: a Praia Brava tem a orla pouco urbanizada e um lindo visual. O mar tem ondas fortes, perigoso para banhos e bom para surfe, atraindo um público mais jovem. Na praia há dois beach clubs, o Silk (da Pousada Brava Club) e o Rocka Bar. Uma trilha de uns 20 minutos leva até a Praia Olho de Boi, frequentada por naturistas. Hospedagem na Praia Brava: à beira-mar ficam a Pousada Brava Club e a Pousada Lotus Club. As outras opções de hospedagem estão na parte mais alta do bairro, mais distantes da praia e mais próximas do Centro: Pousada Bahia Verde, Pousada Bella Nina, Costa do Sol Boutique Hotel, Hotel Latitud e Bella Vista Ocean View, entre outros. Dessa área mais alta dá para acessar tanto a Praia Brava como a Praia do Forno, que é uma pequena e linda praia com águas cristalinas e mar calmo, excelente para snorkel nos costões. Na Praia do Forno fica o excelente Le Village Boutique Hotel. Mais opções: onde ficar na Praia Brava e onde ficar na Praia do Forno.

Tartaruga: uma das mais procuradas para passar o dia a Praia da Tartaruga possui mar calmo e protegido das correntes marítimas do sul, o que faz ela ter águas menos frias que as demais praias de Búzios. O mar é bom para banhos, esportes náuticos e snorkeling. Quase sem construções, o que predomina são os vários quiosques e restaurantes à beira-mar. Hospedagem na Praia da Tartaruga: no início da rua que dá acesso à praia ficam algumas pousadas: Pousada Ilanga Búzios, Bon Vivant Hostel e Biruta Guest House. É uma localização interessante, perto do Centro e dos acessos às praias João Fernandes e Geribá. Mais opções: onde ficar na Praia da Tartaruga em Búzios.

Ferradurinha: pequena e linda praia cercada de costões e com mar calmo, bom para banhos, snorkeling e outros esportes aquáticos. O acesso é pelo canto esquerdo de Geribá, pelas ruas do bairro. Há barracas para os banhistas. Onde ficar na Praia da Ferradurinha em Búzios: Os estabelecimentos no canto esquerdo de Geribá estão próximos da Ferradurinha, como a Pousada Recanto do Alecrim, distante 100 metros das duas praias. No morro do lado esquerdo da praia também ficam algumas pousadas como o excelente Gringos B&B, Praia da Ferradurinha Guest House, Pousada Villa Toscana, Atalaya Guest House e Casa da Luz Bed and Breakfast.

Onde ficar nos bairros e praias fora da península em Búzios (em vermelho no mapa):


Praia Rasa: continuação da Praia de Manguinhos, ela fica na estrada que dá acesso à Unamar, Barra de São João e Rio das Ostras. A Praia Rasa é a mais extensa de Búzios, com faixa de areia estreita e mar com ondas fracas, bom para banhos. Os ventos são constantes e por isso é ela excelente para vela, windsurf e kitesurf. Pouco movimentada, ela é ocupada por condomínios e casas de veraneio de alto padrão, com pouca estrutura comercial e sem quiosques na praia. Na praia ficam a Marina de Búzios e um trecho conhecido como Baía Formosa. Ela fica próxima do Búzios Golf Club. É uma das mais distantes do Centro (lembrando que Búzios é uma cidade pequena e quando não há trânsito tudo fica relativamente perto). Hospedagem na Praia Rasa: há boas opções como o Hotel Villa Rasa Marina, a Pousada das Amoras, a Guest House Gente Bonita, a Pousada Baia Blanca, entre outras. Mais opções: onde ficar na Praia Rasa em Búzios.

Tucuns: é uma praia extensa, de mar aberto, ondas fortes e com a maior parte da orla deserta. É uma das mais distantes do Centro e com menos estrutura, o que faz dela uma das praias mais tranquilas de Búzios. O acesso para a praia é próximo do Pórtico de entrada da cidade, no sentido Cabo Frio/Arraial do Cabo. Hospedagem em Tucuns: isolado no meio da orla está o Blue Tree Park Búzios, o maior resort da cidade. No lado direito da praia fica o pequeno bairro de Tucuns, com quiosques na praia e algumas pousadas: Gaaia Guest House, Apa Suítes e Pousada Flora. No canto esquerdo também ficam algumas pousadas em uma área bem tranquila: Beach Tucuns e Pousada Oásis Tucuns. Há pousadas também em bairros na região de Tucuns, mas um pouco afastados da orla: La Tana del Tano Guest House, Mar e Terra Pousada, Flats Tucuns, entre outras. Mais opções: onde ficar em Tucuns em Búzios.

Caravelas: ainda mais distante que Tucuns, a Praia das Caravelas fica a 12 km do Centro de Búzios, com acesso pela Estrada que liga Búzios com Cabo Frio e Arraial do Cabo. A praia é linda e está localizada dentro de uma reserva ambiental. Ela é pequena, o mar geralmente tem ondas fortes, há quiosques para os banhistas e o ambiente é tranquilo. Hospedagem na Praia das Caravelas: na praia fica o Travel Inn Apa Pau Brasil. Mais opções: onde ficar na Praia das Caravelas em Búzios.

Aluguel de imóveis para temporada em Búzios: é uma opção interessante, principalmente para grupos. O valor da diária por pessoa pode sair muito barato. Em muitos locais também há opções para casais e grupos pequenos. Confira:

Ofertas: confira as ofertas de hotéis, pousadas e pacotes para Búzios.

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Búzios na Região dos Lagos? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação do hotel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *