Aluguel de Carro na Alamo nos EUA: Como Alugar, Seguros e Pedágios

Alamo EUA: eu considero a Alamo a locadora com o melhor custo-benefício para alugar um carro nos Estados Unidos.

Não é perfeita: nós sabemos que no universo das locadoras de carros nada é perfeito, mas a Alamo oferece algumas vantagens muito interessantes e por isso eu considero que nos EUA vale a pena alugar um carro com ela.

Principais vantagens da Alamo nos EUA:

  • Totens de autoatendimento: nos principais aeroportos dos EUA você pode usar os totens de autoatendimento (em português) sem precisar passar pelo balcão e sem contato com os atendentes (eliminando o risco de cair na pegadinha das taxas e seguros extras que os atendentes tentam empurrar).
  • Toll Pass (pedágio eletrônico): o sistema Toll Pass (similar ao nosso Sem Parar) utilizado pela Alamo é um dos melhores entre as locadoras nos EUA.
  • Preço: a Alamo oferece preços competitivos no aluguel de carro nos EUA.
  • Rentcars: alugar um carro da Alamo pela Rentcars é mais barato do que alugar diretamente com a Alamo. Na Rentcars você pode pagar em Reais (sem IOF e sem variação cambial) e parcelar o pagamento no cartão de crédito.

Veja neste artigo todas as dicas para alugar um carro na Alamo nos EUA.

Aluguel de carro na Alamo nos EUA

Continue lendo o artigo ou clique nos links para ir direto aos tópicos:

Mais dicas para alugar carros

Mais artigos sobre aluguel de carros: no blog você encontra mais artigos com dicas essenciais para você alugar um carro no exterior. Confira:

Chip internacional (receba no Brasil antes da viagem): ao alugar um carro é fundamental ter um chip internacional para poder usar aplicativos de GPS como Waze e Google Maps. Além de ter conexão com a internet no celular durante a viagem você economiza com o aluguel do GPS. Receba o chip no seu endereço no Brasil antes da viagem. Confira os artigos:

1 – Como alugar um carro na Alamo nos EUA

Rentcars: quase sempre é mais barato alugar um carro da Alamo nos EUA pela Rentcars (comparador que reúne carros de várias locadoras) do que na própria Alamo. Compare os preços na Rentcars e na Alamo.

Pague em Reais: outra vantagem da Rentcars é que você pode efetuar o pagamento em Reais (sem IOF e sem variação cambial) e ainda parcelar no cartão de crédito ou obter um desconto de 5% ao pagar com boleto bancário. Para pagar em Reais você deve escolher a opção de “Pagamento Online” e não “Pagamento no Destino”.

Siga o passo a passo abaixo para reservar na Rentcars contratando os seguros essenciais.

Acesse o site: Rentcars.

Resultado da pesquisa (imagem abaixo): digite o local e as datas da retirada e devolução do carro. No resultado da pesquisa procure os carros da Alamo. Para facilitar você pode selecionar o filtro para que apenas os carros da Alamo sejam exibidos. Escolha a categoria do carro e clique em Continuar.

Alugar carro Alamo na Rentcars
Na Rentcars você pode filtrar para que sejam exibidos apenas os carros da Alamo

Planos (imagem abaixo): na página seguinte serão exibidos algumas opções de planos com os seguros e itens extras.

Planos Rentcars Alamo
Exemplos de planos (com seguros e itens extras) disponíveis na Rentcars

Seguros e itens extras (imagem abaixo). São dois os seguros essenciais para contratar no aluguel do carro: a Proteção do Carro e a Proteção Contra Terceiros.

Seguros Aluguel Carro Alamo EUA
Contrate um plano que inclua a Proteção do Veículo e a Proteção Contra Terceiros
  • Proteção do Veículo/Roubo: conhecida como CDW/LDW é a proteção de danos e roubo ao carro que você está alugando. Todos os planos da Rentcars já incluem essa proteção. Nos EUA a franquia é zero para o CDW/LDW.
  • Proteção Contra Terceiros: conhecida como SLI, EP (ou outros termos) é a proteção contra danos eventuais que você causar à terceiros (outro veículo, imóveis, pessoas, etc). Alguns planos da Rentcars não incluem essa proteção. Esse seguro é essencial contratar, mas muitos viajantes por falta de conhecimento acabam não contratando e ficam desprotegidos.
  • Proteção aos Ocupantes: não vale a pena contratar. Esse item é coberto pelo Seguro de Viagem. Veja: Qual é o Melhor Seguro Viagem Internacional.
  • Condutor adicional: se tiver mais motoristas viajando com você é uma boa ideia contratar.
  • Navegador GPS: não vale a pena. Compre um Chip Internacional e use o GPS do celular.
  • Tanque de combustível: você pega o carro com o tanque cheio e pode devolver com o tanque vazio. Só vale a pena se o preço estiver barato.

Recomendo: eu recomendo que você escolha um plano que já inclua a Proteção do Carro e a Proteção Contra Terceiros. Não deixe para contratar esses itens na retirada do carro (no balcão). Você pode ser alvo dos atendentes sacanas que insistem exaustivamente para você contratar seguros e itens extras desnecessários.

Opcionais e loja de retirada/devolução (imagem abaixo): após escolher o plano, na página seguinte você pode selecionar os opcionais (como a cadeirinha para bebês ou crianças) e a loja da Alamo para retirar e devolver o carro alugado.

Opcionais Alamo Aluguel de Carro nos EUA
Selecione os itens extras e a loja que você vai retirar e devolver o carro. Você pode retirar o carro em uma loja e devolver em outra (pode ser cidades diferentes)

Pagamento: no passo seguinte você efetua o pagamento do aluguel do carro com cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

Principais requisitos para alugar um carro na Alamo nos Estados Unidos:

  • Idade mínima: 25 anos. Locatários entre 21 e 24 anos pagam uma taxa extra e não podem alugar algumas categorias de carros (como luxuosos, esportivos e veículos grandes).
  • CNH: na maioria dos estados norte-americanos você pode alugar o carro com a nossa CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Se você preferir levar a PID (Permissão Internacional de Dirigir) ela só tem validade junto com a CNH.
  • Passaporte: você tem que apresentar o passaporte para alugar o carro.
  • Cartão de crédito internacional: é necessário para o depósito caução.
  • Depósito (caução): no momento da retirada do carro será lançado um depósito (caução) no seu cartão de crédito internacional. Geralmente na Alamo nos EUA é entre 200 e 300 dólares, mas pode ser maior se você alugar um carro esportivo ou luxuoso. O valor do caução é estornado alguns dias após a devolução do carro, desde que tenha ocorrido tudo bem com o aluguel.

Dúvidas (imagem abaixo): se você tiver alguma dúvida durante a locação na Rentcars solicite o atendimento por telefone e informe o código que aparece no canto superior direito da tela. O atendimento da Rentcars é excelente (antes, durante e depois da reserva).

Atendimento Rentcars
Atendimento por telefone Rentcars: informe o código personalizado no canto superior direito da tela

2 – Toll Pass: como funciona o pedágio eletrônico da Alamo

Importante: os preços do Toll Pass da Alamo foram consultados em setembro de 2018. Confirme os valores atuais.

Toll = pedágio em inglês.

Toll Pass: o Toll Pass, sistema de pagamento eletrônico de pedágios utilizado pela Alamo, é similar ao Sem Parar aqui no Brasil.

Muitos pedágios não aceitam dinheiro: um sistema eletrônico de pagamento é fundamental nos EUA, já que muitas praças de pedágios não aceitam pagamento em dinheiro. Nos EUA, além de estradas, é comum pedágios em pontes e túneis.

Vantagens do Toll Pass (utilizado pela Alamo):

  • Cobertura: o Toll Pass tem uma das maiores coberturas entre os sistemas de pagamento eletrônico de pedágios nos EUA. Dificilmente você encontrará um sistema eletrônico que cubra todas as estradas. Veja nesse link a cobertura do Toll Pass em cada estado norte-americano.
  • Praticidade: os carros da Alamo nos EUA (pelo menos os das lojas nos principais aeroportos) já possuem o sistema Toll Pass instalado (você paga somente se usar).
  • Preço: o Toll Pass oferece um dos melhores preços entre os sistemas de pedágios eletrônicos utilizados pelas locadoras nos EUA.

Toll Pass: quanto custa e como pagar

Quanto custa o Toll Pass: o preço pode variar de acordo com o estado nos EUA (confira aqui), mas na maioria dos estados (incluindo a Flórida, Califórnia e os estados do nordeste dos EUA) funciona da maneira que eu explico abaixo.

  • Custo do Toll Pass: 3,95 dólares por dia de uso, mas você será cobrado no máximo por 5 dias de uso (19,75 dólares) mesmo que use por mais dias.
  • Dia de uso significa dia que você passar em um pedágio com pagamento eletrônico. Nos dias em que você não passar em um pedágio ou pagar os pedágios em dinheiro (onde há essa possibilidade) não será cobrado os 3,95 dólares nesse dia.
  • Custo dos pedágios: além do valor do Toll Pass (3,95 dólares por dia de uso até no máximo 19,75 dólares) ainda há o valor de cada praça de pedágio eletrônico que você passar.
  • Cartão: os valores do Toll Pass mais os valores dos pedágios serão lançados no seu cartão de crédito internacional (que você utilizou para o depósito caução) em até 2 meses.
  • Extrato: nesse link você confere o extrato dos seus gastos com o Toll Pass (pode demorar algumas semanas para os valores serem lançados).

Vale a pena: o Toll Pass (usado pela Alamo) é uma das melhores opções em relação aos sistemas utilizados pelas locadoras nos EUA. O da Avis, por exemplo, custa 3,95 dólares por dia de locação (e não por dia de uso). O da Hertz custa 4,95 dólares por dia de uso. O da Sixt custa 7,99 dólares por dia de locação mais uma tarifa (absurda) de 5 dólares por pedágio que você passar.

Não precisa contratar um pacote: ressaltando que na Alamo, ao contrário de outras locadoras, não é necessário contratar um pacote ou informar que você deseja usar o sistema de pagamento eletrônico de pedágios. Os carros da Alamo (pelo menos os das lojas dos principais aeroportos) já possuem o sistema instalado e você paga somente se usar.

Exemplo (imagem abaixo): em 2018 eu fiz uma viagem de 10 dias por Miami e Orlando com um carro alugado na Alamo e pagando todos os pedágios eletronicamente. O custo total com o Toll Pass, lançado na fatura do meu cartão de crédito, ficou em 28,90 dólares. Esse custo se refere aos dias de uso mais aos pedágios que eu passei.

Pedágio Alamo EUA
Valor do Toll Pass da Alamo lançado no meu cartão de crédito

3 – Check-in online da Alamo (opcional)

Check-in online: após reservar um carro você pode fazer o check-in online no site da Alamo. Esse procedimento não é obrigatório, mas ao fazer o check-in online você já insere seus dados no sistema da Alamo e ganha um tempo na retirada do carro.

Totem de autoatendimento: se você pretende usar os totens de autoatendimento (para não passar no balcão) e tiver feito o check-in online, a maioria dos dados da sua reserva já estarão no sistema. O seu procedimento no totem será mais rápido e prático. O mesmo ocorre se você for passar pelo balcão de autoatendimento.

Link para fazer o Check-in online da Alamo.

Rentcars (imagem abaixo): se a sua reserva foi feita pela Rentcars use os números do voucher (apenas os números sem as letras) no campo “Número de confirmação” do ckeck-in.

Reserva Alamo na Rentcars
Essa é a minha reserva da Alamo (feita pela Rentcars). No check-in online use apenas os números (sem as letras) do campo Voucher

Direto para o carro: em alguns aeroportos dos EUA e Canadá (veja a lista) e somente para as reservas feitas diretamente com a Alamo (não funciona com as reservas feitas pela Rentcars e outros sites) ao fazer o check-in online você pode ir direto para a garagem retirar o carro (sem precisar passar pelo totem nem pelo balcão).

4 – Totens de autoatendimento

Totens de autoatendimento: ao utilizar os totens você não precisa passar pelo balcão e não tem contato com os atendentes.

Evitar os atendentes: os totens são a melhor opção para evitar a pegadinha das taxas e seguros extras que alguns atendentes insistem (e quase obrigam) os clientes a contratarem.

Totens Autoatendimento Alamo Estados Unidos
Totens de autoatendimento da Alamo no Aeroporto de Miami. Lá no fundo o balcão (com fila).

Todas as lojas da Alamo possuem totens de autoatendimento? Não, os totens geralmente estão disponíveis nas lojas dos principais aeroportos (nos EUA e no Canadá) e em grandes locais como o Disney Car Care Center (local que reúne as locadoras de carro na Disney). Veja nesse link as lojas da Alamo que possuem Totens de Autoatendimento (quiosque de atendimento).

Como usar os totens? Não tem segredo, é muito simples e intuitivo. Os totens tem vários idiomas inclusive o português. É só informar o código da reserva, o seu sobrenome e seguir os procedimentos.

Autoatendimento Alamo
São vários idiomas disponíveis nos totens, inclusive o português

Check-in online: se você tiver feito feito o check-in online muitos dados já estarão preenchidos o que facilita o processo. Se você não tiver feito não tem problema, você só terá um trabalhinho a mais para preencher todos os dados pessoais.

Itens extras: no totem também é possível contratar (ou recusar) itens extras como GPS, cadeirinha para crianças, assistência rodoviária, seguro pessoal, etc. Todos os seguros e itens oferecidos durante a reserva online também são oferecidos no totem.

Cartão de crédito internacional: no final você terá que inserir o seu cartão de crédito para que seja lançado o depósito caução. Nesse cartão posteriormente também será lançado os gastos com pedágios (se houver). Importante ressaltar que o titular do cartão, o condutor principal e o locatário devem ser a mesma pessoa.

Contrato: finalizado o procedimento o totem imprime o contrato e você pode se dirigir até a garagem para retirar o carro (siga as placas, os aeroportos nos EUA são bem sinalizados). E o melhor de tudo, sem passar pelo balcão e sem contato com os atendentes.

5 – Retirar e devolver o carro alugado na Alamo

Garagem: ao chegar na garagem um funcionário te auxiliará indicando em qual fileira estão os carros da categoria que você alugou.

Você escolhe o carro: o procedimento pode mudar um pouco dependendo da loja da Alamo, mas é comum que todos os carros estejam abertos e com a chave no contato. Você vai na fileira que estão os carros da sua categoria e escolhe por conta própria um dos carros.

Alugar Mustang Alamo EUA
Olha eu com dúvida de qual Mustang pegar no Aeroporto de Miami
Carros Alamo EUA
Brincadeira: nós alugamos um SUV. Os carros ficam com a chave no contato. Você pode escolher qualquer um da sua categoria.

Vistoria: não há vistoria na retirada, já que nos EUA a franquia é zero para a Proteção do Carro (CDW/LDW). Mesmo assim procure escolher um carro sem avarias.

Guichê: na saída da garagem terá um guichê onde o atendente verificará o contrato, a sua habilitação e se você pegou um carro da categoria certa.

Devolvendo o carro: a devolução também é muito prática. Os aeroportos são muito bem sinalizados. É só você seguir as placas que levam até o local de devolução da Alamo na garagem. Um funcionário faz uma simples vistoria e te entrega um ticket de comprovante da devolução. O procedimento geralmente é muito rápido.

Devolução Carro Alugado Alamo
Devolução: siga as placas até o ponto de devolução da Alamo
Devolver carro alugado Alamo nos EUA
Santa Fé devolvida no Aeroporto de Orlando (ticket comprovante de devolução nas mãos)

Dúvidas

Você tem alguma dúvida sobre aluguel de carro com a Alamo nos EUA? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

14 Comentários


  1. Boa tarde, muito boa suas informações, estou indo para EUA agora começo do ano de 2019, em fevereiro, já comprei as passagens, estou fazendo varias pesquisas sobre locação do veículos, me deparei com essa sua explicação excelente, por todas as pesquisas a empresa que achei mais viável para locação até o momento e alamo mesmo, porem já andei pesquisando de varias formas a questão de viajar com veículos em diversos estados dos Estados Unidos, pois a minha pretensão de viajem, é percorrer por 9 estados, sendo que vou descer em miami, e o local de volta também é o mesmo… em pesquisas pelo site do alamo, verifiquei que tem contexto nas suas condições e termos “O VEICULO NÃO DEVE SER CONDUZIDO OU LEVADO PARA FORA DOS ESTADOS UNIDOS OU CANADÁ”, porem em nenhum momento vi alguma exclamação se temos ou não a liberação de percorrer por todo os Estados Unidos com o veiculo.. Pois já andei contando algumas locadas privadas de pequeno porte, como “GS rental, Alpha Rental e etc”, as mesmas tendo atendimentos em português, e as mesma só podem andar com o veiculo pela florida, por conta do seguro deles, porem nestas empresas grandes, como alamo, não conseguir contatar ninguém, que me auxilie sobre isto, você pela sua experiencia, gostaria de saber se tem essa informação ? se alamo da liberdade ao locatário para transitar com veiculo pelos estados dos Estados Unidos?

    Valeu muito obrigado, e aguardo essa informação, tenha um bom dia!

    Responder

    1. Oi Douglas, tudo bem?

      Eu nunca cruzei estados nos EUA com um carro alugado na Alamo. Eu acredito que não haja problemas, mas não posso afirmar com certeza.

      Como o contato direto com a Alamo não é fácil, eu recomendo que você faça um orçamento online na Rentcars (escolhendo um carro da Alamo), ligue no atendimento por telefone da Rentcars, informe o código personalizado (no canto direito superior da tela) e questione o atendente sobre isso. Eu acredito que esse seja um bom caminho para obter essa informação.

      Depois você pode deixar um relato aqui para ajudar os demais viajantes 🙂

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  2. Gostaria apenas de elogiar o seu trabalho. Muito bem explicado, influenciou minhas decisões. Já havia locado veículos pela 2 vezes pela Rentcars (National, e acho que outra vez foi Alamo, não recordo), nos aeroportos de Miami e Fort Lauderdale, há mais de 2 anos. Mas tem coisas que só vim entender agora depois das suas explicações. Obrigado.

    Responder

  3. Olá Fred,
    Vou alugar um carro no aeroporto de Miami, passar 04 dias e vou até Orlando e volto para devolver o carro em Miami. Pela facilidade pretendo alugar na Alamo.
    Perguntas:
    1 – Se eu optar pelo Toten não aparecerá nenhum pacote de pedágio, certo? O carro automaticamente já virá com o Toll Pass e como eu sei que já estarei pagando a taxa por este “aparelhinho”, vai aparecer alguma informação n Toten?
    2 – Com este Toll Pass eu posso rodar tanto por Miami, Orlando e nas Rodovia que as ligam que não precisarei pagar nada com dinheiro?
    Super obrigada pela ajuda e parabéns pelas dicas, são ótimas e úteis.
    abraço

    Responder

    1. Oi Deise, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      1: no Totem não aparecerá nenhuma informação sobre pedágios e pacotes. Todos os carros da Alamo (nas lojas do aeroportos) já possuem o Toll Pass instalado e você paga por uso. Não precisa contratar, os carros já possuem o Toll Pass.

      2: sim, pode rodar e usar os pedágios eletrônicos por toda a região de Miami e Orlando, todas as rodovias.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  4. Boa noite!
    Estou em dúvida sobre pedágios.
    Vi que pelo totem de atendimento da Álamo posso contratar o plano, mas fiquei na dúvida se o mesmo serve para os varios estados americanos, pois sairemos de Miami e iremos até NY.
    Desde já agradeço.
    Danielle

    Responder

    1. Oi Danielle, tudo bem?

      Na Alamo nem é necessário contratar um plano de pedágios, os carros já vem com o dispositivo e você paga por uso.

      Sobre a cobertura o Toll Pass é aceito na maioria dos estados norte-americanos, mas o que acontece é que cada rodovia tem a sua política de como cobrar pedágios. Há rodovias, por exemplo, que ainda não aceitam pagamentos eletrônicos (somente dinheiro).

      Na página Toll Pass Coverage (Cobertura do Toll Pass) ao clicar nos estados do mapa aparecem as rodovias e as formas de pagamento de cada uma delas. É meio chato de conferir e de saber por quais rodovias vocês vão passar. Algumas rodovias são “toll road not coverage” ou seja não são cobertas pelo Toll Pass da Alamo, mas geralmente elas são “cash accepted” (aceitam pagamento em dinheiro).

      Abraços 🙂

      Responder

  5. Extremamente útil, parabéns!!

    Fred, tenho dois cartões (um de crédito e um de débito). Irei realizar o aluguel do carro pela Rentcars (assim como você fez). Vamos as perguntas:

    1. No momento do aluguel, pelo site da Rentcars, eu já precisarei realizar o pagamento? Se sim, irei utilizar o cartão de DÉBITO.

    2. No momento da retirada, precisarei mostrar um cartão de CRÉDITO para que sirva como caução. Posso utilizar o meu cartão de CRÉDITO (diferente do utilizado no momento do pagamento pelo Rentcars)?

    3. Ou preciso utilizar o mesmo cartão para o pagamento via Rentcars e caução?

    Brigadão pela ajuda!

    Responder

    1. Oi Henrique, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Na Rentcars para a maioria das locações você pode escolher entre o Pagamento Online (para a Rentcars) ou Pagamento no Destino (para a locadora no momento da retirada do veículo).

      Quase sempre a melhor opção é pagar online (para a Rentcars). O pagamento é em Reais, sem IOF, sem variação cambial e são mais opções de formas de pagamento.

      Respondendo as suas perguntas:

      1 – Se você optar pelo Pagamento Online sim. Mas a Rentcars não aceita cartão de débito. As formas de pagamento são cartão de crédito (pode ser nacional), boleto bancário, Paypal e Shop Line Itaú.

      2 – Você pode mostrar um cartão de crédito diferente, mas o titular do cartão deve ser o locatário. No exterior o cartão de crédito deve ser internacional.

      Ficou alguma dúvida?

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

      1. Perfeito, não tenho nenhuma dúvida!!

        Muito obrigado pelas dicas, e mais uma vez: parabéns pelo site!!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *