Ruínas de Empúries: Ruínas Greco-Romanas na Costa Brava, Espanha

Ruínas de Empúries
Ruínas de Empúries

As Ruínas de Empúries é um sítio arqueológico com escavações de antigas cidades greco-romanas que ficavam em um pequena colina na beira do mar na Costa Brava, Espanha.

Lado a lado: um detalhe bacana é que as cidades Emporion (grega) e Emporiae (romana) chegaram a conviver lado a lado durante séculos.

Veja neste artigo todas as dicas para você visitar as Ruínas de Empúries: localização, como chegar, história, o relato da minha visita e dicas úteis.

Localização das Ruínas de Empúries

Ruínas de Empúries
Ruínas de Empúries com o mar ao fundo

O sítio arqueológico fica à beira-mar no lado sul do Golfo de Roses na Costa Brava, Província de Girona, Catalunha, Espanha.

O local pertence à cidade de L’Escala, mas está distante uns 2 km do centro dela.

No lado oposto de L’Escala fica o povoado de Sant Martí D’Empúries, distante 900 metros distante da entrada do sítio arqueológico.

Veja o mapa:

No mapa abaixo você vê a localização do sítio arqueológico (em estrela) e as principais cidades da região (e suas distâncias): Figueres (25 km), Girona (40 km) e Barcelona (143 km).

Como chegar às Ruínas de Empúries

A melhor maneira é ir de carro, até para explorar as demais atrações da região.

Estacionamento: o estacionamento do sítio arqueológico é gratuito por 2 horas (ao comprar o ingresso de acesso às ruínas). Há um outro estacionamento, ao lado do Hostal Spa Empúries, esse sem descontos. Veja no mapa a localização dos estacionamentos:

Transporte público: há ônibus que conectam L’Escala com Figueres, Girona e Barcelona, além de outras cidades da região.

Pontos de ônibus: em L’Escala o ponto principal de ônibus é na Plaça les Escoles (onde fica o Escritório de Turismo), distante 1,8 km das ruínas. Algumas linhas possuem uma parada mais próxima, chamada de Ruínes de Empuries Cruilla, distante 1,1 km das ruínas. Veja o mapa:

Ônibus Figueres / L’Escala: os ônibus saem da Estação de Ônibus de Figueres que fica do outro lado da praça em frente à Estação de Trem de Figueres (trens regionais). A distância da Estação de Ônibus de Figueres até a Estação Vilafant (trem-bala de Figueres) é de 2 km. A duração da viagem de ônibus de Figueres até L’Escala é de 1 hora e há algumas frequências diárias. Em L’Escala os ônibus param tanto na parada Ruínes de Empúries Cruilla como na Plaça les Escoles. A empresa que faz o trajeto é a Sarfa/Moventis. Em Outubro de 2016 a passagem custava 4,95 euros cada trecho. Confirme as informações atualizadas e consulte os horários no site: Sarfa/Moventis.

Ônibus Girona / L’Escala: os ônibus saem da Estação de Ônibus de Girona que fica ao lado da Estação de Trem (regionais e trem-bala). A duração da viagem de ônibus até L’Escala é de 1 hora e há algumas frequências diárias. Em L’Escala os ônibus param tanto na parada Ruínes de Empúries Cruilla como na Plaça les Escoles. A empresa que faz o trajeto é a Sarfa/Moventis. Em Outubro de 2016 a passagem custava 6,40 euros cada trecho. Confirme as informações atualizadas e consulte os horários no site: Sarfa/Moventis.

Ônibus Barcelona / L’Escala: os ônibus saem da Estação Barcelona Nord. O trajeto até L’Escala dura 3 horas (na minha opinião não vale a pena o bate-volta) e são poucas as frequências diárias. Em L’Escala os ônibus param apenas na Plaça les Escoles. A empresa que faz o trajeto é a Sarfa/Moventis. Em Outubro de 2016 a passagem custava 21,70 euros cada trecho. Confirme as informações atualizadas e consulte os horários no site: Sarfa/Moventis.

Agências: na Viator há um passeio de 1 dia saindo de Barcelona e que passa por algumas atrações da Costa Brava, incluindo as Ruínas de Empúries. Confira: Costa Brava Viator

História das Ruínas de Empúries

Ruínas de Empúries

Gregos: em 575 A.C. gregos vindos da cidade de Foceia estabeleceram uma colônia onde hoje é o povoado de Sant Martí D’Empúries (que na época era uma ilha, mas hoje fica no continente).

Palaiápolis = Sant Martí D’Empúries: em 550 A.C. os colonos gregos fundaram uma nova cidade na época chamada de Neápolis (Cidade Nova), enquanto a cidade antiga passou a ser chamada de Palaiápolis (Cidade Velha, hoje Sant Martí D’Empúries, que está fora do recinto turístico do sítio arqueológico).

Neápolis = Emporion: nos séculos seguintes Neápolis, a cidade nova, se firmou como um importante centro comercial grego e passou a ser chamada de Emporion (que significa Mercado ou Porto Comercial). Emporion é a cidade grega que hoje fica dentro do recinto turístico do sítio arqueológico.

Romanos: durante a 2º Guerra Púnica, por questões estratégicas militares, os gregos se aliaram aos romanos. Com isso, em 218 A.C., os romanos estabeleceram um acampamento militar atrás da cidade grega de Emporion.

Emporiae: por volta do ano 100 A.C. os romanos começaram a construir uma cidade no local do acampamento militar, chamada de Emporiae, que foi um dos locais por onde começou a romanização da Península Ibérica.

Interessante: um detalhe muito interessante e até curioso é que as duas cidades, Emporion (grega) e Emporiae (romana) conviveram, lado a lado, por séculos. Apesar de extremamente próximas, elas eram separadas por muralhas.

Romanização: com o tempo a cidade romana (que era a civilização que dominava a região) se fortaleceu e os gregos passaram a ser influenciados pela cultura romana.

Decadência: a partir do século I D.C. Emporiae entrou em decadência devido ao crescimento econômico e político de Barcino (atual Barcelona) e principalmente de Tarraco (atual Tarragona).

Abandono Emporion: no século III D.C. a cidade grega de Emporion já estava abandonada. A população se mudou para Palaiápolis (atual Sant Martí D’Empúries), que estava melhor fortificada na época.

Abandono Emporiae: apesar da menor relevância política e econômica a cidade romana de Emporiae sobreviveu capengando até o século IX D.C., quando foi abandonada durante a invasão normanda.

Escavações: as antigas cidades da região (Palaiápolis, Emporion e Emporiae) ficaram totalmente em ruínas ao longo dos séculos. As escavações arqueológicas começaram em 1908 e até hoje apenas 25% da área das cidades foi escavada.

Museu: hoje o sítio arqueológico é administrado pelo Museu de Arqueologia da Catalunha.

Atualidade

Ruínas de Empúries

No sítio arqueológico turístico (dentro do recinto) é possível visitar as ruínas das cidades Emporion (grega) e Emporiae (romana). Um pequeno museu, com acervo sobre as escavações e alguns objetos encontrados, fica entre as duas cidades.

Veja no mapa abaixo:

Verão: durante a temporada de verão, 1 de Junho a 30 de Setembro, fica aberto o acesso das ruínas até o passeio marítimo (fora do recinto), onde é possível caminhar por toda a orla até Sant Martí D’Empúries (antiga Palaiápolis), que também está fora do recinto turístico e não possui escavações. No verão dá até para pegar uma praia. Veja no mapa:

No resto do ano o acesso das ruínas até o passeio marítimo fica fechado. A alternativa é o acesso ao passeio marítimo que fica ao lado do Hostal Spa Empúries. Nesse caso talvez seja melhor tirar o caro do estacionamento das ruínas (após visitá-las) e colocá-lo no estacionamento ao lado do Hostal Spa Empúries. Veja o mapa:

A minha experiência

As Ruínas de Empúries foi uma atração que eu fiz em um bate-volta (de carro alugado) desde Girona.

No mesmo dia eu combinei um passeio de barco até as Ilhas Medes saindo de L’Escala. Confira: Passeio de Barco Ilhas Medes.

O sítio arqueológico está literalmente em ruínas. Algumas relíquias foram restauradas, mas pouca coisa sobrou.

É um passeio imperdível para quem, assim como eu, curte ruínas e história.

Relevância: temos que considerar que as Ruínas de Empúries ficam na beira do lindo mar da Costa Brava e possuem ruínas gregas e romanas de duas cidades que chegaram a conviver simultaneamente.

Ruínas Gregas: nas ruínas da cidade grega de Empurion estão o recinto de Asclépios, o recinto de Serapis, mosaicos, um mercado, entre outras construções.

Ruínas Romanas: nas ruínas da cidade romana de Emporiae estão o Forum, o Anfiteatro, a Palestra, mosaicos, a muralha, entre outras construções.

Passeio marítimo: fora do recinto é possível caminhar pelo passeio marítimo até Sant Martí D’Empúries, passando pelo molhe construído pelos gregos e pelas praias.

Ruínas de Empúries
Muralhas
Ruínas de Empúries
Estátua de Asclépios
Ruínas de Empúries
Casa de Peristil
Ruínas de Empúries
Mosaico
Ruínas de Empúries
Fachada do museu
Ruínas de Empúries
Museu

Informações Ruínas de Empúries

  • Preço da entrada: 5 euros por pessoa. Inclui um audioguia (não tem em português). Para percorrer o recinto leva-se em torno de 1:30h.
  • Visita guiada normal: 3,60 euros por pessoa (+ o ticket da entrada). A visita guiada passa pelo sítio arqueológico e pelo museu.
  • Visita guiada teatralizada: 4,10 euros por pessoa (+ o ticket da entrada). É uma opção interessante, principalmente para quem estiver com criança. A visita teatralizada passa somente pelo sítio arqueológico.
  • Horário de funcionamento das Ruínas de Empúries:
  • 1 de Junho a 30 de Setembro (verão): segunda a domingo das 10:00 às 20:00.
  • 1 de Outubro a 15 de Novembro: segunda a domingo das 10:00 às 18:00.
  • 16 de Novembro a 15 de Fevereiro: terça a domingo das 10:00 às 17:00.
  • 16 de Fevereiro a 31 de Maio: segunda a domingo das 10:00 às 18:00.
  • Fechado nos dias 25 de Dezembro e entre 1 e 6 de Janeiro.
  • O recinto possui um bar, uma loja e sanitários.
  • Confirme todas as informações, horários e preços atualizados no site oficial: Ruínas de Empúries Museu de Arqueologia da Catalunha

Onde ficar

O refinado Hostal Spa Empúries fica bem pertinho das ruínas, ao lado da entrada do estacionamento do sítio arqueológico e de frente para o mar.

A cidade praiana de L’Escala possui uma boa estrutura hoteleira: onde ficar em L’Escala.

L'Escala, Costa Brava, Espanha
Orla de L’Escala

Figueres: a cidade possui acesso de trem-bala desde Barcelona e uma boa localização geográfica para explorar o norte da Província de Girona. Confira: Onde Ficar em Figueres.

Girona: na minha opinião é a melhor (e maior) cidade para montar base para explorar a região. Girona é a capital da província e também possui acesso de trem-bala. Confira: Onde Ficar em Girona.

E você, conhece as Ruínas de Empúries? Deixe as suas dicas.

Você tem dúvidas sobre as Ruínas de Empúries?

Deixe um comentário abaixo :-)

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *