Seguro Viagem Esportes Radicais e de Aventura: Como Contratar

Seguro Viagem Esportes
Confira neste artigo muitas dicas para contratar um seguro viagem para esportes

Seguro Viagem Esportes: você pretende praticar algum tipo de esporte durante a sua viagem? Se sim, fique atento para contratar um seguro de viagem com cobertura para esse esporte.

Não oferecem: os seguros de viagens convencionais não oferecem cobertura para a prática de muitos esportes e atividades (principalmente radicais, de ação e de aventura).

Diferenciado. Exemplos de esportes que talvez você precise contratar um seguro de viagem diferenciado: ciclismo, mergulho, esqui, snowboard, surfe, rafting, corrida em competições amadoras, triathlon, trilhas/trekking em altitudes elevadas, etc.

Cuidado: algumas atividades também podem ser consideradas Riscos Excluídos pelas seguradoras. Exemplos: passeios de balão, tirolesa, passeios à cavalo, rapel, quadriciclo, bungee jump, saltos de paraquedas, asa delta, etc.

Atenção: muitos seguros de viagem convencionais tem um valor de cobertura inferior (bem baixo) para a prática de esportes.

Seguro Viagem Esportes

Continue lendo o artigo ou clique nos links para ir direto aos tópicos:

Cupom Desconto Seguro Viagem Esportes

Cupom Desconto Seguros Promo: na Seguros Promo ganhe 5% de desconto com o cupom ONDEFICAR5

Mais 5% no boleto: na Seguros Promo você ganha mais 5% de desconto pagando com boleto bancário, totalizando um desconto de 10% 🙂

Cupom Desconto Real Seguro de Viagem: todos os links para a Real Seguro Viagem aqui no blog já possuem automaticamente um desconto de 5% nos preços (não é necessário inserir um cupom).

Cupom Desconto Allianz Mondial Assistance (válido para compras até 31/12/2018): na Allianz Mondial ganhe 20% de desconto com o cupom VIAJEFELIZ

Cupom desconto seguro viagem 10 a 35%: frequentemente as empresas de seguro viagem divulgam cupons comemorativos (temporários) com descontos maiores (até 35%). Confira se há algum cupom ativo na página que reúne os cupons desconto do Dicas Onde Ficar: Cupom Desconto Viagem e Turismo.

Artigos recomendados

Melhores Seguros de Viagem: no artigo abaixo eu faço uma análise sobre os seguros de viagem mais indicados pelos blogs de viagem e comento quais são os planos que eu mais contrato para as minhas viagens. Confira:

Seguro Viagem Europa: veja como funciona o seguro viagem obrigatório para a Europa e o Tratado de Schengen. Confira:

Seguro Viagem EUA: nos EUA o custo médico é caríssimo. Se você precisar de uma cirurgia emergencial e ficar 15 dias internado o custo pode chegar aos 100 mil dólares. Na viagem para os Estados Unidos eu recomendo a leitura do artigo:

Seguro Viagem Internacional: dicas para contratar e usar o seguro viagem como diferença entre assistência e seguro viagem, os Riscos Excluídos (itens sem cobertura ou que ocasionam a perda da cobertura), dicas para levar as apólices, aplicativos das seguradoras, seguro viagem gratuito do cartão de crédito, etc. Confira:

Importante

Maio 2018: este artigo foi elaborado a partir de pesquisas nos sites e consultas junto ao atendimento das seguradoras em maio de 2018.

Confirme as informações atuais: não se baseie somente pelo conteúdo deste artigo. Muitas informações podem estar desatualizadas (como os esportes cobertos por cada seguradora). Confirme as informações nos sites das seguradoras, pelo atendimento e nas Condições Gerais dos seguros de viagem para esportes.

Resolução nº 315 da Susep: a partir de 2016 entrou em vigor a Resolução nº 315 que regulamenta os planos de seguros de viagem oferecidos no Brasil. Neste artigo eu comento apenas sobre planos comercializados aqui no Brasil e que estão enquadrados nesta resolução.

Atendimento: todos os planos possuem atendimento para emergências em português 24 horas todos os dias do ano.

Assistência e Seguro: todos os planos funcionam tanto no modo Assistência de Viagem (atendimento na rede credenciada com custos médicos pagos diretamente pela seguradora) como no modo Seguro de Viagem (quando não for possível a Assistência de Viagem; nesse caso você paga os custos e depois solicita o reembolso).

Atendimento personalizado

Não é fácil: você verá que muitas vezes não é fácil encontrar informações precisas e ter a confiança necessária para contratar um seguro de viagem que atenda as suas necessidades.

Atendimento personalizado de um especialista: a maioria dos planos que eu comento neste artigo são comercializados pela Seguros Promo e pela Real Seguro Viagem.

Pesquisa online: ao fazer uma pesquisa online nesses sites você coloca os seus dados de contato (email e telefone). A partir daí você terá um atendimento personalizado de um consultor de seguros de viagem que vai te ajudar a encontrar um bom plano.

Informe os esportes e atividades: durante o atendimento informe os esportes e atividades que deseja praticar durante a viagem e o valor de cobertura (para esportes) que você deseja. Os atendentes vão te orientar com os planos mais adequados.

Mais barato: na Seguros Promo e na Real, além do atendimento personalizado, você encontrará planos mais baratos do que nos próprios sites das seguradoras.

Acompanhamento: ao contratar o seguro pela Seguros Promo ou pela Real, caso você precise acionar o seguro durante a viagem, as duas empresas oferecem um acompanhamento do sinistro junto à seguradora.

Planos convencionais cobrem muitos esportes de lazer

Esportes de lazer: a maioria dos planos convencionais dos seguros viagem cobre a prática amadora de muitos esportes de lazer, incluindo esqui e snowboard em pistas regulamentadas de estações de esqui.

Maioria dos turistas: a maioria dos turistas que vão praticar esportes de lazer, pode viajar com um plano convencional, sem precisar contratar um plano específico para esportes radicais e de aventura.

Atenção: só fique atento para não contratar um plano com valor de cobertura inferior para esportes (eu comento sobre isso no tópico abaixo).

Essencial: como os esportes e atividades cobertos variam entre as seguradoras é essencial que você confirme, antes de contratar o seguro, se o plano cobre os esportes e atividades que você planeja praticar durante a viagem.

Seguro Viagem Esqui e Snowboard
Esqui e Snowboard em estações de esqui são cobertos pela maioria dos seguros convencionais, mas fique atento ao valor da cobertura para esportes

Verifique o valor da cobertura para esportes (pode ser inferior)

Cobertura menor: muitos planos das seguradoras oferecem uma cobertura inferior para um evento (sinistro) ocorrido durante a prática de esportes.

Exemplo: um plano tem cobertura de 50 mil dólares para DMH (Despesas Médicas, Hospitalares), mas a cobertura é reduzida para apenas 5 mil dólares durante a prática de esportes. Há planos com redução ainda maior. Eu já vi até míseros mil dólares de cobertura para esportes, o que significa que você estará praticamente desprotegido (sem cobertura).

Confira: antes de contratar o seguro confira se há um valor inferior na cobertura para esportes. Eu comento sobre isso na análise dos planos mais abaixo.

Fique atento: alguns países possuem um custo altíssimo na área médica. Nos EUA, por exemplo, se você precisar fazer uma cirurgia e ficar 15 dias internado a conta do hospital pode passar dos 100 mil dólares.

Compatível: contrate um plano com uma cobertura compatível aos riscos do seu esporte e aos custos médicos do destino. 30 mil dólares (ou euros) de cobertura é muito baixo para locais como os EUA e Europa (entre outros destinos).

Cobertura Esportes no Seguro Viagem
Exemplos de seguros com cobertura inferior para a prática de esportes

Cobertura Adicional para Esportes

Cobertura Adicional: muitas seguradoras oferecem a possibilidade de você contratar uma Cobertura Adicional para Esportes (com custo extra).

Mais esportes e maior cobertura: essa cobertura adicional geralmente abrange um maior número de esportes radicais e de aventura, além de aumentar o valor da cobertura para a prática de esportes.

Cobertura Adicional Esportes no Seguro Viagem
Seguro da Travel Ace com Cobertura Adicional para Esportes

Cuidado com os Esportes Cobertos e os Riscos Excluídos

Esportes Cobertos: nas Condições Gerais dos planos das seguradoras geralmente há uma lista dos Esportes Cobertos ou Excluídos.

Cobertura Adicional para Esportes: no caso da seguradora oferecer uma Cobertura Adicional para Esportes geralmente haverá mais uma lista com os esportes e atividades incluídos ou excluídos na Cobertura Adicional.

Práticas esportivas com limites: é comum também as seguradoras limitarem a prática de alguns esportes de risco. Por exemplo: esqui e snowboard somente em pistas regulamentadas, trilhas/trekking somente até 3 mil metros de altitude, mergulho somente até 25 metros de profundidade, etc.

Riscos Excluídos: todos os planos das seguradoras possuem os Riscos Excluídos nas Condições Gerais dos seguros. São itens não cobertos pelo seguro viagem ou que causam a perda da cobertura.

Atenção: sempre pratique a atividade com o apoio uma agência de turismo habilitada, com boa estrutura, guias profissionais, equipamentos de segurança, etc. Caso contrário você também pode ser enquadrado nos Riscos Excluídos e perder a cobertura.

Riscos Excluídos Seguro Viagem Esportes
Veja neste exemplo esportes nos Riscos Excluídos das Condições Gerais: muitos esportes e atividades radicais e de aventura não tem cobertura

Esportes e atividades de risco extremo

Risco extremo: muitos seguros (mesmo com a Cobertura Adicional para Esportes ou um plano específico para esportes radicais) não cobre a prática de muitos esportes e atividades como paraquedas, asa delta, bungee jump, alpinismo, parapente, esqui fora das pistas regulamentadas, mergulhos em grandes profundidades, trilhas em altitudes muito elevadas, etc.

Atendimento: nesses casos eu recomendo o contato com o atendimento personalizado da Seguros Promo ou Real Seguro Viagem para que seja indicado um plano que cubra a sua atividade.

Contratar diretamente com a agência que irá realizar a atividade: uma alternativa é contactar a agência com a qual você vai realizar o passeio/atividade e verificar se ela possui um seguro específico para aquela atividade (é comum as agências oferecerem).

Seguro Viagem Esportes e Atividades Radicais
Para atividades e esportes de grande risco, como Passeio de Balão, você precisará de um seguro diferenciado

Amador / competição / profissional

Amador / lazer: a maioria dos seguros de viagens para esportes cobrem apenas a prática amadora de esportes de lazer.

Competição ou profissional: caso você vá praticar o esporte em uma competição (mesmo amadora) ou profissionalmente contrate um plano ou uma cobertura adicional que atenda essas condições.

Atendimento personalizado: o atendimento personalizado da Seguros Promo e da Real Seguro Viagem pode te orientar sobre isso. Há planos para a prática de esportes em competições como corridas, maratonas, triathlon, etc.

Atenção (de novo): sempre pratique a atividade com o apoio uma agência de turismo habilitada, com boa estrutura, guias profissionais, equipamentos de segurança, etc. Caso contrário você também pode ser enquadrado nos Riscos Excluídos e perder a cobertura.

Seguro Viagem Competições Corrida - Maratona - Triathlon - Amador - Profissional
A maioria dos seguros viagem (mesmo com a Cobertura Adicional para Esportes) não cobre competições (amadoras e profissionais)

Busca e salvamento

Não cobrem: os seguros de viagem oferecidos aqui no Brasil não dão suporte e não cobrem os gastos com busca e salvamento. Pelo menos eu não conheço um plano que tenha essa cobertura.

Exemplos de busca e salvamento: no mar (na prática de surfe, windsurf, kitesurf) ou na montanha (trilhas, alpinismo, esqui, snowboard, etc).

Global Rescue: a mais renomada e conhecida empresa especializada em resgastes remotos é a Global Rescue. A Global Rescue não é um seguro de viagem. Ela apenas dá o suporte e cobre os gastos da busca e salvamento, mesmo em locais remotos.

Seguro viagem + Global Rescue: caso você ache necessário contratar o serviço de busca e salvamento, você também deve contratar o seguro viagem (para cobrir as despesas médicas e hospitalares). Um serviço complementa o outro.

Site: Global Rescue

Busca e Salvamento na Prática de Esportes Radicais
Os seguros viagem não cobrem Busca e Salvamento

Leia as Condições Gerais

Atentamente: antes de contratar o seguro de viagem para esportes, leia atentamente as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do plano e verifique se tudo está de acordo para você.

Links: abaixo, nos comentários sobre as seguradoras, eu coloco links para as Condições Gerais dos planos de seguro viagem.

Seguros viagem para esportes

Principais: abaixo eu comento sobre alguns dos principais e melhores seguros de viagem para esportes oferecidos aqui no Brasil.

Resolução nº 315 da Susep: todos são regulamentados pela Resolução nº 315 da Susep.

Seguros viagem esportes comercializados apenas nos sites das seguradoras:

  • World Nomads
  • Allianz-Mondial Assistance

Seguros viagem esportes comercializados pela Seguros Promo e/ou Real Seguro Viagem (nesses sites quase sempre é mais barato do que nos sites das seguradoras, você pode comparar planos de várias seguradoras ao mesmo tempo e ainda conta com atendimento personalizado):

  • Assist Card
  • Travel Ace
  • GTA
  • April Coris
  • Vital Card
  • Affinity
  • Intermac

Atenção: as informações foram consultadas em maio de 2018 e podem ter mudado desde então. Confirme as informações atualizadas.

World Nomads

Condições: confira as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem World Nomads (comercializado no Brasil pela Zurich).

Somente amadora: a World Nomads cobre apenas a prática amadora de esportes. A cobertura não vale para a prática profissional e nem para competições (mesmo amadora).

Era considerada a melhor: até 2015 os seguros da World Nomads eram considerados os melhores para esportes radicais e de aventura.

Resolução da Susep: para se adequar a Resolução nº 315 a World Nomads teve que nacionalizar o plano. Para isso se associou aqui no Brasil à Zurich que passou a cuidar da comercialização, atendimento, reembolso (quando as despesas forem pagas pelo cliente), etc.

Mudanças: com a nacionalização houve mudanças nos planos da World Nomads, algumas para melhor (como o atendimento em português) e outras para pior (agora há um limite no valor da cobertura; antes era ilimitado).

Cobertura: atualmente o plano com maior valor de cobertura da World Nomads é de 1 milhão de reais. Embora essa limitação de valor tenha sido muito ruim, por outro lado não é tão fácil encontrar planos para a prática de esportes radicais com esse valor de cobertura. Por isso eu ainda considero a World Nomads uma das melhores opções.

Traslado médico e regresso sanitário: o valor de cobertura para gastos com traslados médicos (transporte para hospital) e regresso sanitário (retorno para o Brasil) é excelente, 600 mil reais (acima da maioria dos planos).

Muitos esportes: a lista de esportes e atividades cobertas pela Word Nomads é muito extensa (mais de 180 esportes e atividades).

Exemplos e esportes e atividades cobertos pelo seguro viagem da World Nomads: artes marciais (há exclusões), atletismo, balonismo, beisebol, caiaque, canoagem, corrida, esqui, hipismo, iatismo, snowboard, futebol americano, jet ski, kitesurf, mergulho, passeios de barco, patinação, pesca esportiva, rapel, skate, snorkel, surfe, trilha/trekking até 6.000 metros de altitude, triathlon, vela, windsurf, etc. Há limitações para alguns desses esportes e atividades. Confira a lista completa dos esportes cobertos e limitações no link Esportes e Atividades Cobertos pela Wold Nomads (role a página para baixo e clique em “Mostrar todas atividades”).

Ciclismo: no site e nas Condições Gerais não há qualquer menção sobre ciclismo. Eu entrei em contato pelo atendimento por telefone e eles me disseram que há cobertura para cicloturismo (incluindo passeios organizados por agências).

Ponto negativo: no site Reclame Aqui a maioria das reclamações sobre a World Nomads refere-se ao reembolso das despesas médicas pagas pelos clientes. São poucas as reclamações e todas foram atendidas.

Pontos positivos: a grande quantidade de esportes cobertos, plano com cobertura de até 1 milhão de reais e não há cobertura inferior para a prática de esportes. Você verá que é difícil encontrar um plano que cubra tantos esportes com valor alto de cobertura como o da World Nomads.

Pesquise os preços: no site da World Nomads.

Seguro Viagem Esportes Radicais World Nomads
O seguro viagem da World Nomads cobre um grande número de esportes e atividades radicais (no site tem a lista completa)

Allianz Mondial Assistance

Condições gerais: consulte as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem Allianz Mondial Assistance.

O melhor: o seguro de viagem da Allianz Mondial foi considerado o melhor (por quem precisou usar o seguro durante a viagem) nas pesquisas realizadas pelo site Melhores Destinos nos anos 2017 e 2018.

Cobertura: entre os planos disponibilizados pela Allianz Mondial a cobertura máxima é de 500 mil reais. Não há um limite inferior no valor da cobertura para sinistros na prática de esportes.

Não menciona: no site e nas Condições Gerais não há qualquer menção sobre quais esportes são cobertos e quais não são cobertos. Para tirar essa dúvida eu entrei em contato com o atendimento por telefone que me disse que o seguro cobre a prática amadora de qualquer esporte regulamentado e reconhecido por uma federação, desde seja efetuado em locais regulamentados, com agências habilitadas, guias profissionais, equipamentos de segurança, etc.

Exemplos: eu perguntei especificamente sobre surfe, ciclismo e esportes de neve (esqui e snowboard) e a atendente confirmou que são cobertos (seguindo as exigências acima).

Esportes e atividades de risco: se você vai praticar um esporte ou atividade radical ou de aventura entre em contato com o atendimento e confirme se está coberto.

Somente amadora: a Allianz Mondial cobre apenas a prática amadora de esportes. A cobertura não vale para a prática profissional e nem para competições (mesmo amadora).

Reclame aqui: as reclamações da Allianz Mondial no Reclame Aqui são atendidas e a empresa tem uma das melhores reputações entre os seguros de viagem.

Pontos negativos/positivos: o principal ponto negativo é que não há planos com cobertura superior a 500 mil reais. Outro fator um pouco negativo é o preço (um pouco acima da concorrência). Os fatores positivos é que cobre a prática de qualquer esporte regulamentado caso você tenha dúvida sobre algum esporte ou atividade acione o atendimento), não há valor inferior na cobertura para esportes e a boa reputação da empresa.

Seguros Promo e Real Seguros

Comercializados: os seguros abaixo são comercializados pela Seguros Promo e/ou Real Seguro Viagem.

Vantagens: além do atendimento personalizado e dos descontos, você também encontrará preços mais baratos do que nos próprios sites das seguradoras.

Assist Card

Condições gerais: consulte as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem Assist Card.

Assist Card: as Condições Gerais do Assist Card informam que os planos incluem uma Cobertura Básica e/ou uma Cobertura Adicional. A lista de esportes cobertos varia entre a Cobertura Básica e a Cobertura Adicional. Online não dá para saber qual plano possui a Cobertura Básica e qual possui a Cobertura Adicional. Por isso eu recomendo que você solicite o atendimento personalizado da Seguros Promo ou Real Seguro Viagem para indicar os planos que cobrem a prática dos esportes que você pretende praticar. Há planos que cobrem muitos esportes. Todos os planos possuem um limite inferior de cobertura para esportes (cobertura máxima de 30 mil dólares para esportes).

Reclame Aqui: as reclamações da Assist Card no Reclame Aqui são todas atendidas. Entre as empresas de seguro de viagem ela tem uma das melhores reputações.

Pontos negativos/positivos: o principal ponto negativo é o valor inferior de cobertura para esportes (máximo de 30 mil dólares) mesmo nos planos com cobertura maior. Os principais pontos positivos são a boa reputação da empresa, os preços competitivos e a grande variedade de esportes e atividades radicais nos planos com Cobertura Adicional (consultar no atendimento personalizado).

Consulte os preços da Assist Card: nos sites Seguros Promo e Real Seguro Viagem.

Travel Ace

Condições gerais: consulte as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem Travel Ace.

Travel Ace: as Condições Gerais da Travel Ace não são tão claras em relação aos esportes cobertos nos planos convencionais (básicos). Solicitei o atendimento da Seguros Promo e Real que me informaram que os planos básicos cobrem apenas ski em pista regulamentadas (não cobre snowboard) e crossfit amador. Não há valor inferior de cobertura na prática de esportes.

Travel Ace com adicional de esportes. Os planos com adicional de esportes dá a cobertura para os seguintes esportes (somente esses): esqui e snowboard em pista regulamentada, caiaque, hipismo (recreação), esgrima, ski aquático, futebol amador, kart (recreação), mergulho com cilindro até 25 metros de profundidade, snorkel até 10 metros de profundidade, patinação, patinação artística, rugby, skate e wake boarding. É uma excelente opção de seguro viagem para a prática desses esportes: o preço é bem competitivo, a Travel Ace tem uma das melhores reputações no segmento e não há valor inferior de cobertura para esportes. Dá para contratar online os planos da Travel Ace com adicional de esportes na Real Seguro Viagem (a Seguros Promo não oferece).

Reclame Aqui: as reclamações da Travel Ace no Reclame Aqui são todas atendidas. Entre as empresas de seguro de viagem ela tem uma das melhores reputações.

Pontos negativos/positivos: o principal ponto negativo é a pouca variedade de esportes cobertos nos planos. Os pontos positivos são os preços competitivos, a boa reputação da empresa e não há valor inferior na cobertura de esportes.

Consulte os preços da Travel Ace: nos sites Seguros Promo e Real Seguro Viagem.

GTA – Global Travel Assistance

GTA: eu não encontrei as Condições Gerais no site da GTA. Por isso não há uma análise dela.

Planos convencionais: os planos convencionais da GTA possuem uma cobertura inferior para esportes. A cobertura fica bem baixa, algo como 1 a 5 mil dólares dependendo do plano. Não recomendo os planos convencionais.

Planos específicos para esportes: o diferencial da GTA são os três planos específicos para esportes, Full Sports, Full Sports Special e Full Sport Extreme (dá para contratar na Real Seguro Viagem). O bacana é que no site da GTA dá para ver as modalidades que cada plano cobre (inclui muitas modalidades radicais). A cobertura desses planos é de 60 mil dólares (incluindo sinistros na prática de esportes).

Reclame Aqui: infelizmente a reputação da GTA no Reclame Aqui está abaixo das concorrentes.

Pontos negativos / positivos: o principal ponto negativo é a reputação no Reclame Aqui (abaixo das concorrentes). O principal ponto positivo são os planos específicos para esportes que cobrem várias modalidades radicais e não há um limite inferior no valor de cobertura para esportes.

Consulte os preços da GTA: nos sites Seguros Promo e Real Seguro Viagem.

Seguro Viagem Esportes GTA
Os seguros específicos para esportes da GTA cobrem um grande número de esportes radicais.

April Coris

Condições gerais: consulte as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem April Coris.

April Coris: as Condições Gerais da April Coris restringem a cobertura para muitos esportes nos planos convencionais como surfe, esqui, snowboard, entre outros. Os planos convencionais possuem um limite inferior no valor da cobertura para esportes. Há uma Cobertura Adicional para Esportes (chamada de Multi Esportes) com custo adicional (não encontrei informações sobre limite inferior na cobertura para esportes e nem se os esportes excluídos no plano convencional estão cobertos). Você pode solicitar mais informações dessa Cobertura Adicional no atendimento da Seguros Promo.

Diferencial: um grande diferencial dos planos da April Coris é que eles cobrem a prática de esportes de lazer, amadores e profissionais. Segundo o atendimento da Seguros Promo inclui competições.

Reclame Aqui: são poucas as reclamações da April Coris no Reclame Aqui, talvez pelo fato dos planos serem menos comercializados que os concorrentes.

Pontos negativos / positivos: não dá para ter uma boa ideia da reputação da empresa, já que não há muitas reclamações. O principal ponto positivo é a Cobertura Adicional para Esportes com a prática de esportes de lazer, amadora e profissional.

Consulte os preços da April Coris: nos sites Seguros Promo e Real Seguro Viagem.

Vital Card

Condições gerais: consulte as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem Vital Card.

Vital Card: os esportes cobertos na Cobertura Adicional para Esportes da Vital Card estão bem definidos nas Condições Gerais. A lista de esportes da Cobertura Adicional é bem ampla com muitos esportes e atividades radicais (item 6.1 das Condições Gerais) e ainda há uma lista de esportes cobertas para a prática profissional (item 6.2). Como a Vital Card tem uma ótima reputação seria tudo perfeito se não fosse um detalhe: há um valor inferior de cobertura na prática de esportes, de no máximo 15 mil dólares (mesmo contratando a Cobertura Adicional).

Reclame Aqui: as reclamações da Vital Card no Reclame Aqui são todas atendidas e a empresa tem uma das melhores reputações do segmento. Em uma pesquisa do site Melhores Destinos a Vital Card ficou em 1º lugar (entre os leitores que precisaram acionar o seguro), embora a pesquisa seja antiga (de 2014).

Pontos negativos / positivos: o principal ponto negativo é o limite inferior (15 mil dólares) na cobertura em práticas esportivas (mesmo nos planos com limites superiores de cobertura). O principal ponto positivo é a ampla lista de esportes e atividades radicais e de aventura cobertos pelos planos, principalmente com a Cobertura Adicional para Esportes (disponível na Real Seguro Viagem).

Consulte os preços da Vital Card: nos sites Seguros Promo e Real Seguro Viagem.

Affinity

Condições gerais: consulte as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem Affinity.

Affinity: nos Riscos Excluídos das Condições Gerais consta a prática amadora ou profissional de esportes (sem especificar quais, o que teoricamente significa que os planos convencionais não cobrem a prática de esportes). Há uma Cobertura Adicional para Esportes (disponível tanto na Seguros Promo como na Real Seguro Viagem) com custo extra, sem limite inferior de cobertura e com poucas restrições de esportes (nas Condições Gerais tem a lista dos esportes excluídos). Essa Cobertura Adicional parece ser uma boa opção.

Reclame Aqui: a maioria das reclamações da Affinity no Reclame Aqui são atendidas, mas a reputação da empresa está abaixo das concorrentes.

Pontos negativos / positivos: infelizmente a reputação no Reclame Aqui está abaixo de várias concorrentes. Como ponto positivo fica a Cobertura Adicional para Esportes sem limite inferior de cobertura e com poucas restrições de esportes.

Consulte os preços da Affinity: nos sites Seguros Promo e Real Seguro Viagem.

Intermac

Condições gerais: consulte as Condições Gerais (incluindo os Riscos Excluídos) do seguro de viagem Intermac.

Intermac: as Condições Gerais são confusas de entender. No plano convencional (que possui limite inferior de cobertura para esportes) muitos esportes estão nos Riscos Excluídos (como esqui, snowboard, surfe, entre outros). Há uma Cobertura Adicional para Esportes (disponível tanto no Seguros Promo como na Real Seguro Viagem) sem limite inferior de cobertura para esportes e que permite a prática amadora e profissional, mas não deixa claro se os esportes dos Riscos Excluídos (como esqui, snowboard e surfe, entre outros) estão cobertos (eu acredito que estejam).

Reclame Aqui: são poucas as reclamações da Intermac no Reclame Aqui, talvez pelo fato dos planos serem menos comercializados que os concorrentes.

Pontos negativos / positivos: a Cobertura Adicional para Esportes permite a prática de esportes amadores e profissionais, mas nas Condições Gerais não fica tão claro se esportes como esqui, snowboard, surfe e vários outros estão cobertos. Eu sugiro contato com o atendimento personalizado da Seguros Promo e Real para confirmar.

Consulte os preços da Intermac: nos sites Seguros Promo e Real Seguro Viagem.

Conclusão

Difícil: como você viu não é fácil encontrar informações precisas e seguras sobre a prática de muitos esportes, de atividades e dos valores de cobertura dos planos das seguradoras. É um verdadeiro imbróglio.

Atendimento: é uma excelente opção contactar o atendimento das seguradoras, informar o esporte (ou esportes) que você pretende praticar e as atividades que deseja fazer durante a viagem. Verifique também se não há um limite inferior de cobertura para eventos (sinistros) na prática de esportes.

Dúvidas

Alguma dúvida sobre seguro viagem para esportes? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *