Onde Ficar em Niterói – RJ

Onde ficar em Niterói
H Niterói Hotel – Ingá – Niterói – RJ

Niterói possui lindas praias oceânicas, praias na Baía de Guanabara com excelente estrutura nas orlas, fortalezas históricas e o imperdível MAC (Museu de Arte Contemporânea). Tudo isso ali do lado do Rio de Janeiro, com acesso rápido e fácil pela Ponte Rio-Niterói ou pelas barcas.

Veja também:

Onde ficar em Niterói – RJ:

Podemos dividir a cidade de Niterói em duas áreas:

  • Região Central e praias banhadas pela Baía de Guanabara;
  • Praia Oceânicas (praias de mar aberto banhadas pelo Oceano Atlântico).

Onde ficar na Região Central e praias banhadas pela Baía de Guanabara em Niterói – RJ:

Região mais próxima da cidade do Rio de Janeiro (acesso pela Ponte Rio-Niterói ou por barcas) e que concentra a principal estrutura comercial e de serviços de Niterói. Nessa área estão as principais atrações históricas e culturais (como o Museu de Arte Contemporânea, a Fortaleza de Santa Cruz e o Caminho Niemeyer), além das praias banhadas pela Baía da Guanabara (as mais movimentadas possuem calçadão, boa estrutura e águas calmas, mas poluídas). Em muitos pontos há vistas magníficas para a Baía de Guanabara e para o Rio de Janeiro, incluindo o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Bairros da Região Central e praias banhadas pela Baía de Guanabara (em azul no mapa):


Ingá/Gragoatá/Boa Viagem/São Domingos: um dos melhores lugares para ficar em Niterói, esses bairros são vizinhos e possuem uma localização excelente, entre a movimentada Praia de Icaraí e o Centro de Niterói. Você estará perto da Estação das Barcas Araribóia (barcas para o Centro do Rio em um trajeto de 20 minutos), do Plaza Shopping e dos principais campus da UFF (Valoguinho, Gragoatá e Praia Vermelha). Nessa região há três pequenas praias (Gragoatá, Boa Viagem e Flexas), bons bares, restaurantes e o imperdível Museu de Arte Contemporânea – MAC (com arquitetura moderna e futurista, uma das obras mais espetaculares de Oscar Niemeyer). No bairro Ingá fica o melhor hotel de Niterói, o moderno e 5 estrelas H Niterói Hotel (na cobertura há uma piscina de borda infinita e uma vista cinematográfica para o MAC e o Pão de Açúcar). Outro hotel que é referência nessa região é o Mercure Niterói Orizzonte, que está localizado em Gragoatá e também possui vista esplêndida para o Rio. O Niterói Palace Hotel possui uma excelente localização, próximo da UFF, do Plaza Shopping e da Estação das Barcas. Há várias outras opções de hospedagem nessa região, incluindo algumas econômicas: onde ficar em Ingá/Gragoatá/Boa Viagem/São Domingos.

Centro: é a região mais próxima e com fácil acesso ao Rio, tanto pela Ponte Rio-Niterói como pela Estação de Barcas Araribóia (trajeto de 20 minutos até a Praça XV no Centro do Rio). Aqui você também estará próximo da Rodoviária, de toda a estrutura comercial e de serviços do Centro de Niterói e do início do Caminho Niemeyer. Região econômica para se hospedar em Niterói, é indicada para quem tem compromissos na região ou deseja fácil acesso ao Rio, mas a localização não é das melhores para o turista comum. Confira: onde ficar no Centro de Niterói.

Icaraí: é a mais badalada das praias banhadas pela Baía de Guanabara. Possui um calçadão muito agradável para caminhadas e é bastante utilizada para a prática de esportes na areia. A praia tem uma linda vista para o Rio de Janeiro e para o MAC. A Praia de Icaraí recebe muitos eventos e shows organizados pela prefeitura. O mar tem águas calmas, mas infelizmente é poluído e o banho de mar não é recomendado. O bairro é urbanizado, com muitos prédios e fica próximo do Centro de Niterói. Um dos principais hotéis de Icaraí é o Icaraí Praia Hotel. No bairro fica uma das melhores pousadas de Niterói, o Icaraí Bed&Breakfast. Veja mais opções: onde ficar em Icaraí – Niterói.

São Francisco: localizada entre Icaraí e Charitas a Praia de São Francisco possui um belo calçadão bastante procurado para caminhadas e esportes. Banhada pela Baía de Guanabara, a praia tem bela vista para o Rio de Janeiro e águas calmas, mas poluídas. A orla é famosa por seus bares e restaurantes (alguns entre os melhores de Niterói) e pelo agito noturno. Confira: onde ficar em São Francisco – Niterói.

Charitas: banhada pela Baía de Guanabara a Praia de Charitas é mais popular. Ela possui calçadão, quiosques e águas calmas, mas poluídas e impróprias para banhos. O bairro tem bares, restaurantes e a Estação Charitas de catamarãs para a Praça XV no Centro Rio. A estação tem arquitetura moderna e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A Praia de Charitas é passagem para acessar os fortes mais famosos de Niterói: a imperdível Fortaleza de Santa Cruz (que fica na entrada da Baía de Guanabara), o Forte São Luiz e o Forte do Pico (todos proporcionam vistas espetaculares e valem a visita). Pelo bairro também é possível acessar o Parque da Cidade que está localizado no Morro da Viração. O parque possui rampas para voo livre e uma das mais lindas paisagens de Niterói (é possível ver o Rio, a Baía de Guanabara e as praias de Niterói voltadas para a Baía e para o Oceano). Confira: onde ficar em Charitas – Niterói.

Onde ficar nas Praias Oceânicas em Niterói – RJ:

Região ideal para quem deseja ficar em Niterói para curtir as melhores praias da cidade. As praias daqui são voltadas para o Oceano Atlântico, próprias para banhos de mar e possuem uma paisagem emoldurada por picos de pedra e lindos morros esverdeados pela natureza. Aqui você estará mais distante do Centro de Niterói e do Rio de Janeiro e mais próximo de Maricá e Saquarema, região com ondas boas para surfe.

Praias Oceânicas de Niterói – RJ (em verde no mapa):


Piratininga: bairro residencial, com muitas casas, a praia é dividida em duas, o Praião e a Prainha. O Praião é extenso, com alguns quiosques, ambiente mais tranquilo e mar mais forte, muitas vezes perigoso. A Prainha é uma pequena praia que fica no canto direito de Piratininga. Frequentada por muitas famílias com crianças, ela possui águas bem calmas, vários quiosques e geralmente fica cheia de banhistas. Confira: onde ficar em Piratininga em Niterói.

Camboinhas: praia com um lindo visual, o mar geralmente é tranquilo e o ambiente familiar. O bairro é nobre e possui condomínios residenciais de alto padrão. A orla tem calçadão e quiosques. Camboinha tem algumas pousadas como o Mirante Bela Vista e a Pousada em Família. Mais opções de hospedagem: onde ficar em Camboinhas em Niterói.

Itaipu: tem águas calmas, um colônia de pescadores e vários restaurantes e quiosques. É uma praia bastante popular e fica cheia nos finais de semana e feriados. Tem linda vista para o Rio de Janeiro. No bairro há um museu de arqueologia. Uma das melhores pousadas é a Dunas de Itaipu. Confira: onde ficar em Itaipu em Niterói.

Itacoatiara: considerada por muitos como a melhor praia de Niterói, Itacoatiara é a mais distante do Centro da cidade. A praia é badalada e point dos jovens. As ondas são boas para surfe e o mar é perigoso para banhos. No canto direito fica a Prainha, local de águas calmas e o ponto mais procurado pelas famílias com crianças. Itacoatiara é cercada por costões de pedra que dão um belo visual à paisagem local. É possível subir caminhando o costão do lado esquerdo, da onde se tem uma vista espetacular. A orla tem bons quiosques. O bairro tem boas pousadas como a Pousada Praia de Itacoatiara, a Itaqua House e a Itacoatiara Inn. Confira: onde ficar em Itacoatiara em Niterói.

Ofertas: confira as ofertas de hotéis, pousadas e pacotes para Niterói.

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Niterói? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação do hotel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *