Praias de Tulum: Beach Clubs, Restaurantes, Onde Comer

Playa Paraiso Tulum México
Playa Paraiso em Tulum

O litoral de Tulum, na Riviera Maya no México, tem uns 10 km de orla ocupados turisticamente.

As praias de Tulum oferecem um ambiente rústico e natural, uma bela paisagem que contrasta com a urbanização de Playa del Carmen e Cancún.

O predomínio é de pequenos hotéis e pousadas à beira-mar que quase sempre também funcionam como bar de praia de dia e restaurante à noite.

Praias de Tulum
Ziggy Beach em Tulum

Apesar da rusticidade a maioria dos bares de praia tem um ambiente descolado e preços não muito camaradas.

Cada hotel/bar/restaurante dá o nome ao trecho da praia em que está localizado. A praia muitas vezes é a mesma, mas a cada estabelecimento ela troca de nome.

Eu peguei 2 dias de praia em Tulum e neste artigo eu dou uma destrinchada no litoral da cidade.

Veja como são as praias de Tulum e dicas de onde comer e beber (bares, beach clubs e restaurantes).

No final do artigo há um vídeo imperdível de Tulum.

Guia Completo de Cancún

Dicas essenciais de uma das viagens mais incríveis que eu fiz:
Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e região.
Receba o guia 100% gratuito e completo no seu email>

Mapa de Tulum no México


No mapa acima estão sinalizados o centrinho de Tulum (chamado de Tulum Pueblo), a Zona Arqueológica de Tulum (Ruínas de Tulum) e o Arco Maya (um pequeno portal na entrada da Reserva de Sian Ka’an).

A linha em azul é trecho da orla ocupada pelos hotéis e bares de praia, que vai mais ou menos das Ruínas até o Arco Maya (sentido Boca Paila).

Não é uma faixa de praia contínua. Há trechos de praia com faixa de areia e outros com pedras.

O acesso à praia geralmente não é livre. Embora haja alguns pontos de praia pública (com acesso livre), na maior parte o acesso só é possível pelos hotéis, restaurantes e bares.

Os estabelecimentos acabam tendo duas frentes. Uma voltada para a praia e a outra para a rua de trás da praia.

A rua é asfaltada (até o Arco Maya) e fica charmozinha à noite, com os restaurantes atraindo os turistas para jantar. Lembra até um pouco as ruazinhas de algumas praias do litoral norte de São Paulo (como Camburi), só que sem o fluxo de pedestres, já que as distâncias são grandes para circular a pé.

Ciclovia em Tulum


A ciclovia, bastante utilizada pelos turistas, vem desde Tulum Pueblo e segue a orla no trecho indicado em azul no mapa acima (até mais ou menos na altura do Hotel Azulik). Mesmo no trecho sem ciclovia os turistas circulam com as bicicletas.

Algas em Tulum

Sargaço em Tulum México
Algas nas praias de Tulum

As praias de Tulum quase sempre estão com sargaço (uma espécie de alga). O fenômeno também acontece em Cancún, Playa del Carmen e região, mas em Tulum a intensidade geralmente é maior.

Há épocas com mais algas e épocas com menos, mas geralmente tem algas nas praias de Tulum. Há períodos que o volume fica tão grande que elas ocupam uma boa parte da faixa de areia e a água no raso, inviabilizando o banho de mar. O cheiro também não é muito agradável.

Na nossa viagem passamos por Cancún, Playa del Carmen, Cozumel, Isla Mujeres e Tulum.

Só vimos quantidades significativas de algas em Tulum, mas creio que dentro da média e não chegou a atrapalhar.

Leve dinheiro vivo (pesos mexicanos de preferência)

Os hotéis, restaurantes e bares de praia tem dificuldades com telefonia e por isso a maioria só aceita pagamentos em dinheiro.

Apenas Tulum Pueblo (o centrinho) possui rede de energia elétrica.

Na praia os estabelecimentos funcionam com geradores (alguns hotéis desligam o gerador durante a madrugada).

Os cardápios geralmente tem os preços em dólares e em pesos mexicanos. Em dólares o câmbio será desfavorável à você. Tente pagar em pesos.

Faça o câmbio em Cancún, Playa del Carmen ou mesmo em Tulum Pueblo. Veja dicas para fazer câmbio em Cancún e região.

Praias de Tulum

No mapa abaixo eu dividi o litoral de Tulum em 3 trechos:

Abaixo eu descrevo um pouco de cada trecho, com dicas de beach clubs e restaurantes. Na sequência eu conto como foi a minha experiência nas praias de Tulum e onde comemos à noite.

1º trecho: é o mais próximo das Ruínas de Tulum. É uma extensa praia com larga faixa de areia e uma linda paisagem. É nessa área que os turistas pegam praia após visitar as ruínas e por isso ela é a mais movimentada de Tulum. A frequência é maior de turistas que vão passar o dia em Tulum do que de turistas que estão hospedados na cidade. São vários os pontos de praia pública (acesso livre). Dá para ir caminhando das ruínas até a praia pela rua que margeia o litoral (uns 10 minutos de caminhada até a primeira praia). Para ir das ruínas até a praia de carro você terá que dar a volta por Tulum Pueblo. Como em todo o litoral de Tulum, cada hotel/restaurante/beach club dá o nome ao trecho que ocupa da praia. A mais próxima das ruínas é a Playa Santa Fe (uma praia pública). Na sequência vem a Playa Zazil-Kin (do Hotel & Cabanas Zazil Kin), Playa Pescadores (do Villa Pescadores Hotel), Pancho Villa (do Camping, Bar e Cabanas Pancho Villa), Playa Paraiso (a mais famosa, do El Paraiso Beach Club, pegamos praia aqui, leia o relato mais abaixo), Playa Esperanza (do Playa Esperanza Hotel & Beach Club), La Vita é Bella (do Hotel La Vita é Bella) e no final da praia fica o Mezzanine (do Mezzanine Hotel), o mais moderno da área. Todas ficam na mesma faixa de areia, apenas o Mezzanine fica no trecho onde começam as pedras. Os turistas que vêm das ruínas se concentram entre a Playa Santa Fe e a Playa Paraiso. Após a Paraiso a praia fica mais tranquila.

Ruínas de Tulum vista da praia
Ruínas de Tulum vista da Playa Santa Fe

2º trecho: é o mais próximo de Tulum Pueblo. Nesse trecho o litoral alterna pontos com muitas pedras e prainhas com faixa de areia. O ambiente é mais tranquilo e reservado em relação às praias mais próximas das ruínas. Nessa região, no sentido sul, ficam o Restaurante Diamante K (do Hotel Diamante K), o restaurante do Hotel Mi Amor (em um trecho de pedras), o beach club do Papaya Playa Project (em um trecho de praia com ampla faixa de areia e sem pedras), o restaurante do hotel naturalista Azulik, o Restaurante & Tapas Bar Mivida, o restaurante e bar da Posada Piedra Escondida (em uma pequena e agradável prainha), Momo Hoja (restaurante do Hotel Tulumbay), Playa Mambo (beach club do Playa Mambo Eco Cabañas), o restaurante do Hotel Zamas (no trecho em que a rua passa junto à praia), o sofisticado restaurante do Hotel El Pez, entre outros.

Playa Mambo Tulum México
Playa Mambo Eco Cabanas (divulgação)

3º trecho: na minha opinião esse é o trecho que mais representa a essência de Tulum: ambiente rústico-natural-descolado-sustentável, praia paradisíaca e variada e excelente gastronomia. É o trecho mais distante das ruínas, frequentado basicamente por quem está hospedado em Tulum. A praia é extensa e segue por muitos quilômetros em direção ao sul, com faixa de areia larga e contínua. São poucos os pontos de acesso livre à praia, a entrada é pelos hotéis e restaurantes. Essa é a praia com a maior quantidade de hotéis, bares e restaurantes, com o melhor da gastronomia e da noite da cidade. Há estabelecimentos dos dois lados da rua (praia e floresta). São muitas opções para indicar uma a uma, mas vou deixar o link de algumas, no sentido Tulum Pueblo/Sul: restaurante italiano da Posada Margherita (comemos aqui, leia o relato mais abaixo), restaurante italiano La Cocina de Corina do Hotel Playa Kin Ha, restaurante italiano Juanita Diavola  e Coco’s Beach Club do Coco Tulum Hotel, Om Tulum Cabanas e Beach Club, Restaurant Las Estrellas do Cabanas La Luna, Ana y Jose Beach Club do Ana y Jose Charming HotelZiggy Beach do Cabanas Tulum (pegamos praia aqui, leia o relato mais abaixo), Restaurante Cenzontle, o mexicano Taqueria La Eufemia, o concorrido e criativo Hartwood, o argentino Casa Banana e muitos outros. Após o Arco Maya (entrada da Reserva de Sian Ka’an) o ambiente vai se tornando deserto e a estrada (de terra) segue por dezenas de quilômetros até Punta Allen, passando por Boca Paila.

Restaurant Los Corales Tulum
Ziggy Beach

Tulum Pueblo: o centrinho de Tulum não tem praia, mas oferece uma grande quantidade de restaurantes, principalmente na avenida principal. O ambiente é simples, mas tem evoluído a cada ano. Os preços são mais baratos que os restaurantes praianos. Alguns destaques do centrinho são o Único, a steakhouse El Asadero e o mexicano La Coqueta.

A minha experiência

Veja abaixo onde pegamos praia e onde comemos em Tulum:

Playa Paraiso Tulum

Playa Paraiso Tulum

Playa Paraiso é a mais famosa de Tulum. Na verdade ela é o El Paraiso Beach Club, do El Paraiso Hotel e onde também funciona o refinado restaurante Sensaciones.

Ela fica no trecho de praia mais próximo das Ruínas de Tulum (no 1º trecho sinalizado acima).

Pagamos 200 pesos pelo aluguel de um par de espreguiçadeiras + guarda-sol. Como consumimos no beach club o estacionamento saiu de graça. Senão é cobrado 100 pesos.

A entrada na praia pelo El Paraiso Beach Club é privada (somente para os clientes). O ponto de acesso livre mais próximo da Playa Paraiso fica uns 100 metros depois (vindo de Tulum Pueblo) ou uns 100 metros antes (vindo das ruínas). É a entrada do Pancho Villa.

A praia parece um paraíso mesmo. Ambiente agradável, mar azul e uma paisagem linda. O mar não é calminho, mas também não é tão forte.

Playa Paraiso Tulum

Playa Paraiso Tulum

Playa Paraiso Tulum
Olha a cor do mar!!!

A estrutura do beach club é boa e o ambiente é lindo:

Playa Paraiso Tulum

Playa Paraiso Tulum

Playa Paraiso Tulum

Playa Paraiso Tulum

El Paraiso Hotel:

El Paraiso Hotel Tulum

Gostamos da comida do El Paraiso, tudo muito bom e preço no padrão da região. O atendimento foi um pouco demorado.

Playa Paraiso Tulum Playa Paraiso Tulum

Eu dei uma explorada nas praias e bares vizinhos.

À esquerda da Playa Paraiso (sentido Ruínas) a praia tinha muitos banhistas e alguns trechos tinham muitas algas.

Pancho Villa Tulum
Pancho Villa
Playa Pescadores Tulum
Playa Pescadores
Playa Pescadores Tulum
Playa Pescadores com muitos barcos
Playa Zazil Kin Tulum
Playa Zazil Kin
Playa Santa Fe Tulum
Playa Santa Fe, a mais próxima das Ruínas

O trecho com mais algas era na frente do Pancho Villa e da Playa Pescadores (pelo menos no dia em que eu fui):

Algas Tulum México

Algas Sargaço em Tulum México

Praias à direita (sentido contrário das Ruínas) da Playa Paraiso:

Playa Esperanza Tulum
Playa Esperanza
La Vitta e Bella Tulum
La Vita e Bella
Playa Publica Tulum
Playa pública ao lado do Mezzanine Hotel

Eu achei o trecho à direita da Playa Paraiso melhor. Havia menos algas (pelo menos quando eu fui), menos turistas, ambiente mais tranquilo e os bares de praia mais esparsos e refinados.

No final das contas achei que foi uma boa escolha a Playa Paraiso. Desse 1º trecho de praia em Tulum, mais próximo das Ruínas, a Paraiso tem uma das melhores estruturas e uma das paisagens mais lindas.

Ziggy Beach

Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum

O Ziggy Beach, que pertence ao The Beach Tulum Hotel e ao Cabanas Tulum, foi o beach club/restaurante que escolhemos no trecho mais ao sul do litoral de Tulum (3º trecho).

A consumação mínima, para usar as mesas e espreguiçadeiras, era de 300 pesos por pessoa. O estacionamento está incluso.

O ambiente praiano do Ziggy Beach é bem tranquilo, percebe-se que a frequência é de turistas que estão hospedados em Tulum.

Há uma boa estrutura de mesas, espreguiçadeiras e camas, uma paisagem muito bonita.

Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum

A praia é tão bela quanto à Paraiso.

Ziggy Beach Tulum México

Em relação ao atendimento, comidas e bebidas achamos o Ziggy Beach melhor que o El Paraiso Beach Club. Muito bom.

Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum

Eu saí para explorar os hotéis, bares e praias vizinhos do Ziggy Beach.

Logo à esquerda estão dois hotéis dos mesmos proprietários do Ziggy, em um ambiente que eu achei espetacular: The Beach Hotel Tulum e Cabanas Tulum.

The Beach Tulum
The Beach Tulum Hotel
Cabanas Tulum
Cabanas Tulum
Cabanas Tulum
Praia em frente ao The Beach e Cabanas Tulum

Na sequência vem o charmoso Ana y Jose:

Ana y Jose Tulum
Ana y Jose Charming Hotel

À direita do Ziggy a praia é igualmente bela:

Restaurant Los Corales Tulum
Restaurant Los Corales
Restaurant Los Corales Tulum
Linda praia em frente ao Restaurant Los Corales
Restaurant Villa Las Estrellas Tulum
Restaurant Villa Las Estrellas
Shambala Petit Hotel
Shambala Petit Hotel
Shambala Petit Hotel Tulum
Praia em frente ao Shambala Petit Hotel
Raw Love Cafe Tulum
O descolado Raw Love Cafe
Raw Love Cafe Tulum
Praia em frente ao Raw Love Cafe

Alguns trechos próximos do Ziggy também tinham algas, mas concentradas em um espaço menor:

Sargaço em Tulum México

À noite o Ziggy Beach funciona como restaurante (no lado voltado para a rua). Não fomos jantar, mas pareceu um ambiente bacana e frequentemente há música ao vivo. O chão é de areia.

Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum Ziggy Beach Tulum

Restaurante da Posada Margherita

A Posada Margherita fica próxima do Ziggy e é famosa pelo restaurante, considerado um dos melhores entre os muitos restaurantes italianos de Tulum. Nós fomos jantar.

O ambiente é bem rústico e um pouco escuro, a iluminação nas mesas é a luz de velas.

Nós pedimos o prato mais simples, o Al Pomodoro Fresco, que é um fettuccine com molho de tomate, alho, óleo e manjericão. Simplesmente espetacular, uma das melhores massas que já comemos.

Ambiente do restaurante da Posada Margherita:

Posada Margherita Tulum Posada Margherita Tulum

Restaurante do Prana Boutique Hotel

Nós ficamos hospedados no Prana Boutique Hotel que fica em Tulum Pueblo (centrinho).

Jantamos uma noite lá por dois motivos: estávamos cansados depois de um dia corrido e para prestigiar o restaurante do hotel (fazia menos de um mês que o hotel tinha sido inaugurado).

O ambiente é bem legal e o restaurante, apesar do cardápio com poucas opções, tem pratos bem elaborados.

Diante de tantas opções gastronômicas em Tulum, recomendo o restaurante do Prana apenas para quem estiver hospedado no hotel e não esteja disposto sair para jantar.

Mais detalhes sobre a hospedagem e o jantar: Avaliação Prana Boutique Hotel.

Prana Boutique Hotel Tulum
Ambiente lindo do Prana Boutique Hotel

Dicas Tulum:

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no roteiro da sua viagem:

Na região:

Guia completo

Vídeo de Tulum

Assista ao nosso vídeo de Tulum. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você, conhece Tulum?

Tem dicas de praias, restaurantes e beach clubs em Tulum?

Ou dúvidas para montar o seu roteiro?

Deixe um comentário abaixo :)

8 Comentários


  1. Olá, Fred! Tudo bem?
    Primeiro, parabéns pelo seu site! Gostaria de agradecer muito as suas dicas tão detalhadas com relação a Cancun! Vamos pra nossa lua de mel em dezembro agora e nos guiamos totalmente por você, desde os hotéis e roteiro até o aluguel de carros e seguro… Você nos auxiliou muito mais do que qualquer agência de viagens! Esse site foi um presentão de casamento para nós! hahahaha

    Estamos montando o roteiro e gostaria de te perguntar com relação aos acessos públicos às praias em Rivieira Maya e Tulum. Se você chegou a ver se tem pontos de livre acesso pra você conhecer a praia e tal…
    Pois gostamos de explorar as praias, pra conhecer e pra encontrar alguma que amamos pra ficar! Aí, ficar em vários Beach Clubs não vai dar, pois iremos ficar somente 5 dias nessa região, hospedados em Playa del Carmen.
    E, também, quais praias (ou trechos) você me indica nessa região? Gostamos de praias lindas, o mais azul possível, bem caribe mesmo hahaha, muito calmas e não necessariamente precisa ter estrutura…
    MUITO OBRIGADA!!! :)
    Abraços!

    Responder

    1. Oi Bruna, tudo bem?

      Obrigado :)

      Vai ser uma lua de mel sensacional. Essa região é demais.

      Sobre os acessos públicos: a Riviera Maya tem muitas praias e as mais famosas e exploradas turisticamente possuem alguma estrutura. Algumas praias possuem o acesso livre enquanto outras somente por hotéis ou beach clubs. Como a região é grande é difícil detalhar tudo isso, mas vou tentar resumir um pouco.

      Em Tulum eu dividi a orla em 3 trechos (está explicado neste artigo). No 1º trecho (mais próximo das ruínas) tem vários acessos públicos. Nos 2º e 3º trechos os acessos geralmente são pelas pousadas e beach clubs. Após o 3º trecho (mais ao sul) o litoral fica deserto e deve ter vários acessos (mas eu não explorei essa área).

      Em Playa del Carmen (na cidade) a praia tem vários beach clubs, mas o acesso é público e vocês podem curtir a praia sem precisar ficar em um beach club. Veja: Praias de Playa del Carmen.

      Eu também conheci 3 praias entre Playa del Carmen e Tulum: Akumal, Xpu-Ha e Xcacel. Akumal e Xpu-Ha possuem áreas livres, mas é preciso pagar estacionamento. Xcacel é uma praia deserta, mas também é preciso pagar estacionamento. Veja: Akumal, Xpu-Ha e Xcacel.

      A Riviera Maya ainda possui muitas outras praias (algumas desertas). Acredito que algumas possuem acesso público. As que eu fui (que são as principais) eu estou relatando no blog.

      Qualquer outra dúvida deixa mais comentários.

      Espero que vocês sejam muito felizes.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

  2. Olá Fred, gostaria de uma dica sua, irei fazer apenas 1 passeio, pois quero descansar nessa viagem, qual praia você me indicaria como imperdível( pode ser em toda região desde Isla mujeres até tulum), levando em consideração que procuro uma cor espetacular e não faço mergulho ou snorkel. Desde já agradeço

    Responder

    1. Oi Tatiane, tudo bem?

      São tantas praias com características diferentes que é difícil indicar uma.

      A Playa Norte em Isla Mujeres tem um lindo mar calmo e azul, conta com uma grande estrutura de bares de praia, mas o ambiente é um pouquinho muvucado.

      O mar em Akumal é um dos mais lindos que eu já vi, mas a praia não tem boa estrutura de bares de praia.

      O Papito’s Beach Club em Cozumel é um bom beach club, em um local isolado e com um linda praia. Mas o acesso não é dos mais fáceis.

      A Playa Paraíso em Tulum tem bons bares, e um lindo visual. O mar tem ondas mais fortes.

      Se você faz questão de um bom bar de praia e de um ambiente tranquilo considere Xpu-Ha. Mas vá durante a semana (nos finais de semana pode ter música ao vivo e mais agito).

      Importante: um fator fundamental para que o mar esteja com aquele incrível tom de azul é que você vá em um dia de tempo bom. Quanto mais forte estiver o sol mais azul estará a água.

      Abraços e boa viagem :)

      Responder

      1. Fred parabéns pelo seu blog ele é fantástico, eu sempre pesquiso muito quando vou viajar eu amo pesquisar sobre viagens, e o seu blog está super completo, nota-se sua dedicação e paixão por viagens. Muito obrigada pela sua resposta, a partir dela estou entre Playa Paraiso, Akumal e Playa Norte. Irei em abril e me hospedar no Hard Rock Riviera Maya (podendo também usar a estrutura do Hard Rock de Cancún) então como vou mais para ficar descansando vou fazer apenas 1 passeio, nem ligo para estrutura da praia nesse caso, só a beleza do mar mesmo.

        Abraços Fred !!!

        Responder

        1. Muito obrigado. Eu adoro viajar, relatar e ajudar outros viajantes :)

          Você estará bem pertinho de Xpu-Ha e Akumal.

          Ontem eu fiquei sabendo da proibição da nadar em Akumal por questões ambientais.

          Eu coloquei uma atualização no post de Akumal

          Abraços :)

          Responder

    1. Oi Caroline, tudo bem?

      Aqui consta que já foram enviados 3 emails para você.

      Você viu na caixa de spam? No Gmail muitas vezes o email cai na caixa de spam ou na aba promoções.

      Qualquer dúvida me avise :)

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *