Playa del Carmen México: Dicas Essenciais para a sua Viagem

Dicas Playa del Carmen

Playa del Carmen está localizada na Riviera Maya (México) e fica distante apenas 73 km da Zona Hoteleira de Cancún.

O animado centrinho turístico de Playa del Carmen, cuja principal atração é a Quinta Avenida, é o local onde os turistas se concentram após passar o dia curtindo as incontáveis atrações da Riviera Maya.

O conjunto animado centrinho turístico + excelente localização geográfica para conhecer as atrações + enorme quantidade de hotéis econômicos é motivo para você considerar a possibilidade de dividir a estadia entre Cancún e Playa del Carmen. Ou até se hospedar apenas em Playa del Carmen.

Resorts: Playa del Carmen também não decepciona nesse quesito. O predomínio em Playa del Carmen é de pequenos hotéis. Mas são muitas as opções de grandes resorts.

Dicas Playa del Carmen

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Na região:

Mais dicas de Playa del Carmen

Localização: Playa del Carmen é o principal destino turístico da Riviera Maya no México, distante 73 km da Zona Hoteleira de Cancún, 55 km do Aeroporto de Cancún e 65 km de Tulum. Veja o mapa de localização de Playa del Carmen (estrela no mapa):

Vacina: não é exigida nenhuma vacina para visitar Playa del Carmen.

Carteira de motorista: não é necessária a Permissão Internacional para Dirigir. A carteira de habilitação nacional é válida.

Passaporte: os brasileiros precisam de passaporte.

Visto: não é necessário.

Idioma: espanhol.

Vídeo de Playa del Carmen

Assista ao nosso vídeo de Playa del Carmen no México. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você, tem dicas de Playa del Carmen?

Ou alguma dúvida?

Deixe um comentário abaixo 🙂

16 Comentários


  1. Boa Tarde Fred, vou com meu marido daqui 20 dias para o México, vamos nos hospedar no The Grand Mayan, que fica localizado entre Playa del Carmem e Cancun. Vi várias pessoas que também se hospedaram nele dizerem que valeu a pena alugar um carro para fazer os passeios e ir a praia, então também loquei um para os 7 dias que vamos ficar lá. Dei uma lida nas suas dicas sobre os passeios, cozumel, isla mujeres e etc.. e estou com uma dúvida sobre a organização da minha viagem (Pois gosto de sair com tudo planejado, até onde vamos estacionar o carro em cada passeio para evitar surpresas). Nós chegamos dia 29/04 e nesse dia vamos curtir nosso resort. Pensei em 1 dia ir até Playa del Carmem (30/04), 1 Dia em Cozumel(01/05), 1 Dia em Tulum e Chichen Itza (02/05), 1 dia Cancun e Isla Mujeres (03/05) e um dia Xcarret park (04/05). Perguntas, você acha que conseguimos fazer o passeio de Tulum e as Ruínas por conta própria mesmo sem guia? Ou acha mais legal fecharmos esse passeio por uma agência lá ? Segunda Pergunta, o ingresso para o Xcarret é caro, você acha que compensa? É um passeio de um dia inteiro ? Como funciona a alimentação lá dentro? Terceira Pergunta, não somos muito de locar um carro e ficar andando explorando, acredito que iríamos preferir ir direto para um club de praia e no máximo fazer um snorkel, o que você me indica? Ir mesmo ao Sul da Ilha locando o carro? ou ficar naquele primeiro restaurante onde você passou quando desceu? No centrinho eles vendem passeios lá? Fechamos o hotel até sem café da manhã, vamos comprar no walmart e nos virarmos com isso, vamos almoçar na rua todos os dias, gastar com água e bebidas e jantar no hotel. Comparado com o que você gastou, você acha que 1.500 dólares é suficiente para passarmos 7 dias? Acho que dá pra ver que estou bem perdida com tantas opções. Poderia me dar uma forcinha com coisas que você acha que eu deveria sim conhecer e coisas que são meio desnecessárias? Muito Obrigada!

    Responder

    1. Oi Giulia, tudo bem?

      Eu considero alugar um carro para conhecer as atrações a melhor opção para a região. Veja Dicas Alugar Carro Cancún e Região.

      Sobre as suas perguntas:

      1 – Dá sim para fazer as Ruínas de Tulum por conta própria. Eu mesmo fiz. E se você quiser tem guias para contratar lá na hora. Veja Dicas Ruínas de Tulum.

      2 – O Xcaret custa pelo menos 100 dólares por pessoa. Sobre se compensa ou não é uma questão pessoal. Dos parques da região é o mais visitado. É um passeio para o dia todo. Tem restaurante lá dentro (há tickets com ou sem alimentação inclusa). No Artigo Dicas Xcaret tem mais informações.

      3 – Em Cozumel o The Money é bem bacana e excelente para snorkel, mas não tem praia (com faixa de areia). O Papito’s tem uma praia paradisíaca, mas o snorkel é difícil (a barreira de corais fica mar adentro). É uma questão pessoal, mas eu passaria o dia no Papito’s. No centrinho você consegue contratar passeios (em Playa del Carmen também).

      4 – A questão do dinheiro é relativo: se vocês forem comer em restaurantes bons (e tomar vinhos), ir no Xcaret, comprar muitas lembrancinhas, beber vários drinks nos beach clubs, contratar guias, etc, etc, etc, eu acho que 1500 dólares não dá. Mas para uma viagem econômica eu acho que dá para passar a semana com esse valor. É tudo muito variável, depende do perfil do turista e das atrações escolhidas.

      Você deixou um tempo para o seu resort? Ele é gigantesco.

      Eu sugiro a leitura do artigo com Dicas de Roteiro em Cancún e Região (incluindo o meu roteiro dia a dia).

      Abraços 🙂

      Responder

    2. Bom dia.

      Seus comentários são excelentes.
      Muito úteis.
      Estamos indo para o mesmo hotel da Giulia, dia 10/06.

      Teria como mandar um contato dela para saber dicas recentes?
      Taxa de conversão, os passeios, os preços dos restaurantes? Quais club de praia eles ficaram?

      Mutio obrigado.

      Responder

      1. Oi Luiz, tudo bem?

        Obrigado 🙂

        Infelizmente eu não posso compartilhar essas informações porque os dados são protegidos pela política de privacidade.

        Quem sabe a Giulia passa por aqui e deixa um comentário.

        Abraços e boa viagem 🙂

        Responder

  2. Oi Fred Gostei muito dos seus comentários e dicas e vc sabe dizer as que horas as vans sai de Cancun para Playa e de PLaya para Tulum é o dia todo e a noite também ou tem horário certo ?

    Responder

    1. Oi Claudio, tudo bem?

      Eu não sei os horários que as vans começam e param de circular, mas elas circulam desde manhãzinha até de noite (de madrugada eu acho que não). São muitas vans e elas partem frequentemente.

      Dá uma olhada no artigo Como se Locomover em Cancún e Região.

      Após a viagem se você conseguir os horários certos passa aqui e deixa um comentário. Vai ajudar muita gente.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Oi Fred muito obrigado é que eu sabendo dos horários eu posso escolher ficar em qualquer lugar porque os taxis são muito caro valeu bração

        Responder

  3. Boa tarde Fred! Muito boas suas dicas. Estou indo no dia 03/02 para Playa Del Carmen e gostaria de receber um roteiro como tem para Cancum, vc tem algo pronto. Outra dúvida vc indica algum lugar para nadar com golfinhos, estou indo com crianças. Abs

    Responder

  4. Bom dia Fred, parabéns pelas dicas, poucas vezes li um material tão completo e prático sobre um destino. Estou planejando ir a Playa del Carmem em março/2018, com meu marido, íamos fazer um cruzeiro, mas depois de ler suas dicas, decidimos ficar em Playa uma semana. Estou pesquisando os hotéis que vc indicou, e tenho uma dúvida, vale a pena pagar a mais para ter o café da manhã no hotel ? Ou é fácil para sair e tomar um café cedo, antes de fazer os passeios . Obrigada.

    Responder

    1. Oi Claudia, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Muitos hotéis da região oferecem um café da manhã fraco, embora no hotel que eu fiquei, o HM, o café da manhã era excelente.

      Há muitos restaurantes, principalmente na Quinta Avenida e no entorno, que oferecem café da manhã. Se o seu hotel for próximo do burburinho da Quinta Avenida ou por ventura tenha algum restaurante próximo, então fica fácil tomar o café na rua.

      É difícil afirmar o que vale mais a pena. Tem muitas variáveis, como a qualidade do café do seu hotel, a distância até um restaurante, etc. Mas é fácil tomar o café na rua.

      Eu particularmente prefiro sempre escolher um hotel que já tenha o café da manhã, nem que seja “fraquinho”, isso porque eu agilizo o meu tempo e consigo sair o quanto antes para as atrações 🙂

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  5. Prezado Fred sua dicas sao excelente, bem praticas e objitvas. Mas estou sentindo falta de vocd mencionar alguns datas festivas como Ano Novo. estou indo passar o Ano Novo em Cancun, devo ficar em Playa del Carmen por causa das suas dicas. Gostaria de saber se voce teria uma dica para festa de Reveillon tanto em Playa Del Carmen quanto em Cancun.

    Responder

    1. Oi Fabio, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Infelizmente não passei o ano novo na região e por isso não tenho dicas precisas, mas com certeza as casas noturnas e hotéis de PDC e Cancún e os beach clubs de PDC devem organizar festas de réveillon.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *