Bate-Voltas Madrid: Atrações nos Arredores de Madrid

Bate-voltas Madrid
Segóvia com o seu Aqueduto: um dos principais bate-voltas de Madrid

Bate-voltas Madrid: o entorno de Madrid é recheado de atrações e cidades espetaculares que transformam a capital da Espanha em uma das campeãs de bate-voltas na Europa.

Imperdíveis: os principais bate-voltas a partir de Madrid são as cidades medievais de Toledo, Segóvia e Ávila.

Surpresas: mas há surpresas não tão conhecidas do grande público, como o Monasterio de El Escorial, o Palacio Real de Aranjuez e o Palacio Real de La Granja de San Ildefonso, que também são atrações muito bacanas.

Distantes: o trem-bala ainda proporciona bate-voltas para cidades como Cuenca, Zaragoza, Salamanca e Córdoba, distantes geograficamente, mas cujo trajeto de trem leva entre 1 hora e 1 hora e 40 minutos.

Dicas Bate-Voltas Madrid

Veja neste artigo:

  • Confira os melhores bate-voltas saindo de Madrid
  • Os bate-voltas menos conhecidos, mas muito interessantes
  • Os bate-voltas mais distantes
  • Veja como ir, o tempo de deslocamento, a descrição e fotos das cidades que você pode conhecer a partir de Madrid em um dia

Trem, ônibus ou carro alugado? Todas as atrações e cidades indicadas no artigo possuem acesso por transporte público (trem e/ou ônibus). E alugar um carro vale a pena? Não é necessário, mas se você gosta de road trips, da liberdade que um carro proporciona e de dirigir pelas paisagens europeias, alugar um carro pode ser uma boa opção para você. Mas lembre-se que em cidades medievais você terá que estacionar o carro e percorrer a cidade a pé. Veja: Roteiro de Carro pelos Arredores de Madrid.

Recomendo: eu recomendo que, ao alugar um carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Bate-volta ou pernoitar? Algumas das cidades que eu indico abaixo (como Toledo e Segóvia) são famosas (na internet em geral) como um bate-volta a partir de Madrid. Mas elas são cidades complexas e com muitas atrações para serem conhecidas em apenas algumas horas. Se você tem dias sobrando, é fã de atrações históricas e de cidades medievais considere pernoitar ou dormir duas noites nessas cidades. Você conhecerá mais profundamente as atrações, poderá caminhar à noite pelo centro histórico medieval (uma experiência marcante) e irá economizar (a hospedagem e a alimentação são mais baratas nessas cidades do que em Madrid).

Trem: confira também o artigo Como Comprar Passagens de Trem na Renfe.

Guia Completo de Madrid

Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.>

13 Bate-Voltas de 1 dia a partir de Madrid

Para facilitar eu dividi os bate-voltas em categorias: os imperdíveis, os interessantes mas não muito conhecidos e os mais distantes.

Os bate-voltas mais famosos e imperdíveis:

1 – Toledo

2 – Segóvia (também comento sobre o Palacio Real de La Granja de San Ildefonso)

3 – Ávila

Os bate-voltas muito interessantes, mas não tão conhecidos:

4 – Monasterio de El Escorial e Valle de Los Caídos

5 – Palacio Real de Aranjuez

6 – Puerto de Navacerrada (no inverno tem neve e estação de esqui)

7 – Castillo de Los Mendoza (Manzanares El Real)

8 – Alcalá de Henares

9 – Chinchón

Os bate-voltas mais distantes (viáveis com o trem-bala):

10 – Cuenca

11 – Zaragoza

12 – Salamanca

13 – Córdoba

Veja o mapa com a localização de Madrid e as sugestões de bate-volta:

1: Bate-volta Madrid Toledo

Toledo Espanha
Vista da Catedral e do Alcázar de Toledo
Toledo Espanha
O Centro Histórico Medieval de Toledo é rodeado pelo Rio Tajo
Toledo Espanha
Uma das infinitas vielas medievais de Toledo

O principal: a cidade medieval de Toledo é o principal bate-volta a partir de Madrid (a distância é de 70 km). Com origem pré-romana Toledo foi a capital de vários reinos e a primeira capital do Império Espanhol.

Muitas atrações e diversidade cultural: os milênios de história garantiram à Toledo uma grande quantidade de atrações turísticas espetaculares, cujo ápice é a sua famosa Catedral. A convivência simultânea (durante séculos) de católicos, muçulmanos e judeus pode ser vivenciada percorrendo o casco histórico medieval.

Não é para bate-volta: na minha opinião, apesar da maioria dos turistas fazer um bate-volta, Toledo merece que você fique pelo menos uma noite. O casco histórico é enorme e recheado de vielas labirínticas. A quantidade de atrações é tão grande que para ir nas principais eu precisei ficar 3 dias em Toledo. Se hospedar em Toledo é uma experiência completamente diferente do bate-volta.

De Madrid para Toledo: o trem-bala (sai da Atocha em Madrid) faz o percurso em +- 30 minutos. Também dá para ir de ônibus.

Veja o artigo que eu fiz de Toledo com dicas completas para você conhecer a cidade:

2: Bate-volta Madrid Segóvia

Segóvia Espanha
Segóvia: Aqueduto Romano do Século I
Segóvia Espanha
O impressionante Alcázar de Segóvia: muitas influências mudéjares
Segóvia Espanha
Sala de La Galera no interior do Alcázar
Palacio Real de La Granja de San Ildefonso Espanha
Palacio de La Granja de San Ildefonso: distante apenas 13 km de Segóvia

Aqueduto: a atração mais emblemática de Segóvia é o Aqueduto Romano construído no Século I que cruza a principal praça da cidade. Outros pontos turísticos famosos são o Alcázar (um dos mais lindos da Espanha) e a Catedral com a sua enorme torre (a vista lá de cima é espetacular). Segóvia fica a 90 km de Madrid.

Muitas atrações: embora seja menor que Toledo a cidade de Segóvia também possui uma grande quantidade de atrações (é impossível conhecer em apenas um dia). Na minha opinião vale a pena pernoitar (ou ficar duas noites) na cidade.

Palacio Real de La Granja de San Ildefonso: distante apenas 13 km de Segóvia ele é um dos palácios reais mais lindos da Espanha. O Palácio de La Granja de San Ildefonso foi inspirado no Palácio de Versalhes (ele tem Versalhes no seu DNA) e conta com jardins e fontes espetaculares. Mais um motivo para você pernoitar em Segóvia.

De Madrid para Segóvia: o trem-bala faz o trajeto em +- 30 minutos, mas a estação em Madrid é a Chamartín (mais distante da área turística do que a Atocha). Em Segóvia a estação do trem-bala fica afastada da cidade (mas é interligada com uma linha de ônibus). Não é uma má ideia fazer o trajeto Madrid-Segóvia de ônibus (as estações são centrais tanto em Madrid como em Segóvia).

Confira:

3: Bate-volta Madrid Ávila

Ávila Espanha
Muralhas de Ávila: uma das mais preservadas do mundo
Ávila Espanha
Caminhando pelas Muralhas
Ávila Espanha
À noite no Casco Histórico medieval

Muralhas: a atração mais espetacular de Ávila são as muralhas que contornam 100% do casco histórico medieval. As muralhas possuem o mesmo aspecto desde o século XII e são consideradas como umas das mais belas e conservadas do mundo. A Catedral de Ávila, a pioneira no estilo gótico na Espanha, se funde com as Muralhas da cidade. Ávila fica a 110 km de Madrid.

Santa Teresa de Ávila: ela nasceu e passou a maior parte da sua vida em Ávila, o que atrai numerosos devotos que vão conhecer os locais relacionados à Santa.

Compacto: o casco histórico de Ávila é mais fácil de ser percorrido em um bate-volta de um dia. Ele é bem menor do que os de Toledo e Segóvia.

De Madrid para Ávila: a notícia ruim é que não há trem-bala para Ávila. O trem é de média velocidade e demora +- 1 hora e 40 minutos. Para atrapalhar um pouco mais ele sai da Chamartín em Madrid. Também é possível ir de ônibus, mas a rodoviária em Ávila fica mais distante do casco histórico do que a estação de trem.

Confira:

4: Monasterio de El Escorial e Valle de Los Caídos

Monasterio de El Escorial - Madrid - Espanha
Monasterio de El Escorial: o enorme complexo já foi a maior construção da Europa
Valle de Los Caídos - Madrid - Espanha
Valle de Los Caídos: uma gigantesca Basílica escavada na rocha com a maior Cruz do mundo no topo

El Escorial: o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial é um complexo que reúne mosteiro, basílica, biblioteca, dois panteões, dois palácios reais, jardins, entre outros recintos. Finalizado no final do século XVI o local era a maior construção da Europa na época. O ponto alto, na minha opinião, são os dois Panteões Reais. No Panteão dos Infantes estão enterrados vários príncipes e princesas, enquanto no Panteão dos Reis estão quase todos os reis e rainhas espanhóis.

Valle de Los Caídos: é um dos locais mais polêmicos da Espanha, já que está intimamente ligado ao Ditador Franco (ele está enterrado lá). O local possui uma gigantesca basílica escavada na rocha e uma enorme cruz, a maior do mundo com 150 metros de altura (para comparação o Cristo Redentor no Rio tem 38 metros). O Valle de Los Caídos fica na Serra de Guadarrama e oferece lindas paisagens.

San Lorenzo de El Escorial: tanto o Monasterio de El Escorial como o Valle de Los Caídos ficam na cidade de San Lorenzo de El Escorial, distante +- 50 km de Madrid. A distância entre as duas atrações é de 14 km.

De Madrid para El Escorial: o trajeto com transporte público demora +- 1 hora, seja com o trem Cercanias (que é lento) ou de ônibus. O Monasterio de El Escorial fica na área urbana da cidadezinha de San Lorenzo. O Valle de Los Caídos fica afastado da cidade e há somente um ônibus por dia que vai até lá (no artigo indicado abaixo eu explico com detalhes). Alugar um carro pode ser uma boa opção.

Confira:

5: Bate-volta Madrid Aranjuez

Palácio Real de Aranjuez - Madrid - Espanha
Fachada do Palácio Real de Aranjuez
Palácio Real de Aranjuez - Madrid - Espanha
O palácio tem lindos jardins e fontes

Aranjuez: a simpática cidade de Aranjuez, distante 48 km de Madrid, abriga o Palacio Real de Aranjuez, que foi bastante utilizado pela realeza espanhola nos séculos XVIII e XIX, localizado às margens do Rio Tajo (que deságua no mar em Lisboa já batizado de Tejo).

Interior e jardins: o palácio não é tão grande, mas em seu interior há salas espetaculares como o Gabinete de Porcelana. No entorno há lindos jardins e fontes.

De Madrid para Aranjuez: o trajeto é feito pelo trem Cercanias em +- 45 minutos. Também dá para ir de ônibus.

Confira:

6: Bate-volta Madrid Puerto de Navacerrada

Puerto de Navacerrada - Madrid - Espanha
Puerto de Navacerrada: a estação de esqui mais próxima de Madrid

Neve: distante +- 60 km de Madrid a pequena vila de Puerto de Navacerrada fica na Serra de Guadarrama a quase 2 mil metros de altitude. No inverno, +- de dezembro a março, a região fica com neve e ali funciona a estação de esqui mais próxima de Madrid. Nas outras épocas do ano a região também atrai turistas pelas lindas paisagens e trilhas pela montanha.

De Madrid para Puerto de Navacerrada: o trajeto de ônibus leva +- 1 hora e 30 minutos. O de trem (Cercanias) possui baldeação e leva mais de 2 horas. Uma boa opção é alugar um carro (dá para combinar com o Palacio de La Granja de San Ildefonso).

Confira mais dicas de Puerto Navacerrada no artigo:

7: Castillo de Los Mendoza

Castillo de Los Mendoza - Madrid - Espanha
Castillo de Los Mendoza: castelo medieval que pertencia a uma família nobre
Castillo de Los Mendoza - Madrid - Espanha
Interior do castelo

Manzanares El Real: o Castillo de Los Mendoza, também conhecido como Castillo Nuevo de Manzanares El Real, fica a 53 km de Madrid na cidade de Manzanares El Real. A fortaleza-palácio foi construída no século XV por uma das famílias nobres mais tradicionais da época. Não é uma construção tão grande e suntuosa como os Palácios Reais, mas é uma oportunidade de ver como era o cotidiano de uma família nobre.

De Madrid para Manzanares El Real: é possível ir de ônibus, mas pela falta de outros atrativos na cidade eu indico apenas para quem estiver de carro alugado (para poder combinar com outras atrações próximas).

Confira mais informações e atrações para combinar:

8: Bate-volta Madrid Alcalá de Henares

Alcalá de Henares - Madrid - Espanha
A linda Plaza de Cervantes em Alcalá de Henares

Cervantes: a bela cidade de Alcalá de Henares, distante 40 km de Madrid, é famosa por abrigar uma das universidades mais antigas da Espanha e por ser a cidade de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. Entre as atrações principais estão a Casa-Museo de Cervantes e a linda Plaza de Cervantes (a principal do centro histórico).

De Madrid para Alcalá de Henares: o trem Cercanias faz o trajeto em 40 minutos.

9: Bate-volta Madrid Chinchón

Chinchón - Madrid - Espanha
Plaza Mayor de Chinchón

Chinchón: a pequena cidadezinha, localizada a pouco menos de 50 km de Madrid, parece que parou no tempo. A grande atração é a sua peculiar Plaza Mayor, com suas construções repletas de balcões. A praça possui restaurantes típicos e se transforma em Arena de Touradas em datas especiais. Chinchón é pequenina, um passeio de meio período (dá para combinar com o Palacio Real de Aranjuez).

De Madrid para Chinchón: o trajeto de ônibus leva +- 55 minutos.

10: Bate-volta Madrid Cuenca

Cuenca Espanha
O Centro Histórico de Cuenca fica no alto de uma colina cercada de desfiladeiros
Cuenca Espanha
Casas Colgadas: com as varandas suspensas sobre o desfiladeiro

Trem-bala: Cuenca fica a 168 km de Madrid, no meio do caminho entre Madrid e Valência. Apesar da distância o trem-bala faz o trajeto em 55 minutos, tornando o bate-volta viável.

Casas Colgadas: o centro medieval de Cuenca está localizado no alto de uma colina cercada de desfiladeiros. O que deixa a paisagem marcante são as Casas Colgadas (casas com as varandas suspensas sobre o desfiladeiro). Outras atrações são a Plaza Mayor e a linda Catedral gótica.

Bate-volta ou pernoitar: dá para conhecer as principais atrações de Cuenca em apenas um dia. Se você for ficar na cidade dá para explorar o Parque de La Serranía de Cuenca, nas redondezas da cidade, cuja a maior atração é a Ciudad Encantada (formações geológicas). Outra opção é passar o dia em Cuenca no trajeto entre Madrid e Valência.

De Madrid para Cuenca: o trem-bala é a melhor opção (55 minutos).

Confira:

11: Bate-volta Madrid Zaragoza

Zaragoza Espanha
Basílica del Pilar em Zaragoza

Zaragoza: a capital de Aragón fica a 314 km de Madrid, mas o trem-bala faz o trajeto em incríveis 1 hora e 15 minutos, tornando o bate-volta viável.

Atrações: em um dia você conseguirá visitar as principais atrações da cidade que são a Basilica del Pilar, a Catedral La Seo del Salvador e o Palacio de La Aljafería, além de caminhar pelas margens do Rio Ebro. É claro que para explorar melhor a cidade o ideal seria ficar uma ou duas noites. Zaragoza fica entre Madrid e Barcelona.

Não é para bate-volta: na minha opinião Zaragoza e as cidades que eu comento mais abaixo (Salamanca e Córdoba) não são para bate-voltas (embora sejam viáveis). São cidades para ficar mais dias e que encaixam em roteiros por regiões mais distantes de Madrid.

De Madrid para Zaragoza: a melhor opção é o trem-bala (1 hora e 15 minutos).

12: Bate-volta Madrid Salamanca

Salamanca Espanha
Plaza Mayor em Salamanca

Salamanca: distante 216 km de Madrid o trajeto de trem até Salamanca leva 1 hora e 40 minutos.

Atrações: as principais atrações da cidade podem ser visitadas em um dia, a Plaza Mayor (considerada uma das mais lindas da Espanha), as Catedrais (a nova e a velha) e a Universidad, a mais antiga da Espanha.

Mais dias: o ideal é ficar mais dias em Salamanca e continuar o roteiro por outras regiões da Espanha (como a Galícia ou Astúrias) ou quem sabe esticar até o Porto em Portugal.

De Madrid para Salamanca: a melhor opção é o trem-bala (1 hora e 40 minutos).

13: Bate-volta Madrid Córdoba

Córdoba Espanha
Alcázar de Los Reyes Cristianos em Córdoba

Córdoba: distante 400 km de Madrid o trem-bala faz o trajeto em 1 hora e 40 minutos.

Atrações: Córdoba fica na Andaluzia uma região mágica e com muitas influências árabes. Entre as principais atrações da cidade estão a Mezquita-Catedral e o Alcázar.

Não compensa: apesar de viável eu não recomendo esse bate-volta, a não ser que você não tenha mais dias disponíveis e nem tenha a intenção de um dia voltar para a Espanha e fazer um roteiro pela Andaluzia.

De Madrid para Córdoba: o trem-bala é a melhor opção (1 hora e 40 minutos).

Dúvidas

Alguma dúvida sobre bate-voltas em Madrid? Deixe um comentário no final do artigo 🙂

Dicas Madrid Espanha

Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:

Facilitando a sua vida

  • Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
  • Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
  • Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.

Pontos turísticos e atrações em Madrid

Nos arredores de Madrid

Organize a sua viagem para Madrid

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

4 Comentários


  1. Parabéns pelas publicações.
    Iremos à Madri no início de março de 2019 e gostaríamos muito de ir, bate e volta a Puerto Novacerrada.
    Como tem pessoas mais velhas gostaríamos de contratar um guia com carro que nos levasse.
    Vc poderia indicar alguém que faça esse serviço em Madri?
    Somos em 4 adultos.

    obrigada

    Maria Luiza

    Responder

  2. Boa Tarde!!
    Em primeiro lugar, parabéns pelos posts!!!Estou amando!!!
    Em maio irei para Madri e ficarei 13 dias.Farei os bate voltas até Toledo, Segóvia e Ávila.
    Além desses lugares, você acha muito corrido ir um dia bem cedo para Barcelona, dormir uma noite lá e voltar no outo dia à noite? Obrigada

    Responder

    1. Oi Juliana, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Com certeza será corrido. Barcelona é uma cidade fantástica que merece alguns dias de estadia.

      Se vale a pena fazer esse pernoite em Barcelona é difícil de responder. Se você pretende um dia voltar para a Espanha você pode deixar para uma próxima viagem. Você pode programar alguns dias em Barcelona, visitar o Monasterio de Montserrat, esticar a viagem pela Costa Brava/Província de Girona e descer até Tarragona e quem sabe até Valência.

      Mas se for a chance da sua vida de conhecer Barcelona aí talvez valha a pena fazer o pernoite. Mas vai ficar um gostinho de quero mais, porque é pouco tempo para Barcelona.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *