Linda: na minha opinião a Real Basílica de San Francisco El Grande é a igreja mais bonita de Madrid.
Desapercebida: apesar de estar distante apenas 600 metros da Catedral de la Almudena e a 1 km da Plaza Mayor a Real Basílica de San Francisco El Grande passa desapercebida da maioria dos turistas.
Injustiçada: pouco visitada, ela geralmente é deixada de lado nos roteiros turísticos. O mapinha turístico que eu ganhei em Madrid nem constava ela, uma grande injustiça. Mas na minha opinião ela é imperdível para quem é fã desse tipo de atração.
Cúpula: uma das principais atrações da igreja é a sua cúpula, não só pelos lindos afrescos, mas também pelo seu tamanho (ela é a quarta maior cúpula do mundo cristão).
Artistas: a Real Basílica de San Francisco El Grande reúne um excelente acervo de obras de arte com destaque para uma tela de Goya e outra de Zurbarán.
Real Basílica de San Francisco El Grande x Catedral de la Almudena: eu gostei mais de San Francisco El Grande.
Real Basílica de San Francisco El Grande em Madrid
Veja neste artigo:
- Como Chegar
- Visitas (a visita é guiada)
- História
- Real Basílica de San Francisco El Grande (detalhes do templo)
Guia Completo de Madrid
Todas as dicas da viagem de 15 dias que eu fiz por Madrid e arredores (inclui Toledo, Segóvia e Ávila).
Receba o guia 100% completo e 100% gratuito no seu email.
Como chegar
Caminhada: localizada no Casco Histórico de Madrid a Real Basílica de San Francisco El Grande pode ser combinada com outras atrações. Ela fica a 600 metros da Catedral de la Almudena, a 700 metros do Palácio Real de Madrid, a 1 km da Plaza Mayor e a 1,3 km da Puerta del Sol.
Metrô: as estações de Metrô La Latina e Puerta de Toledo, ambas da Linha 5, ficam a +- 500 metros da basílica.
Endereço: Calle San Buenaventura, 1.
Veja o mapa com a caminhada entre a Catedral de la Almudena e a Real Basílica de San Francisco El Grande:
Visitas
Preço: 3 euros.
Horários: A Real Basílica de San Francisco El Grande está aberta de terça a sexta (exceto feriados) das 10:30 às 12:30 e das 16:00 às 18:00 (17:00 às 19:00 em julho e agosto). Aos sábados (exceto feriados) os horários são os mesmos, mas se eventualmente houver algum ato religioso as visitas são suspensas.
Visita (guiada): a visita ao interior da Real Basílica de San Francisco El Grande é guiada (em espanhol). Quando eu fui não haviam horários fixos para o início das visitas. É necessário aguardar o término da visita anterior para o início da próxima. Eu recomendo que você chegue uns minutinhos antes do primeiro horário (da manhã ou da tarde) para que não seja necessário ficar esperando por muito tempo. A duração da nossa visita foi de um pouco mais de 1 hora, mas li relatos de que a duração pode variar. O nosso guia foi muito simpático e deu explicações muito detalhadas sobre a igreja e suas obras de arte.
História
Convento: a Real Basílica de San Francisco El Grande faz parte de um convento franciscano cuja origem é do século XIII.
Ermita: no local do atual templo havia uma pequena ermita (de 1217) dedicada à Santa María. Diz a lenda que a ermita foi inaugurada pelo próprio San Francisco de Asís (São Francisco de Assis). Por isso a basílica leva o nome de San Francisco El Grande.
Real Basílica de San Francisco El Grande: o templo atual começou a ser construído em 1761 e foi inaugurado em 1784. Algumas modificações, principalmente na decoração, foram feitas posteriormente. A consagração do templo, em dedicação à Nuestra Señora de los Angeles, foi feita em 1962 pelo Papa João XXIII. Também em 1962 ela recebeu o título de Basílica Menor. Durante o século XX a basílica chegou a ficar fechada por décadas devido à reformas e restaurações. A reabertura para o público ocorreu em 2001.
Real Basílica de San Francisco El Grande
Fachada: de estilo neo-clássico, ela não é tão chamativa, escondendo o tesouro interior.
Mistura: a decoração interior é eclética misturando vários estilos.
Templo: o templo possui uma planta circular com seis capelas laterais (três de cada lado). Entre elas destaca-se a Capilla de San Bernardino onde está a tela San Bernardino de Siena predicando ante Alfonso V de Aragón de Francisco de Goya.
Capilla Mayor: presidindo a basílica fica a linda Capilla Mayor, localizada no abside, com 5 afrescos que retratam San Francisco de Asís.
Cúpula: é o maior destaque da basílica. A cúpula possui 58 metros de altura, 33 metros de diâmetro e é considerada a quarta maior entre os templos cristãos. Ela não impressiona apenas pelo tamanho, mas também pela beleza. Os lindos afrescos, obra de vários artistas, retratam Nuestra Senõra de los Angeles. Os vitrais são alemães. Na planta circular, aos pés da cúpula, ficam esculturas em mármore de carrara dos doze apóstolos.
Pinacoteca: a Sala Capitular e a Sacristia da Real Basílica de San Francisco El Grande formam uma pinacoteca com um bom acervo de quadros do barroco espanhol e italiano (séculos XVII a XIX). Talvez o maior destaque seja a tela San Buenaventura recibe la visita de Santo Tomás de Aquino de Francisco de Zurbarán. A pinacoteca ainda possui quadros de Francisco Ribalta, Luis de Tristán, Alonso Cano, entre outros artistas.
Vale a pena visitar a Real Basílica de San Francisco El Grande? Na minha opinião sim. Apesar dela ser deixada de lado por muitos turistas e até por alguns mapinhas turísticos, eu considero a basílica como a mais linda igreja de Madrid.
Dúvidas
Se você tem dúvidas sobre a Real Basílica de San Francisco El Grande deixe um comentário no final do artigo 🙂
Dicas Madrid Espanha
Dezenas de artigos: eu preparei dezenas de artigos que vão te ajudar na organização da sua viagem por Madrid e região. Confira:
- Onde Ficar em Madrid | Melhores Bairros de Madrid: esse é o artigo mais importante para você entender Madrid. Veja a descrição dos principais bairros (com o que há de melhor em cada bairro), dicas de hotéis com excelente custo-benefício e mapas com a localização dos pontos turísticos e das estações do Metrô.
- Guia Completo de Madrid: receba por email o Guia Completo de Madrid com dicas que vão revolucionar a sua viagem. É a melhor opção para você organizar e entender as dicas de Madrid aqui do blog. A sua experiência em Madrid será completamente diferente. O Guia Completo de Madrid é 100% completo e 100% gratuito 🙂
- Dicas Madrid Espanha: todas as dicas de Madrid aqui no blog.
- Roteiro Madrid 1 a 15 Dias (com Toledo, Segóvia e Ávila): dicas de roteiros de 1, 3, 5, 7, 10 e 15 dias em Madrid e região.
- O que fazer em Madrid | Principais Pontos Turísticos: confira os principais pontos turísticos e atrações em Madrid.
- Guia de Museus em Madrid: dicas do Triângulo de Ouro da Arte (Museo del Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza) e dezenas de outros museus em Madrid.
- Bate-voltas em Madrid: cidades e atrações para conhecer em um dia a partir de Madrid.
- Onde Comer em Madrid: Restaurantes e Mercados Gastronômicos: dicas de restaurantes e mercados gastronômicos em Madrid (incluindo o Sobrino de Botín, o restaurante mais antigo do mundo, e o Mercado de San Miguel).
Facilitando a sua vida
- Seguro Viagem Obrigatório Europa: Como Funciona o Tratado de Schengen. Dicas para contratar o Seguro Obrigatório por um bom preço. Veja também como funciona o Tratado de Schengen, a área de livre circulação pela Europa (visto, documentos obrigatórios, tempo de permanência, lista dos países, etc).
- Chip Celular Europa: veja como comprar e receber no Brasil (no seu endereço) um chip de celular para você ficar conectado na sua viagem pela Europa. Você poderá usar redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações e restaurantes, acessar emails, usar aplicativos (como Waze, Google Maps e Internet Banking) e pedir um Uber.
- Aluguel de Carros Passo a Passo: um artigo completo para você alugar um carro contratando todos os seguros essenciais e evitando cair nas pegadinhas das locadoras. Veja como alugar um carro no exterior pagando em Reais, sem IOF e em até 12x no cartão.
Pontos turísticos e atrações em Madrid
- Roteiro pelo Centro Histórico de Madrid: Puerta del Sol, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel e Plaza de la Villa.
- Roteiro pela Gran Vía até a Puerta de Alcalá: Gran Vía, Palacio de Cibeles e Puerta de Alcalá (na entrada principal do Parque del Retiro).
- Roteiro Templo de Debod até o Faro de Moncloa: Plaza de España, Museo Cerralbo, Parque del Oeste, Templo de Debod, La Rosaleda, Teleférico de Madrid, Ermita de San Antonio La Florida e Faro de Moncloa.
- Palacio Real de Madrid: o maior palácio da Europa.
- Parque del Retiro: um dos mais belos da Europa.
- Catedral de la Almudena: a Catedral de Madrid.
- Tour Santiago Bernabéu: visita ao estádio do Real Madrid.
- Assistir Jogo do Real Madrid: veja como comprar ingresso e assistir o jogo no estádio.
- Real Basílica de San Francisco El Grande: na minha opinião é a igreja mais bonita de Madrid.
- Plaza de Toros Las Ventas: a polêmica praça de touros de Madrid é considerada a mais importante do mundo.
- Palácio Real de El Pardo: local de moradia e trabalho do Ditador Franco.
- Shows de Flamenco em Madrid: os principais tablaos de Madrid.
Nos arredores de Madrid
- Dicas Toledo: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Segóvia: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Ávila: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Dicas Cuenca: como chegar, onde ficar e roteiro pelas principais atrações.
- Palácio Real de Aranjuez: lindo palácio na cidade de Aranjuez.
- Palácio Real de La Granja de San Ildefonso: perto de Segóvia. Possui um dos mais belos jardins da Espanha.
- Monasterio de El Escorial: em San Lorenzo de El Escorial. Enorme complexo com dois palácios reais, dois panteões (a maioria dos reis espanhóis estão enterrados lá), uma basílica, uma biblioteca e lindos jardins.
- Valle de Los Caídos: em San Lorenzo de El Escorial. Possui uma gigantesca basílica escavada na rocha com a maior Cruz do mundo (150 metros) no topo.
- Castillo de Los Mendoza (Castillo Nuevo de Manzanares): fortaleza-palácio, em Manzanares El Real, construída por uma das famílias nobres mais importantes da Espanha.
- Onde Ver Neve em Madrid: Estações de Esqui: estações de esqui para esquiar, brincar ou ver neve nos arredores de Madrid no inverno.
- Roteiro de Carro Madrid e Região: dicas para montar um roteiro de carro pelas cidades medievais, palácios e outras atrações nos arredores de Madrid.
Organize a sua viagem para Madrid
- Como Ir do Aeroporto de Barajas para o Centro de Madrid
- Como se Locomover em Madrid
- Como Comprar Passagem de Trem na Renfe
- Madrid City Pass: vale a pena comprar?
- Melhor Época para Madrid: histórico de temperatura e chuva mês a mês.
- Qual Moeda Comprar e Levar para a Espanha: dicas para comprar Euro barato e veja se vale a pena usar o cartão de crédito, débito e pré-pago.
Link permanente
Oi Fred tudo bem?!
Excelente sua página, parabéns! está me ajudando demais na organização do meu roteiro para Madrid. Estarei lá no início de Junho e gostaria de tirar uma dúvida com você sobre a Real Basílica de San Francisco El Grande.
As visitas são apenas guiadas, com horários específicos ou podemos apenas pagar a entrada e circular livremente?
Grata desde já.
Link permanente
Oi Cristiany, tudo bem?
Desculpa a demora para responder.
Quando eu fui a visita na Basílica era somente guiada. Não tinha um horário específico para começar. Sugiro chegar no horário de abertura para não ter que ficar esperando o próximo grupo.
Abraços e boa viagem 🙂