Monasterio de Sant Pere de Rodes (Girona, Catalunha, Espanha)

Monasterio de Sant Pere de Rodes
Monasterio de Sant Pere de Rodes

O Monasterio de Sant Pere de Rodes é um ex-mosteiro beneditino medieval localizado no Parque Natural de Cap de Creus na Costa Brava, Catalunha, Espanha.

Construído no alto de uma montanha com uma vista espetacular da Baía del Port de la Selva, o mosteiro possui um ar misterioso e muitas lendas.

Veja neste artigo todas as dicas para você visitar o Monasterio de Sant Pere de Rodes: localização, como chegar, história, o conjunto monumental, o relato da minha visita e dicas úteis.

Localização do Monasterio de Sant Pere de Rodes

O Monasterio (ou monestir em catalão) de Sant Pere de Rodes fica a 520 metros acima do nível do mar na Montanha de Verdera (Serra de Rodes) na cidade de El Port de la Selva.

O mosteiro é uma das principais atrações do Parque Natural de Cap de Creus na Costa Brava, Província de Girona, Catalunha, Espanha.

No mapa abaixo você vê a localização do mosteiro (em estrela) e das principais cidades da região (e suas distâncias até o mosteiro): Figueres (23,7 km), Girona (64 km) e Barcelona (161 km).

A linda cidade praiana de Cadaqués fica a 20 km do mosteiro e é uma excelente opção para combinar no mesmo dia, principalmente se você estiver hospedado em Figueres ou Girona. Desde Barcelona o bate-volta ficará bem puxado.

Outra atração para combinar com o mosteiro é o Teatro-Museu Dalí em Figueres ou a Casa Salvador Dalí em Portlligat (vizinha de Cadaqués). Veja mais dicas de Cadaqués e do Triângulo Daliniano (os museus de Salvador Dalí na região).

Como chegar ao Mosteiro de Sant Pere de Rodes

A maneira mais comum é ir de carro até o mosteiro.

Uma estrada vicinal sobe a montanha e possui paisagens de cair o queixo 🙂

Estrada no Parque Natural de Cap de Creus
Estrada vicinal que liga Sant Pere de Rodes com a cidade de El Port de la Selva

Também vimos muitos ciclistas subindo a montanha:

Parc Natural de Cap de Creus

Estacionamento: a caminhada do estacionamento até o mosteiro tem cerca de 600 metros. O estacionamento é gratuito. Veja no mapa o estacionamento (A) e o mosteiro (B):

Trilhas: são várias as trilhas que dão acesso ao mosteiro. Uma das mais populares parte do vilarejo de La Vall de Santa Creu e a caminhada tem cerca de 2,3 km. Veja no mapa o vilarejo de La Vall de Santa Creu (A) e o mosteiro (B):

Carro: confira o artigo Roteiro de Carro pela Costa Brava e Província de Girona.

Recomendo: eu recomendo que, ao alugar um carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Transporte público: não há transporte público até o mosteiro.

Agências: na Viator há um passeio que combina o Monasterio de Sant Pere de Rodes + Cadaqués com saída de Girona. Veja: Monasterio de Sant Pere de Rodes na Viator

História do Monasterio de Sant Pere de Rodes

Monasterio de Sant Pere de Rodes

O mosteiro possui uma rica história recheada de lendas e mistérios.

Medieval: a primeira menção oficial ao mosteiro é do ano de 878, embora haja indícios (e lendas) que os romanos chegaram ao local muito antes disso.

Datas: a igreja do mosteiro, em estilo romântico, foi construída entre os séculos X e XI. O claustro inferior é do século XI e o superior foi construído no século XII. O campanário é do século XII. A torre de defesa foi construída nos séculos XII e XIII.

Auge: o mosteiro viveu seu apogeu nos séculos XII e XIII quando era um importante centro espiritual, político e econômico. Nessa época ele detinha o domínio sobre uma ampla região.

Relíquias: o mosteiro guardava importante relíquias, muitas relacionadas aos primeiros santos católicos. Há lendas sobre objetos de São Pedro que ficavam guardados no mosteiro. Algumas lendas dizem que o próprio corpo de São Pedro estava lá.

Peregrinação: o Monasterio de Sant Pere de Rodes era um dos principais locais de peregrinação católica da sua época. O local chegava a receber centenas de milhares de peregrinos anualmente, atraídos principalmente pelas relíquias. Havia inclusive um hospital que atendia os peregrinos enfermos.

Decadência. A partir do século XIV o mosteiro passou por vários momentos de declínio: disputas entre os monges, guerras entre senhores feudais e epidemias.

Abandono: o mosteiro foi abandonado mais de uma vez ao longo dos séculos, mas o abandono definitivo foi no ano de 1835, já em extrema decadência.

Restauração: durante o século XX o local foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional e passou por várias restaurações.

Conjunto Monumental de Sant Pere de Rodes

Além do mosteiro o sítio arqueológico local abriga mais duas atrações: a Iglesia de Santa Helena (junto às ruínas do povoado de Santa Creu de Rodes) e o Castillo de Sant Salvador de Verdera.

Iglesia de Santa Helena + Santa Creu de Rodes: junto ao estacionamento há uma escadaria com cerca de 100 metros de extensão que dá acesso à Iglesia de Santa Helena de Rodes (estilo romântico) e às ruínas do povoado de Santa Creu de Rodes. O povoado era um importante centro comercial que cresceu durante a época de peregrinação.

Iglesia de Santa Helena de Rodes
Escadaria que dá acesso à Igreja de Santa Helena de Rodes e às ruínas do povoado de Santa Creu de Rodes
Iglesia de Santa Helena de Rodes
Igreja de Santa Helena de Rodes no alto do morro (abaixo está o estacionamento para visitar o mosteiro e demais atrações)

Ruínas do Castillo de Sant Salvador de Verdera: o castelo era uma fortaleza localizada no ponto mais alto da Montanha de Verdera (e do Parque Nacional Cap de Creus), a 670 metros acima do nível do mar. A trilha até as ruínas do castelo sai do mosteiro, tem 1,6 km e leva em torno de 30 a 40 minutos para ser percorrida (a inclinação é acentuada).

Castillo de Sant Salvador de Verdera
Início da trilha de acesso às ruínas do castelo
Castillo de Sant Salvador de Verdera
Ruínas do Castillo de Sant Salvador de Verdera no ponto mais alto do Cap de Creus

A minha experiência

O Monasterio de Sant Pere de Rodes foi um passeio que fiz em um bate-volta desde Girona.

Nós estávamos com carro alugado e pudemos contemplar a espetacular paisagem durante a subida da montanha:

Parc Natural de Cap de Creus

A caminhada do estacionamento até o mosteiro é muito agradável, tanto pela vista das montanhas e do mar, quanto pela visão medieval do mosteiro:

Monasterio de Sant Pere de Rodes Monasterio de Sant Pere de Rodes

A duração da visita pelas dependências do mosteiro (sem considerar a Iglesia de Santa Helena e as ruínas do Castillo de Sant Salvador de Verdera) vai depender do seu ritmo, mas pode levar de 1 a 2 horas. Há placas indicativas e uma rota a seguir.

Monasterio de Sant Pere de Rodes Monasterio de Sant Pere de Rodes Monasterio de Sant Pere de Rodes

A visita ao mosteiro proporciona paisagens incríveis:

Monasterio de Sant Pere de Rodes Monasterio de Sant Pere de Rodes Monasterio de Sant Pere de Rodes Monasterio de Sant Pere de Rodes

Monasterio de Sant Pere de Rodes

Algumas atrações do mosteiro:

Monasterio de Sant Pere de Rodes
Igreja em estilo romântico
Monasterio de Sant Pere de Rodes
Vista interna da torre
Monasterio de Sant Pere de Rodes
Vista externa da torre
Monasterio de Sant Pere de Rodes
Terraço
Monasterio de Sant Pere de Rodes
Muralhas

Imperdível: a combinação de história, mistério e construção medieval fazem do Monasterio de Sant Pere de Rodes uma passeio imperdível na minha opinião.

Paisagem: para apreciar a incrível paisagem das montanhas do Cap de Creu e do mar o indicado é visitar o mosteiro em um dia com o céu claro.

Parc Natural de Cap de Creus

Informações Monasterio de Sant Pere de Rodes

  • Preço da entrada: 4,50 euros (a bilheteria encerra 30 minutos antes do horário de fechamento). O mosteiro não é um passeio indicado para pessoas com dificuldades de locomoção.
  • Aberto de terça-feira a domingo.
  • Horário de funcionamento do mosteiro: 1 de Outubro a 31 de Maio das 10:00 às 17:00. De 1 de Junho a 30 de Setembro das 10:00 às 20:00.
  • O mosteiro não abre às segundas-feiras e nos dias 25 e 26 de Dezembro e 1 e 6 de Janeiro.
  • O mosteiro possui um bar/restaurante.
  • A Igreja Santa Helena de Rodes fica aberta nos meses de Julho e Agosto nos seguintes horários: quartas, quintas e sextas-feiras das 10:00 às 18:00. Sábados e domingos das 11:00 às 14:00 e das 16:00 às 18:00. O acesso é gratuito.
  • As ruínas de Santa Creu de Rodes e do Castillo de Sant Salvador de Verdera são abertas e gratuitas.
  • Confira as informações atualizadas (preços, horários, visitas guiadas e o horário especial da Semana Santa) no site oficial: Monasterio de Sant Pere de Rodes

Onde ficar

Há várias cidadezinhas para você se hospedar nas proximidades do mosteiro como LlançàEl Port de la Selva e a linda Cadaqués (a mais recomendada).

El Port de La Selva
El Port de la Selva
Cadaqués
Cadaqués

Figueres: a cidade possui acesso de trem-bala desde Barcelona e uma boa localização geográfica para explorar o norte da Província de Girona. Confira: Onde Ficar em Figueres.

Girona: na minha opinião é a melhor (e maior) cidade para montar base para explorar a região. Girona é a capital da província e também possui acesso de trem-bala. Confira: Onde Ficar em Girona.

Vídeo do Monasterio de Sant Pere de Rodes

Assista ao vídeo que eu fiz do Monasterio de Sant Pere de Rodes. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das nossas viagens.

E você, conhece o Monasterio de Sant Pere de Rodes? Deixe a sua avaliação e dicas.

Você tem alguma dúvida sobre o monasterio?

Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Travel, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *