Palácio Real de El Pardo (Madrid): Como Ir, Horários, Preços

Palácio de El Pardo Madrid
Fachada do Palácio Real de El Pardo em Madrid (Espanha)

O Palácio Real de El Pardo fica em El Pardo (Real Sitio de El Pardo), um bairro que pertence à Madrid mas está 15 km distante da área central da cidade.

Palácio de El Pardo

Veja neste artigo:

  • Palácio Real de El Pardo: localização, história e detalhes da visita ao palácio.
  • El Pardo: veja o que há mais para se fazer no bairro.
  • A minha experiência: confira o relato da minha visita ao palácio.
  • Como chegar: como ir do centro de Madrid até o Palácio de El Pardo.
  • Horários para visitar o Palácio Real de El Pardo, preços dos tickets e os horários gratuitos.
  • Dúvidas: se após você ler o artigo ainda tiver alguma dúvida deixe um comentário no final do artigo.

Guia Completo de Madrid

Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.>

Palácio Real de El Pardo

Palácio de El Pardo Espanha
Palácio de El Pardo – Crédito: Patrimonio Nacional

Localização: no mapa abaixo você confere a localização do Palácio de El Pardo e do Centro da cidade de Madrid. A distância é de 15 km.

Palácios reais próximos de Madrid. O Palácio de El Pardo é um dos 5 palácios reais que são possíveis visitar a partir de Madrid: Palácio Real de Madrid, Palácio Real de El Pardo (também em Madrid), Palácio Real de Aranjuez, Palácio Real de La Granja de San Ildefonso (perto de Segóvia) e o Palácio Real de Riofrío (também perto de Segóvia). Também não posso deixar de mencionar os imperdíveis Monasterio de El Escorial e o Alcazár de Segóvia.

Palácio Real de Madrid x Palácio Real de El Pardo: são os dois palácios reais que ficam na cidade de Madrid. O Palácio de El Pardo é muito menos conhecido e menos visitado que o Palácio Real de Madrid (que fica no coração da cidade). Se no seu roteiro você tiver tempo de visitar apenas um palácio vá ao Palácio Real de Madrid (imperdível). Sugiro o Palácio de El Pardo somente para quem é fã desse tipo de atração. Ele é lindo, com uma rica história (leia mais abaixo) e com boas obras de arte. Mas na minha opinião o Palácio de El Pardo está em um nível abaixo não só do Palácio Real de Madrid, mas também do Palácio de Aranjuez, do Palácio de La Granja de San Ildefonso, do Monasterio de El Escorial e do Alcazár de Segóvia.

Monte de El Pardo: o bairro e o Palácio de El Pardo ficam no Monte de El Pardo, uma área com muita natureza e pouco ocupada de Madrid. O local abriga um dos bosques mediterrâneos mais conservados da Europa.

Bairro de El Pardo: El Pardo é um pueblo centenário. O bairro cresceu e obteve o aspecto atual durante a ditadura de Franco (meados do século XX), quando o Palácio de El Pardo foi a sede do governo espanhol. Nesse período no bairro passaram a viver os funcionários que atuavam na estrutura de serviços do palácio. Atualmente o bairro mantém o aspecto tranquilo de uma pequena cidade do interior. Apesar de ser o maior bairro de Madrid (em área), El Pardo fica afastado da cidade e tem por volta de 3 mil habitantes em uma pequena área urbanizada.

Visitas guiadas: as visitas ao Palácio de El Pardo são guiadas e duram mais ou menos 1 hora.

História do palácio: desde o século XV havia no local um pavilhão, idealizado por Enrique III, que os reis usavam como base para caçar. Ao longo do século XV o pavilhão foi transformado em um pequeno castelo.

Construção: no século XVI Carlos I começa a construção do palácio no local do antigo castelo. O Palácio de El Pardo foi inaugurado em 1558 já no reinado de Filipe II, com o objetivo de ser usado para veraneio e base para caçadas.

Ala dos Austrias (Habsburgos) e ala dos Bourbons: a construção original do palácio no século XVI foi feita quando a Casa de Austria reinava na Espanha. Em alguns períodos do século XVIII, já no reinado dos Bourbons, o palácio era usado como residencia oficial durante 3 meses do ano. Carlos III mandou duplicar o palácio para que ele pudesse abrigar a corte. Assim a ala antiga do palácio é chamada de ala dos Austrias e a nova de ala dos Bourbons. O palácio possui 3 pátios: o dos Austrias, o dos Bourbons e um central de serviço (onde as carroças entravam).

Pátio dos Bourbons Palacio de El Pardo
Pátio dos Bourbons – Crédito: Patrimonio Nacional

Oratório: dentro do palácio há um oratório que a então rainha regente Maria Cristina mandou construir em 1898 no local onde ficava o dormitório em que o rei Alfonso XII faleceu em 1885.

Residência oficial de Franco: em 1939, após a Guerra Civil Espanhola, o general e ditador Francisco Franco assume o comando do país como chefe de estado. De 1939 a 1975 (morte de Franco) o ditador usou o Palácio de El Pardo não só como residência oficial, mas também como local de trabalho. Sede do governo: além de viver no palácio era lá que Franco despachava, realizava audiências, reuniões com ministros e recebia chefes de estado e autoridades. Durante a ditadura de Franco o Palácio Real de El Pardo foi o centro político e de poder da Espanha. Auge: embora a ditadura de Franco seja muito polêmica podemos dizer que historicamente o Palácio de El Pardo viveu o seu auge com o ditador. Aposentos de Franco: os principais locais que Franco utilizava no palácio, na ala dos Bourbons, permanecem da mesma maneira da época do ditador e fazem parte do tour pelo palácio.

Hotel para chefes de estado (desde 1983): o Palácio de El Pardo já possuía uma estrutura mais moderna que os demais palácios reais por ser a residência e o local de trabalho de Franco. Nos anos seguintes após a morte do ditador o palácio passou por mais melhorias para hospedar chefes de estado em visitas oficiais à Espanha. Apesar de manter (em grande parte) o aspecto e a decoração do século XVIII o palácio possui todas as modernidades e o conforto de um hotel. Durante a visita não conhecemos os quartos destinados aos hóspedes (que são modernos como os de um hotel). Segundo o guia boa parte da área histórica do palácio fica disponível para os hóspedes circularem. Atos oficiais: outra função do palácio é abrigar atos oficiais da família real espanhola. O palácio tem uma grande estrutura para a realização de eventos, incluindo grandes banquetes. Atenção: quando há hóspedes ou atos oficiais o palácio permanece fechado para visitas turísticas. Mais abaixo eu coloco o link onde você pode verificar o calendário do palácio.

História recente: por ser o centro político da Espanha durante grande parte do século XX o Palácio Real de El Pardo possui elementos históricos mais recentes que os demais palácios reais espanhóis.

Jardins e capela: os jardins do Palácio de El Pardo são bonitos, mas não se comparam com os dos palácios de Madrid, Aranjuez e San Ildefonso. Do jardim é que se tem a bela vista da fachada do palácio. A Real Capilla, do século XVIII, fica ao lado da entrada do palácio. Nela casou-se a única filha de Franco. Todos os netos de Franco nasceram no palácio.

Gratuitos: tanto os jardins quanto a capela são gratuitos. Ao chegar no palácio eu recomendo que você vá na bilheteria verificar o horário da próxima visita. Dependendo de quanto tempo demorar para iniciar a visita você pode ir nos jardins e na capela primeiro.

Palácio de El Pardo Madrid
Jardins com o Palácio de El Pardo e a Real Capilla ao fundo
Real Capilla do Palácio de El Pardo
Real Capilla
Real Capilla Palácio de El Pardo
Interior da capela – Crédito: Patrimonio Nacional

Não é permitido tirar fotos dentro do Palácio de El Pardo: infelizmente só é possível tirar fotos das áreas externas. Abaixo estou colocando algumas fotos disponíveis no site oficial do palácio:

Palácio de El Pardo - Madrid - Espanha
Crédito: Patrimonio Nacional
Crédito: Patrimonio Nacional
Crédito: Patrimonio Nacional

O que mais visitar no bairro de El Pardo


O Palácio Real de El Pardo é a principal atração e a única, que ao meu ver, vale a ida ao bairro. Após visitar o palácio, se você tiver tempo e curiosidade, existem mais algumas atrações:

  • Casa del Príncipe Don Carlos: distante 500 metros do palácio é um palacete neoclássico do século XVIII. As visitas devem ser reservadas por telefone (veja o número mais abaixo).
  • Cristo de El Pardo: é uma imagem localizada na igreja do Convento Nuestra Señora de Los Ángeles (também chamado de Convento de Los Padres Capuchinos). O convento foi inaugurado em 1650 e fica subindo uma colina do Monte El Pardo, distante pouco mais de 1 km do palácio. Mais informações: Cristo de El Pardo.
  • Monte El Pardo: o monte compreende uma grande área natural com mais de 16.000 hectares. Há trilhas.
  • Gastronomia: o bairro de El Pardo possui muitos restaurantes famosos e é um destino gastronômico para os madrilenhos.
  • Palácio de La Zarzuela: na imensa área do Monte El Pardo se encontra o (relativamente) pequeno Palácio de La Zarzuela onde a família real espanhola vive desde 1962 (como família real desde 1975, ano em que a monarquia foi restaurada). O Palácio de La Zarzuela fica a 8 km do Palácio de El Pardo e não está aberto para visitas.
Casa del Príncipe El Pardo
Casa del Príncipe Don Carlos – Crédito: Patrimonio Nacional

Las Rozas Village: se você estiver de carro uma atração que pode ser combinada com o Palácio de El Pardo é o Las Rozas Village, o principal outlet da região de Madrid. Tanto El Pardo quanto Las Rozas ficam na região noroeste de Madrid, distantes 24 km entre si:

A minha experiência

Nós fomos até o Palácio de El Pardo de carro alugado. Nesse dia saímos de Madrid logo pela manhã com o carro para ir até o Palácio Real de La Granja de San Ildefonso em Segóvia. Tanto na ida como na volta de San Ildefonso paramos em Puerto de Navacerrada na Serra de Guadarrama, onde há uma estação de esqui. Passamos em Puerto Navacerrada não para esquiar, mas para ver neve (era meados de dezembro, quase no inverno). Veja: neve na Serra de Guadarrama em Madrid. Ainda deu tempo de voltar para Madrid e fazer o tour no Palácio Real de El Pardo no final da tarde. Tanto El Pardo como a saída para Navacerrada/Segóvia ficam na região noroeste de Madrid.

Roteiro do dia (de carro). Palácio Real de La Granja de San Ildefonso (A), Puerto de Navacerrada (B) e Palácio Real de El Pardo (C):

Visita guiada: as visitas no Palácio Real de El Pardo são guiadas (em espanhol), o que foi muito bom para compreender mais profundamente a história do palácio e suas principais obras de arte. Nós fizemos a última visita do dia (por volta das 17:00 no horário de inverno). A duração da visita é de +- 1 hora. Como chegamos um pouco depois das 16:00 ficamos passeando pelos jardins e pela capela até o horário da visita.

Tapetes de Goya: o Palácio Real de El Pardo tem várias obras de arte, incluindo pinturas e muitos tapetes. Mas um dos principais destaques é uma coleção de tapetes produzidos pela Real Fabrica de Tapices de Madrid com desenhos feitos por Francisco de Goya.

Aposentos de Franco: durante o tour no palácio passamos por locais usados por Franco que estão conservados e mobiliados desde a época do ditador. Passamos pelo seu escritório, seu dormitório e seu moderno banheiro. Um dos itens interessantes expostos é um aparelho de televisão da década de 1950, provavelmente o primeiro da Espanha. Também passamos pelo antigo teatro de Carlos III que o ditador transformou em uma sala de cinema.

Fotos do jardim e da fachada do palácio:

Palácio de El Pardo Madrid Palácio de El Pardo Madrid Palácio de El Pardo Madrid Palácio de El Pardo Madrid Palácio de El Pardo Madrid Palácio de El Pardo Madrid Palácio de El Pardo Madrid

Como ir do Centro de Madrid até o Palácio Real de El Pardo

Metrô/Trem: o bairro de El Pardo não é atendido pelo metrô e nem pelo trem Cercanías.

Ônibus: é a única opção de transporte público. Duas linhas vão até El Pardo, a 601 (que sai do Intercambiador de Moncloa) e a 602 (que sai do Hospital La Paz nos arredores de Chamartín). A melhor opção é a linha 601 que fica mais próxima do Centro e possui uma frequência maior (a cada 10 ou 15 minutos durante a semana e 15 ou 25 minutos nos finais de semana e feriados). A linha 601 sai do Intercambiador de Moncloa (linhas 3 e 6 do Metrô) e o trajeto até El Pardo é de +- 20 ou 25 minutos. A passagem custa 1,50 euros cada trecho. Veja mais detalhes da Linha 601. Em El Pardo há um ponto de ônibus no Paseo del Pardo (na esquina do palácio). Veja o mapa com a localização do Intercambiador de Moncloa e do ponto de ônibus mais próximo do Palácio de El Pardo:

Carro: a distância é de 15 km do Centro de Madrid. Veja a rota da Puerta del Sol (praça central de Madrid) até o Palácio Real de El Pardo. Estacionamento: não há um estacionamento oficial do palácio. É necessário encontrar uma vaga nas ruas nos arredores. Eu tive um pouco de dificuldade para encontrar uma vaga e parei uns 200 metros distante do palácio. Se você for alugar carro eu recomendo que você leia o artigo Aluguel de Carros Passo a Passo. Compre um chip de celular com internet e use o Waze do seu celular no lugar do GPS: Easysim4u ou Travel Mobile: Qual é o Melhor Chip Internacional?

Veja também:

Horários para visitar o Palácio de El Pardo

Importante: os horários e preços foram consultados em Março de 2017. Confirme as informações atuais no site oficial do Palacio Real de El Pardo.

Horários de abertura do Palácio Real de El Pardo, dos jardins do palácio e da Casa del Príncipe Don Carlos:

  • Horário de inverno (outubro a março): diariamente das 10:00 às 18:00.
  • Horário de verão (abril a setembro): diariamente das 10:00 às 20:00.
  • Horário de acesso: no palácio o acesso é permitido até 1 hora antes do fechamento.
  • Visitas guiadas: as visitas acontecem +- a cada hora (mas isso é variável).
  • Casa del Príncipe: é necessário confirmar a visita através do telefone 913761500 (você pode pedir para o seu hotel ligar). A visita dura +- 20 minutos.
  • Abertura/fechamento excepcionais: em alguns dias o palácio pode estar fechado por receber hóspedes ou por atos oficiais.
  • Confirme os horários do palácio, os horários dos jardins e veja os dias de fechamento excepcionais: Palacio El Pardo.

Preços e tickets Palácio El Pardo

Palácio Real de El Pardo:

  • Ticket normal: 9 euros (visita guiada).
  • Ticket reduzido (meia-entrada): 4 euros (incluindo brasileiros menores de 16 anos e maiores de 65 anos; veja as condições).
  • Entrada gratuita no Palácio de El Pardo: quartas e quintas das 15:00 às 18:00 (outubro a março) e 17:00 às 20:00 (abril a setembro) para cidadãos da União Européia e de países ibero-americanos (inclui brasileiros). É necessário apresentar o passaporte.
  • Confirme os preços, os horários, as datas de fechamento, mais detalhes sobre os tickets e compre tickets antecipados: Tickets Palácio Real de El Pardo.

Casa del Príncipe Don Carlos:

  • Visita: 3 euros. É necessário confirmar a visita através do telefone 913761500 (você pode pedir para o seu hotel ligar).

Importante:

Acesso portadores de necessidades especiais: o Palácio Real de El Pardo e a Casa del Príncipe possuem acesso e oferecem cadeiras de rodas manuais.

Dúvidas sobre o Palácio Real de El Pardo

Se você tem alguma dúvida sobre o Palácio de El Pardo deixe um comentário no final do artigo 🙂

Dicas Madrid Espanha

Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:

Facilitando a sua vida

  • Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
  • Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
  • Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.

Pontos turísticos e atrações em Madrid

Nos arredores de Madrid

Organize a sua viagem para Madrid

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

2 Comentários


  1. oi! gostaria de saber entre os palacios el pardo e de Aranjuez , qual é mais bonito? (li que vc postou que do el pardo fica abaixo ….), mas so da pra ver um (qual dos dois vc sugere? o Aranjuez?)

    Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *