Seguros Aluguel do Carro: CDW, LDW, SLI, Franquia, Caução, etc

Dúvidas seguros aluguel de carro
Seguros do carro alugado: uma grande confusão de letras

Seguros aluguel do carro: não é fácil entender o significado das proteções, assistências e seguros oferecidos pelas locadoras.

Você sabe o significado desses seguros? CDW, LDW, TP, SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, PAI, CPP, PEC, PEP, etc, etc, etc. E como funciona a franquia, a franquia zero e o caução?

Pegadinhas: eu chego a pensar que essa sopa de letrinhas foi criada com o propósito de nos confundir para contratarmos itens desnecessários.

Quebra-cabeça: para piorar muitas locadoras usam siglas diferentes para o mesmo seguro formando um enorme quebra-cabeça que gera muitas dúvidas.

Carrão baratinho: é comum durante as pesquisas encontrarmos carros bem baratos para alugar. Que felicidade 🙂

Feliz
Felicidade ao encontrar um carro baratinho para alugar

Seguro mais caro do que o aluguel do carro: após adicionar os seguros o valor sobe estratosfericamente. Que decepção 🙁

Triste
Decepção ao descobrirmos os valores dos seguros

Alternativas econômicas: a busca por alternativas econômicas não surte efeito. Os seguros continuam caros.

Carro Barato

Carro muito barato
Não importa o quão simples é o veículo: os seguros continuam caros

Não se desespere: abaixo eu explico o significado dos seguros e mostro quais são importantes contratar.

Seguros aluguel do carro

Veja neste artigo:

  • Principais: resumo dos principais seguros, assistências e proteções oferecidos pelas locadoras.
  • Quais contratar: veja quais são os seguros essenciais para contratar.
  • Desvendando: desvendando os seguros, assistências e proteções.
  • Franquia: veja como funciona a franquia no aluguel do carro (incluindo a franquia zero).
  • Caução: veja como funciona o depósito caução que é bloqueado no seu cartão de crédito ao retirar o carro.
  • Atendentes: cuidado com os atendentes das locadoras na hora de retirar o carro.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dezenas de dicas: eu também preparei um artigo com dezenas de dicas para alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior (como evitar as pegadinhas, CNH/PID, taxas das locadoras, vistorias, políticas de quilometragem e combustível, etc). Confira:

Resumo dos principais seguros no aluguel do carro

5 itens: para facilitar o seu entendimento eu agrupei em 5 itens os seguros, proteções e assistências oferecidos pelas locadoras de veículos.

Sopa de letrinhas: entre parênteses eu coloquei as principais siglas que as locadoras usam para definir os seguros. Essas siglas podem mudar entre as locadoras e entre os países.

Importante: as siglas, denominações, itens cobertos e demais detalhes dos seguros, proteções e assistências variam entre as locadoras. Confirme as informações nos termos e condições da sua locadora.

  • 1 – Proteção do Carro CDW/LDW: é o seguro do carro que você está alugando (CDW, LDW, TP, entre outras).
  • 2 – Proteção Contra Terceiros: é o seguro que cobre os danos materiais e morais que você causar à outras pessoas (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, entre outras).
  • 3 – Assistências e Proteções em geral: as locadoras oferecem diversos tipos de assistência para pneus, vidros, perda de chave, pane seca, reboque, etc.
  • 4 – Proteção Pessoal: é um seguro pessoal contra acidentes (PAI, CPP, entre outras).
  • 5 – Cobertura de bens pessoais: seguro contra perda/roubo de itens pessoais (PEC, PEP, entre outras).

Confira os seguros essenciais para contratar

  • 1 – Proteção do Carro CDW /LDW: contratar.
  • 2 – Proteção Contra Terceiros: contratar.
  • 3 – Assistências e Proteções em geral: depende do preço (eu só contrato se estiver barato).
  • 4 – Proteção Pessoal: não contratar. Esse item é coberto pelo seguro pessoal de viagem. Veja: Dicas Seguro de Viagem.
  • 5 – Cobertura de bens pessoais: não contratar.

Não é fácil: nem sempre é fácil encontrar e entender esses seguros nos sites de reserva online.

Dica: no artigo Aluguel de Carros Passo a Passo eu mostro como encontrar e contratar os seguros, proteções e assistências nos principais sites de alugar carro.

Veja nesse exemplo que o segundo carro não possui a Proteção Contra Terceiros. Confira as dicas no artigo Aluguel de Carros Passo a Passo.

Desvendando os seguros no aluguel do carro

Aluguel de Carro
Atenção na descrição dos seguros do aluguel do carro

1 – Proteção do Carro CDW / LDW

Contratar: é essencial contratar a Proteção do Carro CDW/LDW.

Siglas: CDW e LDW. A sigla TP é contra roubos.

Diferença: muitas pessoas pensam CDW e LDW são iguais, mas não são.

CDW (Collision Damage Waiver): oferece proteção contra danos ao carro que você está alugando. O CDW não protege contra roubos. Por isso ele quase sempre é oferecido junto com um seguro contra roubos geralmente chamado de TP (Theft Protection – Proteção contra Roubo).

LDW (Loss Damage Waiver): além da cobertura oferecida pelo CDW o LDW já inclui a proteção contra roubo.

Atenção: se o seguro oferecido for um CDW verifique se uma proteção contra roubo (theft em inglês) também está sendo oferecida (quase sempre está).

Do seu carro alugado: a Proteção do Carro CDW / LDW protege o veículo que você locou contra avarias, danos em colisões ou acidentes, mesmo que você seja o culpado pelo acidente (desde que esteja de acordo com os termos do contrato de locação).

Erro comum: um dos erros mais comuns no quesito seguro é a pessoa contratar somente o CDW/LDW e achar que está totalmente protegido. Note que o CDW/LDW não protege contra danos à terceiros. Se você bater o seu carro alugado em outro veículo o CDW/LDW vai cobrir apenas os custos do carro que você alugou.

Não cobre tudo: isso varia entre as locadoras e entre os países. O CDW/LDW não cobre alguns itens como pneus, vidros (janelas, faróis, lanternas), estofado, painel, a parte de baixo do carro e outros itens à depender da locadora. Alguns desses itens são cobertos pelas Assistências e Proteções em Geral (ver item 3).

Vale a pena usar a Proteção do Carro CDW/LDW oferecida pelos cartões?

Gratuito: alguns cartões de crédito oferecem gratuitamente a Proteção CDW/LDW ao pagar o aluguel do carro com o cartão (desde que você não contrate o CDW/LDW junto à locadora).

Reembolso: se por um lado esse benefício gera uma boa economia, por outro lado pode te colocar numa grande enrascada. O seguro dos cartões funciona no modo reembolso. Você tem que arcar os custos do sinistro lá na hora (junto à locadora) e depois solicitar o reembolso (que pode demorar alguns meses).

Enrascada: imagina se acontece um sinistro grave (toc toc toc na madeira) durante a sua viagem pela Europa ou pelos EUA? Uma perda total do carro por exemplo. Como é que você vai pagar 10 ou 20 mil dólares/euros para a locadora durante a viagem? E depois ter que aguardar alguns meses pelo reembolso (que envolve muita burocracia). Por isso o seguro do cartão pode ser uma grande enrascada.

Notícia Ruim
Nossa cara ao descobrir o benefício gratuito no modo reembolso do seguro do cartão

Mais informações: eu preparei um artigo com mais dicas sobre o seguro do cartão. Veja quais são os principais cartões que oferecem o seguro e mais detalhes sobre esse benefício. Confira:

2 – Proteção Contra Terceiros

Contratar: é essencial contratar a Proteção Contra Terceiros.

Siglas: SLI, LIS, TPI, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, LP, RLP, entre outras.

Third Party Insurance: é como geralmente a Proteção Contra Terceiros é chamada em inglês.

Outras pessoas: esse seguro cobre danos causados à terceiros (outras pessoas), seja veículos, propriedades ou danos morais. Ele também é chamado de Seguro de Responsabilidade Civil.

Não inclui: o seguro gratuito oferecido pelos cartões não inclui a Proteção Contra Terceiros. Caso você opte por usar o CDW/LDW dos cartões não deixe de contratar a Proteção Contra Terceiros junto à locadora.

Suplemento: em alguns países (e alguns estados dos EUA) existe um seguro contra terceiros obrigatório por lei. Mas o valor da cobertura desse seguro obrigatório geralmente é baixo. Por isso em muitos destinos o termo usado pelas locadoras inclui a palavra suplemento (um suplemento a mais do que é exigido por lei) como SLI (Supplemental Liability Insurance). Eu também recomendo contratar o suplemento.

3 – Assistências e Proteções em geral

Não é essencial contratar, mas pode valer a pena: na minha opinião não é essencial contratar essas assistências e proteções, mas algumas podem valer a pena se estiverem baratas.

Variedade: as assistências e proteções oferecidas podem variar bastante entre as locadoras (confirme a cobertura e os termos junto à locadora). Eu vou focar nas duas principais, que a maioria das locadoras oferecem: Assistência Rodoviária e Proteção de Vidros/Pneus.

Assistência Rodoviária: geralmente Roadside Assistance ou algo parecido em inglês. A cobertura desse item varia entre as locadoras. Pode incluir emergência para pane seca, pane elétrica, reboque, perda da chave, trancar o veículo com a chave dentro, troca de pneus, etc.

Proteção Vidros e Pneus: em inglês Tire and Windscreen Protection. Essa proteção cobre os vidros (janelas, faróis, lanternas, espelhos) e os pneus.

4 – Proteção Pessoal (PAI)

Não contratar: não vale a pena contratar a Proteção Pessoal.

Siglas: PAI, PCC, entre outras.

PAI: Personal Accident Insurance. É o termo em inglês.

Seguro Pessoal: esse seguro cobre os danos pessoais do condutor (e dos passageiros, caso estejam no contrato de aluguel) após um acidente. A proteção é para emergência médica e geralmente morte.

Não compensa: note que os seguros de viagem já oferecem esse tipo de proteção. Portanto, se você contratar um seguro de viagem (o que eu recomendo fortemente), não vale a pena fazer a Proteção Pessoal. Veja Dicas para Contratar um Seguro de Viagem.

5 – Cobertura de bens pessoais (PEC, PEP, etc)

Não contratar: na minha opinião não vale a pena contratar.

PEC (Personal Effects Coverage): é uma cobertura para furtos, roubo e/ou perda de bens pessoais.

Específico: a  não ser que você tenha um motivo específico, como equipamentos caros de fotografia e filmagem por exemplo.

Franquia no aluguel do carro

Inglês: os termos usados para a franquia em inglês são Deductible ou Excess.

Franquia na Proteção CDW/LDW: a franquia existe apenas na Proteção do Carro CDW/LDW (a proteção do carro que você está alugando). Não há franquia na Proteção Contra Terceiros.

10%: não é padrão, mas grande parte das locadoras na maioria dos países determinam uma franquia em torno de 10% do valor do carro.

Como funciona a franquia? Caso haja um sinistro (uma avaria ao carro) durante o aluguel você é o responsável pelo custo até o valor da franquia.

Exemplo 1: franquia de 1000 dólares e sinistro de 3000 dólares. Você paga 1000 dólares (para a locadora) e os outros 2000 dólares são cobertos pela Proteção CDW/LDW.

Exemplo 2: franquia de 800 dólares e sinistro de 1200 dólares. Você paga 800 dólares (para a locadora) e os outros 400 dólares são cobertos pela Proteção CDW/LDW.

Exemplo 3: franquia de 1500 dólares e sinistro de 300 dólares. Você paga 300 dólares (para a locadora).

Preço definido pela locadora: quando ocorre uma avaria no carro, quem determina o custo do reparo é a locadora. O custo acaba saindo bem mais alto do que você possa imaginar.

Custos: no custo, além do conserto da avaria, a locadora vai embutir taxas administrativas, taxas de imobilização do carro, taxas disso e taxas daquilo.

Estresse: eu espero que você não passe por isso, porque eu já passei na Europa. Por um simples risco no carro a locadora me cobrou algumas centenas de Euros. E o pior é que eu desconfio que o risco já estava no carro antes de alugar.

Fábrica de riscos: em alguns destinos na Europa, por exemplo, parece que as locadoras são especialistas em “fabricar” riscos. Eles aparecem apenas na vistoria de devolução do carro (não são notados na vistoria da retirada).

Vistoria: por isso muita atenção na vistoria da retirada. Analise bem o carro e verifique se o vistoriador está anotando todos os riscos e avarias na lataria. Você pode inclusive tirar fotos caso ache necessário.

Vale a pena contratar a Franquia Zero?

Franquia zero: muitas vezes a locadora te dá a possibilidade de contratar a Franquia Zero. Nesse caso você fica isento de custos no caso de avarias.

Depende do preço: na minha opinião a Franquia Zero vale muito a pena, mas só se o preço estiver bacana.

Exemplo 1: eu já vi locadoras cobrando 600 dólares pela Franquia Zero para um carro cuja Franquia era 800 dólares. Nesse caso a Franquia Zero não vale a pena, já que mesmo sem avarias você já estará quase pagando o preço da Franquia.

Exemplo 2: eu já vi locadoras cobrando 100 dólares pela Franquia Zero para um carro cuja Franquia era 1500 dólares. Nesse caso, se for um roteiro de vários dias de viagem e muitos quilômetros rodados, eu acho que vale a pena.

Duas vezes: por duas vezes nas minhas road trips eu já sai no lucro com a Franquia Zero. Uma vez em Madrid na Espanha (quando “surgiu” um risco na lataria na vistoria de devolução) e outra na Chapada dos Veadeiros (no estacionamento de uma atração alguém bateu no nosso carro alugado amassando uma porta e um para-lama). Com a Franquia Zero, em ambos os casos, foi só devolver o carro e ir embora sem muito estresse e sem precisar desembolsar mais nada.

Franquia Zero nos EUA: em muitos estados dos EUA os carros são alugados já com a Franquia Zero.

Dica: no artigo Aluguel de Carros Passo a Passo eu mostro como visualizar o valor da franquia e como contratar a franquia zero quando possível.

Franquia Zero Aluguel do Carro
Exemplo de como contratar a Franquia Zero (Isento de Franquia nesse caso). Confira no artigo Aluguel de Carros Passo a Passo.

Caução no aluguel do carro

Várias denominações: você pode encontrar várias denominações diferentes para o caução, como bloqueio caução, depósito, depósito caução e depósito na retirada. Em inglês o termo geralmente utilizado é deposit.

Bloqueio no seu cartão: o caução é um bloqueio realizado pela locadora no seu cartão de crédito quando você retirar o carro alugado.

Segurança: a locadora lança o valor no seu cartão de crédito. Assim ela terá uma garantia no caso de acontecer uma avaria no carro durante a locação.

Valor: é muito comum o valor do caução ser o mesmo da franquia.

Estorno: se tudo ocorrer bem durante a locação a locadora estornará o valor bloqueado no seu cartão geralmente em até 3 dias após a devolução do carro.

Cuidado com o limite do cartão: um problema muito comum é o caução comprometer o limite do cartão de crédito. Ou até mesmo o locatário não ter limite suficiente para o caução. Em alguns países é comum as locadoras exigirem um caução entre 1500 e 2000 dólares para carros populares.

Importante: por isso é importante você verificar o valor do caução antes do aluguel.

Controle os gastos no cartão: lembre-se que além do caução você ainda poderá ter gastos no cartão com o próprio aluguel do carro, passagens, hotéis, restaurantes, compras, etc. Verifique se você terá limite suficiente para o caução.

Caução maior: em alguns países é comum as locadoras exigirem um caução maior se você usar a Proteção CDW/LDW gratuita do cartão de crédito.

Dica: no artigo Aluguel de Carros Passo a Passo eu mostro como visualizar o valor do caução durante a reserva. Eu também mostro como filtrar a pesquisa pelo valor do caução na Rentalcars.

Depósito Bloqueio Caução Carro Alugado
Valor da franquia e caução: geralmente ficam escondidos nos sites de reservas
Depósito Caução Aluguel do Carro
Na Rentalcars dá para filtrar os carros pelo valor do caução. Confira as dicas no artigo Aluguel de Carros Passo a Passo.

Cuidado com os atendentes na hora de retirar o carro

Comissão: muitas vezes os atendentes das locadoras ganham uma comissão pelos seguros e itens extras vendidos. Por isso é comum, no momento da retirada do veículo, eles insistirem (e até mentirem) exaustivamente para que você contrate mais seguros, proteções e assistências.

Pressão: há casos em que você é praticamente “obrigado” a contratar.

Viagem: turistas cansados após uma longa viagem, com problemas de comunicação em outro idioma e estressados são alvos mais fáceis de pegadinhas.

Estratégia: a minha estratégia, quando possível, é reservar todos os itens que considero essenciais antecipadamente pela internet e recusar tudo o que for oferecido no balcão pelo atendente.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dúvidas

Alguma dúvida sobre os seguros no aluguel do carro? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

8 Comentários


  1. Bom dia. Gostei muito do site.
    Aluguei uma minivan na Alamo no período de 25.12 a 02.01 pela rentcars (após sua valiosa dica), e o valor ficou em 640 dólares, mas não consegui visualizar o valor da caução. Vc tem ideia da média de valor desse depósito caução tendo como exemplo a minha locação. Eu adquiri o CDW/LDW e o EP também, não adquiri o pessoal e nem o road assistence…

    Responder

    1. Oi Jairison, tudo bem?

      Eu não sei (nunca aluguei uma van), mas com base no caução de um carro normal (+- 200 dólares) acredito que de uma van seja algo entre 300 e 500 dólares.

      Depois da locação você pode deixar um comentário aqui no blog dizendo qual foi o valor do caução. Vai ajudar outros viajantes.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  2. Boa noite. Vou para Orlando em dezembro em 2018 e contratei, pela Alamo, o seguro de carro somente com a franquia CDW. Não quero fazer o seguro LIS. Sou obrigada a contratar esse seguro? Obrigada desde já.

    Responder

    1. Oi Daniela, tudo bem?

      Não é obrigada, talvez até já inclua um seguro contra terceiros, mas com valor baixo.

      Eu recomendo fortemente contratar a extensão contra terceiros, até porque ela é bem barata e a cobertura é de 1 milhão de dólares.

      Nos EUA não se brinca com essas coisas rsrsrssrrs, por qualquer dano que você causar à terceiros você pode ser processada em centenas de milhares de dólares.

      Aqui no blog tem mais artigos sobre aluguel de carro nos EUA:

      Aluguel de Carro na Alamo

      Aluguel de Carro em Miami e Orlando

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  3. Então existe franquia no seguro contra terceiros? no brasil quando temos seguro do carro não existe franquia para terceiro.

    Responder

    1. Oi Rodrigo, tudo bem?

      É similar aos seguros aqui do Brasil.

      Não existe franquia no seguro contra terceiros (no aluguel do carro).

      A franquia é somente para a Proteção do Carro CDW/LDW (a proteção do carro que você está alugando).

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Ola. Fizemos uma reserva na Avis com retirada na Suissa e esta inluso CDW e TP e segundo me informaram SLI ( para terceiros) o governo e quem paga, porem vamos para Alemanha, e passear um dia na França, será que na hora da retirada do carro vamos ter que pagar SLI para esses paises, na Avis me disseram que so vou saber na retirada.

    Grata,

    kelly

    Responder

    1. Oi Kelly, tudo bem?

      Essa eu vou ficar te devendo, não tenho informações sobre isso.

      Sacanagem é a própria Avis não passar a informação. Você já tentou com outro atendente?

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *