Dicas Alugar Carro em Aruba e Como se Locomover na Ilha

Dicas Alugar Carro em Aruba
Dodge Caravan que alugamos por 8 dias em Aruba (nós estávamos em 6 pessoas)

Vale a pena alugar carro em Aruba? Depende do seu perfil e do perfil da sua viagem.

Um carro pode ser útil, mas não é essencial: alugar um carro é a melhor maneira de explorar as belezas de Aruba. Mas se a proposta da sua viagem for curtir o resort e o agito noturno de Palm Beach, um carro não é necessário (se você estiver hospedado em Palm Beach).

Meio termo: uma boa ideia é alugar o carro somente para os dias que você vai explorar a ilha.

Transporte público: Aruba possui um bom sistema de ônibus urbanos e preços tabelados para as corridas de táxi.

Veja neste artigo dicas de como se locomover em Aruba e para alugar um carro na ilha.

Como se locomover e dicas para alugar carro em Aruba

  • Principais áreas de interesse em Aruba.
  • Táxi em Aruba.
  • Ônibus urbanos em Aruba.
  • Aluguel de carro em Aruba: vale a pena, GPS/mapas, locadoras, seguros, descontos.

Imperdível

Sites: os sites que eu costumo usar para alugar carros são Rentcars (atualmente o meu preferido), Rentalcars e Sixt.

Recomendo: eu preparei um artigo com o passo a passo para alugar carro nesses sites. Eu recomendo que, ao alugar o carro, você siga o passo a passo para visualizar as informações mais importantes, encontrar os melhores preços e contratar os seguros essenciais. Confira:

Dezenas de dicas: eu também preparei um artigo com dezenas de dicas para alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior (como evitar as pegadinhas, CNH/PID, taxas das locadoras, vistorias, políticas de quilometragem e combustível, etc). Confira:

Seguros: nos artigos abaixo eu abordo profundamente os seguros no aluguel do carro. Veja quais são os seguros essenciais contratar e quais são pegadinhas das locadoras. Confira:

Guia Completo de Aruba

Dicas essenciais da minha viagem por uma das ilhas mais lindas do Caribe.
Receba o guia completo diretamente no seu email

Principais áreas de interesse em Aruba

Localização: antes de comentar sobre como se locomover em Aruba eu vou explicar sobre os principais pontos da ilha.

Áreas hoteleiras e o centrinho: o principal ponto de circulação na ilha é entre as áreas hoteleiras (as praias de Palm Beach e Eagle Beach) e o centrinho (Oranjestad). Palm Beach também é chamada de High Rise Hotels (área dos hotéis altos). Já Eagle Beach também é chamada de Low Rise Hotels (área dos hotéis baixos).

Concentração: nessas áreas, que estão próximas entre si, estão concentrados os resorts, shoppings, lojas, restaurantes e quase toda a estrutura urbana turística da ilha.

Veja o mapa com a localização de Palm Beach, Eagle Beach e Oranjestad:

Atrações mais afastadas: Aruba possui muitas praias e atrações mais afastadas.

Ao norte: no extremo norte da ilha, não tão distante de Palm Beach, ficam as praias Hadicurari, Malmok, Boca Catalina e Arashi, além do farol California Lighthouse.

Ao sul: no sul da ilha estão as praias Mangel Halto, Rodger’s Beach e Baby Beach.

Lado selvagem: na costa leste e selvagem de Aruba ficam a Bushiribana Ruins, a Natural Bridge, a Alto Vista Chapel e o Arikok National Park (onde fica a Natural Pool entre outras atrações). Em boa parte do Arikok National Park é possível circular com um carro comum, mas alguns locais são acessíveis somente por 4×4. Você encontra veículos 4×4 para alugar em Aruba (como um Jeep Wrangler).

Veja o mapa com as praias e atrações mais afastadas de Aruba:

Táxi em Aruba

Tabelado: os preços das corridas de táxi em Aruba são tabelados. Confira aqui a tabela: Táxi Aruba.

Nas principais áreas: para circular entre as principais áreas (Palm Beach, Eagle Beach e Oranjestad) a corrida varia entre 6 e 11 dólares dependendo do ponto de origem e de destino.

Aeroporto: um táxi de/para o aeroporto custa 18 dólares (Oranjestad), 22 dólares (Eagle Beach) e 25 dólares (Palm Beach). Veja também Como ir do Aeroporto de Aruba para o Hotel.

Ônibus urbano em Aruba

Ônibus: dá para se virar bem com os ônibus urbanos em Aruba, apesar das tarifas não serem tão baratas.

Uma boa opção: usar o ônibus urbano é uma boa opção para circular entre Palm Beach, Eagle Beach e Oranjestad. Há paradas em frente aos shoppings e principais hotéis. Os ônibus passam com uma boa frequência (a cada 10 a 15 minutos de segunda a sábado e a cada 20 minutos aos domingos).

Ônibus para as praias: há linhas de ônibus para as praias ao norte de Palm Beach (Hadicurari, Malmok, Boca Catalina e Arashi), mas a frequência de ônibus é menor. Também é possível chegar de ônibus urbano na Baby Beach, mas desde Palm/Eagle será preciso fazer duas baldeações e pegar três ônibus no total. Os ônibus não chegam no farol California Lighthouse e nem no lado selvagem da ilha. Mais dicas sobre como chegar nas praias e nas atrações no artigo Praias de Aruba.

Tarifas de ônibus (preços de março de 2018): a passagem para circular nas principais áreas (Arashi, Malmok, Palm, Eagle e Oranjestad) é de 5 dólares ida e volta. Para ir até a Baby Beach a passagem custa 8 dólares ida e volta. Há uma tarifa de um dia para uso ilimitado em todas as linhas: 10 dólares por pessoa (Day Pass).

Arubus é a empresa de transporte público. Confira o site da Arubus, as Linhas (as que circulam entre Palm, Eagle e Oranjestad são a 10, a 10A e a 10B), os Horários, e a linha para a Baby Beach.

Vale a pena alugar um carro em Aruba?

Sim: na minha opinião compensa alugar um carro. É a melhor maneira de explorar as atrações mais afastadas de Aruba. Se você, assim como eu, é explorador e gosta de ter liberdade para passear e circular eu acho que sim, vale a pena.

Não: se o objetivo da sua viagem é curtir o resort e a praia em frente, conhecer a praia vizinha e dar um pulo no centrinho, alugar um carro não é necessário. Se você estiver hospedado em Palm Beach, o que eu recomendo, dá para circular a pé e curtir o agito noturno do bairro (shoppings, bares e restaurantes). Para eventualmente sair de Palm Beach você pode usar os ônibus urbanos ou os táxis. Há passeios para as atrações mais afastadas. Confira esse tour de ônibus, esse tour 4×4 e mais opções na Get Your Guide Aruba.

Alguns dias: uma boa ideia é alugar o carro somente para os dias que você vai explorar a ilha. Uns 2 a 4 dias, dependendo do seu roteiro.

Dicas Alugar Carro em Aruba

CNH/PID em Aruba: a nossa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é válida em Aruba. Não é necessário a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Caso você opte por levar a PID lembre-se que ela sozinha não tem validade (junto com a PID é preciso apresentar a CNH).

Como abastecer o carro em Aruba: na ilha os postos funcionam no sistema self-service (não há frentistas). Você tem que estacionar o carro na bomba de combustível (anote número da bomba), descer do carro e ir até a cabine/guichê ou no interior da loja do posto. Você informa ao atendente o número da bomba e a quantidade de litros ou o valor que você deseja abastecer. Após fazer o pagamento você vai até a bomba e abastece por conta própria. A bomba vai parar quando atingir o valor que você pagou. Alguns postos só aceitam o pagamento em dinheiro (não aceitam cartão). Você pode pagar em florins ou dólares. O recomendado é pagar em florins, já que em dólares a cotação será pior para você. O valor na bomba de combustíveis é exibido em florins. O litro da gasolina em Aruba custa o equivalente a um pouco mais de 1 dólar.

Retirar o carro alugado no aeroporto: se você for alugar o carro por todo o período da sua viagem compensa retirar e devolver no aeroporto. Assim você economiza o táxi ida e volta para o aeroporto. Só fique atento ao horário de funcionamento das lojas das locadoras (não funcionam 24 horas). Se o horário do seu voo não bater com o horário das lojas alugue com retirada no dia seguinte perto do seu hotel.

Alugar Carro Aeroporto Aruba
No Aeroporto de Aruba as locadoras ficam em frente ao terminal de embarque/desembarque.

Retirar o carro alugado nas regiões hoteleiras: se você vai alugar o carro por apenas alguns dias alugue com retirada em alguma locadora próxima do seu hotel. Há várias lojas de locadoras nas regiões hoteleiras (Palm Beach, Eagle Beach e Oranjestad). Muitas ficam dentro dos hotéis.

Pedágio: não há pedágios em Aruba.

GPS/Mapas em Aruba

Dirigir pela ilha é muito fácil. A região de Palm Beach e Eagle Beach possui avenidas largas, bem sinalizadas e com asfalto excelente. Para ir no extremo norte (Malmok, Arashi, California Lighthouse) é muito fácil. Para ir ao centrinho (Oranjestad), ao lado selvagem e até a Baby Beach o ideal é ter um GPS.

Duas dicas: nas minhas últimas viagens eu tenho usado dois recursos muito úteis. Dica 1: Google Maps off-line. Dica 2: chip de celular com internet.

Google Maps off-line: antes da viagem faça o download no seu celular do mapa de Aruba no Google Maps. Você poderá usar mesmo off-line. Você poderá traçar rotas e navegar normalmente mesmo sem estar conectado à internet. Funciona como um GPS. Somente é possível traçar rotas para trajetos de carro (a pé, bicicleta e transporte público não estarão disponíveis). Off-line não haverá informações em tempo real sobre o trânsito, acidentes, desvios, etc. Veja aqui como fazer o download de mapas off-line do Google Maps.

Mapa Aruba GPS
Faça o download do mapa de Aruba no aplicativo Google Maps do seu celular. Você poderá usar mesmo off-line (somente as rotas de carro). Dica: a área do mapa para fazer o download é interativa.

Chip de celular com internet: é possível comprar um chip com internet e receber na sua casa no Brasil antes da viagem. É muito simples de usar e ficar conectado durante a sua viagem. Com o chip você poderá usar o Google Maps (online, com os dados reais de trânsito) ou o Waze, além de ficar conectado durante a viagem. Dá para usar as redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook), pesquisar atrações, restaurantes e preços. Veja: Chip de Celular com Internet no Exterior.

Economia e praticidade: com o Google Maps off-line e um chip de celular você não precisará alugar um GPS (uma boa economia) e terá uma grande praticidade durante a viagem.

Dicas gerais para o aluguel de um carro

Não caia em pegadinhas: eu já aluguei muitas vezes carros no exterior, em vários países. Com o tempo fui desenvolvendo uma certa experiência para não cair nas pegadinhas das locadoras. Veja algumas dicas:

Seguros essenciais: os dois seguros essenciais para contratar são o CDW/LDW (que cobre roubo e danos ao veículo que você está alugando) e a Proteção Contra Terceiros (LIS, SLI ou outras siglas dependendo da locadora) que cobre danos que você causar à terceiros (pessoais e materiais).

Seguro do cartão de crédito: eu não recomendo usar o seguro que alguns cartões de crédito fornecem gratuitamente. Eles funcionam no modo reembolso: se acontecer algum sinistro você tem que arcar os custos estipulados pela locadora e solicitar o reembolso após a viagem. Muito cuidado: os seguros dos cartões não incluem a Proteção Contra Terceiros.

Franquia zero: sempre que estiver disponível e se o preço não for proibitivo eu recomendo alugar o carro com franquia zero. Se acontecer algum sinistro você não precisa pagar nada e fugirá das burocracias. Por um simples risco no carro a locadora vai te cobrar algumas centenas de dólares.

Reserva antecipada: eu sempre procuro alugar o carro online com boa antecedência. São várias as vantagens: dá para garantir os carros mais baratos (eles são os primeiros a acabar), pesquisar os preços em várias locadoras ao mesmo tempo e analisar com calma os seguros e os termos das locações.

Cuidado com os atendentes das locadoras: ao deixar para reservar lá na hora nós somos presas fáceis dos atendentes das locadoras: estamos cansados da viagem, não entendemos dos seguros e dos termos e podemos ter problemas de comunicação com o idioma. Muitas vezes os atendentes empurram seguros e itens extras desnecessários que encarecem e muito o aluguel.

Recomendo: eu recomendo que você siga o artigo Aluguel de Carros Passo a Passo para evitar pegadinhas, verificar as informações mais importantes e contratar os seguros essenciais.

Confira:

Onde alugar um carro em Aruba

No aeroporto ou nas regiões hoteleiras: em Aruba há filiais de várias das principais empresas de aluguel de carros do mundo, além de algumas locais. Há lojas no aeroporto e também há lojas espalhas por Palm Beach, Eagle Beach e Oranjestad (muitas dentro de hotéis e resorts).

Sites: eu sempre costumo pesquisar os preços em pelo menos 3 sites para fazer a reserva. Dois comparadores (Rentcars e Rentalcars) e na locadora Sixt.

Comparadores: os sites comparadores reúnem os veículos de várias locadoras. Muitas vezes há preços mais baratos do que nas próprias locadoras.

Simulação: eu fiz algumas simulações de aluguel de carro por 7 dias em Aruba nos 3 sites. Confira as dicas abaixo.

Rentcars: a Rentcars é o maior site de reservas de carros do Brasil. Entre as vantagens estão a possibilidade de pagar em Reais (sem o IOF), parcelar o aluguel em 12x nos cartões (ou com desconto de 5% no boleto) e o atendimento em português por telefone durante a reserva (você pode ligar caso tenha alguma dúvida).

Dica: procure pelos carros que já possuem os dois seguros essenciais, chamados na Rentcars de Proteção do Veículo (CDW/LDW; contra danos e roubos) e Proteção Contra Terceiros. A maioria dos veículos possui apenas a Proteção do Veículo.

Aluguel de carro Rentcars Aruba
Para facilitar a busca na Rentcars procure pelos carros que já possuem a Proteção do Veículo e a Proteção Contra Terceiros como no exemplo acima

Rentalcars: a Rentalcars é o maior site de aluguel de carros do mundo. Ele pertence ao mesmo grupo da Booking.com.

Dica: escolha um dos carros que já inclua a Cobertura de Danos de Colisão (CDW) e a Cobertura de Roubo (TP) como o modelo da figura abaixo.

Aluguel de carro Rentalcars Aruba
Na Rentalcars procure pelos carros que já oferecem a Cobertura de Danos de Colisão e a Cobertura de Roubo como no exemplo acima

Proteção Contra Terceiros: ainda no resultado da busca na Rentalcars clique em Termos do Aluguel e na sequência na aba “Incluso no preço do aluguel” verifique se também está incluída a Proteção Contra Terceiros. Veja no exemplo abaixo.

Aluguel de carros em Aruba
Clique em Termos do Aluguel para visualizar os seguros já incluídos no preço
Seguros carro alugado Aruba
Opte pelos carros que já incluem a Proteção do Carro, Contra Roubo e Contra Terceiros como nesse exemplo

Franquia e caução: uma grande vantagem da Rentalcars é que é possível verificar os valores da franquia e do depósito caução. Após selecionar um carro clique em “Informação Importante” para ver os valores. Veja o exemplo abaixo.

Franquia e caução aluguel carro Aruba
Após selecionar um carro clique em “Informação Importante” para visualizar o valor da franquia e o valor do depósito caução que será lançado no seu cartão de crédito na retirada do carro (após a devolução do carro o valor do depósito é estornado)

Sixt: a Sixt é uma locadora alemã que eu sempre costumo alugar. Ela é uma das maiores do mundo, oferece preços competitivos e muita facilidade para visualizar e contratar online os seguros. A grande vantagem é, na maioria das vezes, poder reservar online com franquia zero.

Seguros: após selecionar um carro na pesquisa no site da Sixt, na página seguinte serão exibidos os seguros. No exemplo da imagem abaixo já está incluído no preço a Proteção Contra Terceiros (Third Party Insurance). Já a Proteção do Carro (CDW; Collision Damage Waiver) e a Proteção Contra Roubos (Theft Protection) estão sendo oferecidas com custo adicional nesse exemplo.

Aluguel de Carro Sixt Aruba
Nesse exemplo da Sixt em Aruba já inclui a Proteção Contra Terceiros (Third Party Insurance). São opcionais (mas eu recomendo contratar) o CDW (Collision Damage Waiver) e a Proteção Contra Roubo (Theft Protection).

Franquia zero: após selecionar o CDW e o Theft Protection aparece a opção de contratar os seguros com franquia zero. O termo Deductible (ou excess) é o valor da franquia. Veja no exemplo abaixo.

Franquia Zero Aluguel Carro Aruba
Se o valor da franquia zero não for tão caro eu recomendo contratar. Franquia em inglês: deductible ou excess.

Passo a passo: eu fiz um passo a passo mais completo com todas as dicas para reservar na Rentcars, Rentalcars e Sixt.

Confira:

Dúvidas

Alguma dúvida sobre o aluguel de carro em Aruba? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas Aruba:

Eu preparei uma série de artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Nos arredores:

Assista ao nosso vídeo de Aruba:

Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

2 Comentários


  1. Bom dia. Imagino que seja impossível alugar um carro se eu não tenho cartão de crédito, certo? Queria muito, mas piquei meu cc há anos…

    Obrigada

    Grace

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *