Plaza de Toros de Las Ventas (Madrid, Espanha)

Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Plaza de Toros de Las Ventas: a Plaza de Toros de Madrid

A mais importante do mundo: a Plaza de Toros de Las Ventas, também chamada de Monumental de Las Ventas, é considerada por apreciadores e críticos de touradas como a mais importante do mundo.

A maior da Espanha: ela é a maior praça de touros da Espanha e da Europa. A sua capacidade é de mais de 23.000 espectadores que a posiciona como a terceira maior do mundo. A arena (o palco das touradas), com 60 metros de diâmetro, é a segunda maior do mundo.

Veja neste artigo todas as dicas para você visitar a Plaza de Toros Las Ventas em Madrid:

  • Como chegar
  • Plaza de Toros Las Ventas (história, arquitetura, touradas e outros detalhes)
  • Tour Las Ventas: veja como é tour pela Plaza de Toros e pelo Museo Taurino (preços, horários)
Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Praça em frente à Plaza de Toros de Las Ventas

Como chegar

Localização: a Plaza de Toros de Las Ventas fica no distrito de Salamanca, distante 4 km da Puerta del Sol. Não há outras atrações relevantes no seu entorno. O Parque del Retiro, uma das atrações mais próximas, fica a 2,5 km.

Fácil acesso: o acesso até a Plaza de Toros é bem fácil. Quase na porta da arena fica a estação Las Ventas do Metrô (linhas 2 e 5).

Endereço da Plaza de Toros de Las Ventas: Calle de Alcalá, 237.

Veja o mapa com o trajeto a pé entre a Puerta del Sol e a Plaza de Toros de Las Ventas:

Plaza de Toros de Las Ventas

História: a Plaza de Toros de Las Ventas foi construída entre 1922 e 1929. A primeira tourada aconteceu apenas em 1931.

Neo-mudéjar: a arquitetura da Las Ventas possui influência árabe, bastante típico em Madrid.

Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Arquitetura com elementos neo-mudéjares estão presentes na arena

Estátuas: na praça no lado de fora da arena há várias estátuas que remetem às touradas.

Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Estátua em frente à fachada principal

Polêmica: como a Plaza de Toros de Las Ventas é palco de touradas, ela é recheada de polêmicas. Não apenas entre os turistas, mas também entre os espanhóis. Há os que defendem a prática dizendo que faz parte da cultura e tradição espanholas. E há os que condenam, inclusive com manifestações pedindo que que as touradas sejam proibidas. Algumas regiões da Espanha, como a Catalunha, já proibiram. Pesquisas indicam que apenas em torno de 20% dos espanhóis são favoráveis às touradas.

Você quer saber a minha opinião? Então vai: eu não sou adepto de atividades turísticas com animais, como nadar com golfinhos (por exemplo), muito menos conseguiria assistir a um “espetáculo cultural” onde o ápice é ver um ser vivo sofrer até morrer. A Las Ventas poderia se tornar definitivamente um museu para que essa tradição e cultura fiquem vivas apenas em nossa memória. Apesar de não concordar com as touradas, eu respeito a opinião de quem pensa diferente. Inclusive a caixa de comentários está aberta para você se expressar, desde que não haja ofensas é claro :)

Touradas: a temporada de touradas (Corrida de Toros) vai de março a outubro quando elas são realizadas todos os domingos (no verão pode ser no sábado à noite). Em duas datas especiais, na Feria de San Isidro (padroeiro de Madrid) em maio e na Feria de Outono em outubro as touradas são realizadas em mais dias da semana. Esses dois períodos, principalmente San Isidro, são o ápice da temporada (a arena costuma ficar lotada).

Tickets touradas: os tickets podem ser comprados pela internet ou na própria bilheteria (de quarta a sexta ou no dia da tourada) e custam desde 3 ou 4 euros até várias centenas de euros. Os assentos mais baratos são nos locais que ficam no sol (escaldante nos meses mais quentes).

Como é assistir a uma tourada: os relatos de quem já assistiu é de que o ambiente das touradas é único, tanto pelo comportamento do público, como pela técnica do toureiro e também pela valentia do touro (que, para o delírio do público, quase sempre perde a disputa). Li também muitos relatos de quem não teve estômago e saiu rapidinho da arena.

Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Você pode comprar um cartaz com o seu nome

Tour Plaza de Toros de Las Ventas

Tour Las Ventas: na grande maioria dos dias do ano a Las Ventas funciona como um museu onde podemos entrar em contato com o universo da tauromaquia. É uma excelente oportunidade para ter contato com essa polêmica tradição sem assistir a uma tourada. E também de conhecer a linda e histórica arena.

Audioguia: o tour é feito com um audioguia disponível em 8 idiomas (inclusive em português).

Ambientes: durante o tour você passará por todos os ambientes da arena. A proposta do tour com audioguia é que você veja a arena pelos olhos do público, do toureiro e do touro.

Museo Taurino: a visita começa no museu taurino, inaugurado em 1951, cujo rico acervo possui objetos ligados ao universo da tauromaquia (roupas, cartazes, audiovisual, grandes toureiros, grandes touros, história da arena, etc).

Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Detalhes
Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Uma das portas de acesso à arena
Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Local dos Picadores: eles espetam lanças no dorso do touro fazendo com que o animal perca sangue e força, além de despertar a valentia no combate contra o toureiro
Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Arena e arquibancada
Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Arquibancadas cobertas e com assentos: as mais caras
Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Aluguel de almofadinhas: 1,20 euros
Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Entrada do museu
Interior do museu

Duração da visita: a visita interna com audioguia, considerando o museu e a arena, leva +- 1 hora ou 1:15h. Você ainda vai ficar um tempo apreciando a bela arena do lado de fora (onde também há várias estátuas).

Preços: na época da minha visita, dezembro de 2016, o tour custava 8,90 euros (incluindo a arena, o museu e o audioguia). Em julho de 2017 o site do Tour Las Ventas diz que o preço é 12,90 euros. No site Ticketbar você pode comprar o ticket antecipado por 9,90 euros: Ticketbar Tour Las Ventas.

Horários: diariamente das 10:00 às 17:30 (a bilheteria fecha 30 minutos antes). Nos dias de touradas o tour é encerrado 4 horas antes do início do espetáculo. Confira os dias em que a Plaza de Toros não abre ou tem abertura parcial: Horários Tour Las Ventas.

Confirme os preços e horários atuais nos links acima.

Visitas especiais: a Las Ventas oferece outros tipos de tours, como tours guiados, tours teatralizados, tours com almoço/jantar e shows de flamenco. Confira no site Tours Las Ventas.

Eu não gosto de touradas. Vale a pena fazer o tour na Plaza de Toros de Las Ventas? Na minha opinião sim. Além de conhecer a bela construção e a sua história, você aprenderá sobre a cultura e a tradição (mesmo que não goste) das touradas.

E você Fred, mudou de opinião a respeito das touradas após fazer o tour? Não, por mais que o Tour Las Ventas tente valorizar a cultura e a tradição das touradas na Espanha, eu continuo sem entender como nós seres humanos podemos ter prazer em ver um ser vivo sangrar, sofrer e morrer em um espetáculo de entretenimento.

Nós visitamos a Plaza de Toros de Madrid em um final da tarde de inverno. Saímos do tour já de noite, quando a arena fica iluminada:

Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid
Plaza de Toros de Las Ventas iluminada à noite: linda

Dúvidas

Se você tem alguma dúvida sobre o tour na Plaza de Toros Las Ventas em Madrid deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *