Qual moeda Levar e Câmbio em Aruba, Bonaire e Curaçao

Moeda Aruba Bonaire Curaçao
Vale a pena levar dólar para Aruba, Bonaire e Curaçao? Veja a resposta abaixo.

Cada uma das Ilhas ABC possui uma moeda oficial, diferentes entre si.

Em Aruba a moeda é o florim arubano (AWG).

Em Bonaire é o dólar dos Estados Unidos.

Em Curaçao é o florim das antilhas neerlandesas (ANG).

Leia o artigo para ver qual é a melhor moeda para levar em Aruba, Bonaire e Curaçao.

Vale a pena comprar florim arubano ou das antilhas neerdelandesas no Brasil?

Não. Será muito difícil você encontrar essas moedas e caso encontre a cotação será péssima.

Câmbio e moeda em Aruba e Curaçao:

Tanto a cotação do florim arubano (Aruba) como a do florim das antilhas neerlandesas (Curaçao e Sint Maarten) são indexadas pelo dólar.

Em Fevereiro de 2016 a cotação de ambas era: 1 dólar = 1,79 florins (para as duas moedas).

Essa cotação é definida pelos governos das ilhas e são praticamente fixas (raramente variam algum centavo).

No dia a dia: tanto o dólar como o florim são moedas correntes nas áreas turísticas de Aruba e Curaçao. Os preços nos restaurantes, lojas e passeios são exibidos nas duas moedas. A conversão do florim para o dólar pode ser ligeiramente favorável à loja ou restaurante (exemplo: 1,75 e não 1,79). E se você pagar a conta em dólares o troco pode vir em dólares, florins ou ambos.

Caixas eletrônicos: nos caixas eletrônicos em Aruba e Curaçao é possível sacar dólares ou florins. Qual moeda sacar? Nas duas ilhas a moeda que eu utilizava era o dólar. Ao sacar florins a conversão do cartão vai ser menor que a oficial e deve chegar muito próximo das praticadas pelas lojas, se não for pior.

Fique atento: se o seu roteiro inclui as duas ilhas (Aruba e Curaçao) note que os florins são diferentes. O florim de uma ilha não é aceito na outra e ambos os florins não são aceitos em Bonaire.

Câmbio e moeda em Bonaire:

Apesar de Bonaire ser um município da Holanda, a moeda oficial não é o euro e sim o dólar dos Estados Unidos. Portanto não tem segredo, você vai pagar, receber e sacar em dólares.

Qual moeda levar para Aruba, Bonaire e Curaçao?

O dólar, claro. Se possível sempre tenha algumas notas baixas, você pode encontrar estabelecimentos que não aceitam notas de 100 dólares.

Como comprar dólar barato

Eu preparei um artigo explicando a ferramenta que eu uso para encontrar a cotação mais barata para comprar dólar (e outras moedas):

Recomendo também que você leia o artigo:

Dicas Aruba

  • Onde Ficar em Aruba (esse é o artigo mais importante para você entender como Aruba funciona: descrição das diferentes áreas, os melhores locais para ficar e dicas de hotéis e resorts de todas as categorias e preços)
  • Dicas Essenciais de Aruba (todas as dicas para a sua viagem)

Dicas Curaçao

  • Onde Ficar em Curaçao (esse é o artigo mais importante para você entender como Curaçao funciona: descrição das diferentes áreas, os melhores locais para ficar e dicas de hotéis e resorts de todas as categorias e preços)

E você, já foi para Aruba, Curaçao ou Bonaire?

Como foi a sua experiência com o uso do dinheiro?

Você tem alguma dúvida sobre moeda e câmbio em Aruba, Curaçao e Bonaire?

Deixe um comentário abaixo 🙂

8 Comentários


  1. Fred, eu sei que é dificil precisar um valor exato de gastos, que isso depende do perfil de cada um e tal, mas uma estimativa de valor mais ou menos para um casal passar 7 dias somente gastos com passeios e restaurantes normais, um ou outro mais osfisticado, só gostaria de saber essa estimativa para saber quanto levar, pois hospedagem e passagem já estão comprados, 1500 a 2000 dolares é pouco?? não tenho noção mesmo. Obrigado

    Responder

    1. Oi Felipe, tudo bem?

      Eu acho que esse valor não é pouco não. É claro que isso vai depender do nível dos restaurantes, das bebidas no dia a dia se não for all inclusive (dá para comprar no supermercado) eventuais compras e dos passeios que fizerem.

      Não sei se você está se referindo à Aruba ou Curaçao, mas em ambas dá para alugar carro e ir na maioria das atrações por conta própria (fugindo dos preços altos das agências).

      Mas como você disse isso tudo é relativo. Se vocês optarem, por exemplo, por nadar com golfinhos e dar uma volta de submarino, só aí já vão cerca de 100 dólares por pessoa para cada atração.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. Excelente o blog, estou montando todo o meu roteiro através dos seus posts!!!

    Não sei se há um post a respeito, mas acho que falta um breve resumo dos custos em dolar em Curaçao, como preços de restaurantes, equipamentos de mergulho, aluguel de carros, bebidas, itens básicos que um turista possa consumir na viagem para que possa fazer uma programação segura de quanto levar em dólar.

    Obrigado.

    Responder

    1. Olá Gustavo, tudo bem? Obrigado 🙂

      Eu não abordo o assunto dinheiro porque é muito relativo, depende muito do perfil do viajante.

      Tem gente que passa bem com menos de 50 dólares por dia em Curaçao, enquanto outros gastam mais que isso em um jantar.

      Enfim, é um universo muito variável.

      Abraços

      Responder

  3. Fred,
    acho que vc já pode atualizar os posts sobre “Qual Moeda levar para Curaçao”. Sacar do caixa eletrônico já não é mais vantajoso, pois o IOF agora é o mesmo do cartão de crédito. Abraços.

    Responder

  4. A dica era boa mas agora já está furada. O IOF também subiu para saque no débito.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *