Palácio Real de Madrid: Visitas, Jardins, Horários, Preços

Jardines del Campo del Moro (6)
Palácio Real de Madrid na Espanha: um dos maiores do mundo.

Palácio Real de Madrid: o palácio de Madrid é o principal da Espanha.

Residência oficial: ele é a residência oficial da Família Real Espanhola.

Maior da Europa: com mais de de 3000 cômodos ele é o maior da Europa em área construída.

Centro Histórico: o Palácio Real de Madrid está localizado no Centro da capital da Espanha. É uma atração imperdível em Madrid.

Palácio Real de Madrid

Veja neste artigo:

  • Palácio Real de Madrid: localização, história e detalhes da visita ao palácio.
  • Jardins. O Palácio de Madrid possui dois jardins: Jardines de Sabatini e Jardines del Campo del Moro. Veja também como é a Plaza de Oriente, uma linda praça ajardinada que fica entre o Palácio Real e o Teatro Real (Ópera de Madrid) .
  • Troca da Guarda: veja os horários e as datas das duas cerimônias da troca da guarda real, o Relevo Solemne e o Relevo de Guardia.
  • Como chegar no Palácio Real de Madrid.
  • Horários para visitar o Palácio Real de Madrid, preços dos tickets, acesso antecipado ao palácio e os horários gratuitos.
  • Dúvidas: se após você ler o artigo ainda tiver alguma dúvida deixe um comentário no final do artigo.

Guia Completo de Madrid

Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.>

Palácio Real de Madrid

Madrid - Espanha
Grandiosidade do Palácio Real e da Catedral de Almudena vistos do Teleférico de Madrid

Localização: o palácio está localizado no coração de Madrid, no centro turístico da cidade. Ele fica em frente à Catedral de Almudena, distante apenas 800 metros da Puerta del Sol (a praça central de Madrid). No mapa abaixo você confere a localização do Palácio Real de Madrid (em estrela):

Palácios reais próximos de Madrid. O Palácio Real de Madrid é um dos 5 palácios reais que são possíveis visitar a partir de Madrid: Palácio Real de Madrid, Palácio Real de El Pardo (também em Madrid), Palácio Real de Aranjuez, Palácio Real de La Granja de San Ildefonso (perto de Segóvia) e o Palácio Real de Riofrío (também perto de Segóvia). Também não posso deixar de mencionar os imperdíveis Monasterio de El Escorial e o Alcazár de Segóvia.

Residência oficial: embora o Palácio Real de Madrid seja a residência oficial da família real espanhola, ele só é usado em eventos ou cerimônias oficiais (nesses dias o palácio fica fechado para visitas, mais abaixo eu coloco o link para o calendário). A realeza vive no Palácio de La Zarzuela, um palácio bem mais modesto localizado nos arredores de El Pardo, um bairro de Madrid afastado do Centro. O último rei a viver no Palácio Real de Madrid foi Alfonso XIII, cujo reinado terminou em 1931.

Imperdível: na minha opinião o Palácio Real é uma atração que não pode ficar de fora do roteiro em Madrid. Principalmente para quem gosta de história, de arte e de palácios ricamente decorados.

O maior da Europa: o Palácio de Madrid é o maior palácio real da Europa em área construída com 135.000 m². Ele possui 3418 cômodos (quase o dobro do Palácio de Versalhes e do Palácio de Buckingham), mas apenas algumas dezenas de salas estão disponíveis para visita.

Ostentação: ao visitar o palácio entramos em contato com toda a riqueza e o luxo que o período da navegação e da colonização proporcionou aos espanhóis entre os séculos XVIII e XIX.

Coleções reais: durante a visita pelas salas e salões podemos admirar uma das mais importantes coleções de arte e de objetos do mundo. A maioria dos itens está espalhada pelo palácio, decorando os ambientes. Destacam-se as coleções de tapetes (considerada a 2º mais importante do mundo), mobiliário (a maioria dos móveis são da decoração original dos séculos XVIII e XIX), relógios (uma das principais do mundo), esculturas, armaduras e de instrumentos de cordas Stradivarius (também uma das principais do mundo). Em relação às pinturas a coleção é importante, embora a maioria das melhores peças foi doada ao Museu do Prado no século XIX. As pinturas expostas nos palácios reais é o que “restou” da coleção real. O acervo de pinturas do Palácio Real de Madrid não deixa de ser impressionante e reúne obras de Caravaggio, El Greco, Goya, Velázquez e muitos outros artistas.

Museo de Colecciones Reales: o acervo da coleção real espanhola é tão vasto que muitos objetos não estão expostos (estão guardados). Por isso está sendo construído o Museo de Colecciones Reales. Ele ficará nos Jardines del Campo del Moro, entre o palácio e a Catedral de Almudena, com acesso pela Plaza de La Armería. A previsão é que o museu seja inaugurado em 2020.

Palácio Real de Madrid
Palácio Real de Madrid com a sua decoração luxuosa – Crédito: Patrimonio Nacional

História do Palácio Real de Madrid

Fortaleza árabe: muitos séculos antes de Madrid se tornar uma cidade importante já havia uma pequena fortaleza árabe onde hoje está o Palácio Real. A fortaleza foi construída pelos mouros que conquistaram Madrid no século IX.

Real Alcázar de Madrid: nos séculos seguintes após a reconquista cristã (no século XI) a cidade de Madrid aos poucos foi ganhando importância e a antiga fortaleza árabe foi crescendo até se tornar o Real Alcázar. Capital e corte: em 1561 o rei Filipe II transfere a corte para Madrid (que também se tornou a capital do Império Espanhol). Nos séculos XVI, XVII e XVIII o Real Alcázar, apesar de ser utilizado pela corte, sempre esteve em obras de ampliação e nunca chegou a ser um palácio finalizado. Tragédia no Natal: na Nochebuena (noite de Natal) de 1734 um incêndio atingiu o Real Alcázar e após 3 dias de chamas o palácio (que tinha muita madeira em sua estrutura) estava completamente destruído. A tragédia só não foi maior porque a corte estava no Palácio de El Pardo. Muitas obras de arte foram perdidas no incêndio.

Palácio Real de Madrid: em 1738 (apenas 4 anos após o incêndio), por ordem do rei Filipe V, iniciam-se as obras do Palácio Real de Madrid no mesmo local onde ficava o Real Alcázar. Não foram utilizadas madeira em sua estrutura, algo inovador para a época. A construção do palácio durou 26 anos invadindo o reinado de Carlos III, que foi o primeiro rei a viver no palácio (em 1764). As obras de decoração interna duraram ainda muitas décadas.

Visita ao Palácio Real de Madrid

Fachada Palácio Real de Madrid
Fachada principal do palácio

Fachada: o palácio foi projetado para mostrar toda a grandiosidade e a riqueza do Império Espanhol. A fachada principal possui incríveis 130 metros de largura, 870 janelas e 240 balcões.

Plaza de La Armería: a fachada principal do Palácio Real é voltada para a Plaza de La Armería, a praça que fica entre o palácio e a Catedral de Almudena. A praça tem acesso livre (gratuito), mas o acesso ao pátio interno do palácio é bloqueado por grades. O pátio interno é acessado durante a visita ao palácio. A melhor vista da fachada se tem ao visitar o Museu da Catedral.

Fachada Palácio Real de Madrid
Palácio visto da Plaza de La Armería (o pátio interno do palácio é protegido por grades)
Fachada Palácio Real de Madrid
Palácio visto do Museu da Catedral, uma das melhores vistas da fachada

Entrada no palácio: a entrada para visitar o palácio é na esquina da Plaza de La Armería com a Calle de Baillén. Veja no mapa abaixo:

Fachada Palácio Real de Madrid (5)
A entrada para visitar o palácio é por essa porta no lado direito (pela Plaza de La Armería)

Pátio interno: é o primeiro local que acessamos após entrar no palácio.

Fachada Palácio Real de Madrid
Pátio interno do palácio (acesso somente durante a visita)

Setores: a visita ao interior do palácio se dá em dois setores, os Salones Oficiales e a Real Armería. Eventualmente também pode haver exposições temporárias em outros setores.

Espetacular: os Salones Oficiales são as principais salas e salões do palácio, todas ricamente decoradas. O circuito é pre-determinado e percorrê-lo vai deixar quem gosta desse tipo de atração em êxtase. Entre os que eu mais gostei estão o Salón del Trono (onde está o trono do rei da Espanha, rodeado por quatro leões de bronze, o salão conserva a decoração de 1772), o Comedor de Gala (com a impressionante capacidade de 145 convidados), a Real Capilla (nas últimas décadas a capela tem sido usada nos funerais da família real), a Real Botica (com frascos do século XVIII), entre outros.

La Real Armería: fica no canto do pátio interno do palácio, mais próximo da Catedral de Almudena. A coleção de armaduras, trajes de torneio e armas antigas é uma das principais da Europa.

Duração da visita: vai depender do seu ritmo. Os Salones Oficiales vão demorar entre 1 ou 2 horas. A Real Armería entre 15 e 30 minutos. Considere mais um tempo para as fotos externas do palácio e para visitar os jardins.

Não é permitido tirar fotos dentro do Palácio Real de Madrid: infelizmente só é possível tirar fotos das áreas externas. Mas para despertar a sua vontade de visitar estou colocando algumas fotos disponíveis no site oficial do palácio:

Palácio Real de Madrid
Sala do Trono com seus leões – Crédito: Patrimonio Nacional
Palácio Real de Madrid
Coroa Real – Crédito: Patrimonio Nacional
Palácio Real de Madrid
Comedor de Gala – Crédito: Patrimonio Nacional
Sala do Trono – Crédito: Patrimonio Nacional
Real Armería Palácio Real de Madrid
Real Armería – Crédito: Patrimonio Nacional
Real Armería Palácio Real Madrid
A entrada para a Real Armería é por essa porta no canto do pátio interno
Palácio Real de Madrid
Na escadaria principal as fotos ainda são permitidas
Palácio Real de Madrid
Teto da escadaria

Jardins do Palácio Real de Madrid

O Palácio Real de Madrid possui oficialmente dois jardins: Jardines de Sabatini e Jardines del Campo del Moro.

Plaza de Oriente: eu vou acrescentar mais um item nessas dicas, a Plaza de Oriente, uma praça ajardinada que fica na lateral do palácio.

Na minha composição o Palácio Real de Madrid fica com três jardins:

  • 1 – Plaza de Oriente
  • 2 – Jardines de Sabatini
  • 3 – Jardines del Campo del Moro

Gratuitos: ao contrário do palácio os jardins possuem o acesso livre. Veja no final do artigo os horários.

Veja o mapa com a localização dos jardins:

Plaza de Oriente

A Plaza de Oriente é o “jardim” mais próximo da entrada do palácio. Ela fica entre a fachada leste do palácio e o Teatro Real (a Ópera de Madrid).

Monumento a Felipe IV: é o grande destaque da Plaza de Oriente. O desenho da estátua é de Velázques e o escultor foi o italiano Pietro Tacca. Um detalhe interessante é que Tacca foi orientado por Galileu Galilei para que a estátua permanecesse em pé. Ela foi a primeira estátua do mundo nesse formato.

Monumento a Felipe IV
Monumento a Felipe IV

A Plaza de Oriente é muito fotogênica: de um lado dá para tirar fotos com o palácio ao fundo e do outro a foto sai com o teatro ao fundo.

Plaza de Oriente Madrid Plaza de Oriente Madrid

Antigos reis espanhóis: na praça ainda há 20 esculturas de antigos reis espanhóis. São 5 esculturas de reis visigodos (anteriores à invasão muçulmana). E 15 esculturas de reis do período seguinte à reconquista cristã.

Plaza de Oriente Madrid

Teatro Real de Madrid (Ópera de Madrid): o teatro, inaugurado em 1850, é a sede da Orquestra Sinfônica de Madrid. Durante a sua história passou por altos e baixos, desde períodos com falhas estruturais até profundas avarias sofridas na Guerra Civil Espanhola. A última revitalização terminou em 1997 e o teatro continua sendo um dos principais da Espanha e da Europa. É possível fazer visitas guiadas no Teatro Real de Madrid. No site você confere a programação do Teatro Real de Madrid.

Plaza de Oriente Madrid
Teatro Real de Madrid (Ópera de Madrid)
Plaza de Oriente Madrid
Prédios do século XIX ao lado do Teatro Real

Jardines de Sabatini

Um pouco adiante da Plaza de Oriente, no sentido oposto da entrada para visitar o palácio, ficam os Jardines de Sabatini.

Jardines de Sabatini - Palácio Real de Madrid
Entrada dos Jardines de Sabatini

Lago e estátuas: a principal atração do jardim é um pequeno lago rodeado de estátuas de reis espanhóis. O destino original das estátuas era o interior do palácio. Mas como são muito pesadas elas foram colocadas no jardim pelo receio que abalassem a estrutura do palácio.

Jardines de Sabatini - Palácio Real de Madrid Jardines de Sabatini - Palácio Real de Madrid

Jardines de Sabatini - Palácio Real de Madrid
Palácio visto dos Jardines de Sabatini

Comparação: os Jardines de Sabatini são relativamente pequenos (em se tratando de palácios reais). O jardim é bonito, mas não se compara com os jardins do Palácio de Aranjuez e nem com os jardins do Palácio de La Granja de San Ildefonso.

Jardines de Sabatini - Palácio Real de Madrid
Se após os Jardines de Sabatini você for nos Jardines del Campo del Moro, saia por essa rampa na Avenida Cuesta San Vicente para cortar caminho

Jardines del Campo del Moro

Os Jardines del Campo del Moro são os maiores jardins do Palácio Real de Madrid e, na minha opinião, os mais lindos.

Do jardim se tem um dos melhores ângulos para admirar o palácio:

Jardines del Campo del Moro
Palácio Real visto do Campo Del Moro: talvez seja a vista mais bela do palácio

Acesso distante: o “problema” é que a única entrada do jardim fica bem distante. O acesso é pelo Paseo de La Virgen del Puerto, no lado oposto à Plaza de Oriente e ao Jardines de Sabatini. São cerca de 1,5 km (+- 20 minutos de caminhada sem paradas) desde a entrada para visitar o palácio ou 1 km desde os Jardines de Sabatini. Talvez pela distância (ou até desconhecimento do jardim) ele não é muito visitado pelos turistas. A caminhada do palácio até o jardim é na descida. Para voltar é subida.

Jardines del Campo del Moro
Vale a pena o esforço para chegar ao jardim. Vista do palácio assim que se entra no jardim.

Confira a localização da entrada para visitar o palácio, dos Jardines de Sabatini e dos Jardines del Campo del Moro:

Metrô: uma opção para ir (ou sair após a visita) até o Campo del Moro é o Metrô. A Estação Príncipe Pio (linhas 6, 10 e R do Metrô, além de linhas do Cercanías) fica na esquina do jardim. Há um ramal (linha R) que liga a estação Ópera (atrás do Teatro Real) com a Estação Príncipe Pio, embora eu acho que compensa ir caminhando até o jardim do que ficar subindo e descendo as estações de Metrô. Táxi: um táxi do palácio até o Campo del Moro não acho que vá ficar mais que 5 ou 6 euros. Outro dia: você também pode deixar para visitar os jardins em outro dia da visita ao palácio (assim dá para chegar diretamente pela Estação Príncipe Pio). Foi o que eu fiz: no dia que visitei o palácio estava nublado. Eu deixei para visitar os jardins em um dia ensolarado.

Lindo: na minha opinião o Campo del Moro é o jardim mais bonito do Palácio Real de Madrid. O jardim, construído em um barranco entre o palácio e o Rio Manzanares, é extenso, arborizado e com algumas fontes.

Pavões: caminhando pelos jardins você pode ter a sorte de encontrar os majestosos pavões reais.

Pavões reais

Troca da Guarda no Palácio Real de Madrid

Há dois tipos de cerimônia de troca da Guarda Real do Palácio Real de Madrid:

  • Relevo Solemne: a mais pomposa e concorrida. Ela é baseada na cerimônia que ocorria diariamente nos reinados de Alfonso XII e Alfonso XIII. Ela é realizada uma vez por mês.
  • Relevo de Guardia: é uma cerimônia bem mais simples e que acontece duas vezes por semana.

Relevo Solemne

Troca da Guarda Palácio Real de Madrid
Relevo Solemne: a principal cerimônia da Troca da Guarda no Palácio Real – Crédito: Guardia Real

É uma cerimônia grandiosa, quase que comparável à troca da guarda do Palácio de Buckingham em Londres.

A tropa percorre a rua lateral do palácio (Calle de Bailén) desde a Plaza de Oriente, vira na Plaza de La Armería e entra no pátio interno do palácio pelo portão principal, em frente à catedral, que sempre está fechado para os turistas. A cerimônia continua no pátio interno do palácio onde um grande número de turistas assiste a cerimônia enquanto a banda toca. A entrada é gratuita.

Relevo Solemne:

  • Dias: toda 1º quarta-feira do mês (exceto em Janeiro, Agosto e Setembro). A cerimônia pode não acontecer devido ao clima, atos oficiais ou eventos no palácio.
  • Horário: a cerimônia começa às 12:00.
  • Duração: 50 minutos.
  • Confirme as datas, horários e veja mais detalhes: Paradas Guardia Real

Relevo de Guardia

É uma cerimônia bem simples com apenas 14 guardas e 4 cavalos.

Ela acontece na Puerta del Príncipe do palácio, que fica na frente da Plaza de Oriente. Os sentinelas a pé e a cavalo fazem um revezamento a cada 30 minutos. Os sentinelas a cavalo fazem um pequeno desfile a cada 10 minutos.

Relevo de Guardia:

  • Dias: todas as quarta-feiras e sábados. A cerimônia pode não acontecer devido ao clima, atos oficiais ou eventos no palácio.
  • Horários: a cerimônia acontece das 11:00 às 14:00. Nos meses de Julho e Agosto das 10:00 às 12:00.
  • Confirme as datas, horários e veja mais detalhes: Paradas Guardia Real

Como chegar ao Palácio Real de Madrid

Metrô: a estação de Metrô mais próxima do Palácio Real de Madrid é a Ópera (linhas 2 e 5). Ela fica atrás do Teatro Real, distante 500 metros da entrada do palácio. Veja o mapa:

A pé: por ficar no Centro de Madrid a maioria dos turistas acaba indo a pé até o palácio, já que essa região concentra a maioria dos hotéis em Madrid. Um (dos muitos) trajetos bacanas para se fazer a pé é: Puerta del Sol > Calle Mayor > Plaza Mayor > Mercado de San Miguel > Plaza de La Villa > Catedral de Almudena > Palácio Real. Confira esse Roteiro pelo Centro Histórico de Madrid. Veja o mapa desse trajeto:

Horários para visitar o Palácio Real de Madrid

Importante: os horários e preços foram consultados em Março de 2017. Confirme as informações atuais no site oficial do Palacio Real de Madrid.

Horários de abertura do Palácio Real de Madrid:

  • Horário de inverno (outubro a março): diariamente das 10:00 às 18:00.
  • Horário de verão (abril a setembro): diariamente das 10:00 às 20:00.
  • Horário de acesso: no palácio o acesso é permitido até 1 hora antes do fechamento.
  • Abertura/fechamento excepcionais: em alguns dias o palácio pode estar fechado para eventos ou atos oficiais.
  • Confirme os horários do palácio e veja os dias de fechamento excepcionais: Palácio Real de Madrid.

Horários dos Jardines de Sabatini:

  • Horário de inverno (outubro a março): diariamente das 09:00 às 21:00.
  • Horário de verão (abril a setembro): diariamente das 09:00 às 22:00.

Horários dos Jardines del Campo del Moro:

  • Horário de inverno (outubro a março): diariamente das 10:00 às 18:00.
  • Horário de verão (abril a setembro): diariamente das 10:00 às 20:00.

Preços e tickets Palácio Real de Madrid

  • Ticket normal: 10 euros.
  • Ticket reduzido (meia-entrada): 5 euros (incluindo brasileiros menores de 16 anos e maiores de 65 anos; veja as condições).
  • Ticket visita guiada: 14 euros.
  • Audioguia: 3 euros (tem em português).
  • Exposições: eventualmente acontecem exposições temporárias dentro do palácio e o ticket fica um pouco mais caro (geralmente 1 euro).
  • Entrada gratuita no Palácio Real de Madrid: segunda a quinta das 16:00 às 18:00 (outubro a março) e 18:00 às 20:00 (abril a setembro) para cidadãos da União Européia e de países ibero-americanos (inclui brasileiros). É necessário apresentar o passaporte. Geralmente a fila é grande para as visitas gratuitas.
  • Vale a pena comprar tickets antecipados? Os períodos de maior movimento no palácio são os finais de semana e os meses da alta temporada de verão (Julho e Agosto). Nesses períodos pode ser uma boa ideia comprar o ticket antecipado. Eu visitei o palácio em um dia de semana de Dezembro (baixa temporada) e o palácio estava relativamente vazio. Eu passei pelo palácio no final de semana e a fila estava grande (foto abaixo).
  • Confirme os preços, os horários, as datas de fechamento, mais detalhes sobre os tickets e compre tickets antecipados: Tickets Palácio Real de Madrid.
  • Visita guiada: na Get Your Guide você pode reservar uma visita guiada.
  • Acesso mais cedo ao palácio: existe um tour guiado (inglês ou espanhol) muito interessante. Nesse tour o grupo acessa o palácio antes dele estar aberto aos demais turistas (antes das 10:00). Confira: Tour Acesso Mais Cedo Palácio Real de Madrid.
  • Site oficial: confirme todas as informações no site oficial do Palacio Real de Madrid.
Filas Palácio Real de Madrid
Fila para comprar o ingresso em um sábado de Dezembro (o palácio nem estava aberto ainda)

Acesso portadores de necessidades especiais: o Palácio Real de Madrid possui acesso e oferece cadeiras de rodas manuais.

Dúvidas sobre o Palácio Real de Madrid

Se você tem alguma dúvida sobre o Palácio Real de Madrid deixe um comentário no final do artigo 🙂

Dicas Madrid Espanha

Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:

Facilitando a sua vida

  • Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
  • Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
  • Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.

Pontos turísticos e atrações em Madrid

Nos arredores de Madrid

Organize a sua viagem para Madrid

Dicas Práticas e Econômicas para a Sua Viagem:

4 Comentários


  1. oi! Parabéns pelo texto! Muito bom de ler e com muitos links e informações relevantes! Obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *