Câmbio Paralelo Venezuela

Logo que você pega suas malas, passa na alfândega e sai no saguão do Aeroporto de Maiquetia (Caracas), muitos carregadores de malas começam discretamente a tentar fazer câmbio com você. Na Venezuela há uma diferença muito grande entre o câmbio oficial e o paralelo. Quando fomos, o oficial estava 1 dólar = 4,3 bolívares, enquanto que no paralelo estava 1 dólar = 13 bolívares. Em Fevereiro de 2016 o oficial gira em torno 1 dólar= 10 bolívares e o paralelo 1 dólar = mais de 1.000 bolívares.

Essa diferença de câmbio é crucial para podermos economizar nos gastos durante todo o tempo que estivermos na Venezuela. Tudo fica muito barato fazendo o câmbio no paralelo. Só que existe um problema muito sério: fazer câmbio no paralelo é ilegal. Além disso, muitas pessoas já caíram no golpe de notas falsas ao fazer o câmbio negro, além de vários outros golpes que os malandros de plantão podem aplicar. Por isso não podemos dar uma de turistas bobos.

Nós fechamos todo nosso pacote de Los Roques com a agência Roquemar, que fica no Aeroporto de Maiquetia. Mais informações sobre como fechamos o pacote você pode ver aqui. Ao desembarcarmos fomos direto à Roquemar para solicitar o transfer e pedir informações sobre o câmbio. Durante o trajeto, um carregador de malas foi nos acompanhando e oferecendo o câmbio. Ignoramos ele, mas ao chegarmos na Roquemar, o pessoal da agência disse que era seguro trocar com esse carregador. Então negociamos com ele mesmo. Falamos a quantidade de dólar que queríamos trocar, negociamos a 13. Ele foi pegar os bolívares e discretamente nos entregou. Depois de 1 ou 2 minutos ele voltou e pegou os dólares. Tudo na base da confiança.

O ideal é fazer o câmbio uma vez só durante a viagem. Quanto mais você trocar, melhor cotação você consegue. Eu acredito que para um casal que vai ficar uma semana em Los Roques em regime de pensão completa, cerca de 400-500 dólares está bom. Esse valor depende muito do perfil do casal e de quanto estará o câmbio na época. Esses foram os nossos gastos em bolívares durante a viagem: alimentação no pernoite em Caracas, passeios em Los Roques, vinhos no jantar da pousada, cerveja (a nossa pousada não estava incluso, em outras pousadas está incluso), feirinha de Los Roques, barzinhos na beira da praia durante a noite, lagosta que comemos em Crasquí, alimentação no aeroporto de Caracas no voo de volta e gastos no free shop de Caracas. No aeroporto a cotação estava 1 para 13 e em Los Roques 1 para 10. É mais vantajoso fazer o câmbio no aeroporto.

É possível acompanhar a cotação do câmbio paralelo por esse site: www.paralelovenezuela.com

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Travel, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

8 Comentários


    1. Oi Alexandre, eu não sei.

      Mas caso você encontre alguma casa de câmbio que tenha bolívares, o câmbio será baseado no oficial e não valerá a pena.

      Responder

  1. Ola, fui a venezuela ha anos, estava querendo voutar, mais estou com receio! Quanto ao cambio, e quanto a recompra de dolares, pois vou pra ficar 6 meses e vo trabalhar este tempo!

    Responder

  2. No final da viagem quando sobram bolivares não é possível fazer a recompra de dólares nas casas de câmbio. Isto porque para eles não é nem um pouco interessante, visto que tem falta/limitação de dólares na Venezuela. E se for fazer no câmbio negro, não vale a pena se conseguir alguém que aceite. Portanto, use o que sobrou gastando no aeroporto da Venezuela.

    Responder

  3. Olá Fred, e quanto a recompra de pesos por dolar pelo cambio oficial ao final da viagem, é possível ou existe algum impeditivo na pratica? Obrigado.

    Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *