Como se Locomover em Madrid: Metrô, Trem, Ônibus, Táxi

Como se Locomover em Madrid
Linha de trem em Madrid

Como se locomover em Madrid: a capital da Espanha possui uma das maiores e mais eficientes redes de transporte público da Europa.

Metrô, ônibus e trem: com o Metrô você chega em todos os principais pontos turísticos de Madrid. A rede de ônibus é ainda mais completa, além de ser a única que circula durante toda a madrugada. O Cercanías é um trem metropolitano que circula dentro de Madrid (somente nas principais estações) e pela Comunidade Autônoma de Madrid (as cidades da região de Madrid).

A pé: a maioria das atrações de Madrid está concentrada no Centro da cidade. Você conseguirá montar roteiros a pé passando por muitas das principais atrações.

Como se locomover em Madrid (Espanha)

Veja neste artigo:

  • Aplicativos de transporte público em Madrid.
  • A pé pelo Centro: muitos pontos turísticos estão concentrados no Centro de Madrid. Circular a pé é uma boa opção.
  • Metrô: dicas sobre o Metrô de Madrid
  • Trem Cercanías: dicas sobre o Trem Cercanías.
  • Ônibus: dicas sobre os ônibus urbanos.
  • Cartões de transporte público: veja como funciona a Tarjeta Multi, o Bilhete 10 Viagens e a Tarjeta Turistica.
  • Táxi e Uber: não é tão caro (uma boa opção para circular pelo centro).
  • Outras opções: BiciMad (o sistema público de bicicletas) e o Ônibus Turístico.

Aeroporto de Madrid-Barajas: para transporte de/para o Aeroporto veja o artigo Como ir do Aeroporto de Madrid para o Centro da Cidade.

Dica: em muitos destinos europeus é preciso inserir o bilhete tanto para entrar como também para sair das estações. Sempre guarde o bilhete para sair das estações.

Importante: as informações e preços deste artigo são de fevereiro de 2018. Consulte nos links informações atualizadas.

Guia Completo de Madrid

Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.>

Aplicativos Transporte Público Madrid

App oficial: você pode baixar no seu celular o aplicativo oficial do Consorcio Regional de Transporte de Madrid. Nele é possível traçar rotas com as melhores opções (em tempo real) de transporte público para se locomover por Madrid.

Traçar rotas: você também pode traçar rotas nos sites oficiais dos sistemas de transportes de Madrid. Confira: Metrô, Trem Cercanías e Ônibus Urbanos.

Google Maps: o aplicativo Google Maps também traça rotas com os horários do Metrô e do Cercanías em Madrid.

A pé pelo Centro de Madrid

Atrações próximas: é importante que você saiba que a maioria dos pontos turísticos de Madrid fica no Centro Histórico e no seu entorno.

Roteiros a pé: como as atrações ficam numa sequência você conseguirá montar roteiros a pé.

Exemplos. Veja nos links abaixo algumas sugestões de roteiro que você pode montar:

Se hospedar no Centro: eu considero interessante, em uma viagem turística, se hospedar no Centro de Madrid, no entorno da Puerta del Sol. Você ganhará tempo, usará menos o transporte público e conhecerá automaticamente muitas atrações ao se locomover a pé.

Atrações mais afastadas: mas é claro que existem atrações afastadas do Centro de Madrid como o Estádio Santiago Bernabéu e a Plaza de Toros Las Ventas, entre outras.

Metrô em Madrid

Para ir nas atrações: o Metrô é o principal transporte público para se usar na cidade, já que há estações que atendem os principais pontos turísticos de Madrid.

Mais de 300 estações: o Metrô de Madrid possui 12 linhas e 301 estações (números de fevereiro 2018). Ele é o terceiro mais extenso da Europa cobrindo quase toda Madrid e boa parte da região metropolitana.

Zona A. A rede de Metrô de Madrid é dividida em 4 Zonas: A, B1, B2 e B3, sendo que a Zona A corresponde à cidade de Madrid e as Zonas B1, B2 e B3 às cidades do entorno. Veja o mapa com as Zonas Tarifárias do transporte público de Madrid (o Metrô vai da Zona A até a Zona B3).

Área turística: na Zona A fica toda a área de interesse turístico da cidade de Madrid.

Atocha, Chamartín e Sol: a estação Atocha é a maior de Madrid. Ela é um grande complexo com trens da Renfe (alta velocidade; que ligam Madrid com cidades mais distantes), uma estação do Trem Cercanías e duas estações do Metrô: Atocha e Atocha Renfe (mais próxima da onde partem os trens da Renfe). A estação Chamartín também abriga os trens da Renfe e estações do Cercanías e do Metrô. Já a Sol (na Puerta del Sol, a praça principal de Madrid) é a principal estação da área mais turística da cidade. Na Sol funciona uma estação do Metrô e outra do Cercanías.

Horários: o Metrô funciona diariamente (inclusive finais de semana e feriados) das 06:05 às 02:00.

Preços: o bilhete de Metrô na Zona A (cidade de Madrid) custa de 1,50 euros a 2,00 euros (1,50 euros se o trajeto passar por até 5 estações + 0,10 por estação extra até no máximo 2,00 euros). Para sair da Zona A o preço da passagem é mais caro. Veja mais informações sobre os preços do Metrô.

Aeroporto: o trajeto de Metrô até o Aeroporto de Madrid-Barajas tem um suplemento extra de 3,00 euros sobre o preço padrão. Portanto o bilhete custa entre 4,50 e 5,00 euros. São duas estações do Metrô no Aeroporto: uma no terminal T2 e outra no terminal T4. Mais detalhes e outros meios para ir até o Aeroporto no artigo Como Ir do Aeroporto para o Centro de Madrid.

Cartões de transporte público: o bilhete do Metrô pode sair mais barato com o Bilhete 10 Viagens ou com a Tarjeta Turistica. Veja mais detalhes no final do artigo.

Onde comprar: você pode comprar o bilhete do Metrô em todas as estações, seja nas bilheterias ou nas máquinas automáticas (ao assinalar a estação de destino o sistema informa automaticamente o custo do bilhete).

Mapa: veja o mapa da rede de Metrô em Madrid.

Veja mais informações sobre o Metrô no site do Consórcio Regional de Transportes de Madrid: Metro Madrid.

Metrô Madrid Espanha
Símbolo do Metrô de Madrid. Nas grandes estações (onde também há outros meios de transporte) siga essas indicações para ir até o Metrô
Metrô Madrid
Máquinas automáticas para comprar bilhetes do Metrô de Madrid

Trem Cercanías em Madrid

Trem metropolitano: o Cercanías é um trem regional que circula entre Madrid e as cidades do entorno.

Linhas e estações: são 9 linhas com 90 estações (em fevereiro de 2018).

Fora de Madrid: ele é uma excelente opção para ir até algumas atrações turísticas que ficam nos arredores de Madrid, como o Palacio Real de Aranjuez e o Monasterio de El Escorial.

Aeroporto: o Terminal T4 do Aeroporto de Madrid-Barajas possui uma estação do Cercanías. Veja Como Ir do Aeroporto para o Centro de Madrid.

Dentro de Madrid é mais rápido do que o Metrô: o Cercanías também pode ser uma boa opção para circular dentro de Madrid (dependendo das estações de origem e destino). O Trem Cercanías para somente nas principais estações como a Sol (Puerta del Sol), Atocha e Chamartín, entre outras. Por exemplo: para ir da Atocha até a Chamartín com o Metrô o trajeto tem 14 paradas. Já com o Cercanías o trajeto é bem mais rápido porque só tem duas paradas.

Estações Metrô/Cercanías: as estações que recebem tanto o Metrô quanto o Cercanías são divididas. No mesmo complexo funciona uma estação do Metrô e outra do Cercanías. Você tem que seguir as indicações.

Horários: o horário geral do Cercanías é entre 05:30 e 23:30.

Zonas: a rede do Cercanías é dividida pelas mesmas Zonas do Metrô. A cidade de Madrid corresponde à Zona A. Veja o mapa com as Zonas Tarifárias do transporte público de Madrid (o Cercanías vai da Zona A até a Zona E1).

Preços: depende do número de Zonas que você for atravessar. Se você se deslocar por até duas Zonas a passagem custa 1,70 euros (esse seria o preço para circular dentro de Madrid que corresponde à Zona A). Veja mais detalhes sobre os preços do Cercanías.

Bilhete Cercanías x Metrô: o bilhete do Cercanías não serve para o Metrô e vice-versa.

Onde comprar: você pode comprar o bilhete do Cercanías em todas as estações, seja nas bilheterias ou nas máquinas automáticas (ao assinalar a estação de destino o sistema informa automaticamente o custo do bilhete).

Cartões de transporte público: o bilhete do Cercanías pode sair mais barato com o Bilhete 10 Viagens ou com a Tarjeta Turistica. Veja mais detalhes no final do artigo.

Mapa: veja o mapa com a rede do Trem Cercanías.

Veja mais informações sobre o Cercanías no site do Consórcio Regional de Transportes de Madrid: Cercanías Madrid.

Trem Cercanías Madrid Espanha
O símbolo do Cercanías lembra um C invertido. Siga as indicações para ir até a estação do Cercanías
Trem Cercanías Madrid
Máquinas automáticas para comprar bilhetes do Cercanías (é diferente do Metrô)

Ônibus em Madrid

Ônibus urbanos: a EMT é a empresa que controla a rede de ônibus urbanos em Madrid. São 203 linhas e mais de 10.000 paradas (números de fevereiro de 2018). Os ônibus atendem todas as áreas da cidade.

Vale a pena? Para uma viagem puramente turística talvez não seja necessário utilizar o ônibus urbano. Eu fiquei vários dias em Madrid, fui nos principais pontos turísticos da cidade e não utilizei os ônibus.

Acessibilidade: todos os ônibus são acessíveis por pessoas portadoras de necessidades especiais. Os ônibus possuem rampas suspensas e sistema de inclinação lateral. Eles também possuem ar-condicionado e muitos contam com Wi-Fi.

Horários: nas linhas normais os ônibus circulam das 06:00 às 23:30.

Madrugada: há um serviço noturno, chamado de Búho (Coruja), com linhas específicas. É o único transporte público de Madrid que funciona durante toda a madrugada.

Preços: o preço do bilhete é de 1,50 euros. Ele vale apenas para uma viagem. Se você precisar fazer uma baldeação terá que pagar dois bilhetes.

Exprés Aeroporto: há um serviço de Ônibus Expresso de/para o Aeroporto que funciona 24 horas por dia. O preço é de 5 euros. Mais informações no artigo Como Ir do Aeroporto para o Centro de Madrid.

Onde comprar: a passagem é vendida à bordo (tenha moedas ou notas de baixo valor).

Cartões de transporte público: o bilhete do Ônibus pode sair mais barato com o Bilhete 10 Viagens ou com a Tarjeta Turistica. Veja mais detalhes logo abaixo.

Mapa: veja o mapa da rede de Ônibus em Madrid. E o mapa do serviço noturno (Búho).

Veja mais informações sobre os Ônibus Urbanos no site do Consórcio Regional de Transportes de Madrid: Autobuses EMT Madrid.

Cartões de Transporte Público

A minha experiência: durante a nossa passagem por Madrid optamos por comprar os bilhetes avulsos do transporte público. Vale ressaltar que não ficamos tão dependentes do transporte público: nos hospedamos no Centro (fizemos muita coisa a pé) e algumas vezes pegamos táxis (não é tão caro; eu comento mais abaixo). Veja Onde Ficar em Madrid.

Complexo: é um tanto complexo entender os combos e cartões de descontos do transporte público de Madrid (principalmente após o surgimento da Tarjeta Multi no final de 2017). Se a economia for pequena (de poucos euros) talvez compense você comprar os bilhetes avulsos e não quebrar muito a cabeça tentando entender como funciona os descontos. Se já é difícil entender os combos e cartões, comprar lá na hora também pode ser um desafio.

Casos e casos: mas é claro que cada caso é um caso. Se você for utilizar muito o transporte público é claro que vai compensar algum combo ou cartão. É uma análise que você terá que fazer para ver se vale a pena.

Comodidade: com um cartão você não precisará comprar bilhetes avulsos (muitas vezes há filas) toda vez que for usar um meio de transporte. Se a sua hospedagem for afastada do Centro você vai acabar usando bastante o Metrô. Um cartão pode trazer economia e praticidade.

Os principais: são muitos tipos de bilhetes, combos, abonos e cartões (tarjetas) oferecidos pelo transporte público de Madrid. Para uma viagem de alguns dias puramente turística os dois principais são o combo Bilhetes 10 Viagens e a Tarjeta Turistica.

Mudança: desde o final de 2017 houve uma mudança nos cartões de transporte público de Madrid. Para você adquirir o Bilhete 10 Viagens ou a Tarjeta Turistica você precisará de um cartão base, chamado de Tarjeta Multi.

Tarjeta Multi: na Tarjeta Multi você pode colocar (carregar) vários tipos de bilhetes, desde bilhetes simples (para uma viagem), o combo Bilhetes 10 Viagens, a Tarjeta Turistica e outras opções (mais apropriadas aos moradores ou para quem vai ficar um tempo maior em Madrid).

Preço da Tarjeta Multi: ela custa 2,50 euros (apenas o cartão, sem nenhuma carga). Esse é o preço para poder carregar bilhetes simples ou os Bilhetes 10 Viagens. Mas se você optar pela Tarjeta Turistica a Tarjeta Multi sai de graça.

Recarregável: a Tarjeta Multi é recarregável e tem validade de 10 anos. Nas recargas não é preciso pagar o custo de 2,50 euros da tarjeta.

Não é pessoal: a Tarjeta Multi não é nominal (não é vinculado à uma pessoa específica). No caso de bilhetes simples ou dos Bilhetes 10 Viagens você pode compartilhar a Tarjeta Multi entre várias pessoas diluindo o custo de 2,50 euros. Mas no caso da Tarjeta Turistica (que é carregada dentro da Tarjeta Multi) ela é individual.

Onde comprar: a Tarjeta Multi está disponível em todas as estações do Metrô e do Cercanías, além de outros pontos de venda.

Abaixo eu comento sobre os dois principais combos ou tickets para uma viagem turística que você pode carregar na Tarjeta Multi:

  • Bilhetes 10 Viagens
  • Tarjeta Turistica
Bilhetes 10 Viagens (Billete 10 Viajes)

Vários tipos: são vários tipos de Bilhetes de 10 Viagens disponíveis, de acordo com o meio de transporte utilizado e as Zonas a serem percorridas.

Bilhetes 10 Viagens Metrô Zona A + Ônibus Urbanos EMT (essa opção, Metrô Zona A + Ônibus Urbanos, também é chamada de Metrobús): nessa opção os bilhetes podem ser usados no Metrô Zona A (cidade de Madrid) e nos ônibus urbanos de Madrid. Os bilhetes não valem para o Cercanías, nem para o Metrô do Aeroporto (disponível com um suplemento de 3 euros) e nem para o Ônibus Expresso do Aeroporto.

Preço: esse combo 10 Bilhetes custa 12,20 + 2,50 euros (da Tarjeta Multi) totalizando 14,70 euros na primeira carga e 12,20 euros a partir da segunda carga (como a Tarjeta Multi é recarregável você não gastará os 2,50 euros da tarjeta nas demais cargas).

Vale a pena comprar os Bilhetes 10 viagens? 10 bilhetes avulsos do Metrô do Metrô Zona A custariam no total entre 15 e 20 euros (1,50 a 2,00 euros cada bilhete dependendo do trajeto). Portanto há sim uma economia com o Bilhete 10 Viagens, principalmente a partir da segunda carga. Mas o ideal é você fazer uma análise de quantas passagens irá utilizar para ver se vale a pena (se você não usar todos os 10 bilhetes poderá sair no prejuízo). Lembrando que não vale para o Cercanías.

Mais de uma pessoa: você pode compartilhar a Tarjeta Multi (e as 10 Viagens) com duas ou mais pessoas.

Veja mais informações sobre os preços do Metrô de Madrid (incluindo o combo Bilhetes 10 Viagens).

Bonotrén: é o combo 10 Bilhetes do Trem Cercanías (vale somente para o Cercanías). O preço varia de acordo com a quantidade de Zonas a serem percorridas no deslocamento. O mais barato é o combo com 10 Bilhetes para percorrer até duas Zonas: 10 euros (1,00 euro cada bilhete; avulso o bilhete custa 1,70 euros). Lembrando que se você não possuir a Tarjeta Multi terá que desembolsar mais 2,50 euros. Mais informações: Preços Cercanías Madrid.

Tarjeta Turistica

Cartão de transporte para turistas: a Tarjeta Turistica é um cartão de transporte voltado para os turistas em Madrid.

Todos os transportes: ela vale para todos os meios de transporte público (Metrô, Trem Cercanías, Ônibus).

Preço fixo por dia com viagens ilimitadas: a Tarjeta Turistica possui um preço fixo que varia de acordo com o número de dias. Note que ela é válida por dia e não por hora. Se você utilizar a Tarjeta Turistica pela primeira vez às 17:00, esse primeiro dia já é considerado um dia inteiro.

Com a Tarjeta Turistica a Tarjeta Multi é Gratuita: a Tarjeta Turistica é carregada dentro da Tarjeta Multi. Mas ao comprar a Tarjeta Turistica a Multi sai de graça.

Nesse caso é individual: note que a Tarjeta Turistica (que é carregada na Tarjeta Multi) é individual (você não poderá compartilhar com outros viajantes).

Zonas: são dois tipos de Tarjeta Turistica, a Zona A e a Zona T.

Tarjeta Turistica Zona A: vale para a Zona A (cidade de Madrid, incluindo o Aeroporto) do Metrô e do Cercanías, ônibus EMT (urbanos em Madrid, exceto o Expresso para o Aeroporto) e ML1 (Linha 1 do Metrô Ligero, uma espécie de VLT que circula pela periferia de Madrid).

Tarjeta Turistica Zona T: vale para todas as Zonas (Madrid e cidades do entorno) incluindo todas as linhas do Metrô, Cercanías e do Metrô Ligero. Também vale para os ônibus urbanos e interurbanos da Comunidad Autónoma de Madrid. No site não menciona o Ônibus Expresso para o Aeroporto, mas acredito que inclua.

Preços da Tarjeta Turistica Zona A (em euros):

  • 1 dia: 8,40
  • 2 dias: 14,20
  • 3 dias: 18,40
  • 5 dias: 26,80
  • 7 dias: 35,40

Preços da Tarjeta Turistica Zona T (em euros):

  • 1 dia: 17,00
  • 2 dias: 28,40
  • 3 dias: 35,40
  • 5 dias: 50,80
  • 7 dias: 70,80

Onde comprar: a Tarjeta Turistica pode ser comprada em todas as estações do Metrô e do Cercanías, inclusive no Aeroporto, além de outros pontos de venda.

Vale a pena comprar a Tarjeta Turistica? É uma conta que você tem que fazer, contabilizando todos os deslocamentos que pretende fazer na sua viagem. Na minha visão é muito difícil que valha a pena comprar a Tarjeta Turistica.

Veja mais informações sobre a Tarjeta Turistica de Madrid.

Táxi e Uber em Madrid

Táxi: em Madrid o táxi não é tão caro como em muitos destinos da Europa. Durante a nossa viagem nós nos deslocamos várias vezes de táxi. Uma corrida pela área central de Madrid custa geralmente entre 5 e 8 euros. Se você estiver viajando em 3 ou 4 pessoas muitas vezes o valor do táxi é bem parecido do que vocês gastariam com o transporte público. Estou me referindo à viagens curtas, pelo Centro de Madrid. Calcule nesse site o custo estimado das corridas de táxi em Madrid. Um problema que pode encarecer e atrasar a viagem é o trânsito.

Uber: eu também testei o Uber em Madrid, mas não valeu a pena (pelo menos em dezembro de 2016). O valor das corridas foi similar ao do táxi, mas com o inconveniente de ter que ficar aguardando o motorista.

Outras opções

BiciMAD: é um sistema público de aluguel de bicicletas com 165 estações. O sistema foi pensado mais para os moradores, mas também pode ser utilizado pelos turistas. Você pode retirar e devolver a bicicleta em qualquer das estações e pagará pelo tempo que ficar com ela. Para os turistas há planos de 1, 3 ou 5 dias (mas será debitado no seu cartão apenas os valores correspondentes ao tempo que você usar a bicicleta). O custo para os turistas é o seguinte: 1º hora (ou fração): 2 euros. A partir da 2º hora (ou fração): 4 euros por hora. Mais informações, detalhes e mapa das estações no site BiciMAD.

Ônibus turístico Hop On Hop Off: uma maneira cômoda de circular por Madrid são os ônibus turísticos de dois andares. São duas linhas com 37 paradas. Compre o seu ticket de 1 ou 2 dias: Ônibus Hop On Hop Off Madrid.

Ônibus Turístico Madrid
Ônibus Turístico de Madrid

Dúvidas

Você tem alguma dúvida de como se locomover por Madrid? Deixe um comentário no final do artigo 🙂

Dicas Madrid Espanha

Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:

Facilitando a sua vida

  • Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
  • Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
  • Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.

Pontos turísticos e atrações em Madrid

Nos arredores de Madrid

Organize a sua viagem para Madrid

Dicas Práticas e Econômicas para a Sua Viagem:

4 Comentários


  1. Fred, boa tarde!
    Você diz que a targeta turistica é pessoal.Ja no artigo diz que não é pessoal.Qual é o correto?Abraços!!

    Responder

    1. Ou Claudio, tudo bem?

      São dois tipos de tarjeta: a Multi (que pode ser carregados vários tipos de bilhetes) e a Turística (que é carregada dentro da Multi).

      Na Multi você pode pode carregar vários tipos de bilhetes que podem ser compartilhados entre várias pessoas (como os bilhetes 10 viagens).

      Já a Tarjeta Turística (que é carregada dentro da Multi) não pode ser compartilhada (é individual).

      É meio complexo mesmo 🙂

      Entendeu?

      Abraços 🙂

      Responder

  2. OLá Fred

    Uma dúvida…

    Ticket para Metrô.. se for fazer baldeação, cobra 2x? mesmo que não saia da estação?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *