Voo Caracas – Los Roques com a Chapi Air

Em nossa viagem a Los Roques fomos com a mais aventureira das companhias aéreas que voam para o arquipélago: a Chapi Air. Além da Chapi Air, a Aerotuy (LTA) também opera operava voos para Los Roques, mas essa última é famosa pelos atrasos frequentes nos voos. O voo da Aerotuy é com um avião de porte maior, cerca de 50 passageiros. Em Fevereiro de 2016 além da Chapi Air estão operando voos de Caracas para Los Roques as cias Conviasa e Albatros.

São dois aviões que compõe a frota da Chapi Air, um de 8 e o outro de 14 passageiros. Nós tivemos o privilégio de voar com os dois. Na ida fomos com o maior e na volta com o menor. Antes da viagem eu li pela net muitos relatos sobre o amadorismo, falta de conservação e do apelido dos aviões da Chapi Air: “Kombi voadora”. E agora posso afirmar que tudo isso é verdade mesmo.

As vantagens de ir para Los Roques com a Chapi Air são a pontualidade e os horários dos voos. Nosso voo de ida foi as 09:30 e o de volta as 17:00. Assim também deu para fazer passeios no primeiro e no último dia.

Avião Chapi Air
Engraçado foi ouvir o piloto dizer que era proibido andar dentro do avião.

Nosso voo de ida foi com o maior avião da companhia, o de 14 lugares, que possui 3 hélices. Um modelo de avião que nunca tinha visto. Eu já tenho medo de voar nos aviões grandes, imagina num aviãozinho teco-teco de uma companhia das mais sinistras, e ainda era a primeira vez que eu entrava num avião pequeno. Eu tentei não pensar muito na situação e até que encarei o voo numa boa. Fiquei mais concentrado nas fotos e filmagens que eu estava fazendo.

Chapi Air
Avião de três hélices da Chapi Air.

O momento mais tenso foi a decolagem. As cabines dos aviões da Chapi Air não são pressurizadas e não tem ar condicionado. Como estava muito calor, o copiloto deixou a porta aberta enquanto o avião estava taxiando. A situação era cômica, para não dizer tensa.

Chapi Air
Copiloto com a porta aberta para ventilar.

A decolagem foi perfeita. O voo de Caracas a Los Roques dura de 40 a 50 minutos. Os 30 primeiros minutos são os mais tensos, porque não há nada para fazer. Você olha para baixo e vê aquele marzão azul sem fim. Não dá para conversar porque o barulho do motor é muito alto, chega a ser quase insuportável. Eu tive que ficar me concentrando para não imaginar que eu estava num teco-teco apertado e entrar em desespero. Eu deveria ter levado um jornal, igual o piloto.

Chapi Air
Piloto lendo jornal.

A melhor parte do voo (sim o voo tem uma melhor parte) é quando o arquipélago começa a surgir no horizonte. Aí você esquece do teco-teco e começa a ver um dos locais mais lindos desse planeta.

Los Roques do avião
Lindo demais.

Os últimos 10 minutos de voo são de contemplação. Aquele mar com diversas tonalidades de azul, centenas de ilhas e você fica imaginando em qual delas você vai. E fotos, muitas fotos.

Los Roques
Chegando no paraíso.

Nem deu pra ficar tenso com a aterrissagem. Depois de ver o paraíso lá de cima, a ansiedade era tanta que a única coisa que passa pela cabeça é chegar logo na pousada, deixar as coisas e sair para explorar Los Roques. Apesar de todos os temores o voo foi perfeito.

O aeroporto de Los Roques é a cara do arquipélago: rústico total. É uma pista, uma torre de controle que fica improvisada em cima de um caminhão e umas casinhas onde são feitos os controles dos voos e de entrada dos turistas. Nós pagamos 180 bolívares por pessoa de taxa para entrar no arquipélago. O pessoal da Pousada Guaripete já estava lá para nos ajudar com as malas.

Aeroporto de Los Roques
Aeroporto.

O voo de volta também foi perfeito. A diferença é que fomos no avião menor, o de 8 passageiros. No voo da ida nós fomos no terceiro banco. Já no da volta iríamos no último banco. Quando fui entrar no avião vi que o espaço que tem para as pernas nesse último banco é minúsculo, não cabe alguém com 1,88m de altura como eu. Questionei o piloto sobre isso, ele virou para mim e disse: “É o que há”, querendo dizer: “O problema é seu, se vira.” A sorte é que tinha um lugar vazio no banco da frente. Então eu fui no banco da frente com outra pessoa, enquanto minha esposa foi sozinha no banco de trás.

Chapi Air
Avião de 8 passageiros da Chapi Air

Veja o vídeo dos nossos voos com a Chapi Air:

Como comprar o voo Caracas – Los Roques com a Chapi Air:

Não é possível comprar as passagens pelo site da Chapi Air. Ouvi relatos de pessoas que conseguiram comprar as passagens por email. Mas não imagino como essas pessoas pagaram as passagens, talvez por transferência internacional.

Vi também alguns relatos de pessoas que deixaram para comprar a passagem lá na hora, principalmente pensando na vantagem de comprar com o câmbio paralelo e pagar mais barato. Mas eu não recomendo isso. Os aviões são pequenos e caso não haja lugares disponíveis, será necessário perder um dia ou mais em Caracas. Los Roques é um destino muito barato para os brasileiros, economizar uns trocados no voo e talvez perder um dia no arquipélago não compensa. Sem contar a insegurança e a incerteza de ir para lá sem voos reservados.

Compramos o nosso voo diretamente com a Pousada Guaripete. Acredito que todas ou a maioria das pousadas em Los Roques também faça isso. Elas já têm contato com as companhias, devem ganhar uma comissão, mas pelo menos fomos com a segurança de termos os voos reservados. E isso foi fundamental para nós, pudemos aproveitar o primeiro e o último dia, já que o voo de ida foi de manhã e o de volta no final da tarde. Pagamos 270 dólares por pessoa ida e volta.

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

18 Comentários


  1. Fred, Boa tarde! Estou querendo ir em Outubro de 2017, sabe a situação do tempo nesse mês? Sol, chuva, furacão? A pousada ta me cobrando 300 Dólares a diária, sabe me dizer se esse valor inclui ida e volta de caracas ou só a estadia mesmo? Fico grato pelas suas dicas, tem me ajudado bastante.

    Responder

    1. Oi Leandro, tudo bem?

      Quando eu fechei o pacote com a pousada (Pousada Guaripete) já incluía o voo ida e volta Caracas-Los Roques-Caracas. Mas confirme com a pousada o que esse preço inclui.

      Sobre o tempo a boa notícia é que Los Roques está fora da rota de furacões. Mais detalhes nesse artigo: Temporada de Furacões no Caribe

      Outra boa notícia é que Los Roques é uma das ilhas com a menor incidência de chuvas no Caribe. A época que mais chove é de Outubro à Dezembro, mas mesmo nessa época chove muito pouco por lá. Eu mesmo fui em Novembro e só peguei uns 15 minutos de chuva.

      Nesse artigo eu dou mais dicas sobre a melhor época e como ir para Los Roques

      Responder

  2. Boa tarde
    estou planejando ir com minha namorada em Los Roques em Jan/20015,como é o tempo por lá, é período de chuva ou não? Ah gostaria de saber também qual seria a franquia de bagagem(quantos de peso) posso levar nestas aeronaves pequenas entre Caracas e Los Roques? Grato pela atenção, fico no aguardo breve resposta.
    Rodrigo Tavares-bhz-mg

    Responder

  3. Olá,
    Alguém que foi para Los Roques recentemente podia dizer como está lá?
    Vou em Junho e estou muito preocupada por conta por problemas políticos que o país está enfrentando.
    Agradeço se alguém puder compartilhar a experiência.
    Obrigada,
    Thaís

    Responder

  4. Fred e como conseguiu o contato da guaripete?
    Pois estou tentando pegar preços para fechar algo e não consigo…

    Seria bem interessante esse pagamento via paypal… caso tenha o contato, se importa em passar?

    Responder

  5. Bom dia, pretendo ir as los roque no proximo mês, eu meu futuro esposo vamos em lua de mel, minha duvida é a passagem de caracas até los roque vocês adquiriram antes pelo internet ? é confiavél comprar direto por aqui?
    Obrigado

    Responder

  6. Olá! Suas dicas têm me ajudado muito! Obrigada. Quando vcs fizeram essa viagem? Pergunto isso por causa dos valores.

    Responder

  7. eu e minha Familia, queremos passar as proximas ferias, em Los Roques, gostaria de saber se a moeda e o Boliva,
    e dicas de pousadas, queremos sair de Caracas.

    Responder

  8. Realmente Los Roques é o paraíso, tive a oportunidade de conhecer aquelas maravilhosas ilhas e os ilhéus são pessoas maravilhosas, amistosas e muito carismáticas. Vale realmente a pena. Quanto aos vôos com a Chapi Air realmente completa o contexto. É para curitr muito. Valeu

    Responder

  9. Tenho achado muito úteis as dicas que vocês oferecem neste site, para nós os viajantes que queremos conhecer as belezas que pode oferecer a Venezuela, agora que vi como posso fazer pra conhecer o incrivelmente belo arquipélago los roques, não posso esperar para aprontar minhas malas e me aventurar nesta incrível viajem. Muito obrigado pelas dicas, e por oferecer sua pagina web em português.

    Responder

  10. Oi Sei que pode ser muito idiota essa pergunta, mas tem sinal de telefone ou internet la em los roques?

    Responder

    1. De telefone eu não sei, não cheguei a conferir, mas acredito que sim. A maioria das pousadas tem wi-fi, o sinal não é dos melhores, mas quebra o galho.

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *