Cuidado: Seguro do Cartão de Crédito no Aluguel de Carro

Seguro Cartão de Crédito Aluguel de Carro
Confira neste artigo porque na minha opinião não compensa usar o Seguro do Cartão de Crédito no Aluguel de Carro

Principais vantagens Rentcars

Alugue Carro no Brasil e no Exterior: a Rentcars é uma plataforma que reúne mais de 100 locadoras com carros em mais de 5000 cidades de 160 países

Mais barato que na locadora: pelo alto volume de vendas a Rentcars consegue negociações diferenciadas e preços até 30% mais baratos do que alugando diretamente com as locadoras

Pagamento em até 12x no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto nas reservas nacionais e internacionais com pagamento online

Sem IOF (6,36%), sem variação cambial e sem o ágio/spread cobrado pelos cartões de crédito nas reservas internacionais com pagamento online

Todos os carros já possuem a Proteção do Veículo CDW/LDW diretamente com a locadora

Na minha opinião é o melhor site alugar carros com a Proteção Contra Terceiros diretamente com a locadora

Atendimento em português por telefone ou chat para tirar qualquer dúvida que você tiver durante a reserva

Suporte em português por telefone, chat ou email para alterar/cancelar a reserva ou qualquer necessidade que você tenha junto à locadora

Reputação Rentcars no Reclame Aqui: Ótimo (julho 2020)

Reputação Rentcars no TrustPilot: Excelente (julho 2020)

Acesse o site: Rentcars

Cuidado: não vale a pena usar o seguro do cartão no carro alugado

Muitos cartões de crédito oferecem gratuitamente o seguro do carro alugado (seguro auto) ao pagar a locação do veículo com o cartão, tanto para locações no Brasil como no exterior.

Mas utilizar esse seguro oferecido pelos cartões pode dar muita dor de cabeça, acabar com o clima da viagem e trazer problemas financeiros.

Na minha opinião não vale a pena usar esse benefício oferecido pelos cartões.

Confira abaixo como funciona o seguro dos cartões no aluguel de carro, porque esse seguro na minha opinião não vale a pena e como contratar todos os seguros essenciais do carro alugado (evitando as pegadinhas das locadoras).

Como funciona o seguro do cartão no carro alugado

Proteção do carro CDW/LDW: os cartões de crédito oferecem a proteção do carro que você está alugando, chamada de CDW (Collision Damage Waiver) ou LDW (Loss Damage Waiver).

A proteção CDW/LDW cobre danos, avarias, colisões e furtos do carro, além da proteção contra roubo (que muitas seguradoras e locadoras chamam de TP).

Obter gratuitamente essa proteção pode gerar uma boa economia no aluguel do carro. Em alguns destinos a Proteção CDW/LDW chega a custar mais caro do que o próprio aluguel do carro.

A proteção CDW/LDW não cobre os pneus, vidros (janelas, faróis, lanternas) e o interior do carro (estofado, painel), entre outros itens à depender da seguradora.

Quais cartões oferecem o benefício do seguro para aluguel de carros? Os principais são Mastercard Platinum, Mastercard Black, Visa Gold, Visa Platinum, Visa Infinite e American Express The Platinum Card. Veja mais detalhes e os sites dos benefícios, termos e condições dos cartões no final deste artigo.

Para ter direito à proteção gratuita CDW/LDW é necessário pagar o aluguel do carro com um cartão de crédito que ofereça esse benefício. Para evitar problemas na retirada do carro é melhor que o locatário seja o titular do cartão utilizado para pagar o aluguel. A locadora também pode exigir que o mesmo cartão seja usado para o depósito caução. Durante a locação o carro pode ser conduzido por outros motoristas (desde que eles constem no contrato como condutores adicionais).

Como gerar a apólice? Isso vai depender da bandeira do cartão. Alguns cartões basta pagar o aluguel com o cartão. Com outros a apólice deve ser emitida no site de benefícios do cartão. Verifique como funciona com o seu cartão.

A apólice do seguro do carro é feita por uma seguradora parceira da bandeira do cartão de crédito. A Mastercard e a Visa utilizam a AIG para fornecer o seguro.

→ Importante!!! Para a apólice do seguro do cartão ter validade você deve recusar (não contratar) a Proteção CDW/LDW oferecida pela locadora. Se você contratar o seguro CDW/LDW da locadora, automaticamente o seguro oferecido pelo seu cartão perde a validade.

Você pode contratar as demais proteções, seguros e assistências oferecidos pela locadora como a Proteção Contra Terceiros, Proteção de Vidros e Pneus, Assistência Rodoviária, Seguro Pessoal, etc. Ao contratar essas proteções o seguro do seu cartão não perde a validade. A única proteção que você não pode contratar diretamente com a locadora é a CDW/LDW.

Restrições de carros e países: os cartões de crédito podem não oferecer a proteção para alguns modelos de carros (geralmente carros das categorias mais luxuosas, esportivas e off-roads) e nem em alguns países. Verifique os detalhes junto ao seu cartão.

Eu descrevi as condições e as restrições de uma maneira geral e superficial. Esses detalhes variam muito entre as locadoras, os destinos e os cartões. Verifique junto à bandeira do seu cartão todos os termos e condições de uso. Os links estão no final deste artigo.

Pegadinha: o seguro do carro oferecido pelos cartões é no modo reembolso

A grande pegadinha da Proteção CDW/LDW oferecida gratuitamente pelos cartões de crédito é que ela funciona no modo reembolso.

Reembolso: é isso mesmo. Veja o que diz os Termos e Condições do Seguro para Veículos de Locadora da Visa em caso de sinistro (imagem abaixo): “A locadora de veículos poderá exigir que a Pessoa Elegível (titular do cartão/locatário) pague os danos utilizando o cartão Visa. Se isso acontecer, a seguradora reembolsará a Pessoa Elegível diretamente pelo valor coberto após a reclamação ter sido processada.”

Seguro Aluguel Auto Cartão de Crédito Reembolso
Termos e Condições do Seguro Para Veículos de Locadora dos cartões Visa

O padrão conduzido pelas locadoras, tanto para o seguro fornecido pela Visa quanto pela Mastercard, é exatamente esse: lançar o valor do sinistro no cartão de crédito utilizado para pagar o aluguel do carro para depois o locatário solicitar o reembolso junto à seguradora.

Se houver algum sinistro durante a locação (colisão, avaria, riscos, roubo do carro, etc), na devolução do carro a locadora determina o custo da avaria (adicionando taxas administrativas e de imobilização do carro) e lança o valor no seu cartão de crédito. Posteriormente (após o término da locação) você pode solicitar o reembolso junto à seguradora (que emitiu a apólice do seguro oferecido pelo cartão de crédito).

Enrascada: se durante a locação você se envolver em um acidente de trânsito, tiver o carro roubado ou der perda total, a locadora poderá lançar no seu cartão o valor que ela determinar do sinistro. Imagina um sinistro de 5, 10, 20 mil reais/dólares/euros (ou um valor até maior) durante uma viagem? Não sei você, mas eu não tenho limite no cartão de crédito para suportar valores muito altos (ainda mais durante uma viagem com muitos gastos já comprometidos com hotéis, compras, atrações).

Utilizar o seguro do cartão pode gerar um grande estresse junto à locadora, acabar com o limite do seu cartão e estragar o clima da viagem.

Burocracia no reembolso: após todo o estresse junto à locadora você vai enfrentar outro desgaste para obter o reembolso junto à seguradora. O processo de reembolso geralmente demora meses (ou anos), envolve muita burocracia e documentos difíceis de conseguir ou de entender (relatórios da seguradora, da oficina/funilaria, documentos policiais, fotos do carro) principalmente se o sinistro for no exterior. O reembolso pode não ser integral (são descontadas taxas administrativas).

Centenas de relatos não favoráveis: no site Reclame Aqui há centenas de relatos de pessoas que utilizaram o seguro do cartão no carro alugado, tiveram que arcar com o valor do sinistro junto à locadora e estão com dificuldades em obter o reembolso da seguradora. Há casos que os valores são bem altos como essa reclamação em que o carro foi roubado durante a locação. Veja algumas reclamações referentes aos cartões Mastercard (exemplo 1, exemplo 2, exemplo 3, exemplo 4, exemplo 5, exemplo 6) e Visa (exemplo 1, exemplo 2, exemplo 3, exemplo 4, exemplo 5, exemplo 6).

Também há relatos de clientes, que para usar o seguro do cartão, tiveram que assinar documentos se comprometendo em arcar com até o valor total do carro junto à locadora em caso de sinistros (como esse comentário de um leitor do blog dizendo que assinou um documento se comprometendo com o valor de até 50 mil euros referentes à uma BMW X1 alugada na locadora Sixt em Berlim).

Outros problemas: caução maior e recusa da locadora em aceitar o seguro do cartão

É comum as locadoras exigirem um depósito caução maior ao usar o seguro do cartão. Por exemplo: o caução do veículo é 500 dólares contratando o CDW/LDW junto à locadora, mas o caução sobe para 2000 dólares se você usar o seguro CDW/LDW do cartão.

Para inviabilizar o seguro do cartão tem locadoras que exigem um caução ainda mais estratosférico (como 5 mil dólares) e mesmo no Brasil os valores podem ser altos: 7 mil reais como essa reclamação no Reclame Aqui e 15 mil reais como essa reclamação. Pela internet há relatos de valores ainda maiores como 30 ou 40 mil reais de caução para usar o seguro do cartão (mas com o seguro da locadora o caução é bem menor, por exemplo: 2 ou 3 mil reais).

É comum também as locadoras em alguns destinos dificultarem ou até recusarem o aluguel do carro com o seguro do cartão. Elas forçam ou mesmo obrigam você a contratar o CDW/LDW diretamente com elas. O problema é que muitas vezes nesses casos você se torna presa fácil dos atendentes das locadoras que acabam empurrando (para ganhar comissão) outros seguros e assistências desnecessários para aumentar o valor do aluguel.

Importante: a Proteção Contra Terceiros não está incluída no seguro do cartão

Um erro muito comum dos viajantes que usam o seguro do cartão é recusar todos os seguros oferecidos pela locadora na retirada do veículo.

Proteção apenas do seu carro alugado: note que a Proteção CDW/LDW que é oferecida pelos cartões de crédito protege apenas o carro que você está alugando.

Não cobre terceiros: ela não cobre os danos que você causar à terceiros (se você bater em outro carro, em um imóvel ou atropelar alguém, por exemplo).

Contrate a Proteção Contra Terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, entre outras siglas dependendo da locadora) diretamente com a locadora. Ela cobre danos materiais e morais que você causar à outras pessoas.

Continua valendo: ao contratar a Proteção Contra Terceiros a Proteção CDW/LDW do seu cartão não perde a validade.

Como contratar os seguros do carro alugado e evitar pegadinhas e dores de cabeça

A principal pegadinha no aluguel do carro são os seguros, proteções e assistências desnecessárias oferecidos pelos atendentes das locadoras no momento da retirada do carro.

Nós somos presas fáceis. Muitas vezes estamos cansados do voo, estressados da viagem e queremos ir logo para o hotel.

Nesse momento de desconcentração os atendentes (que ganham comissões) empurram/insistem/forçam a contratação de seguros, proteções e assistências. No exterior a situação fica ainda pior com as dificuldades com outro idioma.

Sem conhecer os termos dos seguros, com medo de não contratar algum seguro essencial e pressionados pelo atendente acabamos contratando seguros e assistências desnecessários que muitas vezes mais que dobram o valor da reserva feita antes da viagem.

Reserve antecipadamente o carro alugado com os seguros essenciais já contratados

A melhor dica para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários é alugar o carro antecipadamente (antes da viagem) com os seguros essenciais já contratados.

Na retirada do carro você terá segurança em recusar todos os seguros, proteções e assistências extras oferecidos pelos atendentes da locadora.

Seguros essenciais no carro alugado

Os dois seguros essenciais no aluguel do carro são:

  • Proteção/Seguro do Carro CDW/LDW: é a proteção contra avarias, colisões e roubo do carro que você está alugando.
  • Proteção/Seguro Contra Terceiros: é a proteção contra os danos materiais e morais que você causar à outros veículos e pessoas.

Outras proteções e assistências oferecidas pelas locadoras:

→ Franquia Zero: a franquia no aluguel do carro geralmente é apenas para a Proteção do Carro CDW/LDW. Se estiver com um preço viável vale muito a pena contratar a Franquia Zero. Você não terá custos em caso de sinistro com o carro alugado. Com a Franquia Zero você também evita outra pegadinha comum em alguns destinos: os riscos na lataria que “surgem” apenas na vistoria de devolução do carro (não são notados na vistoria da retirada). E por esse risco a locadora faz uma cobrança de centenas de reais/dólares/euros.

→ Extras: as locadoras oferecem diversos outros seguros, proteções e assistências extras como assistência rodoviária (reboque, troca de pneus, pane seca, etc), seguro pessoal, seguro de itens pessoais, motorista adicional, devolver o carro sem o tanque cheio, cobertura para itens não cobertos pelo CDW/LDW (como vidros e faróis), etc. São esses itens extras que fazem parte do empurra-empurra dos atendentes. Às vezes vale a pena contratar algum desses itens (dependendo das suas necessidades e do preço). Mas é melhor você analisar os extras durante a reserva antecipada quando você terá mais calma e tempo de comparar os preços e verificar o que será necessário durante a sua locação. Assim você deixa tudo já contratado antecipadamente e pode recusar o que for oferecido lá na hora.

Contrate os seguros diretamente com as locadoras

Durante a reserva na Rentcars ou Rentalcars, as principais plataformas que reúnem várias locadoras, pode ser oferecido um seguro da RentalCover (muitas vezes chamado de Proteção Total ou Cobertura Superior).

O seguro RentalCover é terceirizado (a locadora nem sabe que você tem ele) e o grande problema é que ele funciona no modo reembolso. Você paga os custos do sinistro para a locadora e depois tem que entrar com um complicado, burocrático e muitas vezes demorado processo de reembolso. Nem sempre é fácil conseguir os documentos e as papeladas exigidas, principalmente no exterior.

O mesmo problema acontece com a Proteção CDW/LDW oferecida gratuitamente por alguns cartões de crédito. É um seguro terceirizado e funciona no modo reembolso. A locadora lança o valor do sinistro no seu cartão de crédito e depois você entra com um processo de reembolso que pode demorar meses ou anos. Imagina se o carro é roubado ou dá perda total durante a locação? No Reclame Aqui há relatos de locadoras que lançaram o valor do carro no cartão de crédito do locatário para depois ele solicitar o reembolso da seguradora. Mais detalhes sobre o seguro do cartão no artigo Cuidado com o Seguro do Cartão de Crédito no Aluguel do Carro.

Para evitar dores de cabeça o ideal é contratar os seguros diretamente com as locadoras.

Melhor site para alugar carros

Na minha opinião a Rentcars é o melhor site para reservar antecipadamente o carro com os dois seguros essenciais (Proteção do Carro CDW/LDW e Proteção Contra Terceiros) contratados diretamente com a locadora.

A Rentcars é uma empresa brasileira, com atendimento em português e atualmente é um dos maiores sites de aluguel de carro do mundo (o maior da América Latina).

Alugando o carro e contratando os seguros na Rentcars

Acesse o site: Rentcars

  • Proteção do Carro CDW/LDW: todos os carros na Rentcars já incluem essa proteção (diretamente com a locadora). Com esse item você não precisa se preocupar.
  • Proteção Contra Terceiros → importante: nem todos os carros na Rentcars incluem a Proteção Contra Terceiros. Veja abaixo como encontrar os carros na Rentcars com a Proteção Contra Terceiros incluída (diretamente com a locadora).

São duas maneiras de incluir a Proteção Contra Terceiros na reserva pela Rentcars: no Resultado da Pesquisa ou nos Planos Disponíveis.

Observação: com algumas locadoras (varia em cada destino) não é possível incluir a Proteção Contra Terceiros através da reserva da Rentcars.

Proteção Contra Terceiros no Resultado da Pesquisa
  • Proteção Contra Terceiros: repare que no resultado da pesquisa todos os carros já possuem a Proteção do Carro (CDW/LDW) mas só alguns já possuem a Proteção Contra Terceiros.
  • Carros que estão sem a Proteção Contra Terceiros no Resultado da Pesquisa: em alguns é possível incluir nos Planos Disponíveis (próximo tópico).
  • Clique em Continuar para escolher um carro.
  • Veja a imagem abaixo:
Proteção Contra Terceiros no Resultado da Pesquisa
Repare que no resultado da pesquisa todos os carros já possuem a Proteção do Carro (CDW/LDW) mas só alguns já possuem a Proteção Contra Terceiros. Observação: alguns carros que estão sem a Proteção Contra Terceiros dá para incluir nos Planos Disponíveis (próximo tópico). Clique em Continuar para escolher um carro.
Proteção Contra Terceiros nos Planos Disponíveis
  • Escolha um carro na pesquisa sem a Proteção Contra Terceiros.
  • Em Detalhes do Carro verifique se há Planos Disponíveis (Plano de Serviços na versão do site para celular).
  • Planos Disponíveis: os planos são conjuntos de seguros e assistências contratados diretamente com a locadora.
  • Clique em Mais Planos para visualizar as opções de planos.
  • Observação: não são todos os carros e todas as locadoras que possuem opção de planos na Rentcars. A oferta varia entre as locadoras e destinos. Pesquise os carros até encontrar as locadoras que oferecem planos no seu destino.
  • Para reservas no Brasil algumas locadoras costumam disponibilizar a Proteção Contra Terceiros nos Planos Disponíveis como a Movida, a Alamo e a National (mas vale a pena consultar em outras).
  • Veja a imagem abaixo:
Seguro Aluguel Carro Cartão - Proteção Contra Terceiros Mais um Plano
Em Planos Disponíveis, na página com as informações do carro que você escolheu, clique em Mais 1 Plano (Mais 2 Planos, Mais 3 Planos…). Se não houver Planos Disponíveis é porque não dá para incluir a Proteção Contra Terceiros nesse carro através da Rentcars.
  • Compare as opções de planos, escolha um que inclui a Proteção Contra Terceiros e clique em Selecionar.
  • Dessa maneira você alugará um carro com os dois seguros essenciais (Proteção do Carro CDW/LDW e Proteção Contra Terceiros).
  • Veja a imagem abaixo:
Rentcars Proteção Seguro Contra Terceiros Seguros Cartão
Escolha um plano que inclui a Proteção Contra Terceiros e clique em Selecionar. Dessa maneira você alugará um carro com os dois seguros essenciais (Proteção do Carro CDW/LDW e Proteção Contra Terceiros).
Franquia Zero
  • Ainda nos Planos Disponíveis verifique se há algum plano que ofereça a Franquia Zero (Isento de Franquia). Nem sempre a Franquia Zero está disponível.
  • A Franquia Zero é para a Proteção do Carro CDW/LDW. Se houver um sinistro durante o aluguel você não precisará desembolsar um valor (franquia). A Proteção Contra Terceiros geralmente já funciona com franquia zero.
  • Verifique o custo para contratar a Franquia Zero. Se estiver com um bom custo-benefício vale a pena contratar.
  • Veja a imagem abaixo:
Aluguel de Carro com Franquia Zero
Ainda nos Planos Disponíveis verifique se existe algum plano que ofereça a Franquia Zero (Isento de Franquia). Se estiver com um bom custo-benefício vale a pena contratar.
O RentalCover vale a pena? (seguro extra oferecido pela Rentcars)
  • RentalCover através da Rentcars: em alguns destinos a Rentcars oferece durante a reserva a contração de um seguro extra fornecido pela RentalCover. Esse seguro cobre os itens não cobertos pela Proteção do Carro CDW/LDW como faróis, vidros, pneus, etc, além de assistências como troca de pneu, reboque, pane seca, fechar o veículo com a chave dentro, etc.
  • Não vale a pena contratar o RentalCover: é um seguro terceirizado, sem relação com a locadora. O maior problema desse seguro é que ele funciona no modo reembolso. Você tem que arcar com os custos durante a viagem e depois entrar com um burocrático processo de reembolso. No Reclame Aqui há várias reclamações de clientes com dificuldades em obter o reembolso.
  • Esses itens cobertos pelo RentalCover são exatamente os itens que os atendentes das locadoras ficam forçando a contratação (na retirada do carro) e que acabam encarecendo o aluguel.
  • Veja a imagem abaixo:
RentalCover Rentcars Seguro Aluguel Carro
Na minha opinião não vale a pena contratar o seguro RentalCover oferecido pela Rentcars em alguns destinos
Atendimento por telefone para tirar dúvidas durante a reserva
  • Faça uma pesquisa na Rentcars (com um computador ou notebook), clique em Quer Ajuda e anote o Código Personalizado. Ligue no telefone da Rentcars e com esse código o atendente terá acesso à sua pesquisa (destino, datas, carros, seguros, etc) e poderá te orientar.
  • Veja a imagem abaixo:
Seguro Carro Alugado Cartão - Rentcars Atendimento Suporte
Faça uma busca na Rentcars (com um computador ou notebook), clique em Quer Ajuda e anote o Código Personalizado. Com esse código o atendente terá acesso à sua pesquisa (destino, datas, carros, seguros, etc) e poderá te orientar

Principais cartões que oferecem o Seguro Auto no carro alugado

→ Mastercard Platinum e Mastercard Black

A Mastercard oferece o MasterSeguro de Automóveis (seguro carro alugado) para as variantes Platinum e Black dos seus cartões. A seguradora utilizada pela Mastercard é a AIG.

Mais informações nos sites:

→ Visa Gold, Visa Platinum e Visa Infinite

A Visa oferece o Seguro para Veículos de Locadora para as variantes Gold, Platinum e Infinite dos seus cartões. A seguradora utilizada pela Visa também é a AIG.

Mais informações no site:

→ Amex The Platinum Card

Os cartões American Express The Platinum Card emitidos pelo Bradesco oferecem o Seguro Aluguel de Automóveis.

Mais informações no site:

→ Elo

Na última atualização geral deste artigo (julho/2020) os cartões Elo não ofereciam o seguro para aluguel de carro.

Dúvidas

Você tem alguma dúvida sobre o seguro para carro alugado oferecido pelos cartões? Deixe um comentário abaixo.

53 Comentários


  1. Oi pessoal, com dia! Gostaria de uma ajudinha dos veteranos. Preciso alugar o carro por 1 mês no Rio de Janeiro. Gostaria de sugestões de locadoras que flexibilizam a utilização do seguro de cartão de crédito visa Gold. Alguma sugestão? Estou tentando alugar pelo o site, mas o seguro da seguradora já vem embutido! Grata.

    Responder

  2. Muito bom o artigo. Pela unica experiencia que tive, gostei de utilizar o seguro do cartao. Fiz a locaçao em uma pequena locadora em Porto Alegre e tive que contar com o reembolso do cartao para uma pequena colisao. Depois de alguns documentos exigidos, consegui o reembolso sem problema. Nesse momento estou com um carro alugado em fortaleza, mas como fiz a locaçao direto pelo booking, o seguro CDW ja veio incluso. Como a locadora queria aumentar para cobertura total sem franquia na hora da retirada do veiculo e eu nao queria, ela exigiu que incluisse a apolice do cartao como seguro secundario.
    Enfim, gostaria de encontrar uma locadora que fosse facil retirar os seguros indicados por eles. Alguem tem essa dica?

    Responder

    1. avis e unidas aceitam facilmente seguro do cartao mastercard, também já bati e me devolveram em menos de 1 mês, nada de dificuldade não

      Responder

  3. Olá, Fred. Concordo em partes com sua afirmação sobre os riscos ao contratar os seguros pelo cartão. Você tem razão quando diz que não cobre seguro de terceiros. Não cobre e é importante que a pessoa contrate da locadora. No entanto, quando você fala sobre o ter que pagar pelas despesas totais, não está levando em conta que isso é feito no próprio cartão. Ou seja, se ocorre um sinistro desses lá fora, você entrará em contato com o suporte internacional da bandeira e eles lhe auxiliarão. Você utilizará o próprio cartão para pagar a despesa, e ao apresentar os documentos corretos será reembolsado. Não sai dinheiro do seu bolso. Estou errado? Salvo se não apresentar os documentos necessários…mas, nesse caso, até na própria seguradora da locadora teria problemas.

    Responder

    1. Oi Reynaldo, tudo bem?

      O procedimento vai variar de acordo com a locadora, país e até a bandeira do cartão, mas o comum é termos que pagar o custo junto à locadora e depois solicitarmos o reembolso à operadora do cartão.

      Muitas locadoras acabam lançando o valor no cartão usado para pagar a locação (e o caução). Há vários relatos na internet de clientes que tiveram o carro roubado e a locadora lançou o valor do carro no cartão do cliente. O valor é lançado na fatura da mesma maneira que as demais compras e despesas efetuadas com o cartão e terá que ser pago no vencimento da fatura.

      Posteriormente e após reunir todos os documentos o cliente vai solicitar o reembolso, um processo que geralmente leva alguns meses, envolve muita burocracia e o valor reembolsado não é total (podem ser descontadas taxas e se for no exterior estará sujeito à desvalorização cambial, IOF, spread do dólar no cartão, etc).

      Se for um sinistro leve tudo bem. Se for algo mais grave, como o roubo de um carro ou um acidente com perda total, a enrascada será grande.

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Ola Pessoal.

    Vim compartilhar o que ocorreu comigo. Utilizei o seguro do cartão aqui no Brasil para uma colisão graças a deus sem necessidade de BO. Ao chegar na localiza funciona realmente como reembolso, então paguei a franquia no valor de 1200 reais, ao solicitar reembolso para mastercard fui aprovado após enviar toda a documentação requerida, porém o ultimo passo para conclusão foi um formulario da AIG seguros onde informei minha conta bancaria para o deposito, esse passo já dura 3 meses, e sempre que ligo eles dizem que foi feito o deposito em dolar porém não sabem dizer para onde foi.

    So deus agora sabe quando vo receber esse valor então concordo com tudo aqui falado, a dor de cabeça é grande para as vezes uma economia pequena.

    Responder

    1. Oi Lucas, tudo bem?

      Obrigado pelo relato, realmente não vale a pena o seguro do cartão, esse modo reembolso pode dar muita dor de cabeça.

      Abraços e boas viagens 🙂

      Responder

  5. Olá, muito obrigada pelo artigo!
    Quando viajo para o exterior sempre contrato tudo que é tipo de seguro: pessoal, de saúde, de carro…morro de medo de ser presa no exterior e só poder sair depois que pagar minhas dívidas. Achei que as tuas recomendações eram mais válidas para esse caso, mas e no Brasil? Tu também acha arriscado usar o seguro do cartão? Eu nunca aluguei carro no Brasil, me dá agonia me imaginar dirigindo por um lugar que não conheço, mas combinei com o namorado que eu alugo o carro e ele dirige. Teria então mais um porém, o cartão é no meu nome…O carro locado seria um econômico só para o trecho Guarulhos- São Sebastião- Guarulhos.

    Responder

    1. Eu estava relendo o comentário e percebi um grande complexo de vira-latas nele, rsrsrs: a agonia que eu sinto em dirigir por lugares que eu não conheço não é só no Brasil, não. Na Europa eu não me aventuro de jeito nenhum, e o transporte público é maravilhoso. Nos EUA, porém, vou tranquila, com aquelas vias maravilhosas de se dirigir :). Sim, nem tudo deles é melhor do que aqui, mas muita coisa é, infelizmente!

      Responder

    2. Oi Liriana, no Brasil a lógica é a mesma, eu não uso o seguro do cartão.

      Como o cartão está no seu nome a maioria das locadoras vai exigir que você seja a locadora e condutora principal e o seu namorado você coloca como condutor adicional.

      Abraços e boas viagens

      Responder

  6. Realmente este seu artigo é o mais esclarecedor que já encontrei sobre o assunto seguro de carro através do cartão de crédito.

    Já fiz várias viagens para Europa, em uma delas aluguei uma BMW X1 sport em Berlin pela Sixt, recusei os seguros para ter a cobertura pelo cartão de crédito, a atendente simplesmente me fez assinar um documento onde dizia que o veículo custava 50.000 Euros e que em caso de roubo ou perda total eu teria que pagar este valor, dá aquele frio na espinha. Para minha sorte nada de errado aconteceu. A única burrada que fiz foi dirigir na Itália, Roma é uma armadilha para turistas no volante.

    A propaganda por parte dos cartões de crédito no Brasil é tão enganosa que em lugar algum lhe dizem não haver cobertura contra terceiros, porque vendem apenas a imagem de que o cartão é o céu, que só trás tranquilidade, isto é uma mentira!

    Hoje, não tenho coragem de contar com este seguro dos cartões de crédito, procuro alugar carros com isenção de franquia.
    Como já mencionaram em comentário anterior, o cartão de crédito deveria garantir o pagamento da franquia em caso de sinistro, isto já seria de grande ajuda.

    O segredo para uma viagem tranquila é a prevenção, imagine tudo o que pode dar errado e prepare um plano de contingência.

    Outra dica: evite dirigir na Itália, ou prepare-se para receber algumas multas em casa. Tem muita pegadinha no trânsito, e nem adianta achar que é esperto e que já leu tudo a respeito.

    Responder

  7. Ótimo texto Fred, muito bem explicado!

    Só fiquei com uma dúvida. Vou fazer uma viagem agora e aluguei o carro pela rentalcars. Já que quero utilizar o seguro do cartão, recusei qualquer seguro extra oferecido. Entretanto, alguns seguros como de roubo e colisão já estão inclusos em todos os alugueis por parte da rental cars. Minha dúvida é se isso é o suficiente para invalidar o seguro do cartão, ou se a condição é explicitamente em negar esses seguros diretamente no balcão da própria locadora.
    Estou com medo de por alugar o carro pela rentalcars isso já invalidar meu seguro do cartão.

    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Breno, tudo bem?

      Eu não recomendo usar o seguro do cartão porque ele funciona no modo reembolso e não inclui o seguro contra terceiros (esse é muito importante contratar à parte).

      Mas se você quer usar o seguro do cartão você deve recusar qualquer seguro CDW/LDW (que é a proteção do carro que você está alugando) e TP (contra roubo) oferecidos pela locadora ou pelo site que você está locando.

      Se você não conseguir recusar, o seguro do cartão não tem validade (mas você estará coberto pelo seguro da locadora ou pelo do site).

      Fique atento em relação à Proteção Contra Terceiros (que não inclui no seguro do cartão).

      Abraços 🙂

      Responder

      1. De acordo com os Termos e Condições, caso o segurado não consiga recusar o seguro da locadora, aplica-se o Seguro do Cartão de Crédito de forma secundária.

        Responder

  8. Já ouviu falar da Rental cover? Pelo q entendi trabalha com método de reembolso, porém tem uma cobertura bem mais extensa e não precisa pagar franquia.

    Responder

    1. Oi Rodrigo, tudo bem?

      Não conheço a Rental Cover. Se souber mais alguma coisa ou alugar um carro com eles, deixa o review aqui pra nós.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Já ouvi falar e fiz o contrato, mas o histórico deles não é nada favorável. Inclusive parecem criar/incentivar reviews fakes no TrustPilot.
        Resumindo: quando o assunto é seguro, fica bastante complicado! kkkk

        Responder

  9. Ja usei várias vezes o seguro do cartão e foi super tranquilo, só tive q arrumar os documentos , como fotos, BO, etc….coisas normais….em menos de um mês recebi o reembolso.
    A pegadinha é o seguro das locadoras, por se vc tiver algum problema como batida entre outros vai ter q pagar uma franquia, que geralmente eh quase 2000 mil….ou seja você só vai usar o seguro se a avaria no seu carro for maior que isso, o que provavelmente não será…
    Logo, acho q vale muito a pena sim usar o seguro, por na maioria das locadoras o preço do seguro é o preço do aluguel….
    Fiquem espertos…

    Responder

    1. Oi Thomas, tudo bem?

      Obrigado pelo relato.

      Pode até ser que algumas locadoras em alguns destinos funcione bem o uso do seguro do cartão no caso de sinistros.

      Mas na internet o que não falta são relatos de pessoas que passaram por grandes problemas por usarem o seguro do cartão, tiveram que arcar os valores junto à locadora e tiveram muita dificuldade no reembolso.

      Não sei como foram os seus casos de sinistros, podem ter sidos de valores não muito altos. Imagina se durante a viagem acontece um acidente mais grave e você tem que arcar com um valor de 10, 20 ou 30 mil dólares/euros junto à locadora? Tem casos no Reclame Aqui (de carros que deram perda total ou foram roubados) da locadora lançar o valor do carro no cartão do locatário (muitas vezes usando todo o limite do cartão). Isso durante a viagem. Imagina a dor de cabeça, o prejuízo, a complicação? E depois tem o processo do reembolso que dependendo da locadora pode ser muito burocrático, demorado e ainda são descontadas muitas taxas.

      Ainda existem muitos outros complicadores. Tem locadoras em alguns destinos que simplesmente não aceitam o uso do seguro do cartão. E tem muitos destinos que ao usar o seguro do cartão o caução vai lá para cima (milhares de dólares), inviabilizando também.

      É um assunto complicado. Pode até ser que em alguns destinos e com algumas locadoras mais confiáveis possa valer a pena usar o seguro do cartão.

      Mas na minha opinião não vale a pena um seguro que funcione no modo reembolso. No caso de um sinistro mais grave ter que arcar com o valor total do carro junto à locadora (durante a viagem) para depois enfrentar o processo de reembolso.

      Abraços 🙂

      Responder

  10. Eu tive um carro da Localiza roubado, e não havia contratado seguro. Estava usando o meu cartão MAstercard. Deu bastante trabalho, mas após cerca de 6 meses, o cartão me mandou o dinheiro do seguro (valor FIPE do carro).
    No momento estou disputando com a Localiza o pagamento. Aparentemente a Localiza já repassou a propriedade do carro para uma terceira seguradora, e não tem mais como passar a propriedade para mim… Meu argumento é que pago eles se me derem o documento original do carro. Vamos ver o que acontece
    Enfim, tudo deu certo.

    Responder

    1. Oi Gustavo, tudo bem?

      Obrigado pelo depoimento.

      Por conta de todo esse estresse e burocracia não vale a pena usar o seguro do cartão. O reembolso é demorado e complicado, e como você relata o fim do processo pode levar anos.

      Abraços e boas viagens 🙂

      Responder

  11. Seu blog é o MELHOR BLOG DE VIAGENS! Parabéns pela dedicação e pela explicação detalhada. Está me ajudando muito

    Responder

  12. Para contratações no Brasil e on-line , eu diria que é impossível usar o seguro do cartão, porque simplesmente 100% das ofertas incluem o seguro de roubo e colisão com franquia. Não há nos comparativos (Rentcars e outros) a opção de contratar sem o CDW (colisão) e o TP (roubo) que é um dos requisitos do seguro do cartão.

    O ideal seria se o cartão reembolsasse o valor da franquia.

    Parabéns pelas dicas

    Nil

    Responder

  13. Parabéns pelo artigo, você saberia me informar se para aluguel na Alemanha é obrigatório a contratação do CDW/LDW diretamente com a locadora?
    Estou tentando fazer uma reserva pela Sixt com pagamento antecipado e não consigo tirar o seguro, se faço a reserva com pagamento na hora da retirada é possível deixar sem os seguros.
    Meu medo é chegar lá e ser obrigatório a contratação, o que deixaria a locação muito cara.

    Responder

    1. Oi Humberto, tudo bem?

      Com pagamento antecipado (com CDW/LDW incluso) não está saindo mais barato do que pagar na retirada (sem CDW/LDW)? Se estiver mais barato (e geralmente está) é um negocião para você.

      O melhor seria confirmar essa informação diretamente com a Sixt. Mas o problema, mesmo que não seja obrigatório, é você topar com uma agência ou funcionários que te “obrigam” a contratar o seguro na retirada (é relativamente comum acontecer isso).

      Abraços 🙂

      Responder

    2. Fred!

      Você tem que entrar no site da sixt internacional! Lá você consegue não selecionar o seguro obrigatório, mas não consegue pagar antecipado…

      Boa viagem!

      Responder

  14. Discordo que seguro do cartão não vale a pena. Eu não costumo usar o seguro do cartão no exterior porque durante uma viagem internacional algum problema vai ser bem mais complicado de resolver e realmente pode atrapalhar bastante sua viagem.
    Mas pra usar em alugueis no Brasil vale muito a pena. A parte burocrática do seguro faz parte, até se roubarem seu carro pessoal é burocrático pra receber do seguro.

    Responder

    1. Oi Cristiano, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário 🙂

      Seguro do carro pessoal é bem diferente de usar o seguro do cartão de crédito no aluguel do carro.

      No caso do aluguel do carro, ao usar o seguro oferecido pelo cartão de crédito, caso haja um sinistro o locatário geralmente tem que arcar com o valor do sinistro junto à locadora (frequentemente um valor acima do mercado porque inclui taxas administrativas) e depois tem que abrir um processo de reembolso junto à operadora do cartão que pode levar meses (e o valor reembolsado não é integral porque também são descontadas taxas).

      Veja esse exemplo no Reclame Aqui de um consumidor que alugou um carro aqui no Brasil, usou o seguro do cartão, teve o carro alugado roubado durante a locação e a locadora está cobrando 40 mil reais dele e não da operadora do cartão. Nesse caso ele teve sorte da locadora emitir um boleto no valor do carro, porque é comum a locadora lançar o valor no cartão de crédito (o que complica muito mais a situação).

      São inúmeros os relatos tanto de aluguel de carro no Brasil como no exterior de consumidores que usaram o seguro do cartão, tiveram um sinistro e estão passando por grandes dificuldades.

      Durante uma viagem o que queremos é segurança e tranquilidade, por isso no meu ponto de vista eu não recomendo usar o seguro do cartão. Essa é a minha opinião.

      É claro que se não houver sinistro durante a locação o seguro do cartão terá valido a pena, já que o locatário economizou por não contratar o seguro da locadora.

      Abraços e boas viagens 🙂

      Responder

  15. Fred, excelente seu artigo!
    O único ponto que discordo é em relação ao sinistro, que se ocorrer, você deve arcar com o valor da franquia, e não como valor do carro.

    Responder

    1. Oi Paty, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, eu estava viajando 🙂

      Na internet há vários relatos de pessoas que tiveram que arcar com o gasto total do conserto (maior do que a franquia), inclusive de pessoas que tiveram o valor total do carro lançado no cartão de crédito.

      Não é a toa que muitas locadoras (acho que a maioria) tem valores diferentes de caução. Exemplo: ao contratar o seguro da locadora o caução é de 1000 dólares, mas ao usar o seguro do cartão o caução é de 5000 dólares.

      Abraços 🙂

      Atualização em 20/05/2019:

      Na resposta deste comentário eu esqueci de mencionar o reembolso, então acho que a resposta fica melhor assim:

      Na internet há vários relatos de pessoas que tiveram que arcar com o gasto total do conserto junto à locadora e depois tem que solicitar o reembolso junto ao cartão em um processo que pode demorar meses. Há relatos de pessoas que tiveram o valor total do carro lançado no cartão de crédito (no caso de perda total ou roubo do carro).

      Responder

    2. Concordo, ele pecou neste ponto.
      Se esta coberto, o usuário ira arcar apenas com a franquia. Não existe seguro que faz arcar com o valor todo. Foge das normas e leis do seguro. O ponto que reparei, que voce parece ser contra este seguro e no final não recomenda. E resalva que voce é. Cliente de uma locadora X e so fala nela . Da a entender que vocês esta pedindo para fazer o seguro com eles .

      Responder

      1. Oi Vanderlei, tudo bem?

        Obrigado pelo comentário.

        O padrão (isso pode variar de acordo com a bandeira e tipo do cartão) do seguro/proteção/cobertura oferecido pelos cartões ao alugar um carro é no modo reembolso: se houver um sinistro o locatário arca com o valor junto a locadora (o que geralmente acontece é a locadora lançar o valor no cartão de crédito) e posteriormente tem que entrar com um processo junto ao cartão para solicitar o reembolso.

        Veja como exemplo esse trecho extraído dos Termos e Condições do cartão Visa:

        “Quando aplicável, a SEGURADORA reembolsará o SEGURADO diretamente, após
        a conclusão do processo. Nenhum pagamento será efetuado até que a CENTRAL
        DE ATENDIMENTO tenha recebido toda a documentação necessária”

        Pela internet existem diversos relatos de pessoas com muitas dificuldades porque tiveram que arcar com os custos da avaria junto à locadora e posteriormente tiveram dificuldades em conseguir o reembolso junto ao cartão. Veja alguns exemplos no Reclame Aqui: Exemplo 1 e Exemplo 2.

        Eu já aluguei dezenas de carros no Brasil e no exterior e já tive problemas algumas vezes. Aqui no blog eu escrevo há mais ou menos 5 anos sobre aluguel de carro e o blog já teve artigos com centenas de comentários de leitores. De tudo o que eu já vi e vivi nesses anos sobre esse assunto (que é muito problemático, complexo e cheio de pegadinhas), o que eu faço e recomendo para evitar maiores problemas é alugar o carro antecipadamente, não usar o seguro do cartão de crédito (porque funciona no modo reembolso) e já deixar todos os seguros essenciais contratados online (para evitar os atendentes das locadoras que ficam empurrando os seguros no momento da retirada do carro).

        Eu uso e recomendo a empresa Rentcars porque muitas vezes ela oferece preços mais baratos do que a própria locadora, frequentemente é possível já deixar todos os seguros contratados (isso depende da locadora e do destino) e ela oferece um ótimo suporte (antes, durante e depois da viagem).

        Abraços e boas viagens 🙂

        Responder

  16. Excelente postagem. Muito obrigado! Vou viajar para Costa Rica e alugar um veículo com a Alamo. Tenho um cartão Mastercard Black. Estou pensando se vale a pena usar o seguro do cartão ou da própria locadora. Eu fiz a reserva na Alamo já com o CDW, pois na época nem sabia que o cartão fornecia seguro de locação de veículo. Foi quando fui emitir a apólice do seguro viagem (seguro hospitalar) que fiquei sabendo. Na mastercard é no mo mesmo site que que imprime as duas apólices. O comentário do Andrew foi muito legal. Acho que vou usar o seguro do cartão também. Vai dar para economizar 194 dólares. Depois da viagem eu falo como que foi.

    Responder

    1. Oi Henrique, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, eu estava viajando.

      Verifique as condições do seguro do seu cartão. Geralmente para poder usar o seguro do seu cartão você tem que recusar ou não contratar o CDW direto com a locadora.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  17. No Brasil este benefício é pouco vantajoso. O valor do caução é 10x superior ao caução com seguro da locadora. Para os grupos mais simples é cobrado 12.000 e para os de luxo como mercedes C180, GLA200, fusion, jeep compass chega a 60.000. Mesmo para quem possui cartões exclusivos é um pouco difícil ter isso disponível, geralmente apenas com avaliação emergencial de crédito do cartão.

    Responder

  18. Em primeiro lugar, parabéns pelo post, bastante claro e sucinto!

    Atualmente tenho o cartão Mastercard Black, mas recebi uma proposta de migrar para o Elo Nanquim, por isenção de anuidade e maior possibilidade de pontos…
    Entretanto busquei no site da empresa e tentei por diversos canais e não consegui encontrar se o cartão disponibiliza seguro no caso de locação de veículos.
    Teria alguma informação quanto a isso?
    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Matheus, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Eu também dei uma olhada no site. Seguro viagem pessoal é mencionado, mas de aluguel de carro não. Tudo leva a crer que não oferece.

      Uma opção é entrar em contato com a central de atendimento para tirar essa dúvida.

      Abraços 🙂

      Responder

  19. Estou em viagem pela Europa, aluguei um carro e Madri da Europacar, paguei com meu cartão de crédito Unlimited Mastercard, tive um pequeno acidente quando bati em um guard-rail na estrada, deu aranhões em toda lateral do veículo, porém, não precisei interromper minha viagem pois não foi de grandes proporções, agora pergunto o seguro do cartão vai pagar este conserto junto a locadora pois foi eu que causei a colisão no guard -rail.

    Responder

    1. Oi Adulcio, tudo bem?

      Geralmente o locatário arca com o custo do reparo junto a locadora e depois solicita o reembolso.

      Como o seu cartão é um dos mais tops pode ser que a bandeira arque diretamente o custo com a locadora.

      Para ter certeza só contactando a operadora. De qualquer maneira faça o contato para informar o acontecido e solicite qual o procedimento.

      Abraços e bom resto de viagem 🙂

      Responder

  20. Muito esclarecedor seu post.
    Mas vou relatar um ocorrido comigo que pode ajudar algumas pessoas. Inicialmente, sempre entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito para saber realmente todos os detalhes.

    Sempre aluguei carro exclusivamente com o seguro CDW de meu Visa Infinite.
    Tive a infelicidade de em uma de minhas viagens precisar utilizar o seguro (batida na traseira do meu carro, danificou o para-choque e quebrou lanterna traseira).

    Liguei para o cartão de imediato e eles me instruíram em tudo o que deveria fazer.
    Na hora de entregar o carro, a locadora (Alamo) me forneceu todos os documentos que pedi e passei o cartão para cobrar o prejuízo (a Visa me informou que, independente do meu limite, o custo que a Alamo informasse seria aprovado).

    Cheguei em casa, enviei os documentos que a Alamo me forneceu para a Visa e na semana seguinte recebi uma ligação deles informando que estava tudo ok. Não precisei mexer em meu dinheiro para nada.

    Responder

    1. Oi Andrew, obrigado pelo relato, vai sim ajudar os demais viajantes.

      Uma pergunta: foi outro carro que causou o acidente?

      Abraços e boas viagens 🙂

      Responder

    2. Estou na Costa Rica, tamarindo, na Thrifly e estão me pedindo uma carta assinada pela operadora do cartão de crédito. Não achei em lugar nenhum carta sobre esse seguro. Terei que pagar independente de possuir o direito…

      Responder

      1. Oi Marina, tudo bem?

        Geralmente as bandeiras dos cartões possuem uma espécie de contrato (certificado) online que você imprime e apresenta para a locadora.

        Qual é o seu cartão de crédito?

        Responder

  21. Muito esclarecedor. Foi de grande ajuda. Obrigada por facilitar minha escolha. Abraços.

    Responder

  22. Parabéns! Foi o artigo mais completo que encontrei sobre o assunto de seguros de carros. Muito válido tbém seu posicionamneto pessoal. Grata! Mariana

    Responder

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