Onde Ficar em Trancoso – BA

Onde Ficar em Trancoso
Pousada Segredos de Trancoso – Quadrado – Trancoso – BA

A vila de Trancoso é um distrito de Porto Seguro com uma charmosa pracinha principal (conhecida como Quadrado) e lindas praias com barracas, bares e restaurantes badalados. Para se hospedar as opções estão no centrinho da vila (no alto de um morro) ou nas praias lá embaixo.

Veja também:

Onde ficar em Trancoso – BA:

Vamos dividir Trancoso em três áreas:

  • Quadrado e Vila
  • Praias ao sul
  • Praias ao norte

Onde ficar no Quadrado e na Vila em Trancoso (em azul no mapa):


Quadrado: é a charmosa (para alguns e simples para outros) pracinha principal que fica no alto das falésias (assim como o restante da vila de Trancoso). À noite de Trancoso acontece no Quadrado, onde os badalados restaurantes (Capim Santo, El Gordo, O CacauCantinho Doce, entre outros) iluminam a área com velas e lamparinas intensificando o ambiente rústico, charmoso e chique. Lugar da vila mais próximo das praias e local do agito noturno o Quadrado é a melhor localização para ficar em Trancoso. As praias estão lá embaixo, uma caminhada de 10 a 15 minutos. Hospedagem no Quadrado: a Pousada Hospedaria do Quadrado tem preços intermediários e excelente custo-benefício. O tradicional Hotel da Praça também não está entre os mais caros. Para economizar confira a Pousada Bom Astral, o Café Cultural Hostel, o Café Esmeralda Albergue Pousada e a Casa da Glória. Mas o Quadrado é famoso pelas hospedagens charmosas e refinadas, disputadas pela alta sociedade na alta temporada de verão. Na linha “vista espetacular para o mar e uma linda piscina” confira a Pousada Segredos de Trancoso e a Pousada El Gordo (onde fica o famoso restaurante). O Uxuá Casa Hotel & Spa oferece casas privativas de 1, 2 ou 3 suítes com as regalias de um hotel de luxo e estrutura de praia e bar na Praia dos Nativos. A Pousada Capim Santo, além do excelente restaurante, também é uma das melhores pousadas de Trancoso. Mais opções: onde ficar no Quadrado em Trancoso.

Vila: enquanto o Quadrado fica na beirada das falésias e perto da descida para a praia o restante da Vila de Trancoso vai se estendendo na direção oposta à praia. Quanto mais distante do Quadrado mais distante você estará da praia (salvo algumas exceções). O restante da vila é o local onde estão a maioria das pousadas e você verá que as diárias são mais baratas em relação ao Quadrado e à praia. Há opções bem próximas do Quadrado, em áreas mais tranquilas e também na principal rua do vilarejo onde você vai encontrar comércio, restaurantes mais econômicos, aluguel de carros, agências de passeios (o principal destino é a Praia do Espelho) e outras conveniências. No geral as pousadas ficam em áreas repletas de natureza. Para se deslocar, além da caminhada também há táxis e mototáxis, mas um carro alugado vai te dar mais liberdade e facilidade para se deslocar entre as praias e o Quadrado. Hospedagem na Vila: há excelentes pousadas próximas ao Quadrado como a Pousada Ouro Sobre Azul, a Pousada do Bosque, a Pousada Calypso e a Etnia Pousada & Boutique (uma das mais luxuosas). Na região da ruazinha principal duas pousadas que se destacam é a excelente Pousada Quarto Crescente e a Pousada Seis e Meia. Confira também as pousadas Big Bambu, Soleluna, Jardim das Margaridas e Samambaia. Para economizar confira as pousadas do Caminho, Pandoro, Rosa dos Ventos Residence e Kitnets e Suítes do Valzinho. Mais opções: onde ficar na Vila em Trancoso.

Onde ficar na Praia em Trancoso:

Se à noite acontece no Quadrado durante o dia o Quadrado dorme e o point são as praias de Trancoso. Ao descer o caminho ao lado da igrejinha do Quadrado e atravessar a passarela sobre os manguezais, em cerca de 10 a 15 minutos de caminhada você sairá na Praia dos Coqueiros (ao sul da vila). Um riozinho no canto esquerdo da Praia dos Coqueiros faz a divisa com a Praia dos Nativos (ao norte da vila). O riozinho geralmente está atravessável, mas pode ser que não esteja dependendo do volume de água e da maré. As duas praias (Coqueiros e Nativos) são as principais e possuem barracas, bares e restaurantes de praia, desde os mais populares (que recebem excursões bate-volta de Porto Seguro) até os mais badalados e exclusivos. Os preços das barracas em Trancoso são inflacionados e é comum a cobrança de consumação mínima, principalmente na alta temporada. As praias mais próximas da vila possuem mar delicioso para banhos, estacionamento para carros (geralmente pagos) e os típicos coqueirais da região. As pousadas na praia, em menor número que no alto da vila, geralmente são charmosas e caras. As mais famosas possuem o próprio restaurante e bar de praia, que também são abertos aos não hóspedes.

Praias ao sul da Vila de Trancoso (em verde no mapa):


Praia dos Coqueiros (sul da vila): entre as barracas populares uma das mais famosas é a do Jonas e entre as mais badaladas está o Café de La Musique. Hospedagem na Praia dos Coqueiros: a Pousada Le Refuge talvez seja a melhor opção para quem deseja conciliar praia com o Quadrado em Trancoso. Ela fica a 100 metros da Praia dos Coqueiros (é só atravessar passarela sobre os manguezais) e a 300 metros metros do Quadrado (subindo a ladeira).

Praia do Rio Verde (sul da vila): é a continuação da Praia dos Coqueiros e por ficar um pouco mais distante da Vila ela é mais tranquila. A quantidade de bares de praia é menor, mas o ambiente é mais requintado (e o preço mais caro). Hospedagem na Praia do Rio Verde: as pousadas Aldeia do Sol e a Clube de Mar possuem o próprio restaurante/bar de praia. Outra opção de hospedagem é a Cabanas du Dotô. Na continuação da Praia do Rio Verde, com um ambiente mais selvagem, estão as praias Itapororoca, Itaquena e após uma longa caminhada, indicada apenas na maré baixa, a Praia do Espelho. Mais opções: onde ficar na Praia do Rio Verde em Trancoso.

Praias ao norte da vila (em amarelo no mapa):


Praia dos Nativos (norte da vila): enquanto a Praia dos Coqueiros fica ao sul do riozinho de Trancoso a Praia dos Nativos fica ao norte. Perto do riozinho fica o sofisticado Praia Bar do Uxuá Casa Hotel e o beach club Flyclub, um dos mais animados de Trancoso. Ao longo da praia há várias barracas mais populares e num trecho mais distante e tranquilo você encontra bares de praia e restaurantes mais caros e renomados como os das pousadas Estrela d’Água, Tangará e Villas de Trancoso. Hospedagem na Praia dos Nativos: no trecho mais próximo do Quadrado e das barracas mais movimentadas ficam a Vila Morena e Pousada Suítes Nativa (excelente custo-benefício a 200 metros da praia). Um pouco adiante a praia fica menos movimentada, local onde estão a Pousada Estrela d’Água (uma das mais famosas e um ícone de Trancoso), a Pousada Villas de Trancoso e a Pousada Tangará. Mais opções: onde ficar na Praia dos Nativos em Trancoso.

Praia do Rio da Barra (norte da vila): continuação da Praia dos Nativos o ambiente é mais tranquilo. Junto ao riozinho da Barra na beira da praia fica o Rio da Barra Pousada Hotel e o badalado restaurante e bar de praia do Terravista Vilas. O Terravista Vilas fica no alto das falésias, ao lado do Condomínio Terravista, e oferece luxuosas casas privativas com serviço de hotelaria e acesso ao campo de golfe do condomínio. Ao lado da Praia do Rio da Barra fica a isolada Praia de Taípe onde, no alto das falésias e vizinho do Condomínio Terravista, está o Club Med Trancoso, já próximo de Arraial d’Ajuda.

Aluguel de imóveis para temporada em Trancoso: é uma opção interessante, principalmente para grupos. O valor da diária por pessoa pode sair muito barato. Em muitos locais também há opções para casais e grupos pequenos. Confira:

  • Aluguel de suítes e apartamentos em Trancoso
  • Aluguel de casas (villas) em Trancoso

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Trancoso na Bahia? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação da pousada

6 Comentários


  1. Fred, qual lugar é mais bonito no sul da Bahia? Trancoso ou Arraial?

    Responder

    1. Oi Stephanie, tudo bem?

      Essa é pergunta é muito pessoal e considero irrespondível hahahahaha

      Além desses dois destinos há muitos outros lugares espetaculares no sul da Bahia.

      Abraços :)

      Responder

  2. Olá ,
    Amei esse post, pois tenho muita vontade de conhecer Trancoso .
    Suas palavras tiraram todas minhas duvidas .

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *