Onde Ficar em Caraíva – BA

Onde ficar em Caraíva
Pousada Caraíva Guest House – Caraíva – BA

A rústica, histórica e preservada vila de Caraíva fica 100 km ao sul de Porto Seguro. A maioria das pousadas são rústicas e simples, algumas possuem ar-condicionado, mas nem todas contam com gerador (é frequente a falta de energia na alta temporada).

O trajeto até Caraíva possui um bom trecho em estrada de terra e para chegar ao vilarejo é necessário cruzar o Rio Caraíva em canoas (há estacionamento para deixar o carro). Em Caraíva é proibida a circulação de veículos motorizados, o que garante o ambiente isolado da pequena vila que tem menos de 1000 moradores.

Veja também:

Onde ficar em Caraíva – BA:

A vila fica em uma península, com o mar de um lado e o Rio Caraíva do outro.

Beira do Rio/Porto (em azul no mapa): no lado oposto do mar, a beira do rio é o point de Caraíva, onde está o porto de chegada, a maior concentração de bares (experimente o famoso pastel de arraia no Boteco do Pará), restaurantes, comércio e os famosos forrós (do Pelé e do Ouriço) que agitam quase todas as noites da alta temporada (no resto do ano a vila fica tranquila e tem um pouco de agito nos feriados, finais de semana e durante o mês de julho). É também na beira do rio que está a Associação de Moradores (ANAC) que organiza os passeios de barco ou de bugue para as lindas praias da região (Praia do Espelho, Ponta do Corumbau, Praia do Satu), para aldeia indígena dos Pataxós, a descida de boia do Rio Caraíva na vazante (quando o rio corre para o mar) e outros passeios pela região. Nessa área fica o Aruanda Hostel.

No meio da Vila: as principais ruas (de areia fofa) também contam com comércio e restaurantes e ficam em uma excelente localização geográfica, entre o agito da beira do rio e a praia oceânica, um dos melhores lugares para ficar em Caraíva. A maioria das pousadas ficam por aqui, algumas mais próximas do rio (que podem sofrer com barulho do agito noturno nas épocas de maior movimento), outras mais próximas do mar, algumas no meio do caminho e há ainda as mais isoladas. A Pousada Caraíva Guest House é uma das melhores pousadas e tem excelente localização. Outra bem localizada e ranqueada entre as melhores é a Pousada Lagoa que possui um bar/restaurante dos mais badalados e sofisticados da vila, tradicional ponto de encontro antes do forró e que às vezes é palco das festas mais bacanas de Caraíva. A Pousada Casinhas da Vila fica pertinho do porto e do rio. Ainda no meio da vila estão as pousadas Raiz Forte, (uma das pousadas mais baratas, excelente custo-benefício), San Antonio CajueiroEstrela do Mar (pousada econômica, perto do campo de futebol e da igreja), AiuruocaHabitat, Estalagem Zen, Mangue Sereno.

Na praia (ou a poucos metros): no lado oposto do rio aqui você terá o privilégio de ficar à beira-mar. O principal point é a área (em verde no mapa acima) onde estão os badalados Bar da Praia e o Coco Brasil (bar/restaurante da Pousada Coco Brasil). Além da Pousada Coco Brasil, na praia ou bem próximo você encontra as pousadas Caraíva, Tatuassu (o dono é um chef italiano e à noite a pousada tem um restaurante famoso pelas pizzas), da Praia, San Antonio Caraíva e a luxuosa Le Paxa.

Praia da Barra (em amarelo no mapa): é a praia da ponta da península, na foz do Rio Caraíva. As duas praias, de um lado a do mar e do outro a do rio, os bares e as barracas atraem muitos banhistas. Por aqui fica a Pousada da Barra que possui uma localização inteligente, perto dos principais pontos: da Praia da Barra, da beira do rio e da praia oceânica (no ponto dos bares badalados).

Aluguel de imóveis para temporada em Caraíva: é uma opção interessante, principalmente para grupos. O valor da diária por pessoa pode sair muito barato. Em muitos locais também há opções para casais e grupos pequenos. Confira:

  • Aluguel de suítes e apartamentos em Caraíva
  • Aluguel de casas (villas) em Caraíva

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Caraíva na Bahia? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação da pousada

10 Comentários


  1. Boa noite Fred!
    Já fui várias vezes em Porto Seguro..Arraial e Trancoso, gosto mt dessa região exatamente por que tudo é próximo e tem opções para todos os gostos e bolsos. Caraíva ainda não conheço e ouço mto falar,devo estar em Porto Seguro em outubro e quero mto ir lá conhecer. Vale a pena ir em Caraíva passar um dia sendo um pouco mais distante !?

    Responder

    1. Oi Anna Carolina, tudo bem?

      Você encontra passeios bate-volta até Caraíva, mas acho que é meio puxado. O ideal seria ficar 1 ou 2 noites na vila, até para conhecer ela melhor e sentir o clima do lugar.

      Caraíva é uma vila bem mais rústica e pequena do que Arraial D’Ajuda e Trancoso.

      Respondendo a sua pergunta: é possível passar o dia lá, mas eu recomendo se hospedar.

      Abraços :)

      Responder

    1. Oi Mai, tudo bem?

      Caraíva é um destino bem rústico. Não espere estrutura de lazer para crianças. As pousadas são simples. Não acho que exista um lugar melhor para ficar (a vila é relativamente pequena). Eu procuraria uma pousada mais próxima da praia.

      Abraços :)

      Responder

  2. Olá Fred, tudo bem?
    Passarei 14 dias, entre setembro e outubro, com o namorado no sul da Bahia. A idéia é passar a primeira semana em Arraial (incluindo a data do meu aniversário e o sinal de celular!) e a segunda estamos pensando em Ponta do Corumbau. Gostaria de saber se recomenda outro lugar na região?
    Grata!!!

    Responder

    1. Oi Carla, tudo bem?

      Nessa região, a partir do Centro de Porto Seguro no sentido sul, existem os seguintes destinos:

      Arraial d’Ajuda
      Trancoso
      Praia do Espelho
      Caraíva
      Ponta do Corumbau (já bem ao sul e não pertence à Porto Seguro)

      Na minha opinião cada um tem a sua própria característica, a sua própria essência (vocês tem que analisar quais mais combinam com o perfil de vocês). Todos são lindos.

      Abraços :)

      Responder

  3. Gostaria de saber se a Rua 12 de Outubro, onde fica a ” Pousada da Praia” fica póxima do rio Caraívas ou do forró ??

    Responder

  4. Olá!
    Estou planejando minha viagem para Caraíva em setembro. Vi que o custo do transfer é bem alto, sabe me informar alguma opção que possa baratear o valor?
    Obrigada!!!!

    Responder

    1. Oi Mariana, tudo bem?

      A Viação Águia Azul tem ônibus partindo da balsa Porto Seguro x Arraial d’Ajuda (saem do lado de Arraial) e vão até Caraíva. O trajeto dura +- 2h:40.

      Veja os horários: Viação Águia Azul.

      Abraços :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *