Alugar Carro Uruguai: Roteiro Montevidéu, Punta del Este e Colonia

Ramblas Montevidéu
Rambla em Montevidéu na altura da Playa Carrasco: é muito gostoso dirigir pelas ramblas margeando as praias da capital do Uruguai

Vale a pena alugar carro no Uruguai? Sim, alugar um carro é a melhor opção para explorar os principais destinos do Uruguai como Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Cidades, praias e vinícolas: com um carro alugado é bem fácil montar um roteiro passando pelas principais cidades, praias e vinícolas do Uruguai.

Montevidéu: se você vai visitar apenas a capital Montevidéu, alugar um carro não é necessário. Dá para se virar bem com transporte público, táxi ou Uber.

Desconto no IVA: ao pagar o aluguel do carro com o cartão de crédito você terá um desconto de 9% (desde que o pagamento seja feito lá no Uruguai).

Dicas alugar carro no Uruguai

Veja neste artigo:

  • Vale a pena alugar um carro no Uruguai?
  • Roteiro de carro no Uruguai: localização das principais cidades, atrações, praias e vinícolas.
  • Desconto IVA: como conseguir o desconto de 9% no aluguel do carro.
  • Mapas do Uruguai para o GPS.
  • Dicas gerais para alugar um carro no Uruguai.
  • Dicas gerais para alugar um carro: seguros, franquia, caução, pegadinhas.
  • Onde alugar um carro no Uruguai.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dezenas de dicas: eu também preparei um artigo com dezenas de dicas para alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior (como evitar as pegadinhas, CNH/PID, taxas das locadoras, vistorias, políticas de quilometragem e combustível, etc). Confira:

Seguros: nos artigos abaixo eu abordo profundamente os seguros no aluguel do carro. Veja quais são os seguros essenciais contratar e quais são pegadinhas das locadoras. Confira:

Vale a pena alugar carro no Uruguai

Sim: na minha opinião compensa muito alugar um carro no Uruguai.

Combina: eu diria que uma viagem de carro combina com o Uruguai 🙂

Pequeno, prático e fácil: o Uruguai é um país pequeno. Em cerca de 7 horas (sem paradas) dá para percorrer todo o litoral do país (de Chuy até Colonia del Sacramento). As estradas são boas e o trânsito só fica muito movimentado no entorno de Montevidéu (mas dificilmente há congestionamentos). É muito fácil montar um roteiro de carro pelo Uruguai.

Alternativas ao aluguel do carro: há linhas rodoviárias de ônibus entre as principais cidades. Também dá para contratar traslados e passeios com agências (principalmente se você estiver hospedado em Montevidéu). Veja as opções de traslados e passeios na Get Your Guide em Montevidéu e em Punta del Este.

Somente em Montevidéu: se a sua viagem é somente para Montevidéu não é necessário alugar um carro. A cidade tem um bom sistema de ônibus urbanos e como as atrações ficam próximas entre si as corridas de Táxi ou Uber não ficam tão caras.

Punta del Este: se a sua viagem é somente para Punta del Este eu recomendo alugar um carro. O entorno de Punta del Este tem muita coisa bacana, como a Casapueblo em Punta Ballena (sabia que dá para se hospedar nela? Veja: Club Hotel Casa Pueblo), a badalada e charmosa La Barra e a rústico-chique Praia de José Ignacio. O transporte público não é eficiente na região de Punta del Este e usar táxi sairá muito caro. Com um carro alugado você terá uma experiência muito melhor em Punta del Este.

Alugar carro no Uruguai
A Renata com o Chevrolet Spark que alugamos na Sixt do Aeroporto de Carrasco/Montevidéu

Roteiro de carro no Uruguai

Litoral: as principais cidades e atrações turísticas ficam ao longo do litoral do Uruguai. Mesmo as principais vinícolas não estão muito distantes do litoral.

Três principais: os três principais destinos do Uruguai são a capital Montevidéu, o balneário luxuoso de Punta del Este e a cidade histórica (com influência portuguesa) de Colonia del Sacramento. Veja no mapa abaixo como Montevidéu está estrategicamente localizada entre as outras duas cidades:

Distâncias: as três cidades ficam bem próximas entre si. A distância entre Montevidéu e Punta del Este é de 130 km e a distância entre Montevidéu e Colonia del Sacramento é de 180 km. A partir de Montevidéu tanto para Punta como para Colonia o trajeto vai levar +- 2 horas.

Quantos dias? Para a capital Montevidéu você pode reservar um ou dois dias (somente a cidade). Para Punta del Este um dia para a cidade e mais um ou alguns dias para o entorno. Em um dia você percorre (a pé) todo o centrinho histórico de Colonia del Sacramento. Com 5 dias inteiros disponíveis você consegue fazer um bom roteiro de carro pelas três cidades.

Mais dias: com mais dias dá para se hospedar em mais cidades. Na costa leste do Uruguai, (depois de Punta del Este), existem várias cidadezinhas e vilarejos bacanas. O verão é a alta temporada, quando a região fica cheia de turistas, as praias ficam movimentadas e as noites são vibrantes. No inverno as cidadezinhas ficam vazias, mas pode ser uma boa opção para quem gosta de tranquilidade e lindas paisagens.

Entre Montevidéu e Punta del Este: no caminho entre as duas cidades fica o elegante balneário de Piriápolis, bastante famoso entre os uruguaios. Se você programar um pernoite ou pit stop em Piriápolis não deixe de subir o Cerro San Antonio de teleférico. Lá de cima tem uma vista espetacular da cidade e do mar. Veja o mapa:

Arredores de Punta del Este e Costa Leste: no sentido Montevidéu, ainda pertinho de Punta del Leste, fica Punta Ballena (onde está a Casapueblo). A partir de Punta del Este, no sentido Chuy/Brasil, vem uma sequência de várias cidadezinhas e vilarejos praianos cada qual com a sua própria essência. Os principais são: La Barra (charmosa, boa gastronomia), José Ignacio (hippie chic), La Paloma (balneário familiar bem estruturado com boas praias, belas paisagens e um incrível por do sol), La Pedrera (rústica, boa para surfe, agito noturno e o carnaval mais famoso do Uruguai), Cabo Polonio (a mais rústica; você deixa o carro no estacionamento e segue de caminhão 4×4 até o vilarejo) e Punta del Diablo (também rústica, famosa pelas baladas no verão; distante 44 km da divisa com o Brasil no Chuí). Veja o mapa:

Roteiro de carro por vinícolas no Uruguai

Arredores de Colonia del Sacramento (vinícolas em Carmelo): se você tem mais dias para investir na região de Colonia del Sacramento vale a pena dormir uma, duas ou quem sabe três noites na bucólica Carmelo, às margens do Rio de La Plata. A cidade não tem muitos pontos turísticos propriamente ditos. O grande atrativo é o ambiente acolhedor, os passeios de bicicleta, a boa gastronomia, os excelentes hotéis e as vinícolas (não deixe de visitar a Bodega El Legado). Em Carmelo fica o excepcional Hyatt Carmelo Resort & SPA, a charmosa pousada Casa Chic Carmelo e o moderno Puerto Dijama, além de pousadas em vinícolas como a Posada Campotinto e o Narbona Wine Lodge. Veja a localização de Carmelo:

Vinícolas em Montevidéu: as vinícolas mais famosas e visitadas do país ficam pertinho de Montevidéu, na direção da cidadezinha de Canelones. Por ali estão vinícolas como a Juanicó, a Pizzorno e a H. Stagnari. A mais famosa de todas é a Bodega Bouza, distante apenas 20 km do centro de Montevidéu (dá para ir de táxi ou passeios com agências). Veja o mapa:

Vinícolas em Punta del Este: os departamentos de Maldonado (onde fica Punta del Este) e Rocha é a região produtora de vinhos mais jovem e moderna do Uruguai. A vinícola mais famosa da região é a impressionante Bodega Garzón. A mais próxima de Punta é a Alto de La Ballena. Outra opção na região é a Viña Edén. Veja o mapa:

Desconto IVA no aluguel do carro no Uruguai

IVA: o IVA é o principal imposto no Uruguai (mais ou menos como se fosse o nosso ICMS).

Desconto de 9% para turistas estrangeiros: para incentivar o turismo o governo uruguaio concede uma isenção de uma parte do IVA que gera um desconto de 9% para alugar um carro. Até 30/04/2018 o desconto é de 18,5%. A partir de 01/05/2018 o desconto passa a ser de 9%.

Requisitos: para conseguir o desconto você deve provar que é estrangeiro (com a Carteira de Identidade ou Passaporte) e pagar o aluguel do carro com um cartão de crédito, débito ou pré-pago emitido fora do Uruguai. Note que dificilmente você conseguirá alugar um carro com cartão de débito ou pré-pago. As locadoras aceitam apenas cartão de crédito (tem que ser internacional).

Automático: ao pagar o aluguel do carro com o cartão de crédito o desconto é automático. Você não precisa pedir reembolso.

Importante: muitos sites de aluguel de veículos dão a opção de pagar o aluguel antecipadamente ou lá no destino (no momento da retirada do carro). Para garantir o desconto opte por pagar lá no Uruguai ao retirar o veículo. Na Rentcars, por exemplo, o pagamento antecipado é lançado aqui no Brasil e nesse caso não haverá o desconto do IVA.

Faça as contas: muitas locadoras e sites (inclusive a Rentcars) oferecem descontos para o pagamento antecipado. Se desconto for superior a 9% compensa pagar antecipadamente. No caso da Rentcars (que o pagamento é feito aqui no Brasil) você ainda economiza o IOF de 6,38%. Veja o exemplo abaixo:

Pagamento aluguel de carro Uruguai
Exemplo na Rentcars do mesmo carro na mesma locadora com duas opções de pagamento: online (no momento da reserva) e no destino (ao retirar o carro). Ao pagar no destino você terá um desconto de 9%, mas terá que pagar 6,38% de IOF

Restaurantes. O desconto no IVA para bares, restaurantes, cafeterias e afins segue o mesmo modelo do aluguel de carro: 9% de desconto (a partir de 01/05/2018) para pagamentos no cartão de crédito, débito ou pré-pago emitidos fora do Uruguai.

Hotéis: no caso dos hotéis e pousadas o desconto é diferente. Estrangeiros tem isenção total do IVA (o que significa um desconto bem maior). O pagamento pode ser feito com cartão (crédito, débito e pré-pago) e também com dinheiro em espécie. O preço das diárias que você visualiza nos sites de reservas como o Booking.com já estão sem o IVA. Não é preciso pedir reembolso e nem pedir a isenção na hora de pagar o hotel. Nas faturas para estrangeiros o IVA não é inserido.

Mapas do Uruguai para o GPS

Duas dicas: nas minhas últimas viagens eu tenho usado dois recursos muito úteis. Dica 1: Google Maps off-line. Dica 2: chip de celular com internet.

Google Maps off-line: antes da viagem faça o download no seu celular do mapa do Uruguai no Google Maps. Você poderá usar mesmo off-line. É possível traçar rotas e navegar normalmente mesmo sem estar conectado à internet. Funciona como um GPS. Somente é possível traçar rotas para trajetos de carro (a pé, bicicleta e transporte público não estarão disponíveis). Off-line não haverá informações em tempo real sobre o trânsito, acidentes, desvios, etc. Veja aqui como fazer o download de mapas off-line do Google Maps.

Mapa Uruguai GPS
Faça o download do mapa do Uruguai no aplicativo Google Maps do seu celular. Você poderá usar mesmo off-line (somente as rotas de carro). Dica: a área do mapa para fazer o download é interativa.

Chip de celular com internet: é possível comprar um chip com internet e receber na sua casa no Brasil antes da viagem. É muito simples de usar e ficar conectado durante a sua viagem. Com o chip você poderá usar o Google Maps (online, com os dados reais de trânsito) ou o Waze, além de ficar conectado durante a viagem. Dá para usar as redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações, restaurantes e preços. Veja: Chip de Celular com Internet no Exterior.

Economia e praticidade: com o Google Maps off-line e um chip de celular você não precisará alugar um GPS (uma boa economia) e terá uma grande praticidade durante a viagem.

Dicas Alugar Carro no Uruguai

CNH/PID no Uruguai: a nossa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é válida no Uruguai. Não é necessário a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Caso você opte por levar a PID lembre-se que ela sozinha não tem validade (junto com a PID é preciso apresentar a CNH). Note também que a CNH não é válida como documento de identidade no Uruguai. Você deve levar o RG (ou Passaporte) e a CNH.

Retirar o carro alugado no Aeroporto de Carrasco (Montevidéu): se você for alugar o carro por todo o período da sua viagem compensa retirar e devolver no aeroporto. Assim você economiza o táxi ida e volta para o aeroporto (que em Montevidéu é bem caro). Só fique atento ao horário de funcionamento das lojas das locadoras (verifique se a sua locadora funciona 24 horas). Se o horário do seu voo não bater com o horário das lojas alugue com retirada no dia seguinte perto do seu hotel.

Retirar o carro alugado no centro de Montevidéu, em Punta del Este ou em Colonia del Sacramento: se você vai alugar o carro por apenas alguns dias alugue com retirada em alguma locadora próxima do seu hotel (é um pouco mais barato do que retirar no aeroporto). Há várias filiais de locadoras na região central de Montevidéu, em Punta del Este (tanto no aeroporto como na cidade) e também em Colonia del Sacramento (ideal para quem chega ou sai do Uruguai via ferry-boat Colonia-Buenos Aires).

Rodovias: quase todo o trajeto entre Colonia del Sacramento, Montevidéu e Punta del Este é por rodovias duplicadas, em excelente estado de conservação e bem sinalizadas. Apenas os 30 quilômetros mais próximos de Colonia são em pista simples (em bom estado). A rodovia entre Montevidéu e Punta del Este leva o nome de Interbalnearia. As estradas que dão acesso aos vilarejos mais rústicos da Costa Leste possuem pista simples (alguns trechos podem estar mal conservados e com buracos).

Pedágios: são pelo menos dois pedágios entre Montevidéu e Colonia del Sacramento e dois entre Montevidéu e Punta del Este (nos dois sentidos da rodovia). Você pode pagar os pedágios com pesos uruguaios, reais brasileiros, dólares norte-americanos ou pesos argentinos. A cotação será desfavorável se você não pagar com pesos uruguaios. No início de 2018 cada pedágio custava um pouco menos que R$ 10,00.

Farol aceso durante o dia: no Uruguai é obrigatório dirigir com o farol aceso 100% do tempo nas rodovias e nas cidades (dentro das cidades).

Gasolina: no Uruguai a gasolina é chamada de Nafta. Preço do litro em março de 2018: Nafta Súper (Comum): 50,40 pesos. Nafta Premium (Aditivada): 52,30 pesos. O preço é tabelado. O litro equivale a +- R$ 5,50 reais (câmbio de março 2018). Um detalhe é que a gasolina lá é pura e rende mais que a brasileira (que é misturada com álcool).

Cuidado com o Gasoil: gasoil no Uruguai é diesel. Preço em março de 2018: 10-S: 55,60 pesos. 50-S: 40,40 pesos.

Seguro e tranquilo: dirigir no Uruguai é muito seguro e tranquilo. Só tome cuidado a velocidade: há radares e pode haver animais na pista (nas regiões menos urbanizadas).

Dicas gerais para o aluguel de um carro

Não caia em pegadinhas: eu já aluguei muitas vezes carros no exterior, em vários países. Com o tempo fui desenvolvendo uma certa experiência para não cair nas pegadinhas das locadoras. Veja algumas dicas:

Reserva antecipada: eu sempre procuro alugar o carro online com boa antecedência. São várias as vantagens: dá para garantir os carros mais baratos (eles são os primeiros a acabar), pesquisar os preços em várias locadoras ao mesmo tempo e analisar com calma os seguros e os termos das locações.

Cuidado com os atendentes das locadoras: ao deixar para reservar lá na hora nós somos presas fáceis dos atendentes das locadoras: estamos cansados da viagem, não entendemos dos seguros e dos termos e podemos ter problemas de comunicação com o idioma. Muitas vezes os atendentes empurram seguros e itens extras desnecessários que encarecem e muito o aluguel.

Seguros essenciais: os dois seguros essenciais para contratar são o CDW/LDW (que cobre roubo e danos ao veículo que você está alugando) e a Proteção Contra Terceiros (LIS, SLI ou outras siglas dependendo da locadora) que cobre danos que você causar à terceiros (pessoais e materiais).

Seguro do cartão de crédito: eu não recomendo usar o seguro que alguns cartões de crédito fornecem gratuitamente. Eles funcionam no modo reembolso: se acontecer algum sinistro você tem que arcar (lá na hora) com os custos estipulados pela locadora e solicitar o reembolso após a viagem. Muito cuidado: os seguros dos cartões não incluem a Proteção Contra Terceiros.

Franquia zero: sempre que estiver disponível e se o preço não for proibitivo eu recomendo alugar o carro com franquia zero. Se acontecer algum sinistro você não precisará pagar nada e fugirá das burocracias. Por um simples risco no carro a locadora vai te cobrar algumas centenas de dólares.

Recomendo: eu recomendo que você siga o artigo Aluguel de Carros Passo a Passo para evitar pegadinhas, verificar as informações mais importantes e contratar os seguros essenciais.

Confira:

Onde alugar um carro no Uruguai

No aeroporto ou nas cidades: você encontrará filiais de algumas das principais locadoras de carros do mundo tanto nos Aeroportos (Montevidéu e Punta del Este) como também nas cidades de Montevidéu e Punta del Este. Em Colonia del Sacramento também há locadoras. Mais abaixo eu ensino como visualizar a localização das locadoras no mapa (caso você vá retirar ou devolver o carro fora do Aeroporto).

Sites: eu sempre costumo pesquisar os preços em pelo menos 3 sites para fazer a reserva. Dois comparadores (Rentcars e Rentalcars) e na locadora Sixt.

Comparadores: os sites comparadores reúnem os veículos de várias locadoras. Muitas vezes há preços mais baratos do que nas próprias locadoras.

Simulação: eu fiz algumas simulações de aluguel de carro por 7 dias em Montevidéu nos 3 sites. Confira as dicas abaixo.

Rentcars

Rentcars: a Rentcars é o maior site de reservas de carros do Brasil. Entre as vantagens estão a possibilidade de pagar em Reais (sem o IOF), parcelar o aluguel em 12x nos cartões (ou com desconto de 5% no boleto) e o atendimento em português por telefone durante a reserva (você pode ligar caso tenha alguma dúvida).

Dica: procure pelos carros que já possuem os dois seguros essenciais, chamados na Rentcars de Proteção do Veículo (CDW/LDW; contra danos e roubos) e Proteção Contra Terceiros.

Alugar carro Rentcars Montevidéu
Para facilitar a busca na Rentcars procure pelos carros que já possuem a Proteção do Veículo e a Proteção Contra Terceiros como no exemplo acima

Franquia Zero: após selecionar um veículo, na página seguinte a Rentcars pode oferecer a opção de Franquia Zero (Isenção de Franquia). Se o preço estiver bacana eu recomendo contratar.

Seguro Carro Franquia Zero Uruguai
Opção de Franquia Zero na Rentcars (disponível na Rentcars somente em algumas locadoras).

Rentalcars

Rentalcars: a Rentalcars é o maior site de aluguel de carros do mundo. Ele pertence ao mesmo grupo da Booking.com.

Dica: escolha um dos carros que já inclua a Cobertura de Danos de Colisão (CDW) e a Cobertura de Roubo (TP) como o modelo da figura abaixo.

Aluguel Carro Rentalcars Montevidéu
Na Rentalcars procure pelos carros que já oferecem a Cobertura de Danos de Colisão e a Cobertura de Roubo como no exemplo acima

Proteção Contra Terceiros: ainda no resultado da busca na Rentalcars clique em Termos do Aluguel e na sequência na aba “Incluso no preço do aluguel” verifique se também está incluída a Proteção Contra Terceiros. Veja no exemplo abaixo.

Alugar Carro Rentalcars Uruguai
Clique em Termos do Aluguel para visualizar os seguros já incluídos no preço
Seguros Aluguel Carro Uruguai
Clique em “Incluso no Preço do Aluguel” e opte pelos carros que já incluem a Proteção do Carro, Contra Roubo e Contra Terceiros como nesse exemplo

Franquia e caução: uma grande vantagem da Rentalcars é que é possível verificar os valores da franquia e do depósito caução. Após selecionar um carro clique em “Informação Importante” para ver os valores. Veja o exemplo abaixo.

Franquia e caução aluguel carro Uruguai
Após selecionar um carro clique em “Informação Importante” para visualizar o valor da franquia e o valor do depósito caução que será lançado no seu cartão de crédito na retirada do carro (após a devolução do carro o valor do depósito é estornado)

Visualizar a localização das locadoras no mapa: outro recurso interessante na Rentalcars é visualizar a localização das locadoras. Isso é muito útil se você for retirar ou devolver o carro fora do aeroporto. Dá para ver quais locadoras ficam mais próximas do seu hotel. Para o mapa aparecer você tem que digitar no local de retirada/devolução do carro uma cidade (por exemplo Montevidéu). Não digite um local específico (por exemplo Aeroporto de Montevidéu).

Mapa locadoras de carro em Montevidéu
Mapa da Rentalcars com a localização das locadoras de carros na cidade de Montevidéu

Sixt

Sixt: a Sixt é uma locadora alemã que eu sempre costumo alugar. Ela é uma das maiores do mundo, oferece preços competitivos e muita facilidade para visualizar e contratar online os seguros. A grande vantagem é, na maioria das vezes, poder reservar online com franquia zero. Em março de 2018: infelizmente no Uruguai a Sixt não dá a opção de franquia zero. É possível apenas contratar uma redução do valor da franquia.

Seguros: após selecionar um carro na pesquisa no site da Sixt, na página seguinte serão exibidos os seguros. No exemplo da imagem abaixo já está incluído no preço a Proteção Contra Terceiros (Third Party Insurance). Já a Proteção do Carro (LDW; Loss Damage Waiver) e a SLI (Supplemental Liability Insurance; suplemento à Proteção Contra Terceiros) estão sendo oferecidos com custo adicional nesse exemplo.

Alugar Carro Sixt Uruguai
Nesse exemplo da Sixt em Montevidéu já inclui a Proteção Contra Terceiros (Third Party Insurance). É opcional (mas eu recomendo contratar) o LDW (Loss Damage Waiver).

Redução de franquia: após selecionar o LDW aparece a opção de contratar a redução do valor da franquia. O termo Deductible (ou excess) é o valor da franquia. Veja no exemplo abaixo.

Redução de franquia carro Locadora Sixt Uruguai
Após selecionar o LDW surge a opção de reduzir a franquia. É preciso analisar se vale a pena. No exemplo acima eu acho que não compensa a redução de franquia. Franquia em inglês: deductible ou excess.

Passo a passo: eu fiz um passo a passo mais completo com todas as dicas para reservar na Rentcars, Rentalcars e Sixt.

Confira:

Dúvidas aluguel de carro no Uruguai

Alguma dúvida sobre alugar carro no Uruguai? Deixe um comentário abaixo 🙂

2 Comentários


  1. Bom dia! Estou indo para o Uruguai agora nessa semana, e pretendo alugar um carro. Dos 8 dias totais, irei passar 2 dias em Buenos Aires, há necessidade de algum documento adicional? Li em outro blog falando sobre “carta verde”.

    Muito obrigado!

    Responder

    1. Oi Edson, tudo bem?

      A Carta Verde seria um seguro obrigatório caso você fosse fazer a viagem com o seu carro (desde o Brasil).

      No caso de um carro alugado você tem que verificar se a locadora permite que você vá do Uruguai para a Argentina com o carro. Não são todas que permitem (eu não sei te dizer quais permitem).

      No caso da locadora permitir e você notificar que vai fazer essa travessia, a locadora já cobrará (ou orientará) você todas as taxas e seguros necessários.

      Será que não compensa você deixar o carro em Colonia del Sacramento e atravessar (sem o carro) de ferry para Buenos Aires?

      Abraços 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *