Como ir do Aeroporto para o Centro de Madrid

Como ir do Aeroporto para o Centro de Madrid
Ônibus Expresso do Aeroporto para o Centro de Madrid

Como chegar ou sair do Aeroporto de Madrid-Barajas: o trajeto entre o aeroporto e o Centro de Madrid pode ser feito de táxi, transfer ou de transporte público (Metrô, Trem Cercanias ou Ônibus).

Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas: o Aeroporto fica a 15 km da Puerta del Sol, a praça central de Madrid.

Confira neste artigo as melhores maneiras para fazer o trajeto entre o Aeroporto e o seu destino em Madrid.

Como ir do Aeroporto para o Centro de Madrid

  • Táxi, Uber ou transfer: se você deseja comodidade e rapidez são as melhores opções.
  • Terminais do Aeroporto de Madrid: se você vai usar o transporte público então é melhor entender como funciona os terminais do aeroporto.
  • Metrô: veja como ir de Metrô do Aeroporto ao Centro de Madrid.
  • Trem Cercanias: veja como ir com o Trem Cercanias do Aeroporto ao Centro de Madrid.
  • Ônibus: veja como ir de ônibus do Aeroporto ao Centro de Madrid.

Veja o mapa com o trajeto de carro entre o Aeroporto de Madrid e a Puerta del Sol (a praça central de Madrid):

Guia Completo de Madrid

Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.>

Táxi, Uber ou Transfer

Táxi: é a maneira mais cômoda, rápida e cara de fazer o trajeto desde/para o Aeroporto de Madrid. Os táxis saem de qualquer terminal. O trajeto até a área central de Madrid tem +- 15 km e sem trânsito leva em torno de 20 minutos. Essa distância e o tempo podem variar de acordo com o bairro de destino. O preço do táxi é tabelado: 30 euros para a área central de Madrid (onde fica a área turística e a maioria dos hotéis). Esse preço é final (já inclui as bagagens).

Uber / Cabify: eu fiz uma simulação nos sites Uber e Cabiby do trajeto entre o Terminal 2 do Aeroporto e a Puerta del Sol. Os preços estimados da corrida giraram em torno de 20 a 25 euros. Se você usa esses aplicativos sabe que é comum o preço ir aumentando ao longo da corrida.

Transfer (Traslado / Shuttle) compartilhado: o transfer compartilhado desde/para o Aeroporto de Madrid custa 17 euros por pessoa cada trecho. O transfer sai de todos os terminais (no momento da reserva você deve informar o terminal do seu voo). Note que se você estiver em duas pessoas já vale a pena pegar um táxi. Reservas: Transfer Aeroporto Madrid.

Terminais do Aeroporto de Madrid

Transporte público: se você pretende usar o transporte público (Metrô, Trem Cercanias ou Ônibus) então é melhor que você entenda como funciona os terminais do Aeroporto de Barajas.

Depende do terminal: o terminal pode influenciar qual transporte você vai utilizar.

São quatro terminais no Aeroporto de Madrid: T1, T2, T3 e T4. O T4 possui um terminal auxiliar, o T4S.

Terminais T1, T2 e T3: esses terminais correspondem a área mais antiga do aeroporto. Eles ficam juntos, numa sequência, sendo possível caminhar entre eles.

Terminal T4 (e T4S): é o terminal mais novo, bem afastado da área dos terminais T1, T2 e T3. Há um trem que faz a ligação entre o T4 e o T4S (somente para passageiros com cartão de embarque).

Importante: é importante que você saiba de qual terminal o seu voo chega/sai. No site do Aeroporto de Madrid-Barajas há uma relação das cias aéreas e os terminais em que elas operam.

Transporte entre os terminais: o ônibus Bus Tránsito Lanzadera faz o trajeto gratuitamente entre os 4 terminais. A frequência é a cada 5 minutos (durante o dia) até a cada 20 minutos (de madrugada). Você pode levar a sua bagagem no ônibus. Veja no site do Aeroporto mais informações sobre o Bus Tránsito Lanzadera (o link também contém informações sobre outros meios de transporte dentro do aeroporto).

Veja o mapa com a localização dos terminais do Aeroporto de Madrid-Barajas:

Metrô Aeroporto Madrid

Duas estações. O Aeroporto de Madrid-Barajas possui duas estações de Metrô: uma no Terminal T2 (que também atende os Terminais T1 e T3) e outra no Terminal T4. Um detalhe é que entre as estações de Metrô T2 e T4 há uma estação chamada Barajas que fica fora do Aeroporto (ela fica na cidadezinha de Barajas).

Linha 8: a linha do Metrô que atende as duas estações do Aeroporto é a 8 (Rosa). Ela começa no Aeroporto (T4), passa no T2 e segue até a Estação Nuevos Ministerios em Madrid (o trajeto leva de 12 a 15 minutos).

Pegadinha: a notícia ruim é que o trajeto da Linha 8 entre o Aeroporto e a estação Nuevo Ministerios não passa pela área central e turística de Madrid.

Baldeação: para uma pequena parte da área turística você terá que fazer uma baldeação na Nuevos Ministerios (se o seu destino final for as estações Plaza de España ou Tribunal, por exemplo).

Baldeações: para quase todas as outras estações do Metrô localizadas na área mais turística de Madrid, incluindo a Sol (Puerta del Sol) e a Atocha, você terá que fazer mais uma baldeação (totalizando duas baldeações desde o Aeroporto).

Perrengue: considerando que provavelmente você estará com malas e que muitas estações não possuem escadas rolantes o perrengue está garantido.

Horários, frequências e preços: o Metrô circula das 06:05 (da manhã) até às 01:30 (da madrugada). A frequência ao longo do dia varia de a cada 4 minutos até a cada 15 minutos. O preço da tarifa para a região central (e turística) de Madrid é de entre 4,50 euros até 5 euros (dependendo da estação de destino). Os bilhetes são vendidos nas máquinas automáticas (você tem que selecionar a estação de destino). Você pode fazer as baldeações necessárias com esse único bilhete (desde que não saia da zona central de Madrid). Lembre-se de guardar o bilhete para sair da última estação.

Tarjeta Turistica: caso você adquira a Tarjeta de Transporte Turistica de Madrid ela inclui o trajeto de Metrô desde/para o Aeroporto. Mais informações sobre a Tarjeta Turistica no artigo Como se Locomover em Madrid.

Mais informações: veja os horários da Linha 8 do Metrô e o Mapa do Metrô de Madrid. Faça uma simulação de trajeto no site do Metrô de Madrid. Veja mais informações sobre o Metrô no site do Aeroporto de Madrid.

Metrô Aeroporto Madrid
Para o Metrô siga as indicações

Trem Cercanías Aeroporto Madrid

Trem regional: o Cercanías é um trem metropolitano que circula dentro de Madrid e segue para as cidades da região metropolitana. O bilhete do Cercanías não vale para o Metrô e vive-versa.

Principais estações: o Cercanías para somente nas principais estações de Madrid (são menos estações do que o Metrô). Como possui menos paradas, o trajeto com o Cercanias é mais rápido do que com o Metrô.

Depende do destino: provavelmente só valerá a pena usar o Cercanias se o seu destino em Madrid ficar próximo de uma estação do Cercanias, senão você terá que usar o Cercanias e depois o Metrô.

Somente no T4: a má notícia é que no Aeroporto de Madrid-Barajas o Trem Cercanías chega somente no Terminal T4. Se o seu voo for nos Terminais T1, T2, ou T3 você terá que pegar o ônibus interno do aeroporto (Lanzadera) provavelmente inviabilizando o Cercanias (compensa usar o Metrô que chega no T2).

Linha C-1: a linha do Cercanias que atende o Terminal T4 do Aeroporto é a C-1. Ela sai do Aeroporto e passa por estações como Chamartín, Nuevos Ministerios, Recoletos e Atocha. Para ir na Sol (Puerta del Sol) você pode fazer baldeação na Chamartín ou na Nuevos Ministerios.

Horários, frequências e preços: o Cercanias sentido Madrid-Aeroporto circula das 06:02 às 23:33. No sentido Aeroporto-Madrid o trem circula das 05:56 às 22:25. A frequência do Cercanias é a cada 30 minutos (note que o Metrô chega a ser a cada 4 minutos nos horários de pico). O preço da tarifa do Cercanías é de 2,60 euros (mais barato que o Metrô). Os bilhetes são vendidos nas máquinas automáticas e dura 2 horas (você pode fazer as baldeações necessárias nesse tempo com o mesmo bilhete). Lembre-se de guardar o bilhete para sair da estação de destino.

Combinado grátis: o Cercanías é gratuito caso você esteja se conectando entre o Aeroporto e uma estação de trens AVE (Atocha ou Chamartín) e tenha um bilhete de trem AVE para antes ou depois do voo. Mais informações no artigo Como Comprar Passagem de Trem Renfe na Espanha.

Tarjeta Turistica: caso você adquira a Tarjeta de Transporte Turistica de Madrid ela inclui o trajeto de Cercanías desde/para o Aeroporto. Mais informações sobre a Tarjeta Turistica no artigo Como se Locomover em Madrid.

Mais informações: veja o mapa das linhas no site do Cercanías. Faça uma simulação de trajeto no site do Cercanías Madrid. Veja mais informações sobre o Tren Cercanías no site do Aeroporto de Madrid.

Trem Cercanías Aeroporto Madrid
Para o Cercanías siga o símbolo (lembra um C invertido)

Ônibus Aeroporto de Madrid

São várias opções: o Aeroporto de Madrid-Barajas possui linhas de ônibus expressas e urbanas.

Exprés Aeropuerto

Exprés Aeropuerto: é uma linha de ônibus expressa que funciona 24 horas por dia 365 dias por ano.

Terminais: o Exprés sai do Terminal T4, passa no T2, no T1 e segue para a área central de Madrid. Usuários do T3 devem pegar o ônibus no T2.

Paradas: na área central de Madrid o ônibus faz três paradas. 1º Parada: O’ Donnel esquina com Calle Doctor Esquerdo (ali fica a estação O’ Donnel do Metrô; Linha 6). 2º Parada: Plaza de Cibeles (atendida pela estação do Metrô Banco de España; Linha 2). 3º parada: Atocha (estação do Metrô, do Cercanias e Renfe). Madrugada: das 23:55 às 05:35 a parada da Atocha não funciona. Nesse horário o Exprés sai/chega somente até a Plaza de Cibeles.

Tempo de trajeto: com trânsito normal saindo do T4 até Atocha (40 minutos), do T2 até Atocha (35 minutos) e do T1 até Atocha (30 minutos).

Frequência e preços: a frequência é a cada 15 ou 20 minutos (de madrugada 35 minutos). A passagem custa 5 euros e deve ser paga dentro do ônibus (tenha notas de no máximo 20 euros).

Mais informações: veja os horários de saída e de chegada no Aeroporto de Madrid. Mais informações no site Exprés Aeropuerto.

Linhas Urbanas

Ônibus urbanos (lento e com muitas paradas ao longo do caminho): são duas linhas que ligam o aeroporto com intercambiadores (terminais onde você pode se conectar com outras linhas de ônibus e com o Metrô). A Linha 101 liga o Aeroporto (terminais T1 e T2) com o Intercambiador de Canillejas. A Linha 200 liga o Aeroporto (terminais T1, T2, T3 e T4) com o Intercambiador de Avenida América. A tarifa do ônibus urbano é de 1,50 euros. Mais informações nesse link (depois das informações do Exprés).

Dúvidas

Alguma dúvida sobre como ir do Aeroporto para o Centro de Madrid? Deixe um comentário no final do artigo 🙂

Dicas Madrid Espanha

Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:

Facilitando a sua vida

  • Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
  • Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
  • Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.

Pontos turísticos e atrações em Madrid

Nos arredores de Madrid

Organize a sua viagem para Madrid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *