Como viajar entre Aruba, Curaçao, Los Roques e Bonaire

Como viajar entre Aruba Curaçao Bonaire Los Roques
Kenepa Grandi em Curaçao: uma das praias mais lindas do Caribe

Localizadas uma ao lado da outra as Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao) e Los Roques despertam paixões dos amantes de praias e mergulhos.

Para ajudar no seu roteiro dessa parte do Caribe eu preparei um mini-guia sobre como viajar entre Aruba, Curaçao, Los Roques e Bonaire.

Veja o mapa de localização das ilhas:

Guia Completo de Aruba

Dicas essenciais da minha viagem por uma das ilhas mais lindas do Caribe.
Receba o guia completo diretamente no seu email>

Como viajar entre Aruba, Curaçao, Los Roques e Bonaire

Não, infelizmente não há transporte marítimo de passageiros entre elas 🙁

Avião: para montar o roteiro e ir de uma ilha para a outra você ficará refém dos voos das cias áreas regionais. São cias pequenas, com aviões de pequeno e médio porte.

Planejamento: antes de tudo faça um bom planejamento. Os voos entre essas ilhas costumam atrasar. Não combine o voo de volta para o Brasil e um deslocamento entre as ilhas para o mesmo dia. Há muitos relatos de passageiros que perderam o voo de volta. Se precisar, faça o deslocamento entre as ilhas no dia anterior e durma na ilha que sairá o seu voo de volta.

Aqui é fácil:

Viajar entre Aruba, Curaçao e Bonaire não tem muitos segredos. Essa é a parte mais fácil do planejamento.

E Los Roques? Agora complicou:

Apesar da pequena distância geográfica, infelizmente não há voos entre Los Roques e as Ilhas ABC. Para colocar Los Roques no seu roteiro você também terá que incluir Caracas. É de chorar que não haja voo entre Los Roques e as Ilhas ABC 🙁

Eu combinei Curaçao com Los Roques e tive que passar duas vezes por Caracas. Mais abaixo eu explico sobre Los Roques.

Primeiro eu vou falar sobre a parte fácil, as ilhas ABC.

Aruba x Bonaire x Curaçao

Veja a localização dessas 3 ilhas:

Observe que Curaçao fica no meio delas. Pela localização e também pelo fato de ser a maior ilha, Curaçao é o hub das Ilhas ABC, o centro de voos entre elas.

Curaçao: há muitos voos diários entre Curaçao e Aruba e entre Curaçao e Bonaire. Os voos são rápidos, coisa de 20 a 30 minutos, ou até menos.

Aruba e Bonaire: para voar entre Aruba e Bonaire o mais fácil é fazer escala ou conexão em Curaçao, que está no meio do caminho e concentra os voos. Entre Aruba e Bonaire o trajeto vai levar mais ou menos 2 ou 3 horas, por causa da parada em Curaçao. Até existe voos entre Aruba e Bonaire, mas você verá que é não é fácil encontrar informações precisas sobre esses voos na internet.

A cias: algumas pequenas cias aéreas regionais voam entre Aruba, Curaçao e Bonaire. A melhor menos pior delas é a Insel Air que tem vários voos diários entre Curaçao e Aruba e entre Curaçao e Bonaire. Dá para comprar a passagem entre Aruba e Bonaire com escala ou conexão em Curaçao. Mesmo com seus atrasos ela é a mais recomendada. Você pode comprar as passagens pelo Viajanet (só entre Curaçao e Aruba) ou pelo próprio site da Insel Air (se o site não estiver funcionando direito tente com outro navegador). Outras cias menores (e com aviões ainda menores) são a Divi Divi (Curaçao-Bonaire) e Tiara Air (Aruba-Curaçao-Bonaire). A Aruba Airlines tem uma frequência baixa entre Curaçao e Aruba, já que o seu foco são destinos distantes. Se você deixar para comprar a passagem lá na hora é claro que corre o risco de não encontrar para o horário que você deseja.

Dica para quem mora em Manaus: a Insel Air tem voos diretos para Curaçao (2 vezes por semana) e Aruba (1 vez por semana).

Eu já voei com a Insel Air (com chuva) e com a finada Fly Dae, que era a concorrente da Insel, mas faliu em 2013.

Insel Air
Avião da Insel Air

Monte um roteiro esperto

A grande sacada para quem vai para Curaçao e Aruba na mesma viagem é ir (desde o Brasil) por uma ilha e voltar pela outra, economizando tempo e dinheiro ao fazer apenas 1 deslocamento entre elas.

É possível fazer isso saindo do Brasil com a Copa ou Avianca Internacional, com escalas no Panamá ou Bogotá. Também dá para combinar as duas ilhas fazendo conexão nos EUA com algumas cias norte-americanas. Para quem vem da Europa veja com a KLM.

Chegar ou sair por Bonaire é mais difícil, já que são poucos os voos diretos para a ilha que não sejam os que saem de Curaçao. Talvez você encontre alguma coisa pela KLM (para quem vem da Europa).

Vale a pena incluir Bonaire no meu roteiro?

Se você chegou aqui sem ter ideia alguma sobre Bonaire, saiba que o foco da ilha é mergulho. São poucos os trechos de praia para banhos de mar.

Se você gosta de mergulhar aprofunde os estudos sobre Bonaire e se der inclua no roteiro.

Se você não mergulha ou o foco da viagem é outro, deixe Bonaire para lá. Monte o roteiro para curtir as praias de Aruba, Curaçao e quem sabe de Los Roques.

Vale a pena fazer um bate volta entre Aruba e Curaçao?

Palm Beach Aruba
Palm Beach, a praia mais famosa de Aruba

É perfeitamente possível fazer um bate-volta entre Aruba e Curaçao, já que são vários voos diários entre as ilhas em um trajeto de poucos minutos.

Mas vou dar alguns motivos para você não fazer um bate-volta:

  • Eu recomendo pelo menos 5 dias em cada ilha.
  • Você vai perder um bom tempo com todos os trâmites burocráticos (Aruba e Curaçao são países diferentes), espera no aeroporto e deslocamentos, reduzindo o seu tempo útil.
  • É comum os voos entre as ilhas atrasarem.
  • As principais atrações das ilhas, que são as praias, ficam afastadas do centrinho (principalmente em Curaçao).

Em um roteiro com poucos dias eu deixaria a outra ilha para uma próxima viagem.

Eu gostei muito tanto de Aruba como de Curaçao. Acredito que passar apenas 1 dia em qualquer uma delas é uma judiação. Sem poder explorar direito, talvez você até tenha uma impressão errada da ilha.

Mas, se você insistir no bate-volta eu acho que passar o dia em Curaçao é melhor para conhecer o centrinho (que é bem mais bacana que o de Aruba), já que as melhores praias de Curaçao ficam afastadas. E para passar o dia em Aruba eu recomendaria ficar nas praias mais famosas, Palm e Eagle Beach, que possuem alguma estrutura para quem não está nos hotéis e elas não estão tão distantes do Aeroporto.

Bate volta para Bonaire é mais viável saindo de Curaçao.

As taxas: os aeroportos da região cobram uma taxa por passageiro que muitas vezes não está incluída no valor da passagem. Você tem que pagar lá no aeroporto. O valor da taxa varia dependendo do aeroporto e do destino do voo.

Taxas Aeroporto Curaçao
Taxas no Aeroporto de Curaçao

Los Roques, não é fácil chegar ao paraíso

Cayo de Água Los Roques
Cayo de Água em Los Roques

Como eu já disse, para incluir Los Roques no seu roteiro você terá que passar por Caracas, tarefa que está cada vez mais difícil para os brasileiros, já que a Gol e a TAM pararam de voar para lá.

O jeito é ir para Caracas de Copa ou Avianca Internacional, fazendo conexão no Panamá ou Bogotá.

Os voos de Caracas para Los Roques são operadas em aeronaves pequenas. Em Fevereiro de 2016 as cias que estão operando a rota são: Chapi Air (a que eu fui), Conviasa e Albatros. A Aerotuy está com os voos suspensos neste momento (Fevereiro de 2016).

Voo para Los Roques Chapi Air
Chapi Air: vai encarar?

Reserve tudo com a pousada de Los Roques: devido às dificuldades atuais da Venezuela e a falta de segurança na região do Aeroporto de Caracas, eu recomendo reservar direto com a pousada que você for ficar em Los Roques o pacote completo da região: transfer, pernoite em Caracas (talvez seja necessário pelo horário dos voos) e os voos de ida e volta para Los Roques. Alguns guias ou agências de turismo da Venezuela também podem te auxiliar a reservar tudo. Eu fiquei 5 dias em Los Roques, mas se pudesse teria ficado 7 dias. Ah, uma coisa importante: na Venezuela você terá que fazer o câmbio paralelo, porque o oficial é inviável.

Para viajar entre Curaçao e Caracas ou Aruba e Caracas veja essas cias:

Curaçao e Caracas: Insel Air, Avior.

Aruba e Caracas: Laser, Aserca, Avior.

Bonaire e Caracas: não há voos, você terá que ir para Curaçao.

Dicas Aruba

  • Guia Completo de Aruba (imperdível: todas as dicas de uma maneira simples, prática e organizada)
  • Onde Ficar em Aruba (esse é o artigo mais importante para você entender como Aruba funciona: descrição das diferentes áreas, os melhores locais para ficar e dicas de hotéis e resorts de todas as categorias e preços)
  • Dicas Essenciais de Aruba (todas as dicas para a sua viagem)

Dicas Curaçao

  • Onde Ficar em Curaçao (esse é o artigo mais importante para você entender como Curaçao funciona: descrição das diferentes áreas, os melhores locais para ficar e dicas de hotéis e resorts de todas as categorias e preços)

E você, já viajou entre essas ilhas?

Compartilhe a sua experiência utilizando a caixa de comentários abaixo.

Tem dúvidas? Deixe um comentário. Quem sabe eu ou outro leitor possa te ajudar 🙂

10 Comentários


  1. Caro Fred, adorei seus posts e já baixei o guia completo! Somos um casal com filha de 10 anos. Nossa ideia seria conhecer Curaçao e Los Roques, pq. não curtimos agitação nem nada muito pasteurizado, que parece mais a cara de Aruba. Será que conseguimos fazer um bom roteiro, saindo do Rio? Qual seria a melhor rota? Ou será que, para evitar muita complicação, o ideal seria ir primeiro a Curaçao e Aruba e deixar Los Roques para uma outra viagem? Obrigado e um abraço!

    Responder

    1. Oi Pavlos, tudo bem?

      Eu sugiro pelo menos uns 5 dias em cada ilha.

      Aruba é mais americanizada, não sei se é o perfil de vocês. Veja O que Fazer em Aruba.

      Curaçao tem praias lindas, algumas estruturadas e outras rústicas. Tem um lindo centro histórico colonial com algumas atrações culturais. Curaçao é para alugar um carro e cada dia conhecer uma praia. Veja Roteiro de 5 Dias em Curaçao.

      Los Roques é o paraíso e totalmente rústica.

      Mas atualmente não é o melhor momento para ir em Los Roques, por conta de todos os problemas da Venezuela. Até para Caracas tá complicado de ir porque quase todas as cias deixaram de voar. Atualmente a única que ainda voa é a Copa. Se optarem em ir para LR comprem a passagem para Caracas. O voo para LR compre direto com a pousada. Fiquem pelo menos 5 dias em LR e vocês ainda terão que pernoitar em Caracas na ida e/ou na volta. Não sei se está fácil voar entre Caracas e Curaçao, nos últimos anos muitas cias faliram e outras deixaram de voar nessa rota.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. Olá! Pra quem pretende conhecer só Aruba e Curaçao recomenda começar em qual destino?

    Responder

    1. Oi Thalita, tudo bem?

      Curaçao é uma ilha mais para você ficar fora do hotel conhecendo as praias que ficam distantes e são quase desertas.

      Aruba é uma ilha mais para você curtir o resort (apesar que também há passeios para se fazer).

      Geralmente eu prefiro primeiro fazer os passeios (mais o perfil de Curaçao) para depois curtir o resort e a sua praia (mais o perfil de Aruba).

      Mas isso é uma questão pessoal, veja qual é o seu estilo para começar e terminar a viagem.

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Bom dia Fre…..poderia explicar melhor sobre o aereo de das ilhas ABC para Los Roques. estou querendo ir nas 4 ilhas, e procurando os aereos. abraco.

    Responder

    1. Oi Peterson , tudo bem?

      Não tem voos diretos das ilhas ABC para Los Roques.

      Os voos para Los Roques saem apenas de Caracas.

      Então você precisa ir da ilha (ABC) para Caracas e de Caracas para Los Roques. O problema atual é encontrar voos para Caracas, já que por conta da crise da Venezuela muitas cias deixaram ou foram proibidas de voar para a Venezuela.

      Uma cia que ainda está voando é a Copa (com conexão no Panamá).

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Olá! Fale mais sobre Bonaire. Estou querendo ir mas não estou encontrando bons artigos sobre o lugar.
    Obrigada.
    Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *