Pals Espanha (Girona, Catalunha): Roteiro, Como Chegar

Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Vilarejo medieval de Pals e suas construções de pedras

Pals é um dos mais famosos vilarejos medievais localizados na Catalunha, Espanha.

Caminhar por suas estreitas ruas repletas de construções de pedras é uma grande volta no tempo.

Veja neste artigo todas as dicas para você visitar Pals: localização, como chegar, atrações e o relato da minha visita.

Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Ruela medieval

Localização de Pals

A cidade está localizada na Costa Brava, Província de Girona, Catalunha, Espanha.

No mapa abaixo você vê a localização de Pals e das principais cidades da região (e suas distâncias): Girona (40 km), Figueres (45 km) e Barcelona (133 km).

Praia: o centro histórico medieval de Pals está distante 6 km do litoral, mas os domínios da cidade chegam até o mar. A faixa de litoral que pertence à Pals é conhecida como Platja de Pals (Praia de Pals). A praia é comprida, tem faixa de areia larga e é bastante movimentada no verão, embora existam praias bem mais lindas na região.

Pântano: o nome da cidade vem da palavra Palus (pântano ou brejo em latim, característica das terras da região). Ainda hoje a cidade possui muitas plantações de arroz (cultivo que necessita de água em abundância). O Arroz de Pals é famoso pela sua qualidade.

No entorno de Pals há outras atrações que você pode combinar no mesmo dia.

Veja abaixo as atrações mais próximas e suas distâncias até Pals:

  • A cidade de Begur (onde fica o Castell de Begur), distante 7 km.
  • O vilarejo medieval de Peratallada (mais rústico e menos que visitado que Pals), distante 8 km. Confira: Dicas de Peratallada.
  • O vilarejo medieval de Monells, distante 17 km.
  • O Castelo Gala-Dalí em Puból, distante 20 km. Confira: Triângulo Daliniano (os 3 museus de Salvador Dalí na região).
  • Praias da Costa Brava.

Veja o mapa de localização de Pals e das atrações citadas acima (e também da Platja de Pals):

Como chegar em Pals

A melhor maneira de ir até Pals (e para explorar a Província de Girona) é alugar um carro.

Ônibus Pals: o único meio de transporte público para chegar no povoado é o ônibus. As linhas até Pals possuem poucas frequências diárias. A empresa Sarfa/Moventis possui uma linha desde Girona (a Estação de Ônibus fica ao lado da Estação de Trens, o trajeto até Pals dura 1:05h) e uma linha desde Barcelona (os ônibus saem da Estação Nord e o trajeto dura mais de 2:30h). Confirme as informações das linhas de ônibus, horários e preços no site da Sarfa / Moventis

Agências: você encontra agências que oferecem passeios, saindo de Barcelona e de Girona, que passam por Pals e outras atrações da região. Confira os preços e faça a sua reserva: Pals com a Viator e Pals com a Ticketbar

A minha experiência

Nós visitamos Pals em um bate-volta desde Girona com carro alugado.

Nos mesmo dia também conhecemos Peratallada.

Povoado milenar: o primeiro documento oficial mencionando o vilarejo é do século IX, mas os indícios mostram que ele é muito mais antigo.

Recinto Gótico: a vila medieval é chamada de El Recinto Gótico, mas ela também possui elementos românticos e barrocos, adquiridos ao longo dos séculos.

Destruição, reconstrução e restauração: o vilarejo foi bastante castigado por guerras e grande parte dele foi modificado e reconstruído ao longo do tempo. No século XX o povoado foi declarado Conjunto Histórico Artístico e passou por uma profunda restauração. A restauração foi tão eficiente que ganhou vários prêmios.

Colina: na estrada de acesso já é possível ver a cidade fortificada (o vilarejo medieval) localizada no alto de uma colina (Mont Aspre), enquanto a parte mais nova do núcleo urbano fica aos pés da colina e fora das muralhas.

Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Vilarejo medieval no alto da colina

Estacionamento: são várias as opções de estacionamentos, todos fora das muralhas. Eu estacionei em uma área na rua Camí Fondo (sinalizada com A no mapa abaixo) e caminhei (linha azul no mapa) até a entrada principal da cidade, a Plaça Major (sinalizada com B no mapa), onde está a prefeitura. Veja o mapa:

Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Rua de acesso (ainda fora do vilarejo medieval)
Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Escadaria para acessar o vilarejo medieval
Ajuntament de Pals
Prefeitura de Pals, localizada na Plaça Major

Escritório de turismo: está localizado na Plaça Major, ao lado da prefeitura. Nele você pode pegar um mapa e obter mais informações do vilarejo.

Roteiro: não há um roteiro fixo para percorrer o povoado. O bacana é se encantar com o ambiente medieval e se perder nas ruas estreitas. A cidade não é muito grande, em umas 2 horas dá para percorrê-la (dependendo do seu ritmo). Por ficar em uma colina o vilarejo possui muitas subidas e escadarias, o que pode complicar o passeio para quem possui dificuldades de locomoção.

Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha

Tumbas medievais: já na entrada do vilarejo fica uma das sepulturas antropomórficas feitas na rocha talhada. Elas provavelmente foram feitas entre a época visigótica (séculos V a VIII) e o ano 1000.

Sepultura Pals
Sepulturas feitas na pedra

Iglesia de Sant Pere: na subida da colina fica a igreja do povoado, datada de 1202. Em 1478 o rei Juan II de Aragão permitiu que fossem usadas pedras do Castelo de Pals (destruído na Guerra Civil Catalã) na reconstrução da igreja. Ela foi reconstruída no estilo gótico, preservando alguns elementos românticos da construção original. Posteriormente foi acrescentado alguns elementos barrocos e no século XVIII elementos modernos (em seu interior).

Iglesia de Sant Pere Pals
Fachada da igreja
Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Fundos da igreja

Torre de Las Horas: das poucas construções que restaram do Castelo de Pals a Torre de La Horas é a mais imponente e importante. Em 1478, após a Guerra de los Remences (no contexto posterior ao da Guerra Civil Catalã), a torre foi preservada da destruição por ordem expressa do Rei Juan II de Aragão. Ela era a Torre del Homenaje (torre principal) do castelo, datada dos séculos XII e XIII e construída em cima de uma rocha em um nível de altura superior ao do resto da cidade. No século XV ela recebeu um campanário e posteriormente passou a ser chamada de Torre de Las Horas. Já faz séculos que o sino menor (do século XVI) toca nos quartos e o sino maior (de 1701) toca nas horas.

Torre de Las Horas Pals
Torre de Las Horas
Torre de Las Horas Pals
Placa explicativa da torre (há várias outras placas explicativas na cidade)
Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Torre de Las Horas vista de longe (com o campanário no topo)

Muralhas: atualmente apenas uma parte da cidade está amuralhada. As muralhas que restaram (séculos XII / XIV) estão no topo da cidade fortificada, junto com as 4 torres retangulares que sobraram. Parte das muralhas foi construída com pedras do Castelo de Pals.

Muralhas e Torre Pals
Um trecho das muralhas e torre retangular

Mirador Josep Pla: o mirante (que homenageia o escritor catalão) fica no alto da colina e possui vistas incríveis da região. Em dias de céu aberto é possível avistar o mar.

Mirador Josep Pla Pals
Mirador Josep Pla
Mirador Josep Pla Pals
Está vendo dois pequenos morros no centro da foto? São as Ilhas Medes no Mar Mediterrâneo
Mirador Josep Pla Pals
Está vendo os 3 morros no centro da foto? No topo do morro do meio fica o Castell del Montgrí

Casa de Cultura Ca La Pruna: localizada extramuros (fora da cidade amuralhada), embora fosse uma das principais construções da cidade. A casa era fortificada e foi construída nos séculos XV e XVI. O local hoje abriga exposições, eventos e atividades culturais. Site: Casa de Cultura Ca La Pruna.

Casa de Cultura Ca La Pruna Pals
Casa de Cultura Ca La Pruna (Crédito: BCIL – Departament de Cultura – Generalitat de Catalunya)

Estrutura: Pals apresenta uma boa estrutura turística (bem maior que Peratallada) com muitas lojas de souvenires e cerâmicas, cafeterias e restaurantes.

Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha Pals, Girona, Catalunha, Espanha

Verão: os meses de maior movimento são Julho e principalmente Agosto. A minha visita foi no mês de Agosto, no pico da alta temporada, e a cidade estava bem cheia.

Pals, Girona, Catalunha, Espanha
Grande movimento de turistas na alta temporada de verão

Onde Ficar

A maioria das opções de hospedagem em Pals estão localizadas extramuros, fora da vila medieval. No núcleo urbano da cidade ficam o Hostal Barris e o Petit Pals. A maior estrutura de hospedagem da cidade fica na região de Los Masos de Pals (entre o núcleo urbano e a praia) e na Platja de Pals (a praia). Confira: Onde Ficar em Pals.

Peratallada: veja também onde ficar na vizinha Peratallada, que possui um ambiente menos turístico e mais rústico e medieval: Confira: Onde Ficar em Peratallada.

Figueres: a cidade possui acesso de trem-bala desde Barcelona e uma boa localização geográfica para explorar o norte da Província de Girona. Confira: Onde Ficar em Figueres.

Girona: na minha opinião é a melhor (e maior) cidade para montar base para explorar a região. Girona é a capital da província e também possui acesso de trem-bala. Confira: Onde Ficar em Girona.

Vídeo 

Assista ao vídeo que eu fiz de Pals. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você, conhece Pals? Tem dicas da cidade?

Ou alguma dúvida sobre Pals?

Deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *