Onde Ficar em Cozumel, México

Onde ficar em Cozumel
Allegro Cozumel Resort (divulgação)

Cozumel oferece uma boa variedade de tipos de hospedagem. Na ilha mexicana você encontra desde hostels até resorts all inclusive.

A boa notícia é que os valores cobrados pelos hotéis em Cozumel são mais baratos que em Cancún e na Riviera Maya.

Para facilitar eu dividi a ilha em regiões e vou explicar um pouco sobre cada uma delas, além de indicar os melhores e mais procurados hotéis de cada região.

Se você pretende conhecer atrações que estão no continente (ruínas maias, parques da rede Xcaret, cenotes) considere dividir a hospedagem entre Cozumel e alguma cidade no continente (Playa del Carmen, Tulum).

Não creio que vale a pena ir até essas atrações a partir de Cozumel. A travessia de ferry-boat (ida e volta) tomará um bom tempo do seu dia.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

San Miguel de Cozumel (o centrinho)


San Miguel de Cozumel é a única cidade, o centrinho da ilha.

É o lugar ideal para quem deseja ficar junto à estrutura comercial, de transporte e de serviços. E também do agito noturno (bares, restaurantes, baladas).

O bom de ficar no centrinho é que você estará próximo de shoppings, lojas, locadoras de carros, agências de passeios, do terminal do ferry-boat, do aeroporto, etc.

O ruim de ficar no centrinho de Cozumel é que não há praia. Mas não vejo isso como um problema, já que na minha opinião o interessante é explorar a ilha e não se fixar em um ponto.

Se o perfil da sua viagem é passar o dia explorando as praias da ilha e/ou fazendo mergulho creio que ficar no centrinho seja uma excelente opção:

  • No centrinho fica o maior número de hotéis (muitos são econômicos)
  • Você se hospedará no local que concentra a principal estrutura turística, comercial e de serviços.
  • O centrinho é o principal ponto de agito noturno.

São poucas as opções de hotéis de frente para o mar no centrinho de Cozumel. Um deles é o all inclusive Cozumel Palace, que é um dos melhores e mais imponentes da ilha. O Hotel Cozumel & Resort fica do outro lado da avenida, mas possui uma estrutura de frente para o mar com uma prainha artificial. Outra opção de frente para o mar, embora não muito bem avaliado, é o Hotel Barracuda.

Muitos estabelecimentos ficam nas proximidades da praça principal e do terminal de ferry-boat de passageiros, o ponto mais movimentado do centrinho. Na avenida beira-mar estão o Casa Mexicana, o Hotel Boutique Vista del Mar, o Safari Inn e o Suites Bahia. Distantes menos de 100 metros da avenida beira-mar ficam o Flamingo Hotel, o Plaza Cozumel e o Suites Colonial.

Entre os hostels no centrinho veja o Beds Friends, o Hostelito e o 2Tank Dive. Também econômicos são o Hotel Posada Edem e o Hotel Mary Carmen.

Veja mais opções de hospedagem no centrinho de Cozumel.

Do centrinho ao sul da ilha

No caminho entre o centrinho e o sul da ilha fica a maioria dos resorts e grandes hotéis de Cozumel, que apesar de ficarem mais distantes do centrinho, estão mais próximos das melhores praias e beach clubs da ilha.

Eu considero essa região uma boa opção para quem deseja ficar em um hotel com boa estrutura e dividir a estadia em: alguns dias curtindo o hotel / alguns dias fazendo mergulhos ou explorando a ilha.

A maioria dos grandes hotéis possuem uma operadora de mergulho, mas geralmente os passeios/aluguel de equipamentos são mais caros que nas agências do centrinho.

Para se deslocar você terá que alugar um carro, uma moto ou usar táxis.

Um detalhe importante é que muitos dos hotéis e resorts dessa região não possuem praia com faixa de areia, embora fiquem de frente para o mar (alguns com a avenida beira-mar em frente).

Essa região entre o centrinho e o sul da ilha possui 3 áreas distintas:

  • Perto do terminal de cruzeiros (bem próximo do centrinho).
  • Centro-Sul da ilha (um dos melhores locais para snorkel).
  • Sul da ilha (as melhores praias e beach clubs).

Perto do terminal de cruzeiros


Ainda bem próximos do centrinho de Cozumel, os hotéis no mapa acima também estão próximos do principal terminal de desembarque de passageiros de cruzeiros, onde há uma estrutura com lojas, bares e restaurantes.

É uma localização interessante: perto do centrinho, perto do terminal de cruzeiros e no caminho para o sul da ilha.

Não há praia com faixa de areia (algum hotel pode ter uma prainha artificial).

Nessa região ficam o Blue Angel Resort (apesar do nome é um hotel pequeno), o VillaBlanca Garden Beach Hotel e bem perto do terminal de cruzeiros estão o Casa Del Mar Hotel & Dive Resort, o all inclusive Grand Park Royal Cozumel e o hotel El Cid La Ceiba Beach (colado à estrutura de lojas e restaurantes do terminal de cruzeiros).

No centro-sul da ilha


Esses hotéis ficam num trecho sem faixa de areia, mas que é considerado um dos melhores para snorkel em Cozumel.

Mais distantes do centrinho, eles ficam em pontos isolados, sem muita estrutura ao redor.

Mais próximos do sul, o acesso é fácil às melhores praias, beach clubs e parques da ilha.

Nessa região ficam o Presidente InterContinental (um dos mais sofisticados de Cozumel, possui prainha com faixa de areia), o The Landmark (em frente fica o famoso The Money Bar Beach Club, excelente ponto para snorkel), o Fiesta Americana (um dos melhores all inclusive) e o The Explorean, um pequeno hotel all inclusive.

No sul da ilha


Aqui ficam as melhores praias, beach clubs e parques de Cozumel.

A desvantagem é que essa região é a mais distante do centrinho, +- 20 km.

No sul da ilha predominam grandes resorts all inclusive localizados de frente para o mar em praias com faixa de areia.

Se o seu sonho é um resort com uma praia caribenha em frente, aqui é o seu local em Cozumel.

Nessa região ficam o Sunscape Sabor, o Secrets Aura (só para adultos), o Allegro, o Occidental Grand e o Iberostar.

Norte da ilha


Ao norte do centrinho também há algumas opções de hospedagem.

A desvantagem aqui, na minha opinião, é que você estará no lado oposto das melhores praias, beach clubs e parques.

Próximos do centrinho e de frente para o mar (sem faixa de areia) ficam o Coral Princess e o Hotel B.

Mais distantes do centrinho, num trecho de praia com faixa de areia, ficam os all inclusive El Cozumeleño e Meliá (padrão um pouco inferior aos resorts da rede). Nessa região também fica o Playa Azul (não é all inclusive).

Costa Leste


Todos os hotéis indicados até aqui ficam na costa oeste de Cozumel, onde está toda a estrutura da ilha e também as melhores praias e pontos para mergulho.

A costa leste de Cozumel é desabitada e possui praias selvagens, com o mar forte. Algumas praias possuem uma estrutura com bar ou restaurante (bem mais simples que os da costa oeste).

Na costa leste fica o Ventanas Al Mar, um pequeno hotel de frente para o mar que é um verdadeiro refúgio. Embora distante do centrinho, o acesso é por estrada asfaltada.

Recomendo apenas para quem gosta de lugares isolados. Um carro é essencial para se deslocar. A distância até o centrinho é de 20 km.

Dicas Cozumel (México):

Na região:

Guia completo

Vídeo com dicas de Cozumel

Assista ao nosso vídeo de Cozumel. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você?

Já se hospedou em Cozumel? Tem alguma dica?

Tem alguma dúvida sobre onde ficar em Cozumel no México?

Deixe um comentário abaixo :)

2 Comentários


  1. Estou indo para Cozumel em setembro mas estou super perdida!!
    Já peguei resorts all inclusive no Brasil
    Super Caros e com
    Nome que me decepcionou!!! Não queria outra fria!!!! Alguém me ajuda!!!!
    Quero hotel excelente e mar delicioso!!!

    Responder

    1. Oi Vivi, tudo bem?

      Nem sempre é fácil acertar no resort.

      Se você deseja um resort excelente e mar delicioso será que Cozumel é uma boa ideia? Não são muitos os resorts em Cozumel e o mar na ilha, apesar de lindo, tem muitos pontos com corais e faixa de litoral sem praia. É bom para mergulho, mas nem sempre é bom para banhos.

      Em Cozumel as praias melhores para banhos ficam no sul da ilha. Veja os resorts Sunscape Sabor e Secrets Aura (somente adultos).

      Você já viu os resorts do condomínio Playacar em Playa del Carmen? Lá tem vários resorts, um ao lado do outro, com uma linda praia. Talvez lá seja mais fácil acertar no resort e dá para conhecer Cozumel num passeio bate-volta com o ferry-boat (35 minutos o trajeto). Dá uma olhada nesse link: resorts em Playacar.

      Veja também outras opções de hotéis e resorts em Playa del Carmen e mais dicas sobre onde ficar em Playa del Carmen.

      Um regra que eu sempre procuro usar antes de reservar um hotel é a nota dele no Booking. Acima de 8,5 é pequena a chance de errar na escolha. E acima de 9,0 é mínima a chance de errar. E claro, o barato pode sair caro.

      Imperdível: Guia completo de Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região

      Boa viagem para você :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *