Onde Ficar em Ilha Grande – RJ

Onde ficar em Ilha Grande
Pousada & Restaurante Convés – Enseada de Araçatiba – Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ

Localizada em Angra dos Reis no Rio de Janeiro a Ilha Grande não é acessível de carro. Há linhas regulares de barco ligando a ilha com Conceição de Jacareí, Mangaratiba e Angra dos Reis.

Veja também:

Onde ficar em Ilha Grande (Angra dos Reis) – RJ:

Veja no mapa os locais da Ilha Grande onde há opções de hospedagem. A Vila do Abraão está em azul e os demais vilarejos em verde. Os principais pontos turísticos da ilha estão em amarelo.

Onde ficar na Vila do Abraão – Ilha Grande – RJ:

Local com a melhor estrutura, ela é a vila escolhida pela maioria dos turistas. Há muitas pousadas e hostels, em um ambiente rústico e de natureza. A praia não é boa, já que fica cheia de barcos. Aqui você terá agito noturno, muitas opções gastronômicas e agências para os passeios e mergulhos. Há linhas regulares de barcos para a Vila do Abraão saindo de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição do Jacareí (ponto mais próximo). É o local mais prático para você se hospedar em Ilha Grande.

Entre as pousadas boas e com bom custo-benefício na Vila do Abraão estão o Cama & Café Pé na Areia (excelente localização, pé na areia, junto ao cais e o centrinho), a Pousada Água Viva (também beira-mar), o Portal dos Borbas, a Pousada Pedacinho do Céu, a Pousada Riacho dos Cambucás (arborizada, um pouco afastada do Centro, lugar tranquilo), a Pousada O Pescador, a Casa Bonita Hospedagem e Café, a Pousada Farol dos Borbas (no centrinho, a 50 metros do cais). A Pousada Ouro Verde fica subindo o morro, em meio à natureza. A Pousada Ancoradouro fica na Praia do Canto, no canto direito da vila.

Há várias opções de hostels e pousadas baratas na Vila do Abraão, com destaque para o Che Lagarto Hostel Ilha Grande, que fica na Praia do Canto, um pouco distante do centrinho, mas com um deck com uma vista espetacular. Outras opções econômicas são o Residencial Varanda da Praia (excelente localização no centrinho), o Nativo Hostel, a Pousada do Bicão, o Sítio Green Hostel (em meio à natureza e com piscina), a Pousada Cavalo Marinho e o Welcome Surf Hostel. Se você quer algo ainda mais barato há campings como a Alfa Camping e o Camping do Sossego.

Entre as mais requintadas e melhores pousadas da Vila do Abraão estão a Pousada Recreio da Praia (excelente localização no centrinho e com piscina), a charmosa Aratinga Inn (em meio à natureza) e a Pousada Naturalia (na Praia do Canto, com um amplo jardim e ambiente tranquilo).

Além da própria praia da Vila do Abraão, a enseada tem mais algumas praias. Nelas você estará distante do agito, com maior contato com a natureza em um ambiente mais isolado. A Pousada Portal do Sol fica na Praia de Guaxumã. Na Praia da Crena está a Pousada Asalem. O Sagu Mini Resort fica na Praia Brava. Todas essas praias ficam na Enseada do Abraão, a mesma da Vila do Abraão, e são acessíveis por trilha ou uma viagem curta de barco.

Onde ficar na Enseada de Araçatiba – Ilha Grande:

A Enseada de Araçatiba tem a segunda maior estrutura turística da Ilha Grande, mas muito menor que a da Vila do Abraão. A maioria das pousadas estão na Praia Grande de Araçatiba, mas há opções em outras prainhas ou pontos isolados da enseada. O ambiente é rústico e com muita natureza, como em toda ilha. A Enseada de Araçatiba fica no lado oposto da Vila do Abraão (as duas vilas estão distantes entre si). Uma das atrações próximas da Enseada de Araçatiba é a Lagoa Verde. Há linhas regulares de barco para Araçatiba saindo apenas de Angra dos Reis.

Entre as melhores pousadas de Araçatiba estão a Pousada Mar de Araçatiba (beira mar na Praia Grande), a Pousada Mar de Sonhos (frequentada mais por estrangeiros, ela fica na Praia da Cachoeira, bem próxima da Lagoa Verde e um pouco afastada da vila), a Pousada Cruzoé e a Pousada & Restaurante Convés. (essas duas ficam próximas da vila, na costeira da enseada).

Entre as pousadas mais simples estão a Pousada Cantinho de Ará (na Praia Grande), a Bem Natural Pousada e Camping (próxima de Araçatibinha) e a Pousada Green Life (na costeira).

A Pousada Encanto da Ilha é uma das mais baratas da Enseada de Araçatiba e fica na Praia Grande.

Onde ficar na Praia Vermelha – Ilha Grande:

A Praia Vermelha fica próxima da Enseada de Araçatiba e é ocupada por uma pequena comunidade. São poucas pousadas, mas algumas figuram entre as melhores pousadas da Ilha Grande. O predomínio é de pousadas que possuem o próprio restaurante e organizam os passeios. Há linhas de barcos para a Praia Vermelha saindo apenas de Angra dos Reis (passando por Araçatiba).

O melhor custo-benefício é a Pousada Lagamar, que tem avaliações excelentes dos hóspedes e preços não abusivos. Outra opção recomendada é a Pousada Dolce Vita. Na Praia Vermelha ainda estão a Argonauta Pousada e a charmosa Pousada Vila Pedra Mar, considerada por muitos como a melhor pousada da Ilha Grande e frequentada mais por estrangeiros. Próxima da Praia Vermelha fica a Praia Itaguaçú, onde está localizada a Pousada Sítio Itaguaçú, em um ambiente isolado.

Onde ficar em outros locais da Ilha Grande – RJ:

A rota de barco para chegar até as pousadas varia de acordo com a localidade. Consulte as pousadas sobre as rotas. Importante: não há linhas regulares de barco entre as comunidades e vilas da ilha, somente barcos privativos e barcos-táxi. As linhas regulares são do continente para as comunidades e vilas.

Onde ficar na Enseada de Palmas: uma das comunidades mais próximas da Vila do Abraão, aqui você encontra pousadas simples. A mais recomendada é a Cabanas Paraíso, que fica na Praia Brava de Palmas. Na Praia Grande de Palmas, sede da comunidade, estão a Pousada e Camping Acorde e a Pousada Tapera das Palmas. Também há campings na Praia Grande: Camping Florestinha de Palmas e Camping dos Coqueiros.

Onde ficar na Praia do Pouso: próxima da Enseada de Palmas, aqui fica o espetacular Atlantic Jungle Lodge, mais frequentado por estrangeiros. Ambiente rústico, mas confortável. É a hospedagem mais próxima da Praia de Lopes Mendes, considerada a mais bonita de Angra dos Reis, distante 10 minutos por trilha.

Onde ficar na Freguesia de Santana: local isolado, aqui fica uma das melhores pousadas da ilha, a Pousada Estrela da Ilha, que fica na Praia Pequena, tem uma vista incrível, piscina e um restaurante bastante recomendado. É a pousada mais próxima da Lagoa Azul, um dos principais pontos turísticos da Ilha Grande.

Onde ficar na Enseada das Estrelas: com o mar protegido e calmo, essa área é excelente para a prática de esportes náuticos. Aqui fica a Pousada Praia da Camiranga, na Praia da Camiranga, e a Pousada e Restaurante Coqueiro Verde, no Saco do Céu, ponto de parada de passeios de barco para o almoço.

Onde ficar na Praia de Japariz: outro ponto de parada de passeios de barco para o almoço, nessa praia ficam vários restaurantes que formam um polo gastronômico. Para hospedagem a simples Pousada & Restaurante Barulho do Mar.

Onde ficar na Enseada do Bananal: um dos pontos da ilha mais próximos de Angra dos Reis, a maioria das pousadas dessa região ficam na Praia do Bananal, como a Pousada do Preto e a Pousada da Satiko. O grande destaque da Enseada do Bananal talvez seja a Pousada Nautilus, que fica na Praia de Jaconema e oferece as refeições incluídas nas diárias e uma excelente estrutura para mergulho, com preço justo. A Pousada Recanto dos Lima fica na Praia de Matariz e também possui estrutura para mergulho, além de piscina.

Onde ficar na Enseada Sítio do Forte: as pousadas daqui geralmente possuem toda a estrutura necessária para os turistas. A Pousada Recanto dos Pássaros (na Praia de Maguariquessaba) oferece passeios de escuna e possui restaurante. A Pousada Maria Bonita (na Praia Passaterra) possui restaurante e estrutura para mergulho e passeios de barco.

Onde ficar na Praia de Provetá (voltada para o oceano): a Vila de Provetá é a segunda maior da Ilha Grande, atrás apenas da Vila do Abraão. Provetá fica depois da Enseada de Araçatiba e da Praia Vermelha (para quem vem de Angra dos Reis) e é ocupada por uma comunidade mais pesqueira e menos turística. Provetá serve de base para o acesso à duas comunidades isoladas: Aventureiro e Parnaioca. Para hospedagem em Provetá há casas para alugar, quartos em casas de moradores e campings simples, tudo bem informal. Mais informações sobre Provetá.

Onde ficar na Praia do Aventureiro (voltada para o oceano): localizada em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, aqui fica uma comunidade pequena, com uma estrutura rústica e vários campings. Em contrapartida a praia é uma das mais lindas e isoladas da Ilha Grande. A quantidade de visitantes por dia é limitada e é preciso uma autorização para visitar a Praia do Aventureiro. Veja a lista de casas e suítes para alugar e de campings na Praia do Aventureiro.

Onde ficar na Praia da Parnaioca (voltada para o oceano): ainda mais isolada e rústica que a Praia do Aventureiro, a Praia da Parnaioca é uma das mais selvagens e lindas da Ilha Grande. Para hospedagem há dois campings rústicos: Camping da Janete (também tem quartos para alugar) e Camping do Sr. Silvio.

Confira as ofertas de pousadas e passeios para a Ilha Grande no Hotel Urbano

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Ilha Grande em Angra dos Reis? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação da pousada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *