Palácio Real de Aranjuez (Espanha): Visitas, Jardins, Como Ir, Horários, Preços

Palácio Real de Aranjuez Esapanha
Palácio Real de Aranjuez e seus belos jardins

O Palácio Real de Aranjuez está localizado no Real Sítio e Vila de Aranjuez (ou simplesmente Aranjuez), uma pequena cidade na Comunidade Autônoma de Madrid, distante 48 km de Madrid (capital).

Confira neste artigo todas as dicas para visitar o Palácio de Aranjuez

  • Palácio Real de Aranjuez: localização, história e detalhes da visita ao palácio.
  • Jardins: o palácio possui três lindos jardins, o Jardín del Parterre, o Jardín de La Isla e o Jardín del Príncipe (onde estão o Museo de Las Falúas Reales e a Casa del Labrador). Fontes monumentais: os jardins possuem lindas fontes.
  • Aranjuez: veja o que há mais para se fazer na cidade de Aranjuez.
  • A minha experiência: confira o relato da minha visita ao palácio e à cidade de Aranjuez.
  • Como chegar: como ir de Madrid até o Palácio Real de Aranjuez (trem, ônibus, carro, passeios com agências e o Tren de La Fresa-Morango).
  • Onde ficar em Aranjuez.
  • Horários para visitar o Palácio Real de Aranjuez, preços dos tickets e os horários gratuitos.
  • Vídeo: assista ao vídeo que eu fiz da minha visita ao palácio e aos jardins de Aranjuez.
  • Dúvidas: se após você ler o artigo ainda tiver alguma dúvida deixe um comentário no final do artigo.

Passeios com agências: uma maneira cômoda de visitar o Palacio de Aranjuez são os passeios com agências. A Viator possui essas opções de excursões saindo de Madrid:

Palácio Real de Aranjuez


Localização: no mapa acima você confere a localização do Palácio de Aranjuez e da cidade de Madrid. O Palácio de Aranjuez é uma excelente opção de bate-volta desde Madrid (a distância é de 48 km).

Palácios reais próximos de Madrid. O Palácio de Aranjuez é um dos 5 palácios reais que são possíveis visitar a partir de Madrid: Palácio Real de Madrid, Palácio Real de El Pardo (também em Madrid), Palácio Real de Aranjuez, Palácio Real de La Granja de San Ildefonso (perto de Segóvia) e o Palácio Real de Riofrío (também perto de Segóvia). Também não posso deixar de mencionar os imperdíveis Monasterio de El Escorial e o Alcazár de Segóvia.

Rio Tajo (Tejo): o Palácio de Aranjuez fica às margens do Rio Tajo que após cruzar boa parte da Espanha vai desaguar no Oceano Atlântico em Lisboa onde é chamado de Rio Tejo.

História: a construção do Palácio foi iniciada no século XVI pelo Rei Filipe II. O arquiteto contratado foi Juan Batista de Toledo, o mesmo do Monasterio de El Escorial. A construção foi parada pela metade e o local ficou abandonado. No século XVIII a construção foi retomada pelo Rei Filipe V e o palácio foi ampliado pelos reis Fernando VI e Carlos III (que deixou o palácio com o aspecto atual).

Veraneio e residência oficial: no final do século XVIII e no século XIX o Palácio Real de Aranjuez viveu o seu auge. Além de ser usado para veraneio, durante décadas a família real espanhola usou o palácio como residencia oficial nos meses da primavera. O Rei Carlos IV chegava a usar o Palácio de Aranjuez como residencia oficial durante 6 meses do ano.

O que visitar no Palácio de Aranjuez

Palacio Real de Aranjuez - Madrid - Espanha
O palácio é ricamente decorado. Crédito: Patrimonio Nacional

Imperdíveis no Palácio de Aranjuez:

  • Interior: o Palácio de Aranjuez não é tão grande, mas possui algumas salas simplesmente espetaculares, de cair o queixo. As que eu mais gostei foram o Gabinete de Porcelana (porcelanas com relevo decoradas com detalhes orientais mesclados com o estilo rococó) e o Gabinete Árabe (inspirado na Sala de Las Dos Hermanas do Alhambra em Granada).
  • Jardins: são três belos jardins com lindas fontes ao redor do palácio. Na minha opinião no quesito jardins o Palácio de Aranjuez está bem acima do Palácio Real de Madrid e rivaliza apenas com os espetaculares jardins do Palácio Real de La Granja de San Ildefonso. Mais abaixo eu explico sobre os jardins de Aranjuez. A melhor época para visitar os jardins é durante a primavera, quando eles estão mais floridos.

Mais atrações do Palácio de Aranjuez:

  • Fachada: como nos demais palácios reais a fachada do Palácio Real de Aranjuez é linda. Mas na minha opinião ela fica em um nível abaixo ao do Palácio Real de Madrid, do Palácio de La Granja de San Ildefonso e ao do impressionante e imponente Monasterio de El Escorial.
  • Museo de La Vida en Palacio: localizado dentro das dependências do palácio reúne um acervo de objetos, pinturas e roupas da realeza espanhola, incluindo vestidos de noivas de rainhas.

Não é permitido tirar fotos dentro do Palácio de Aranjuez: infelizmente só é possível tirar fotos das áreas externas (dos jardins é permitido). Mas para despertar a sua vontade de visitar estou colocando algumas fotos disponíveis no site oficial do palácio:

Gabinete de Porcelana Palácio de Aranjuez
Gabinete de Porcelana. Crédito: Patrimonio Nacional
Gabinete Árabe Palácio de Aranjuez
Gabinete Árabe. Crédito: Patrimonio Nacional
Palácio Real de Aranjuez
Crédito: Patrimonio Nacional

Jardins do Palácio Real de Aranjuez


No mapa acima estão a localização do Palácio de Aranjuez e dos três jardins principais: Jardín del Parterre, Jardín de La Isla e o Jardín del Príncipe. Há mais um jardim, na praça principal da cidade, o Jardín de Isabel II, mas ele não é tão atrativo como os outros.

Gratuitos: ao contrário do palácio os jardins são abertos ao público.

Fontes monumentais: as fontes mais próximas do palácio (no Jardín del Paterre e no Jardín de la Isla) funcionam de segunda a sexta das 11:00 às 14:00 e das 16:00 às 18:00 e aos sábados das 11:00 às 18:00. Confirme os horários mais abaixo em Horários).

Jardín del Parterre: é o menor jardim e o mais próximo da entrada/saída da visita ao palácio. Nele fica a que talvez seja a principal fonte de todos os jardins, a Fonte de Hércules y Anteo. O Jardín del Parterre fica às margens do Rio Tajo, um ambiente super agradável para caminhar.

Jardín del Parterre Aranjuez
Jardín del Parterre

Jardín de la Isla: o acesso é pelo Jardín del Paterre, margeando o palácio e atravessando uma linda ponte com esculturas sobre o rio. Localizado em uma ilha no Rio Tajo, ele é bem maior que o Paterre, mais arborizado e com muitas fontes.

Jardín de la Isla Aranjuez
Fonte no Jardín de La Isla

Jardín del Príncipe: mais afastado do palácio é o maior jardim de Aranjuez com cerca de 2 km de extensão. O jardim tem algumas fontes, mas as principais atrações são o Museo de Las Falúas Reales e a Casa del Labrador. Museo de Las Faúlas Reales: distante 1,3 km do palácio esse museu fica ao lado do Embarcadero Real às margens do Rio Tajo. Faúla é uma espécie de embarcação a vela que os reis usavam para passear pelo rio. O acervo reúne faúlas ricamente decoradas, pinturas da armada espanhola e canhões de bronze. O ticket do palácio dá acesso gratuito ao museu. Mais informações: Museo de las Faúlas RealesCasa del Labrador: distante 2,5 km do palácio é um palacete em estilo neoclássico inaugurado em 1803 pelo Rei Carlos IV. Apesar da fachada ser relativamente simples o interior é ricamente decorado e vale a visita. As visitas são guiadas e cobradas. Mais informações: Casa del Labrador.

Museo de las Faúlas Reales Aranjuez
Faúla no Museo de las Faúlas Reales. Crédito: Turismo en Aranjuez
Casa del Labrador Aranjuez
Casa del Labrador em Aranjuez. Crédito: Turismo en Aranjuez

O que visitar na cidade de Aranjuez


O Palácio Real está localizado no centro da cidade e por isso é fácil você explorar um pouco mais Aranjuez.

Plaza de San Antonio: é a praça principal de Aranjuez, localizada ao lado do Jardín del Parterre. A praça é ampla e com várias construções com arcos no seu entorno. Na praça fica a Fonte de La Mariblanca (estava em restauração quando eu fui) e no entorno da praça ficam o Patio de Infantes, o Patio de Ofícios, o Patio de Los Caballeros, o Jardín de Isabel II, a Real Capilla de San Antonio (só abre para missas) e a Oficina de Turismo de Aranjuez (onde você pode pegar um mapa e obter mais informações sobre os pontos turísticos e sobre trilhas pelos arredores da cidade, inclusive de bicicleta).

Plaza de San Antonio Aranjuez
Plaza de San Antonio, a praça principal da cidade de Aranjuez

Restaurantes: a partir da Calle de San Antonio (ao lado da Real Capilla de San Antonio) é possível acessar a Calle de Postas, um calçadão com alguns restaurantes, local bom para almoçar. Na própria Calle de San Antonio você encontra unidades do 100 Montaditos e do Lizarran, franquias boas e baratas para tomar um chopp e comer porções.

Calle de Postas Aranjuez
Calle de Postas, um calçadão com restaurantes

Trenzinho turístico Chiquitrén: o trenzinho faz um recorrido saindo da frente do palácio e passando pelas principais atrações do centro histórico e pelos jardins (ele vai até a Casa del Labrador no Jardín del Príncipe). A tarifa custa 5,50 euros e o trajeto dura 50 minutos. O ponto de saída é próximo do final da avenida que liga a estação de trem ao palácio. Confirme as informações, preços, veja o mapa com o local de saída e os horários no site Chiquitrén Aranjuez.

Trenzinho Aranjuez
Chiquitrén em Aranjuez. Crédito: Turismo en Aranjuez

Museo Taurino / Plaza de Toros: ainda na cidade, mas um pouco afastado do palácio, se encontra a Plaza de Toros de Aranjuez onde fica o Museo Taurino. A Plaza de Toros de Aranjuez foi inaugurada em 1797 (ela é uma das três da Espanha construídas no século XVIII). O museu oferece uma visita guiada que inclui um tour pelas dependências da plaza. Touradas é um tema muito polêmico (inclusive entre os espanhóis). Eu torço para que as plazas de toros se transformem exclusivamente em museus. Mais informações, preços e horários das visitas em Museo Taurino de Aranjuez.

Plaza de Toros de Aranjuez
Plaza de Toros de Aranjuez. Crédito: Turismo en Aranjuez

A minha experiência em Aranjuez

Nós visitamos Aranjuez no final do outono (dezembro) em um bate-volta desde Madrid. Estava bem friozinho e com neblina pela manhã. Após o meio-dia o tempo abriu e o sol saiu.

Trem: nós fizemos o bate-volta com o trem Cercanías. Descemos na Estação de Trem de Aranjuez e caminhamos 1 km até o palácio. A avenida que liga a estação até o palácio tem um lindo visual. Mais abaixo eu explico como chegar no palácio desde Madrid.

Aranjuez
Caminhada pela avenida que liga a estação ao palácio

Fotos da fachada: o ponto ideal para tirar foto da fachada do palácio é bem próximo do final da avenida para quem vem caminhando da estação de trem. Tire fotos da fachada logo que você chegar ou deixe para tirar antes de voltar até a estação. Veja no mapa abaixo a localização da estação de trem, do final da avenida que liga a estação ao palácio, do local para tirar foto da fachada e do local da entrada para visitar o palácio.

Palácio de Aranjuez
Fachada do palácio
Palácio de Aranjuez
Fachada do palácio (ainda nublado pela manhã)

Visita ao palácio: após tirarmos fotos da fachada fomos visitar o palácio. Não compramos o ticket antecipado, mas felizmente não havia filas (chegamos antes das 10:00). Quando saímos (após a visita) havia uma fila bem grande para comprar os tickets. Nós fomos na baixa temporada, mas era um sábado (dia em que muitos espanhóis visitam os pontos turísticos). Se você for na alta temporada (principalmente em finais de semana) talvez seja uma boa ideia comprar o ticket antecipado (mais abaixo eu explico sobre os tickets).

Duração da visita: o Palácio de Aranjuez é menor que o Palácio de Madrid. A visita dura uns 45 minutos (não fizemos a guiada). Conciliando o palácio mais o Museo de La Vida en Palacio (que fica dentro do Palacio) a visita vai levar +- 1 hora.

Palácio de Aranjuez
A entrada para visitar o palácio é pela lateral
Plaza de Parejas Aranjuez
Plaza de Parejas, em frente ao local de entrada no palácio
Tickets Palácio de Aranjuez
Quando terminamos a visita havia uma grande fila para comprar o ticket

Jardins: após visitar o palácio fomos visitar os jardins. Começamos pelo Parterre (que é o mais próximo da entrada para visitar o palácio) e depois acessamos o Jardín de la Isla. Infelizmente não tivemos tempo de ir no Jardín del Príncipe, no Museo de Las Faúlas Reales e na Casa del Labrador. Tínhamos um jogo do Real Madrid no mesmo dia.

Fontes monumentais: como fomos em um sábado não tivemos que nos preocupar com o horário das fontes (aos sábados elas funcionam das 11:00 às 18:00). Caso você vá em outro dia confira os horários das fontes. Dependendo do horário que você chegar em Aranjuez talvez seja melhor primeiro visitar os jardins e depois o palácio (para pegar as fontes funcionando).

Imperdível: caminhar pelos jardins às margens do Rio Tajo com suas esculturas e fontes é um passeio imperdível.

Jardín del Parterre Aranjuez
Fuente de Hércules y Anteo no Jardín del Parterre (a única que não estava funcionando)
Jardín del Parterre Aranjuez
Jardín del Rey dentro do Jardín del Parterre
Jardín del Parterre Aranjuez
Caminhada agradável às margens do Tajo no Jardín del Parterre
Jardín del Parterre Aranjuez
Momento romântico
Jardín de La Isla Palacio de Aranjuez
Uma das pontes que ligam o Parterre e o Jardín de la Isla com esculturas
Jardín de La Isla Palacio de Aranjuez
Uma das inúmeras fontes do Jardín de La Isla
Jardín de La Isla Palacio de Aranjuez
O Jardín de La Isla é bastante arborizado e gostoso para caminhar

Jardín de La Isla Palacio de Aranjuez

Jardín de La Isla Palacio de Aranjuez

Jardín de La Isla Palacio de Aranjuez
Palácio visto do Jardín de La Isla com um dos canais do Tajo que formam a ilha

Centro histórico: após visitar o palácio e os jardins fomos passear e almoçar no centro de Aranjuez. Caminhamos pela Plaza de San Antonio e fomos até a Calle de Postas onde há um calçadão com vários restaurantes. Infelizmente os restaurantes ainda não estavam abertos (era antes das 14:00 – horário que os restaurantes abrem para almoço). Acabamos almoçando no Lizarran que fica ali pertinho na Calle de San Antonio.

Aranjuez Espanha
Calçada na Plaza San Antonio em Aranjuez
Real Capilla de San Antonio Aranjuez
Real Capilla de San Antonio, a igreja da praça em Aranjuez
Lizarran Aranjuez
Lizarran
Lizarran Aranjuez
Almoço no Lizarran

Retorno: retornamos de trem para Madrid por volta das 15:00. Ficamos umas 5 horas em Aranjuez. Para fazer o roteiro que eu fiz + o Jardín del Príncipe (com o Museo de las Faúlas e a Casa del Labrador) você levará o dia todo.

Aranjuez Espanha
Caminhada de retorno para a estação de trem com sol

Como ir de Madrid até o Palácio de Aranjuez

Trem Cercanías Linha C-3: é a melhor opção para ir de Madrid até Aranjuez. A linha que vai até Aranjuez é a C-3 (você deve pegar o trem no sentido Aranjuez). O trajeto vai levar entre 40 minutos e 1 hora (dependendo da estação que você pegar o trem em Madrid) e há uma boa frequência de trens (a cada 20 ou 30 minutos). A passagem ida e volta custa +- 10 euros e não é preciso comprar antecipado (dá para comprar nas máquinas de autoatendimento nas estações). Em Madrid o Cercanías sai de quatro estações, pesquise qual é a mais próxima do seu hotel: Atocha Cercanías (+- 44 minutos até Aranjuez), Sol (na Plaza Puerta del Sol, +- 48 minutos até Aranjuez), Nuevos Ministerios (+- 53 minutos até Aranjuez) e Chamartín (+- 58 minutos até Aranjuez). Aranjuez é a última estação da linha. Confira o mapa das linhas Cercanías em Madrid e nesse link você consegue consultar os Horários dos Trens Cercanías Madrid.

Trem Media Distancia (MD): além do Cercanías também é possível ir até Aranjuez com o trem Media Distancia. Eu acho que não vale a pena. A única vantagem do trem MD é a duração do trajeto (uns 10 minutos a menos que o Cercanías). A principal desvantagem é que a frequência de trens é bem menor que o Cercanías. Além disso ele só sai da Atocha e é mais caro. No site da Renfe só é possível comprar online as passagens do Media Distancia. As passagens do Cercanías são vendidas apenas nas estações. Tanto o Cercanías como o MD chegam na mesma estação em Aranjuez.

Como ir da Estação de Trem de Aranjuez até o Palácio de Aranjuez: caminhando, até porque não sobram outras opções. Quando eu fui não havia táxis na estação. A caminhada é de 1,1 km (uns 15 minutos) por uma avenida arborizada e gostosa para caminhar. Ao sair da estação siga para a direita até a avenida. Na avenida vire à esquerda e vá até o palácio. Veja o mapa de localização da estação de trem (A), da entrada para vistar o palácio (B) e o trajeto (em azul):

Ônibus: duas companhias fazem o trajeto Madrid-Aranjuez, a Aisa (Linha 423) e a Samar (Linha 001). Uma vantagem é que a Estação de Ônibus de Aranjuez é no centro da cidade (na Calle Infantas, uns 3 quarteirões do palácio). Outra vantagem é que as passagens são um pouco mais baratas que o trem Cercanías. Os ônibus saem da Estação Madrid Sur (relativamente próxima da Atocha, mas a estação de Metrô mais próxima é a Méndez Álvaro). Há uma boa frequência de horários dos ônibus. A viagem de ônibus entre Madrid e Aranjuez leva +- 1 hora. Mais informações e horários nos sites das companhias Aisa e Samar. Eu ainda acho que o trem Cercanías é a melhor opção. Veja o mapa de localização da Estación de Autobuses de Aranjuez:

Carro: se você estiver com carro alugado o trajeto do centro de Madrid até o Palácio de Aranjuez é de 48 km e leva em torno de 40 minutos sem trânsito (segundo o Google Maps, veja a rota). Se você for alugar carro eu recomendo que você leia o artigo Dicas Alugar Carro. Compre um chip de celular com internet e use o Waze do seu celular no lugar do GPS: Chip Celular Internet.

Toledo-Aranjuez: a distância entre as duas cidades é de apenas 44 km, mas infelizmente quase não há transporte público entre as duas. Se você estiver de carro fica fácil viajar entre Toledo e Aranjuez.

Passeios com agências: uma maneira cômoda de visitar o Palacio de Aranjuez são os passeios com agências. A Viator possui essas opções de excursões saindo de Madrid:

Tren de la Fresa: fresa significa morango em espanhol e Aranjuez é famosa pela produção da fruta. Durante alguns finais de semana da primavera e do outono (aos sábados e/ou domingos) o Tren de La Fresa faz um percurso (ida e volta) entre a estação Príncipe Pio em Madrid e a Estação de Aranjuez. O trem é elétrico, mas o visual é de maria-fumaça. Durante o trajeto são servidos morangos aos passageiros. É possível comprar somente a passagem de trem ou combos (passagem de trem + ticket do Palácio de Aranjuez, por exemplo). Veja mais informações, o calendário e horários: Tren de la Fresa. As passagens são vendidas no site da Renfe: Tren de la Fresa Renfe. As informações e passagens são disponibilizadas mais próximos dos meses da primavera e do outono.

Onde ficar em Aranjuez

Existem algumas opções de hospedagem em Aranjuez para o caso de você montar um roteiro pernoitando na cidade.

A melhor opção é o excelente NH Collection Palacio de Aranjuez que tem um localização incrível bem de frente para o palácio. Ainda no centrinho da cidade ficam o Hotel Jardín de Aranjuez, o Hostal Real Aranjuez e o El Cocheron 1919. O Hotel Mercedes tem uma localização interessante entre os jardins do palácio.

Mais opções: Hotéis em Aranjuez.

Horários para visitar o Palácio de Aranjuez

Importante: os horários e preços foram consultados em Março de 2017. Confirme as informações atuais no site oficial do Palacio de Aranjuez.

Horários de abertura do Palácio Real de Aranjuez, da Casa del Labrador e do Museo de las Faúlas Reales:

  • Horário de inverno (outubro a março): terça a domingo das 10:00 às 18:00.
  • Horário de verão (abril a setembro): terça a domingo das 10:00 às 20:00.
  • Horário de acesso: o acesso é permitido até 1 hora antes do fechamento.
  • Segundas-feiras: não abrem.
  • Jardins: o horário dos jardins é variável ao longo do ano. Nos meses mais frios eles fecham mais cedo e nos meses mais quentes ficam abertos até mais tarde. Os horários variam entre 08:00 às 18:30 e 08:00 às 21:30 (consulte no site oficial).
  • Abertura/fechamento excepcionais: em alguns dias o palácio pode estar fechado. Bem como o palácio pode abrir em algumas segundas-feiras.
  • Confirme os horários do palácio, os horários dos jardins e veja os dias de abertura/fechamento excepcionais: Palácio de Aranjuez.

Horários das fontes monumentais:

  • As fontes mais próximas do palácio (nos jardins Parterre e de la Isla) funcionam de segunda a sexta das 11:00 às 14:00 e das 16:00 às 18:00. Aos sábados elas funcionam das 11:00 às 18:00. Confirme os Horários das Fontes Monumentais de Aranjuez.

Preços e tickets Palácio de Aranjuez

Palácio Real de Aranjuez:

  • Ticket normal: 9 euros (inclui o Museo de La Vida en Palacio e o Museo de las Faúlas Reales).
  • Ticket reduzido (meia-entrada): 4 euros (incluindo brasileiros menores de 16 anos e maiores de 65 anos; veja as condições).
  • Ticket visita guiada: 13 euros.
  • Audioguia: 3 euros (tem em português).
  • Entrada gratuita no Palácio de Aranjuez: quartas e quintas das 15:00 às 18:00 (outubro a março) e 17:00 às 20:00 (abril a setembro) para cidadãos da União Européia e de países ibero-americanos (inclui brasileiros). É necessário apresentar o passaporte.
  • Confirme os preços, os horários, mais detalhes sobre os tickets e compre tickets antecipados: Tickets Palácio Real de Aranjuez.

Casa del Labrador:

  • Visita guiada (único ticket disponível): 5 euros. Pergunte sobre o ticket e horários das visitas na bilheteria do palácio.
  • Confirme os preços, os horários, mais detalhes sobre o ticket e compre tickets antecipados: Tickets Casa del Labrador.

Importante:

Acesso portadores de necessidades especiais: o Palácio Real e o Museo de las Faúlas possuem acesso e oferecem cadeiras de rodas manuais. A Casa del Labrador não possui acesso.

Vídeo do Palácio de Aranjuez

Assista ao vídeo que eu fiz do Palácio Real de Aranjuez e dos jardins. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

Dúvidas sobre o Palácio Real de Aranjuez

Se você ainda tem dúvidas sobre o Palácio de Aranjuez deixe um comentário abaixo :)

2 Comentários


  1. Minh experiencia: De fato muito fácil chegar de trem. A cidade é graciosa, o Palácio em si um pouco decepcionante. Poucas salas disponíveis ao público para visitação. Os jardins são razoáveis , pouco impressionantes. O passeio de trenzinho, por que percorre um trecho da cidade e dos jardins talvez valha o quanto custa.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *