Onde Ficar em Valladolid, Yucatán, México

Onde ficar em Valladolid México
Construções coloniais em Valladolid

A maioria dos turistas conhece Valladolid apenas de passagem, na volta de passeios que saem de Cancún e da Riviera Maya e vão para Chichén Itzá.

Mas muita gente pernoita na cidade com 2 objetivos principais:

  • Ir logo pela manhã à Chichén Itzá (distante apenas 45 km) para fugir do calor da tarde e da massa de turistas vindos de Cancún e da Riviera Maya que começam a chegar por volta do horário do almoço.
  • Explorar mais profundamente as atrações dessa bela cidade colonial.

Se você curte cidadezinhas do interior em estilo colonial, igrejinhas históricas, zonas arqueológicas e cenotes, considere ficar 1 ou 2 noites em Valladolid.

Na cidade e nos arredores há atrações muito interessantes. Na região de Valladolid estão as zonas arqueológicas de Chichén Itzá e Ek Balam, os cenotes Ik Kil e Dzitnup, a intrigante igrejinha de Uayma, entre outros. Veja no artigo o que fazer em Valladolid.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

Onde ficar em Valladolid (México):

O melhor lugar para ficar é no entorno da praça principal (chamada de Parque Francisco Cantón Rosado) no centro histórico de Valladolid.

Valladolid é pequenina e dá para conhecer a pé as atrações que ficam dentro da cidade, quase todas próximas da praça principal.

O calor na cidade é intenso. No verão é infernal. Não é agradável caminhar longas distâncias no sol da tarde. Por isso o ideal é ficar bem perto da praça principal para se deslocar o menos possível.

Ao se hospedar no centrinho você estará próximo da maioria dos restaurantes e com fácil acesso ao transporte (táxi, vans, ônibus rodoviário).

Veja no mapa abaixo a localização da praça central (em estrela), dos principais pontos turísticos de Valladolid e do terminal de ônibus da ADO (principal empresa de ônibus rodoviário):

À noite Valladolid fica ainda mais bela com a iluminação noturna. Um charme:

Iglesia de San Gervasio Valladolid Yucatán

Hotéis e pousadas em Valladolid (México):

Na minha opinião o hotel com a melhor localização e custo-benefício para se hospedar em Valladolid é o Hotel El Mesón de Marqués. Ele fica em frente à praça principal e tem um dos melhores restaurantes da cidade, onde você pode provar a gastronomia yucateca além de pratos variados de culinária internacional (veja onde comer em Valladolid). A boa notícia é que o Hotel El Mesón del Marqués não é caro. Outra opção de hotel na praça principal é o Maria de La Luz, de categoria econômica.

Hotel El Mesón del Marqués Valladolid
Restaurante e hotel El Mesón del Marqués no Centro Histórico

Numa distância de até 3 quarteirões da praça principal (o máximo de distância que eu recomendo para se hospedar) estão as seguintes opções:

Casa Tia Micha e Casa Marlene: administradas pela mesma família elas são quase vizinhas e bem próximas da praça, uns 50 metros. Nós ficamos hospedados na Casa Marlene, uma linda e charmosa casa centenária. O valor da diária é um pouco acima da média para Valladolid, mas o estilo colonial da casa combina perfeitamente com a cidade. Veja mais detalhes na minha avaliação da Casa Marlene. Veja mais detalhes da Casa Tia Micha. Numa faixa de preço similar veja a Casa San Roque que também é uma pousada familiar, embora o ambiente interno seja mais moderno.

Veja nas fotos os pisos das salas da Casa Marlene:

Pousada Casa Marlene Valladolid México

Pousada Casa Marlene Valladolid

Custo-benefício e perto da praça central:  confira o Hotel Colonial La Aurora e o Hostel Tunich Naja (com quartos coletivos e privativos).

Barato: ainda distante menos de 3 quarteirões da praça principal e bons para economizar veja o Hotel Maria Guadalupe, o Hotel Zaci e o Gayser Apartments. Muito barato, mas mal avaliado é o Hotel Sol Colonial.

Hotel Tunich Beh: muito bem localizado no início da Calzada de Los Frailes, que para mim é a rua mais charmosa de Valladolid. Fica perto da praça central e já no caminho para o Convento de San Bernardino de Siena.

Calzada de Los Frailes Valladolid México
Início da Calzada de Los Frailes à noite

Parque de La Candelaria: é uma linda e tranquila praça distante 3 quarteirões da praça principal. Na praça fica o bem avaliado Hostel Candelaria e ali pertinho a Casa Hipil.

Parque de La Candelaria Valladolid
Parque de La Candelaria

Os estabelecimentos abaixo estão distantes mais de 3 quarteirões da praça principal. Alguns são muito bons e interessantes, mas na minha opinião eles não são bem localizados para se deslocar a pé por Valladolid:

Hotel Zentik Project: um pouco distante do centrinho, mas com características bastante peculiares. O hotel possui várias pinturas de artistas, cabanas no estilo maia e uma caverna com uma piscina termal com água em torno dos 34ºC.

Hotel Posada San Juan e Casa Hamaca Guesthouse: dois estabelecimentos ranqueados entre os melhores da cidade e não muito distantes da praça principal (uns 4 quarteirões).

Casa Quetzal Boutique Hotel: localizado perto do Parque Sisal onde fica o Convento de San Bernardino de Siena.

Onde ficar perto de Chichén Itzá:

Valladolid está distante 45 km de Chichén Itzá e para mim é a melhor opção para pernoitar perto das ruínas.

Mas caso você queira ficar ainda mais próximo da zona arqueológica existem várias opções de hospedagem no entorno de Chichén Itzá:

Dicas Valladolid México:

Eu preparei alguns artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Na região:

Guia completo 

Video de Valladolid:

Assista ao vídeo que eu fiz das atrações de Valladolid e da região. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você? Tem alguma dica de hospedagem em Valladolid no México? Ou alguma dúvida para escolher onde ficar em Valladolid? Deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *