Onde Ficar em Tulum, México

Onde ficar em Tulum
Ana y Jose Charming Hotel (divulgação)

A cidade de Tulum na Riviera Maya (México) é dividida em duas regiões: Tulum Pueblo (o centrinho urbano, distante 5 km da praia) e a Zona Hoteleira (que é o litoral da cidade).

Ambas as regiões possuem muitas opções de hospedagem e cada uma delas tem as suas vantagens e desvantagens.

Veja abaixo os prós e os contras de ficar em Tulum Pueblo e na Zona Hoteleira. Junto com as explicações há várias opções de hotéis, pousadas e hostels, além de dicas essenciais para você escolher onde ficar em Tulum.

No final do artigo eu conto sobre a minha experiência, se eu optei por ficar em Tulum Pueblo ou na Zona Hoteleira e se valeu a pena.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email
>

Onde ficar em Tulum


No mapa acima estão sinalizados Tulum Pueblo (o centrinho urbano), a Zona Hoteleira (linha azul) e as Ruínas de Tulum (as únicas ruínas maias localizadas à beira-mar).

Tulum possui um estilo, uma energia e uma essência própria, que é completamente diferente da urbanização e do agito de Cancún e de Playa del Carmen.

A atmosfera da cidade é mais zen e sustentável.

Isso reflete na proposta dos hotéis e pousadas. O predomínio é de estabelecimentos pequenos, ecológicos e rústicos.

Os quartos geralmente são bangalôs com telhado de palha, um estilo de construção de origem maia.

No início dos anos 2000, quando o turismo em Tulum era no estilo desbravador, os viajantes tinham à disposição uma estrutura básica. Os estabelecimentos eram simples, os banheiros compartilhados e não havia energia elétrica.

Nos últimos anos o turismo evoluiu em Tulum e centenas de novos estabelecimentos de hospedagem surgiram.

Muitos desses estabelecimentos ainda possuem uma estrutura básica. Mas são várias as opções de hotéis e pousadas que, apesar de possuírem uma proposta rústica, oferecem todo o conforto possível.

Onde ficar em Tulum Pueblo


A principal vantagem de ficar em Tulum Pueblo, o centrinho urbano, é a economia, tanto na hospedagem quanto na alimentação. O valor das diárias e dos restaurantes é bem mais barato que na praia.

A principal desvantagem é a distância da praia (pelo menos 5 km).

Tulum Pueblo é melhor localizado para fazer passeios pela região (ruínas, cenotes) e concentra toda a estrutura comercial e de serviços (supermercados, lojas, casas de câmbio, ônibus rodoviários e vans para se deslocar até Playa del Carmen e Cancún).

A cidadezinha possui rede de energia elétrica e por isso é mais fácil e barato encontrar hotéis com ar-condicionado nos quartos.

A avenida principal, que na verdade é a estrada que corta o povoado, tem uma boa quantidade de restaurantes que em geral são mais simples e baratos que os da praia.

As ruínas ficam próximas (2 km). Para ir até a praia são várias as opções: bicicleta (muito comum em Tulum, há uma ciclovia), táxi (não é muito caro) ou alugar um carro.

Tulum Pueblo possui uma boa quantidade de hotéis boutique e bons conjuntos de apartamentos com preços muito mais camaradas que na praia. Os destaques ficam para o Xscape, o Prana Boutique Hotel, o Live Tulum, o Villas Geminis e o Palms Luxury Hotel. Para um bom custo-benefício veja o Itour e o Hotel Casa Sofia. A Pousada Giana tem uma excelente localização bem perto da avenida principal. Opções baratas são o Hotel Howlita e os apartamentos do Maya Pax. O Intima é um hotel naturalista. Se você procura um hostel veja o Chill Inn e o Tubo.

Veja mais opções: hotéis, pousadas, apartamentos e hostels em Tulum Pueblo

Xscape Tulum
Xscape em Tulum Pueblo (divulgação)

Onde ficar na Praia (Zona Hoteleira) em Tulum


Assim como em Cancún, o trecho do litoral de Tulum ocupado por hotéis é chamado de Zona Hoteleira (a linha em azul no mapa acima).

Os hotéis, pousadas, restaurantes e beach clubs ocupam cerca de 10 km de litoral.

Mas se em Cancún a orla é ocupada por megaconstruções, em Tulum os hotéis são pequenos, rústicos e geralmente sustentáveis.

A Zona Hoteleira de Tulum vai, mais ou menos, das Ruínas de Tulum até o Arco Maya (na entrada da Reserva de Sian Ka’an). Praticamente não há estrutura comercial e de serviços.

Ficar em um bangalô rústico à beira-mar em uma praia paradisíaca é a cara de Tulum. Mas isso vai te custar bem mais caro do que ficar em Tulum Pueblo.

Na praia não há rede de energia elétrica. Os estabelecimentos funcionam com energia solar e gerador.

Os hotéis e pousadas mais simples chegam a desligar o gerador durante a madrugada. Muitos não tem ar-condicionado e nem TV nos quartos. Frigobar é ainda mais raro.

Mas há hotéis e pousadas boutique que oferecem o máximo de conforto, incluindo ar-condicionado nos quartos e piscina.

As praias de Tulum


Os 10 km de praia ocupados pelos pequenos hotéis possuem trechos com características diferentes.

Para facilitar eu dividi a orla da cidade em 3 trechos (indicados no mapa acima).

Abaixo eu descrevo um pouco de cada trecho e dou dicas de hotéis e pousadas em cada um deles.

Ao longo dos 10 km cada hotel e pousada dá o nome ao trecho da praia em que ocupa. A maioria também funciona como bar ou beach club de dia e restaurante à noite.

1º trecho


O 1º trecho é o mais próximo das Ruínas de Tulum (uns 10 a 20 minutos de caminhada).

A praia é paradisíaca, com faixa de areia larga e contínua, águas azuis e mar não muito forte e nem muito calmo.

É nesse trecho que fica a famosa Playa Paraiso (El Paraiso Beach Club).

Playa Paraiso Tulum
Playa Paraiso em Tulum

Quanto mais próximo das ruínas maior é a concentração de banhistas. É nessa área que a maioria dos turistas que passam o dia em Tulum (vindos de Cancún e Playa del Carmen) pegam praia após visitar as ruínas.

Na área mais movimentada ficam o Hotel & Cabanas Zazil Kin, o Villa Pescadores (a pousada é excelente, mas eu não gostei muito desse trecho da praia) e o El Paraiso Hotel (que dá o nome à famosa Playa Paraiso).

O Mezzanine fica no ponto mais distante das ruínas onde a paisagem continua linda e o ambiente é mais tranquilo. Ele fica no trecho onde termina a faixa de areia e começa a de pedras.

Veja mais opções de hospedagem no 1º trecho de praia em Tulum

Playa Paraiso Tulum México
Mar azul do 1º trecho de praia em Tulum
Playa Publica Tulum
Linda praia ao lado do Mezzanine
Playa Paraiso em Tulum
Playa Paraiso

2º trecho


O 2º trecho é o mais próximo de Tulum Pueblo e nele a paisagem se altera um pouco, mas continua linda. No lugar de uma praia contínua, o litoral alterna trechos com pedras e trechos com faixa de areia que formam prainhas ou praias de média extensão.

Muitos hotéis ficam em pontos que o acesso à praia é somente para os hóspedes, tornando a praia privativa.

Entre os mais procurados dessa região estão o Diamante K, a Posada Punta Piedra, o Hotel Cataluluna, o Playa Mambo Eco Cabanas, o Zamas, o Papaya Playa Project, o naturalista Azulik, entre outros. O Kore destoa por ser um resort com uma estrutura maior e opções all inclusive.

Veja mais opções de hospedagem no 2º trecho de praia em Tulum

Playa Mambo Tulum México
Praia do Playa Mambo Eco Cabanas (divulgação)

3º trecho


O 3º trecho é o mais extenso. São muitos quilômetros de praia contínua com uma linda paisagem.

Apesar de ser o trecho mais distante das ruínas e de Tulum Pueblo, é nele que se concentra o melhor da gastronomia e da noite da cidade.

A praia tem poucos acessos públicos e fica mais reservada para os hóspedes e clientes dos hotéis, bares e restaurantes.

O 3º trecho é a essência de Tulum: praia paradisíaca, natureza, sustentabilidade, atmosfera rústica e zen, dezenas de bares de praia e excelente gastronomia.

É, na minha opinião, o melhor lugar para ficar em Tulum (e também o mais caro).

Entre as pousadas e hotéis mais procurados dessa região estão o Rosa del Viento (um dos melhores custo-benefício), Viento de Mar, Hotel Amoreira, Alma Tulum Boutique Hotel, Maya Cabanas, Playa Xcanan, Nomade Tulum e o Ana y Jose Charming Hotel.

Veja mais opções de hospedagem no 3º trecho de praia em Tulum

Tulum Riviera Maya México
Lindo visual no 3º trecho de praia em Tulum
Ana y Jose Tulum
Praia do Ana y Jose Charming Hotel
Rosa del Viento Tulum
Praia do Rosa del Viento (divulgação)

Leia esse artigo onde eu explico com mais detalhes os 3 trechos de praia em Tulum com muitas dicas de bares, restaurantes e beach clubs para curtir o dia e a noite: Praias de Tulum

A minha experiência

Se a sua intenção é se aprofundar na atmosfera e na energia de Tulum, sem dúvida que o melhor lugar para ficar é na praia, em um bangalô rústico à beira-mar. Esse era o meu desejo.

Mas em uma viagem muitas coisas devem ser consideradas. O dinheiro é uma delas e um hotel na praia é 2 ou 3 vezes mais caro que um hotel do mesmo padrão em Tulum Pueblo.

Outra coisa que você deve analisar é o que você pretende fazer em Tulum.

Passar o dia curtindo a praia do seu hotel ou passar o dia fazendo passeios, conhecendo as atrações da região e visitando praias diferentes?

Como o nosso roteiro em Tulum incluía conhecer as Ruínas de Tulum, as Ruínas de Cobá, cenotes e trechos de praias diferentes, ficaríamos pouco tempo no hotel.

Não compensava investir num hotel ou pousada na praia e passar o dia fora dele. Assim, optamos por ficar em Tulum Pueblo.

Essa foi uma escolha baseada em custo-benefício. Se o dinheiro não fosse um fator importante teríamos optado por ficar na praia.

Em Tulum Pueblo ficamos hospedados no Prana Boutique Hotel, uma pousada recém-inaugurada quando nos hospedamos.

O Prana Boutique Hotel oferece um ambiente lindo, jardim, redes, piscina e restaurante. Os bangalôs rústico-chiques são equipados com ar-condicionado, cama king-size, um bom banheiro privativo, entre outros itens.

Ficamos hospedados com todo o conforto por um ótimo valor. Um hotel do porte e conforto do Prana à beira-mar seria inviável para o nosso orçamento.

Veja mais detalhes e a nossa avaliação: Prana Boutique Hotel

Prana Boutique Hotel Tulum
Prana Boutique Hotel em Tulum Pueblo

Dicas Tulum:

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no roteiro da sua viagem:

Na região:

Guia completo

Vídeo de Tulum

Assista ao nosso vídeo de Tulum. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você, já se hospedou em Tulum? Tem dicas de onde ficar na cidade?

Ou dúvidas sobre onde ficar em Tulum?

Deixe um comentário abaixo :)

11 Comentários


  1. Bom dia Fred! Parabéns pela matéria!!! Conteúdos e informações super úteis!
    Por favor, você poderia me dizer se esta viagem é super tranquila para ir com crianças de 4 e 9 anos de idade? Eu, acredito que será maravilhoso, mas apenas para tirar essa dúvida.
    E, vc tem alguma outra indicação de algum hotel ou pousada, que tenha um custo-benefício legal e que seja bacana? No hotel que vc ficou, não tem mais disponibilidade.
    Muito Obrigada

    Responder

    1. Oi Mari, tudo bem?

      Obrigado :)

      Tulum é um destino rústico, meio alternativo e bastante descolado. O predomínio são pequenas pousadas rústicas (muitas oferecem todo o conforto necessário) que não possuem estrutura para crianças no sentido de recreação, atividades e brinquedos.

      Em Cancún, Playa del Carmen e na Riviera Maya você encontrará hotéis e resorts com toda a estrutura para viagens em família com crianças.

      Mas é claro que é tranquilo ir com crianças para Tulum, inclusive vimos casais com crianças por lá.

      Os leitores do blog reservam bastante o Xscape Tulum, você já conferiu?

      Abraços :)

      Responder

  2. Oi fred, tudo bem? Parabéns pelo site, muito organizado e explicado! Mandei e-mail pra receber o guia mas nunca chegou, tenho muito interesse em recebê-lo.

    Responder

    1. Oi Mylana, tudo bem? Obrigado :)

      Aqui consta que o email foi enviado no dia 31/01. O 1º email é uma verificação, você tem que clicar no link para confirmar e depois será enviado o email com o guia.

      Confira se não está na caixa de spam ou em algum outro filtro do hotmail.

      Para facilitar eu acabei de enviar novamente o email de confirmação.

      Abraços :)

      Responder

  3. Fred, primeiro parabéns pelas suas dicas, estou adorando seu blog.
    Viajo para cancún em janeiro e reservei 14 dias, minha dúvida é como posso dividir esses dias entre Tulum, Playa Dell Carmen e cancún, também pretendo ficar 1 dia em cozumel.
    Pode me ajudar nesta tarefa?
    Obrigada
    Raphaella

    Responder

    1. Oi Raphaella, tudo bem? Obrigado :)

      Que bom que você vai ficar 14 dias. São muitas as atrações na região e com 14 dias você fará uma viagem fantástica.

      Antes de definir quantos dias ficar em cada lugar eu acho que o ideal é decidir em quais atrações ir. Cada atração está mais próxima de um destino. Com as atrações definidas você fica a quantidade de dias necessários em cada destino.

      Acho que uma boa divisão é: uns 5 dias em Cancún (mais para curtir o resort), uns 5 ou 6 dias em Playa del Carmen e uns 3 ou 4 dias em Tulum. Veja Onde Ficar em Playa del Carmen e Onde Ficar em Cancún.

      Uma opção em Cozumel é passar o dia na ilha (a partir de Playa del Carmen). Se você quer dormir em Cozumel será que 1 noite não é pouco? Eu faria um bate-volta ou ficaria 2 noites para poder explorar melhor. 1 noite acho que não compensa o transtorno de check-in, check-out, malas, etc. Veja o meu Roteiro de 1 Dia em Cozumel e Onde Ficar em Cozumel.

      A partir de Tulum você estará bem mais perto das ruínas maias, não só das Ruínas de Tulum, mas também das Ruínas de Cobá e de Chichén Itzá. Veja: Chichén Itzá, Ruínas de Tulum, Ruínas de Cobá e Ek Balam.

      Alugar um carro é ideal para otimizar o tempo, agilizar e flexibilizar o roteiro. Veja Dicas para Alugar Carro em Cancún e Região.

      Veja o meu roteiro pela região: Roteiro Cancún, Playa del Carmen, Tulum e Valladolid.

      Eu recomendo também o meu Guia Completo de Cancún.

      Boa viagem e qualquer dúvida é só deixar a pergunta nos comentários dos artigos :)

      Responder

  4. Olá Fred,
    Primeiramente parabéns pelo seu site. Estou impressionada com a quantidade de detalhamentos, que coloca sobre os locais. Parabéns! Incrível!
    Preciso de um help, estou planejando em Julho/17 a viagem para Cancún. O que está me deixando confusa é a quantidade de dias em cada local. Quero ficar em Tulum, Playa del Carmen, Cozumel e Cancún.
    A minha lógica é ficar a quantidade certa de dias para realizar os passeios mais próximos de cada local. Deixei Cancún para o final pois pretendo curtir o resort apenas.rs
    À princípio planejei Tulum 5 dias, Cozumel 3 dias, Playa del Carmen 6 à 7 dias. Muito, pouco?rs
    Somos um casal super motivados, que gosta de conhecer tudo e mais um pouco. Não temos dias contados para viajar.
    Desde já obrigada!
    Marina

    Responder

    1. Oi Marina, obrigado :)

      Eu acho que a divisão de dias está excelente. A quantidade de coisas para se fazer na região é quase infinita rsrsrssrrs, mas com essa divisão vocês conseguirão explorar e conhecer as principais atrações de cada local.

      Eu recomendo que vocês aluguem um carro. Vocês terão mais flexibilidade e irão otimizar o tempo. Leia o artigo dicas para alugar carro na região de Cancún.

      Pense na possibilidade em dormir 1 ou 2 noites em Valladolid, uma linda cidade colonial. Ela não fica na praia, mas está pertinho de Chichén Itzá (você pode chegar mais cedo, quando ainda está vazio), do Cenote Ik Kil, das Ruínas de Ek Balam e de outras atrações. E ainda tem um centrinho super charmoso e que fica todo iluminado à noite. Só que a região é muito quente em Julho. Eu tiraria 1 dia de Tulum e colocaria 1 ou 2 dias em Valaldolid. Veja dicas Valladolid México.

      Cozumel em 1 dia dá para dar a volta na ilha conhecendo as praias. O centrinho deixe para conhecer à noite. Se vocês irão mergulhar adicione o tempo que acharem necessário para isso.

      Deixar Cancún para o final da viagem só para curtir o resort é a escolha certa. Eu mesmo fiz isso e recomendo. O único grande passeio que é mais fácil fazer a partir de Cancún é Isla Mujeres.

      Nos artigos abaixo eu dou muitas dicas para escolher a hospedagem e também como as cidades funcionam:

      Onde ficar em Playa del Carmen
      Onde ficar em Cozumel
      Onde ficar em Tulum
      Onde ficar em Isla Mujeres
      Onde ficar em Valladolid
      Onde ficar na Riviera Maya
      Onde ficar em Cancún

      Imperdível: Guia completo de Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região

      Boa sorte e boa viagem. Vocês vão adorar Cancún e a Riviera Maya, é uma região perfeita para turistas exploradores :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *