Tour Santiago Bernabéu: Visita Estádio do Real Madrid

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Fachada do Estádio Santiago Bernabéu (do Real Madrid)

Tour Santiago Bernabéu (Estádio do Real Madrid): uma das principais atrações de Madrid é a visita ao Estádio Santiago Bernabéu do Real Madrid Club de Fútbol.

Um dos melhores: o tour pelo estádio do Real Madrid é um dos mais bacanas e concorridos tours por estádios do mundo.

Amantes e não amantes: é um passeio recomendado para amantes ou não amantes de futebol. O tour é bem interessante, com muitos recursos tecnológicos e interativos que vão surpreender qualquer turista.

Veja todas as dicas do Tour Santiago Bernabéu (Estádio do Real Madrid)

  • Localização e como chegar
  • Preços, tickets antecipados, horários e duração da visita
  • Detalhes, números e curiosidades sobre o estádio
  • Roteiro do tour (com descrição e fotos)
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Estádio Santiago Bernabéu: um dos mais famosos do mundo

Localização e como chegar

Chamartín: o Estádio Santiago Bernabéu está localizado no distrito de Chamartín, um dos principais da capital da Espanha. O estádio fica junto ao Paseo de la Castellana, uma das avenidas mais importantes de Madrid. A distância da Puerta del Sol, praça central de Madrid, até o Estádio Santiago Bernabéu é de +- 5 km.

Veja o mapa com o trajeto entre a Puerta del Sol e o Estádio do Real Madrid:

Como chegar ao Estádio Santiago Bernabéu de Metrô: é a opção mais prática já que a Estação de metrô Santiago Bernabéu (Linha 10) fica em frente ao estádio.

Outra opção de Metrô ou Cercanias: a estação Nuevos Ministerios fica a 800 metros do estádio. Ela pode ser uma opção interessante dependendo do seu local de saída. Ela é atendida por 3 linhas do Metrô (6, 8 e 10) e várias linhas do Cercanias (trem metropolitano que para somente em algumas estações de Madrid e por isso é mais rápido que o Metrô). A desvantagem é a caminhada de 800 metros até o estádio.

Veja o mapa com a localização do Estadio Santiago Bernabéu e das estações Santiago Bernabéu e Nuevos Ministérios:

El Corte Inglés: uma dica interessante é que junto à estação Nuevos Ministerios fica uma unidade do El Corte Inglés. Se houver alguém junto com você que não goste de estádios/futebol, essa pessoa pode ficar no El Corte Inglés enquanto você faz o tour.

Preços e horários

Preços: a visita ao Estádio do Real Madrid não é barata. O ticket custa 25 euros por adulto e 18 euros para crianças até 14 anos. Crianças até 4 anos entram gratuitamente. Preços de agosto de 2017.

É necessário comprar tickets antecipados? Se você for fazer a visita em finais de semana, feriados ou durante a alta temporada de verão pode haver grandes filas. Ao comprar o ticket antecipado você paga o mesmo preço e evita as filas. Compre o ticket antecipado na Ticketbar (você seleciona a data; o horário é livre): Ticketbar Real Madrid.

Horários: o tour acontece diariamente exceto nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Segunda a sábado: 10:00 às 19:30. Domingo e feriados: 10:30 às 18:30.

Fechamentos excepcionais: nesse link, em avisos, você confere os dias em que eventualmente o tour não estará disponível (por algum evento, reforma, etc). Confira: Tour Bernabéu.

Tour em dias de jogo: você pode começar o tour em até 5 horas antes do início do jogo. Algumas seções só podem ser visitadas até 3:30 h antes do início do jogo. Mais próximo da hora do jogo todo o entorno do estádio fica lotado de torcedores e o transporte público fica congestionado (se bem que para sair da região você vai pegar o contra fluxo). Veja no site do Real Madrid o calendário com os dias de jogos (na maioria dos jogos a data só é confirmada alguns dias antes): Calendário jogos Real Madrid.

Duração do tour: a duração estimada do tour pelo Estádio do Real Madrid é de 90 minutos.

Detalhes, números e curiosidades

Estádio Chamartín: o estádio anterior do Real Madrid levava o nome de Estadio Chamartín e tinha capacidade para 15.000 torcedores. Ele foi inaugurado em 1924 e foi usado até 1946 quando foi demolido para a construção do estádio atual.

Novo Estádio Chamartín: foi inaugurado em 1947 no mesmo local do estádio velho e de terrenos vizinhos. A capacidade era de 75.145 torcedores (a maioria de pé). O primeiro jogo foi Real Madrid 3 x 1 Os Benelenses (de Portugal). O estádio foi batizado como Estadio Real Madrid Club de Fútbol, mas popularmente era chamado de Nuevo Estadio Chamartín.

Nuevo Estadio Chamartín Real Madrid
Arquibancada do Nuevo Estadio Chamartín em 1954: no ano seguinte o nome mudou para Estadio Santiago Bernabéu

Mudança de nome para Estádio Santiago Bernabéu: na década de 1950 o Nuevo Estadio Chamartín foi ampliado para 125.000 torcedores. Em 1955 a assembléia de sócios aprovou a mudança de nome do estádio para Santiago Bernabéu, em homenagem ao então presidente do clube e idealizador do estádio.

Sport Recife: um detalhe interessante foi o jogo que inaugurou a iluminação artificial do estádio. O primeiro jogo noturno foi Real Madrid 5 x 3 Sport Club do Recife em 18 de maio de 1857.

Final da Copa do Mundo de 1982: o Estadio Santigo Bernabéu foi modernizado para a Copa do Mundo de 1982 passando a abrigar 90.800 torcedores. O estádio foi palco de 4 jogos da Copa incluindo a grande final Itália 3 x 1 Alemanha Ocidental que foi apitada pelo árbitro brasileiro Arnaldo Cezar Coelho.

Década de 1990 e anos 2000: nas décadas seguintes o estádio passou por amplas modernizações passando a ser considerado um Estádio de Elite (5 Estrelas), a distinção máxima da UEFA. Atualmente o Estádio Santiago Bernabéu tem capacidade para 81.044 torcedores (todos em assentos) e possui calefação para os dias frios.

Remodelação: em 2014 foi aprovada uma profunda remodelação e modernização do Estadio Santiago Bernabéu. O projeto é milionário, um tanto polêmico e está na fase de discussões (em 2017).

Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Maquete da modernização do Santiago Bernabéu aprovada em 2014

Tour Santiago Bernabéu

Ao fazer a visita pelo Estádio do Real Madrid você seguirá o seguinte roteiro (pode haver alterações):

  • 1: Panorâmica do Estádio
  • 2: Sala Melhor Clube da História
  • 3: Sala Sensações
  • 4: Fotomontagens
  • 5: Terreno de Jogo
  • 6: Tribuna de Honra
  • 7: Balneários (vestiários)
  • 8: Túnel, Bancos de Reservas e Zona Técnica
  • 9: Sala de Imprensa
  • 10: Loja Oficial

1: Panorâmica do Estádio

Vista da arquibancada superior: o tour ao estádio começa com a vista a partir de um dos anéis superiores do estádio, a +- 50 metros de altura do campo.

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Congestionamento de visitantes no “mirante” do estádio
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Estadio Santiago Bernabéu visto do anel superior da arquibancada
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Área reservada para a torcida organizada do Real Madrid

2: Sala Melhor Clube da História

1º parte do museu: essa sala é a primeira parte do museu do estádio/Real Madrid. Nela há um imenso acervo com objetos e troféus ligados ao Real Madrid, ao Estádio Santiago Bernabéu e aos jogadores do clube. São vários os recursos audiovisuais e interativos. Há uma seção dedicada à equipe de baloncesto (basquete) do Real Madrid.

Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Entrando na Sala Melhor Clube da História
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Recursos interativos
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Bolas e chuteiras do início do século
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Livro de registro de sócios da década de 1950
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Evolução do escudo do Real Madrid
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Uma das 33 taças (até 2017) da La Liga (Campeonato Espanhol): o Real Madrid é o maior vencedor (o Barcelona tem 24 títulos)
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Bola de Ouro e Chuteira de Ouro (prêmios FIFA) do Cristiano Ronaldo

3: Sala Sensações

2º parte do museu: a Sala Sensações é uma continuação da Sala Melhor Clube da História. Nela há vários recursos que vão mexer com os seus sentidos. Telões gigantes com informações dos jogadores, áudios, gritos da torcida, gols históricos, etc. É nessa ala que ficam os troféus das 11 Champions League (Liga dos Campeões da UEFA) conquistadas pelo Real Madrid (o maior vencedor da competição). Atualização Agosto 2017: quando eu fiz o tour eram 11 títulos (em dezembro de 2016). No dia 3 de junho de 2017 o Real Madrid conquistou o 12º título ao vencer a Juventus da Itália por 4 x 1 (com dois gols do Cristiano Ronaldo; o brasileiro Casemiro fez um). O Milan, segundo maior vencedor da competição, possui 7 títulos.

Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Detalhes dos jogadores do Real Madrid
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Cristiano Ronaldo: o maior goleador e um dos maiores (talvez o maior) ídolos do Real Madrid
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Nessa seção você poderá escutar a torcida em momentos históricos do Real Madrid
Visita Estádio Real Madrid - Santiago Bernabéu
Taças da Champions League (Liga dos Campeões da UEFA)

4: Fotomontagens

Fotos com jogadores famosos: nessa etapa são as tradicionais fotomontagens. Você pode comprar uma foto sua com o Cristiano Ronaldo, por exemplo. Já vou adiantando que os preços não são camaradas.

5: Terreno de Jogo

Campo: após o museu você dará uma volta no estádio (pelos corredores de acesso às arquibancadas) até o outro lado, onde fica a Tribuna de Honra.

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
A Tribuna de Honra fica lá do outro lado

6: Tribuna de Honra 

Área nobre: a Tribuna de Honra é a área mais nobre e central da arquibancada do Santiago Bernabéu. Você poderá sentar nas confortáveis poltronas onde ficam as personalidades e a diretoria nos jogos. Quem sabe uma dia você assiste um jogo daqui :)

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Confortáveis poltronas da Tribuna de Honra

7: Balneários (vestiários)

Vestiários: um dos pontos altos da visita. Você verá toda a estrutura do vestiário do Real Madrid incluindo os locais de recuperação, banhos, massagens, etc.

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Vestiário
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Duchas
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Hidromassagem
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Sala de massagens

8: Túnel, Bancos de Reserva e Zona Técnica

Gramado: essa é a hora de pisar no gramado do Santiago Bernabéu. No campo em si não é permitido entrar, apenas no banco de reservas e na área técnica do Real Madrid (onde a grama é artificial). O acesso é pelo túnel que liga o vestiário ao campo.

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Túnel de acesso ao gramado
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Aguardando uma oportunidade para entrar no jogo
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Relaxando no banco de reservas
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Relaxando mesmo
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Na beira do gramado
Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
No dia da nossa visita estava chovendo e o gramado estava sendo iluminado artificialmente

9: Sala de Imprensa

Entrevistas: esse é o local onde acontecem as entrevistas coletivas após os jogos do Real Madrid.

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Sala de Entrevistas após os jogos

10: Loja Oficial

Compras: o tour pelo Estádio do Real Madrid termina na loja oficial do clube.

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid

Assistir jogo do Real Madrid

Outra experiência: uma experiência ainda mais bacana que o tour é assistir um jogo do Real Madrid.

Tour Estádio Santiago Bernabéu - Estádio Real Madrid
Estádio Santiago Bernabéu durante um jogo do Real Madrid

Dúvidas

Se você tem alguma dúvida sobre o Tour Santiago Bernabéu deixe um comentário abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *