Palácio Real de La Granja de San Ildefonso (Segóvia, Espanha)

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: um dos mais belos palácios espanhóis

O Palácio Real de La Granja de San Ildefonso está localizado em San Ildefonso (Real Sitio de San Ildefonso), uma pequena cidade da Província de Segóvia na Espanha.

Jardins: o grande destaque do palácio são os jardins, talvez o mais belo entre todos os palácios reais espanhóis.

Confira neste artigo todas as dicas para visitar o Palácio de La Granja de San Ildefonso

  • Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: localização, história e detalhes da visita ao palácio.
  • Jardins: veja detalhes dos jardins e suas belas fontes monumentais.
  • Real Fábrica de Cristales de La Granja: fundada no início do século XVIII nela fica o Museo del Vidrio.
  • A minha experiência: confira o relato da minha visita ao palácio.
  • Como chegar: como ir de Segóvia e de Madrid até o Palácio de La Granja de San Ildefonso (ônibus e carro).
  • Onde ficar em San Ildefonso.
  • Horários para visitar o palácio, preços dos tickets e os horários gratuitos.
  • Dúvidas: se após você ler o artigo ainda tiver alguma dúvida deixe um comentário no final do artigo.

Passeios com agências: uma maneira cômoda de visitar o palácio são os passeios com agências. Confira na Viator essa excursão saindo de Madrid:

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Localização: o Palácio de La Granja de San Ildefonso fica a 13 km de Segóvia e a 83 km de Madrid.

Serra de Guadarrama: o palácio fica aos pés da Serra de Guadarrama, uma região com grande beleza natural (com muitas florestas) e picos nevados no inverno. Veja o artigo: neve na Serra de Guadarrama em Madrid.

Veja no mapa abaixo a localização do palácio (em estrela), de Segóvia e de Madrid:

Palácios reais próximos de Madrid. O Palácio de La Granja de San Ildefonso é um dos 5 palácios reais que são possíveis visitar a partir de Madrid: Palácio Real de Madrid, Palácio Real de El Pardo (também em Madrid), Palácio Real de Aranjuez, Palácio Real de La Granja de San Ildefonso (perto de Segóvia) e o Palácio Real de Riofrío (também perto de Segóvia). Também não posso deixar de mencionar os imperdíveis Monasterio de El Escorial e o Alcazár de Segóvia.

Bate-volta de Madrid até o Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: é possível e viável o bate-volta desde Madrid. Serão duas etapas, de Madrid até Segóvia e de Segóvia até o Palácio. Bate-volta de Segóvia até o Palácio: o trajeto de ônibus dura +- 25 minutos. Mais abaixo eu explico melhor em Como Chegar.

O que eu não recomendo é um bate-volta ficando meio período em Segóvia e meio período no palácio. Isso porque, na minha opinião, Segóvia é uma cidade para 1 dia inteiro (no mínimo). É até possível ficar meio período em Segóvia e meio no palácio, mas em Segóvia você terá que ver as atrações muito superficialmente. Eu fiquei dois dias inteiros na cidade de Segóvia e mais meio período no palácio.

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Espanha

Inspiração em Versalhes: os jardins do Palácio de San Ildefonso foram inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes na França. Os jardins são de uma beleza superior aos jardins dos demais palácios reais espanhóis. Imperdível para quem gosta desse tipo de atração.

História do Palácio de La Granja de San Ildefonso

Palácio de La Granja de San Ildefonso - Segóvia - Espanha
A decoração interna do palácio (assim como o jardim) tem muitas esculturas. Crédito: Patrimonio Nacional

Valsaín: os reis de Castilha frequentavam essa região desde o século XV e mantinham um pavilhão de caça e recreio em Valsaín (distante menos de 5 km de San Ildefonso). Com o tempo o pavilhão foi transformado no Palácio de Valsaín, considerado o primeiro palácio real espanhol, que foi parcialmente destruído em um incêndio em 1682 e hoje se encontra em ruínas.

San Ildefonso: nessa época, no local onde hoje está o Palácio de la Granja de San Ildefonso, havia uma propriedade rural (granja em espanhol) dos monges do Monasterio del Parral de Segóvia. Na propriedade os monges construíram uma ermita dedicada à San Ildefonso (hoje localizada nos jardins do palácio).

Versalhes no DNA do rei: Felipe V, o primeiro rei da Dinastia dos Bourbons, foi quem ordenou a construção do Palácio de La Granja de San Ildefonso. Ele preferiu construir um palácio novo do que reformar o incendiado Palácio de Valsaín que era muito vinculado à dinastia anterior (dos Austrias ou Habsburgos). Felipe V nasceu no Palácio de Versalhes (que foi construído pelo seu avô Luis XIV) e ao construir o Palácio de San Ildefonso quis fortalecer a sua imagem e da sua família (Bourbon).

1721: a construção do Palácio de La Granja de San Ildefonso começou em 1721 após Felipe V comprar as terras da granja dos monges. A intenção do rei era viver no palácio após abdicar do trono em favor do seu filho, o futuro Rei Luís I. 1724: nesse ano Felipe V abdicou e foi viver no Palácio de San Ildefonso (que já estava pronto) enquanto seu filho assumiu o trono. Morte precoce: o Rei Luís I faleceu apenas 6 meses após assumir. Felipe V reassumiu e ficou no trono até 1946, ano da sua morte.

Residência oficial de verão: o melancólico e depressivo Rei Felipe V adorava San Ildefonso e passou grande parte do seu segundo reinado no palácio. Nesse período o palácio foi ampliado e teve boa parte da sua arquitetura modificada. De 1724 a 1931 o Palácio de San Ildefonso foi a residência oficial da família real espanhola durante o verão. Com isso a cidade de San Ildefonso cresceu para abrigar a corte, mas nunca perdeu o aspecto de pequena e tranquila cidade do interior. Muitas decisões históricas foram tomadas no palácio, bem como ele também foi palco de acontecimentos marcantes da monarquia espanhola.

San Ildefonso, Riofrío e Valsaín: essas três localidades estão muito próximas entre si (elas ficam no mesmo município, Real Sitio de San Ildefonso) e possuem (ou possuíram) palácio reais. Essa região atraiu a realeza pelas suas belezas naturais, pelo clima ameno no verão (aos pés da serra) e para praticar caça. Além do Palácio Real de La Granja de San Ildefonso, o Palácio Real de Riofrío ainda existe e está aberto para visitas (é o palácio mais simples e menos visitado entre todos os palácios reais espanhóis). Já o Palácio de Valsain encontra-se em ruínas (após o incêndio de 1682 foi abandonado). Veja o mapa com a localização desses três palácios (La Granja de San Ildefonso, Riofrío e Valsaín) :

Palácio Real de Riofrío Espanha
Palácio Real de Riofrío, distante menos de 20 km de San Ildefonso. Ele é o mais simples e menos visitado palácio real espanhol. Crédito: Patrimonio Nacional

Visita ao Palácio de La Granja de San Ildefonso

Arquitetura: enquanto os jardins são do estilo francês, a arquitetura do Palácio de la Granja de San Ildefonso foi influenciada pelo barroco espanhol. As obras de ampliação foram projetadas por arquitetos italianos e por isso o aspecto final do palácio tem forte influência italiana.

Decoração: grande parte da decoração interna do palácio ainda é a original do século XVIII. A maioria das obras não foram perdidas em um incêndio que ocorreu em 1918. Entre os destaques da decoração estão a coleção de tapetes, as muitas esculturas e as luminárias de cristal (produzidas pela Real Fábrica de Cristales de La Granja).

Palácio de La Granja de San Ildefonso - Segóvia - Espanha
Decoração interna do palácio. Crédito: Patrimonio Nacional

Fachada: a fachada principal do palácio é espetacular. Ela é voltada para os jardins, na parte interna da propriedade.

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Real Colegiata: na fachada do palácio voltada para a rua, por onde os turistas chegam, fica a capela real que leva o nome de Real Colegiata de La Santíssima Trinidad. Na capela fica a cripta onde estão enterrados o Rei Felipe V e sua segunda esposa, Isabel de Farnesio. Felipe V pediu para que fosse enterrado ali contrariando a tradição (mantida até hoje) dos reis espanhóis serem enterrados no Monasterio de El Escorial. Deixe para visitar a Real Colegiata após visitar o palácio, já que primeiro você terá que ir até a bilheteria da onde fica mais prático visitar o interior do palácio, depois os jardins e por último a capela.

Real Colegiata - Palácio La Granja San Ildefonso (2)
Real Colegiata, a capela real do palácio e onde o Rei Felipe V está enterrado

Palácio: o tour pelo interior do palácio contempla o Museo de Tapices (museu de tapetes) e várias salas e salões reais, todos ricamente decorados. No Palácio de La Granja de San Ildefonso alguns elementos são mais abundantes do que em outros palácio reais espanhóis: esculturas, acabamentos em mármore carrara (influência italiana), cristais e vidros (janelas e espelhos). Duração: a duração da visita por dentro do palácio vai depender do seu ritmo, mas pode ser feita em 1 hora ou até menos.

Comparação: comparando o Palácio de San Ildefonso com os demais palácios reais espanhóis, o grande destaque são os jardins (na minha opinião). O interior do palácio é lindo, mas a decoração interior dos palácios de Madrid e Aranjuez me surpreenderam mais. Já o jardim é um ponto fora da curva, muito superior aos jardins dos demais palácios no entorno de Madrid.

Não é permitido tirar fotos dentro do Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: infelizmente só é possível tirar fotos das áreas externas (dos jardins e suas fontes são permitidos). Mas para despertar a sua vontade de visitar estou colocando algumas fotos disponíveis no site oficial do palácio:

Palácio de La Granja de San Ildefonso - Segóvia - Espanha
Crédito: Patrimonio Nacional
Palácio de La Granja de San Ildefonso - Segóvia - Espanha
Crédito: Patrimonio Nacional

Jardins do Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Esplêndido: os jardins em estilo francês possuem uma beleza sensacional.

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Ampla área aos pés da Serra de Guadarrama: os jardins são extensos e para conhecê-los por completo você terá que dedicar um bom tempo. A paisagem é linda, uma ampla área com muita natureza, florestas e picos que no inverno podem ter neve. No próprio palácio pode nevar nos meses mais frios, o que acontece em poucos dias do ano.

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso
Os picos com nuvens ao fundo possuem neve nos meses mais frios

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso
Palácio no inverno com neve (ocorre poucos dias por ano). Crédito: Patrimonio Nacional

Fontes monumentais: são 21 fontes espalhadas pelos jardins. As fontes, assim como as muitas esculturas, são inspiradas na mitologia clássica.

Sistema hidráulico das fontes: as tubulações de água que abastecem as fontes ainda são as originais, de quase 300 anos. Aproveitando a inclinação do terreno as fontes são abastecidas pela força da gravidade e algumas jorram a água a mais de 40 metros de altura (um recorde na época da construção do palácio). A água é armazenada por um lago localizado no alto do morro e pequenos outros lagos espalhados pelos jardins do palácio. Segóvia: com todas as fontes em funcionamento o volume de água utilizado é similar ao usado para abastecer a cidade de Segóvia.

Fontes Monumentais - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Fontes Monumentais - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Fontes Monumentais - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Fontes Monumentais - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Fontes Monumentais - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso Fontes Monumentais - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

É muito difícil ver as fontes em funcionamento. Infelizmente, devido à falta de água na região, as fontes funcionam em poucos dias durante o ano. E quando funcionam geralmente é uma de cada vez (por poucos minutos cada). Mesmo nos períodos áureos do palácio era incomum as fontes estarem funcionando. Elas só entravam em funcionamento quando o rei chegava no palácio para uma nova temporada ou em dias santos ou festivos. Atualmente os dias de funcionamento das fontes pode variar de ano para ano, dependendo do volume de chuva. Geralmente elas funcionam em alguns dias da primavera e do verão, além de dias festivos. Mais abaixo (em Horários) eu coloco o link para o calendário.

Fotos das fontes em funcionamento:

Fontes - Jardins - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso
Crédito: Patrimonio Nacional
Fontes - Jardins - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso
Crédito: Turismo Real Sitio de San Ildefonso
Fontes - Jardins - Palácio Real de La Granja de San Ildefonso
Crédito: Turismo Real Sitio de San Ildefonso

Real Fábrica de Cristales de La Granja

Outra atração da cidade de San Ildefonso, distante 800 metros do palácio, é o Museo del Vidrio da antiga fábrica de cristais e vidros fundada em 1728 e que funcionou por séculos. Hoje o local é administrado pela Fundación Centro Nacional del Vidrio e voltou a fabricar vidros e cristais com as mesmas técnicas artesanais dos séculos XVIII e XIX. Além do museu no local há uma loja da fábrica. Na minha opinião não é uma atração imperdível. O museu funciona de quarta a domingo. Confira mais informações, os preços e os horários: Museo Tecnológico del Vidrio.

A Real Fábrica de Cristales e o Museo Tecnológico del Vidrio ficam no Paseo del Pocillo, 1. Veja no mapa abaixo:

Fotos do Museo del Vidrio:

Real Fábrica de Cristales de La Granja
Fachada da Real Fábrica de Cristales
Museo del Vidrio - Real Fábrica de Cristales de La Granja
Crédito: Real Fábrica de Cristales
Museo del Vidrio - Real Fábrica de Cristales de La Granja
Crédito: Real Fábrica de Cristales
Museo del Vidrio - Real Fábrica de Cristales de La Granja
Há coleções de cristais fabricados em entre os séculos XVI e XIX. Crédito: Real Fábrica de Cristales

A minha experiência

Segóvia: apesar de ficarmos hospedados em Segóvia por duas noites, não fomos até o Palácio de La Granja de San Ildefonso a partir de Segóvia.

Bate-volta desde Madrid: nós visitamos o Palácio de La Granja de San Ildefonso em um bate-volta desde Madrid com carro alugado. O principal motivo de termos ido de carro (e não de ônibus) e de Madrid (e não de Segóvia) até o Palácio de La Granja de San Ildefonso foi passar em Puerto de Navacerrada.

Puerto de Navacerrada: é uma estação de esqui no topo da Serra de Guadarrama (a quase 2.000 metros de altitude). Neve: como fomos no final do outono (quase no inverno) havia neve no alto da serra. Não entramos na estação de esqui (ainda não tinha começado a temporada), a intenção foi apenas ver e brincar um pouco na neve. Passamos em Puerto de Navacerrada tanto na ida quanto na volta do Palácio de La Granja de San Ildefonso. Mais abaixo (em Como Chegar) eu explico o trajeto de carro para passar pela serra. Veja o artigo: neve na Serra de Guadarrama em Madrid.

Puerto de Navacerrada - Espanha
Estação de esqui de Puerto de Navacerrada, no topo da Serra de Guadarrama entre Madrid e Segóvia

Puerto de Navacerrada - Espanha Puerto de Navacerrada - Espanha

Nevando: quando passamos em Puerto de Navacerrada na ida até San Ildefonso estava nevando.

Puerto de Navacerrada
Flocos de neve no meu cabelo :)

Estrada linda: a estrada que corta a Serra de Guadarrama é linda, mas cheia de curvas. Mesmo em períodos sem neve a paisagem compensa. A estrada é bem sinalizada e em ótimas condições. Apesar de haver neve acumulada a pista estava limpa e não foi necessário usar correntes nas rodas do carro (ainda bem porque eu não tinha).

Puerto de Navacerrada Puerto de Navacerrada Puerto de Navacerrada

Paisagem: após passarmos por Puerto de Navacerrada começamos descer a serra em direção à San Ildefonso para visitar o palácio. Ainda na serra o tempo começou a abrir e nem parecia que 10 minutos antes estávamos no meio da neve. Inacreditável:

Serra de Guadarrama Espanha
Em poucos minutos a paisagem mudou completamente

Veja o mapa com a localização de Madrid, Puerto de Navacerrada e o Palácio de La Granja de San Ildefonso:

Palácio de La Granja de San Ildefonso: quando chegamos no palácio estava um pouco nublado. Fizemos o tour pelo palácio e quando saímos para visitar os jardins o tempo estava completamente aberto, o que foi perfeito para o jardim ficar ainda mais bonito.

San Ildefonso - Segóvia - Espanha
Chegando na cidade de San Ildefonso
Palácio de La Granja
Praça em frente ao palácio com a capela Real Colegiata ao fundo
Palácio Real de La Granja de San Ildefonso
Passeando pelos jardins do palácio com o céu azul

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Vazio: nós visitamos o palácio em um dia de semana de Dezembro. Ele estava praticamente vazio. Os períodos de maior movimento são os finais de semana, principalmente em Julho e Agosto. Nos dias em que as fontes estão funcionando o palácio fica lotado.

Duração: entre o tour no palácio, os jardins e a capela Real Colegiata ficamos umas 3 horas em San Ildefonso. Após visitar o palácio passamos em frente ao Museo del Vidrio na Real Fábrica de Cristales. Não fizemos o tour no museu já que preferimos voltar para Madrid passando (e parando novamente) em Puerto de Navacerrada. Chegamos no final da tarde em Madrid e ainda deu tempo de fazer a última visita guiada do dia no Palácio de El Pardo em Madrid.

O roteiro do dia foi (de carro alugado): Saímos de Madrid (bem cedo) > Puerto de Navacerrada (na ida) > Palácio de La Granja de San Ildefonso > Puerto de Navacerrada (na volta) > Palácio Real de El Pardo (em Madrid). Corrido: foi um dia bem corrido (eu sou bem ligeiro nas viagens), mas foi um dos dias mais legais de toda a nossa viagem pela região de Madrid. Se você tirar o Palácio de El Pardo dá para fazer esse roteiro com mais tranquilidade. Se a estação de esqui estiver aberta dá até para ficar algumas horas lá.

Como chegar no Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

A única opção de transporte público é o ônibus, já que não há estação de trem em San Ildefonso. Veja abaixo como ir de ônibus e de carro.

Como ir de ônibus até o Palácio de La Granja de San Ildefonso

Como ir de Segóvia até o Palácio de La Granja de San Ildefonso (ônibus): a empresa que faz o trajeto é a La Sepulvedana. O trajeto dura 25 minutos. Durante a semana a frequência é a cada +- 45 minutos. Consulte os horários no site (Linha Segóvia – La Granja – Valsaín): La Sepulvedana. A estação de ônibus da Sepulvedana em Segóvia fica a 500 metros do aqueduto e em San Ildefonso a 500 metros do palácio. Veja o mapa com a localização dos pontos de ônibus:

Como ir de Madrid até o Palácio de La Granja de San Ildefonso (ônibus): você terá que fazer dois trajetos, de Madrid para Segóvia e de Segóvia até San Ildefonso. Trem até Segóvia: para ir até o palácio não recomendo fazer o trajeto de trem entre Madrid e Segóvia. A estação de trem-bala (AVE) de Segóvia fica afastada da cidade e você terá que pegar um ônibus da estação de trem até a estação de ônibus de Segóvia e de lá pegar outro ônibus até San Ildefonso. Palácio de San Ildefonso: para ir de Madrid até o palácio eu acho que fica mais prático ir de ônibus de Madrid até Segóvia com a La Sepulvedana. Os ônibus saem do Intercambiador de Moncloa em Madrid (acesso pelas linhas 3 e 6 do Metrô) e chegam em Segóvia na mesma estação da onde saem os ônibus para San Ildefonso. O trajeto entre Madrid e Segóvia dura um pouco mais de 1 hora (nos horários diretos) e a frequência é a cada +- 30 minutos nos dias de semana. O bilhete custa em torno de 8 euros cada trecho. Consulte os horários no site: La Sepulvedana. Veja no mapa abaixo a localização do Intercambiador de Moncloa em Madrid:

Como ir de carro até o Palácio de La Granja de San Ildefonso

Como ir de Segóvia até o Palácio de La Granja de San Ildefonso (carro): é um trajeto bem curto (13 km) e rápido (uns 20 minutos). Veja o mapa abaixo:

Como ir de Madrid até o Palácio de La Granja de San Ildefonso (carro): são duas as principais opções de trajeto e ambas levam o mesmo tempo (+- 1 hora e 30 minutos).

Autopista: pela autopista AP-6 o trajeto é mais longo (103 km), mas a velocidade é maior. Há pedágios na autopista. Você deve pegar a rodovia A-6 até Collado Villalba e depois a autopista AP-6. Veja o mapa:

Puerto de Navacerrada: para passar pela Serra de Guadarrama onde está Puerto de Navacerrada (trajeto que eu fiz) a distância é de 77 km, mas a velocidade na serra é baixa. Para esse trajeto você deve pegar a rodovia A-6 até Collado Villalba e depois a rodovia M-601 (com pista simples e muitas curvas na serra). A M-601 vira CL-601 ao chegar na Província de Segóvia. Esse trajeto não possui pedágios. Veja o mapa:

Dicas para alugar carro: se você pretende alugar carro na região de Madrid recomendo o artigo Dicas Alugar Carro. Outra dica é comprar um chip de celular com internet e usar o Waze ou o Google Maps do celular no lugar do GPS: Chip Celular Internet.

Onde ficar em San Ildefonso

Existem algumas opções de hospedagem em San Ildefonso para o caso de você montar um roteiro pernoitando na cidade. Alguns hotéis e pousadas ficam bem próximos do palácio.

O Hotel Roma fica bem próximo do palácio e do ponto onde chegam os ônibus de Segóvia. Para economizar confira o Hotel San Luis, os Apartamentos Alfonso XIII e os Apartamentos La Reina. O Parador de La Granja é o hotel mais luxuoso da cidade.

Mais opções: Hotéis em San Ildefonso.

Horários para visitar o Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Importante: os horários e preços foram consultados em Março de 2017. Confirme as informações atuais no site oficial do Palacio Real de La Granja de San Ildefonso.

Horários de abertura do Palácio de La Granja de San Ildefonso:

  • Horário de inverno (outubro a março): terça a domingo das 10:00 às 18:00.
  • Horário de verão (abril a setembro): terça a domingo das 10:00 às 20:00.
  • Horário de acesso: no palácio o acesso é permitido até 1 hora antes do fechamento.
  • Abertura/fechamento excepcionais: em alguns dias o palácio pode estar fechado para eventos ou atos oficiais.
  • Confirme os horários do palácio e veja os dias de fechamento excepcionais: Palácio Real de la Granja de San Ildefonso.

Jardins:

  • O horário dos jardins é variável ao longo do ano. Nos meses mais frios eles fecham mais cedo e nos meses mais quentes ficam abertos até mais tarde. Os horários variam entre 10:00 às 18:00 e 10:00 às 21:00 (consulte no site do palácio). Os jardins abrem diariamente.

Fontes monumentais:

  • Há 3 dias santos e festivos ao longo do ano em que as fontes podem ser ligadas (dependendo do volume de chuva do ano). Os dias são 30 de Maio, 25 de Julho e 25 de Agosto. As fontes normalmente não ficam ligadas o dia todo (há um horário certo para elas entrarem em funcionamento). As fontes (ou apenas uma fonte) podem ser ligadas em outros dias (ou até à noite) do ano. Primavera e verão: são as épocas que elas são ligadas (entre Abril e Outubro). Calendário: fique de olho nos links a seguir onde os horários das fontes são disponibilizados (se não constar os horários é porque ainda não foram definidos):
  • Site Oficial do Palácio de La Granja de San Ildefonso
  • Tickets Palácio la Granja de San Ildefonso
  • Notícias Palácios e Monumentos Reais Espanhóis
  • Veja os dias e horários das fontes no ano de 2017.

Ermita de San Ildefonso (localizada nos jardins):

  • Segundas-feiras de 15 junho até 15 de outubro das 15:00 até 30 minutos antes dos jardins fecharem.

Labirinto (nos jardins):

  • Terça a domingo das 10:00 até 30 minutos antes dos jardins fecharem.

Preços e tickets Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

  • Ticket normal: 9 euros.
  • Ticket reduzido (meia-entrada): 4 euros (incluindo brasileiros menores de 16 anos e maiores de 65 anos; veja as condições).
  • Ticket visita guiada: 13 euros.
  • Audioguia: 3 euros (tem em português).
  • Jardins: gratuitos.
  • Fontes monumentais: nos dias em que as fontes entram em funcionamento é preciso pagar 4 euros para entrar nos jardins.
  • Entrada gratuita no Palácio de La Granja de San Ildefonso: quartas e quintas das 15:00 às 18:00 (outubro a março) e 17:00 às 20:00 (abril a setembro) para cidadãos da União Européia e de países ibero-americanos (inclui brasileiros). É necessário apresentar o passaporte.
  • Confirme os preços, os horários, as datas de fechamento, mais detalhes sobre os tickets e compre tickets antecipados: Tickets Palácio de La Granja de San Ildefonso.
  • Site oficial: confirme todas as informações no site oficial do Palácio Real de La Granja de San Ildefonso.

Acesso portadores de necessidades especiais: o Palácio de La Granja de San Ildefonso possui acesso e oferece cadeiras de rodas manuais.

Dúvidas sobre o Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Se você ainda tem dúvidas sobre o Palácio de La Granja de San Ildefonso deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *