Onde ficar em Maceió: melhores praias, hotéis e pousadas

O Best Western Premier Maceió é um dos melhores hotéis da região central da cidade. Ele fica de frente para o mar em um dos melhores lugares para se hospedar em Maceió: na Praia de Pajuçara próximo da divisa com Ponta Verde.

Melhores praias para ficar em Maceió

  • Pajuçara (Orla Central): é o centrinho turístico de Maceió e o trecho da orla mais movimentado (de dia e de noite). A Praia de Pajuçara tem muitas barracas para os banhistas, passeio de jangada para as piscinas naturais, a famosa feirinha de artesanato e a maior estrutura hoteleira da cidade (com muitos hotéis de frente para o mar como o excelente Best Western Premier Maceió). Veja mais detalhes e hotéis no tópico de Pajuçara.
  • Ponta Verde (Orla Central): é a praia mais famosa de Maceió, onde estão as barracas mais badaladas e o trecho de praia mais bonito da área urbana da cidade. Ponta Verde tem hotéis econômicos e bem localizados como o Soft Inn Maceió Ponta Verde. Veja mais detalhes e hotéis no tópico de Ponta Verde.
  • Jatiúca (Orla Central): a Praia de Jatiúca tem o mar mais forte e frequentemente impróprio para banhos, mas o bairro é bem localizado, tem excelente gastronomia (com muitos bares, restaurantes e vida noturna animada) e uma boa estrutura hoteleira incluindo o Jatiúca Hotel & Resort (que na área urbana é o maior hotel e o único pé na areia). Veja mais detalhes e hotéis no tópico de Jatiúca.
  • Cruz das Almas / Lagoa das Antas (Orla Central): a Praia de Cruz das Almas (ou Lagoa das Antas) tem uma orla gostosa para caminhadas, mas a praia tem mar forte e é menos procurada para banhos. O bairro tem a tendência de ter hotéis e pousadas mais econômicos, embora nele esteja o Ritz Lagoa da Anta Hotel & Spa que tem uma ampla estrutura de lazer e uma das maiores piscinas da cidade. Veja mais detalhes e hotéis no tópico de Cruz das Almas.
  • Orla Norte: na Orla Norte ficam lindas praias com um cenário mais rústico e natural, fora da área urbana de Maceió. A região tem vilarejos mais simples e condomínios de casas de veraneio. A estrutura de hospedagem tem hotéis com excelente custo-benefício (como o Waves Suítes Hotel em Ipioca), hotéis boutique (como o Flor de Lis Exclusive Hotel em Garça Torta) e os dois resorts all inclusive da cidade (o Pratagy Beach Resort em Pratagy e o Salinas Maceió Resort em Ipioca). A praia mais linda é a de Ipioca, que possui beach clubs badalados como o Hibiscus. Veja mais detalhes e hotéis no tópico da Orla Norte.

E qual é o melhor lugar para ficar em Maceió?

Depende do seu perfil e do perfil da sua viagem.

Orla Central: na minha opinião é na divisa das praias de Pajuçara e Ponta Verde (uma é continuação da outra). Essa área tem a melhor praia urbana de Maceió, excelente estrutura turística (a maior concentração de barracas de praia) e muitos hotéis e pousadas. Ao se hospedar nessa região dá para alternar dias de praia em Ponta Verde com dias de passeios pela região, com a vantagem de poder fazer a pé o passeio noturno (muitas opções de bares e restaurantes).

Orla Norte: onde estão as praias mais rústicas de Maceió. Os dois all inclusive (Pratagy e Salinas) ficam na Orla Norte e só valem a pena se você pretende passar a maioria dos dias curtindo a estrutura, comidas e bebidas do resort (saindo pouco para fazer passeios).

Veja abaixo a descrição das praias de Maceió e dicas de resorts, hotéis e pousadas de todas as categorias e preços (indicados praia por praia).

Mapa de Maceió

  • Em azul: praias da Orla Central.
  • Em Verde: praias da Orla Norte.
  • Estrelas: principais atrações e pontos de interesse.

Orla Central de Maceió

Onde ficar em Pajuçara (Orla Central)

Localizada na orla mais central de Maceió a Praia de Pajuçara é o centrinho turístico da cidade. Ela possui excelente estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes, além de ter a maior estrutura hoteleira de Maceió.

A praia é bonita, tem mar calmo e muitos quiosques e barracas para os banhistas. Dela saem as jangadas que levam os turistas até as Piscinas Naturais de Pajuçara.

O lado esquerdo da praia (na divisa com Ponta Verde) é o trecho mais bonito, movimentado e com a maior concentração de barracas. Nessa área a orla é bastante frequentada de dia e de noite. Uma das atrações nesse trecho é a Feirinha de Artesanato de Pajuçara, a principal de Maceió. Essa é a melhor área para se hospedar em Pajuçara.

Pajuçara é a praia que tem o maior número de hotéis de frente para o mar em Maceió. Os quartos frontais (de frente para o mar) oferecem linda vista. Para economizar confira os hotéis e pousadas localizados no interior do bairro.

Hotéis e pousadas em Pajuçara – Maceió:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Best Western Premier Maceió: fica na avenida beira-mar. É um dos melhores hotéis de Maceió (o melhor de Pajuçara). A localização é excelente, perto da Feirinha de Artesanato e de Ponta Verde (no trecho das melhores barracas). O Best Western é 5 estrelas e possui uma moderna fachada de frente para o mar. A estrutura é excelente com quartos bem equipados, restaurante, academia, espaço kids, copa baby, sala de jogos, sauna e piscina (na cobertura).
  • Meridiano Hotel: fica na avenida beira-mar. É um hotel 5 estrelas com ambientes elegantes no estilo contemporâneo. A estrutura é muito boa com restaurante, academia, espaço kids, sala de jogos, sauna, spa e duas piscinas (uma pequena no térreo e a maior na cobertura). O grande destaque é a piscina da cobertura, uma das melhores e com vista mais bonita entre os hotéis urbanos de Maceió. Há opções de quartos com banheira de hidromassagem.
  • Hotel Brisa Suítes: fica na avenida beira-mar. Inaugurado em 2018 possui uma arquitetura moderna e um ambiente clean. Conta com uma piscina (pequena) na cobertura e restaurante. O restaurante do café da manhã é na cobertura e oferece uma vista espetacular do mar.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Hotel Praia Bonita Jangadeiros: fica na avenida beira-mar. Inaugurado em 2019 tem um excelente custo-benefício. Possui piscina.
  • Hotel Brisa da Praia: fica na avenida beira-mar. Possui duas áreas de piscina (uma no térreo e outra na cobertura com linda vista) e restaurante panorâmico com vista para o mar (na altura das piscinas naturais).
  • Acqua Suítes Maceió: fica na avenida beira-mar. Possui restaurante, academia, espaço kids, sala de jogos e uma piscina (pequena de frente para a rua).
  • Slim Tropicalis Hotel: fica a 100 metros da praia, perto da feirinha de artesanato. Como não está na avenida beira-mar as tarifas são mais econômicas. O acesso até a avenida beira-mar pode ser feito através de uma galeria comercial. Possui restaurante e piscina.
  • Hostel Pajuçara: fica a 200 metros da praia. Possui quartos privativos e compartilhados. É um dos hostels mais bem avaliados de Maceió. Os quartos são bem equipados e os hóspedes podem usar a cozinha comunitária.
  • Pousada Praia Pajuçara: fica a 200 metros da praia. É uma das melhores pousadas de Pajuçara, muito bem avaliada pelos hóspedes.
  • Mercure Maceió Pajuçara: fica na avenida beira-mar.
  • Hotel Sete Coqueiros: fica na avenida beira-mar.
  • Amenit Hotel: fica a 150 metros da praia.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

$$$ Muito Barato (leia as avaliações antes de reservar):

Onde ficar em Ponta Verde (Orla Central)

Ponta Verde (continuação de Pajuçara no sentido norte) é o bairro mais nobre de Maceió e tem o metro quadrado mais caro da cidade.

É uma área residencial e turística com excelente estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes. Ponta Verde é o bairro mais verticalizado de Maceió e tem muitas opções de hotéis, mas a maioria dos prédios são residenciais.

Como o próprio nome diz, Ponta Verde fica em uma ponta e tem uma face voltada para Pajuçara e outra para Jatiúca.

Hotéis e pousadas em Ponta Verde (lado Pajuçara) – Maceió:

Esse é o melhor trecho de praia urbana em Maceió e tem um lindo cenário com coqueirais na avenida beira-mar.

A praia na divisa de Ponta Verde com Pajuçara (próximo da Feirinha de Artesanato de Pajuçara) tem a maior concentração de barracas de praia e de banhistas em Maceió. As barracas mais badaladas são a Lopana e a Kanoa que funcionam durante o dia e também à noite (geralmente com música ao vivo). O mar é calmo, delicioso para banhos e tem um lindo tom geralmente esverdeado (o mais intenso das praias urbanas de Maceió).

Na minha opinião a Praia de Ponta Verde (no lado Pajuçara) é o melhor lugar para se hospedar em Maceió. O ponto negativo é que não há hotéis de frente para o mar.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Holiday Inn Express Maceió: fica a 200 metros da praia (na melhor localização, na altura das barracas mais badaladas). Oferece um dos melhores custos-benefícios dessa área. Possui piscina na cobertura, academia e restaurante.
  • Tambaqui Praia Hotel: fica a 200 metros da praia (na melhor localização, na altura das barracas mais badaladas). Possui uma pequena piscina na cobertura com linda vista.
  • Comfort Hotel Maceió: fica a 100 metros da praia. Possui piscina, academia e sala de jogos.
  • Oxentchê Hostel: fica a 500 metros da praia. Hostel super bem avaliado, possui quartos privativos e compartilhados, uma pequena piscina e cozinha compartilhada.
  • Palms Tropicais Hotel: fica a 150 metros da praia.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

Hotéis e pousadas em Ponta Verde (lado Jatiúca):

O outro lado da Praia de Ponta Verde (voltado para Jatiúca) também possui um lindo cenário. A orla tem ciclovia, quiosques e um ambiente mais tranquilo do que no lado Pajuçara. Nesse trecho de praia os prédios da avenida beira-mar fazem sombra na areia no final da tarde.

A praia é linda, tem mar calmo e barracas para os banhistas.

Ponta Verde no lado Jatiúca tem algumas opções de hotéis de frente para o mar. Uma vantagem é a localização mais próxima de Jatiúca, bairro com excelentes restaurantes.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Intercity Maceió: fica a 150 metros da praia. Inaugurado em 2017 é um dos hotéis mais novos de Ponta Verde. Possui restaurante, academia e piscina (na cobertura). Fica bem próximo de Jatiúca.
  • Hotel Ponta Verde Maceió: fica na avenida beira-mar. É um dos melhores hotéis de Ponta Verde. Possui piscina, restaurante, academia e espaço kids.
  • Maceió Mar Hotel: fica na avenida beira-mar. Possui piscina, restaurante, sauna e academia.
  • San Marino Suíte Hotel: fica a 200 metros da praia. É um hotel com ótimo custo-benefício. Possui uma piscina pequena (em um ambiente agradável), sauna, mini academia e restaurante.
  • Hotel Porto da Praia: fica a 100 metros da praia.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar em Jatiúca (Orla Central)

Distância até Pajuçara: +- 3 km.

O bairro de Jatiúca fica na continuação de Ponta Verde (no sentido norte). É um bairro nobre, residencial e que possui excelente estrutura de comércio e serviços. No interior do bairro fica o Maceió Shopping, um dos maiores da cidade.

A orla é bonita e conta com calçadão e ciclovia. A praia tem um trecho com faixa de areia mais estreita e um trecho com a faixa de areia mais larga (onde ficam as barracas e quiosques).

O mar na Praia de Jatiúca é mais forte e tem um tom menos esverdeado do que em Ponta Verde e Pajuçara. A praia é mais tranquila, o movimento de banhistas é menor e as águas frequentemente estão impróprias para banhos (consulte os boletins no site do IMA).

A Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros (também conhecida como Avenida Amélia Rosa) é a principal via gastronômica de Maceió e além de excelentes restaurantes também possui padarias, cafeterias, docerias e bares (alguns animados e com música ao vivo).

Jatiúca tem uma das melhores estruturas de hospedagem da orla central de Maceió. Pelo bairro há desde hostels descolados até o maior hotel/resort urbano de Maceió (Jatiúca Hotel & Resort).

Hotéis e pousadas em Jatiúca – Maceió:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Jatiúca Hotel & Resort: é o único hotel pé na areia na região central de Maceió, no único ponto em que não há uma avenida beira-mar. Ocupando uma ampla área com mais de 60.000 m² o Jatiúca é um oásis na área urbana de Maceió. A propriedade fica em torno de um lago e oferece uma completa integração entre a praia e a natureza. O resort tem ambientes elegantes e uma excelente estrutura com duas áreas de piscina, dois restaurantes, dois bares, equipe de recreação, spa, quadras de tênis, academia, arvorismo e tirolesa, entre outros itens. Há opções de diárias incluindo meia pensão. Para economizar fique no anexo Jatiúca Suítes Resort (veja abaixo). Um ponto negativo é a praia que geralmente tem mar forte e está imprópria para banhos. Recomendado mais para curtir a estrutura do resort do que a praia em frente.
  • Jatiúca Suítes Resort: pé na areia, em anexo ao Jatiúca Hotel & Resort. O Jatíuca Suítes Resort possui uma área e estrutura mais compactas. A área de lazer se resume praticamente a uma piscina de frente para o mar. A grande vantagem é poder utilizar toda a estrutura de lazer e gastronomia do Jatiúca Hotel & Resort. As diárias são mais econômicas.
  • Flix Hotel: fica a 300 metros da praia e apenas 30 metros da Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (a principal via gastronômica de Maceió). Inaugurado em 2019 o hotel tem uma excelente estrutura e é muito bem avaliado pelos hóspedes. Possui restaurante, academia e piscina. É um dos hotéis com melhor custo-benefício em Maceió.
  • Wanderlust Hostel: fica a 300 metros da praia e 200 metros da Av. Dr. Antônio Gomes de Barros. Inaugurado no final de 2019 é um hostel moderno, com excelente estrutura e um ambiente descolado e animado. Possui bar e cozinha compartilhada. Há opções de quartos privativos e compartilhados.
  • Hotel Brisa Tower: fica na avenida beira-mar, no trecho com mais opções de quiosques e barracas de praia em Jatiúca. O hotel possui uma fachada moderna e a estrutura conta com restaurante, piscina e academia.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Hotel Porto Jatiúca: fica a 200 metros da praia, na divisa de Jatiúca com Ponta Verde. Inaugurado em 2017 é um dos melhores custos-benefícios de Jatiúca. Possui piscina, restaurante e academia.
  • Maceió Atlantic Suítes: fica na avenida beira-mar. É um dos maiores hotéis urbanos de Maceió e conta com uma variada estrutura incluindo piscina, sauna, academia, sala de jogos, quadra de tênis, spa e restaurante. Todos os quartos possuem uma varanda privativa e vista frontal ou lateral do mar.
  • Cais da Praia Hotel: fica na avenida beira-mar. É um hotel pequeno, com uma arquitetura diferenciada. Possui piscina.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

$$$ Muito Barato (leia as avaliações antes de reservar):

Onde ficar em Cruz das Almas / Lagoa da Anta (Orla Central)

Distância até Pajuçara: +- 4 km.

A praia de Cruz das Almas (também chamada de Lagoa da Anta) fica na continuação de Jatiúca (sentido norte). Ela possui um ambiente bem menos turístico e mais residencial.

Em Cruz das Almas está localizado o Parque Shopping Maceió (um dos maiores da cidade), mas o restante do bairro tem uma estrutura menor de comércio, serviços, bares e restaurantes. No bairro vizinho de Jacarecica (sentido norte) fica a arena onde é realizado o Réveillon Celebration, um dos maiores e mais famosos do Brasil.

A praia é pouco procurada pelos banhistas. Ela tem águas mais turvas e ondas mais fortes (às vezes boas para surfe). A orla tem calçadão, ciclovia e é gostosa para caminhadas. Há algumas opções de quiosques e barracas.

Como é um bairro menos atrativo para os turistas a tendência é de hotéis e pousadas com preços mais baratos. Há opções com ampla estrutura de lazer como o Ritz Lagoa da Anta e o Matsubara Acqua Park Hotel.

Uma vantagem geográfica é que Cruz das Almas está na saída para a orla norte de Maceió.

Hotéis e pousadas em Cruz das Almas / Lagoa da Anta – Maceió:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Ritz Lagoa da Anta Hotel & Spa: fica na avenida beira-mar. Hotel mais luxuoso de Cruz das Almas é vizinho do Jatiúca Hotel & Resort com a vantagem de oferecer diárias mais econômicas e a desvantagem de não ser pé na areia. É um hotel elegante, com uma ampla e bonita piscina de frente para o mar (uma das maiores de Maceió) e uma variada estrutura incluindo restaurante, bares, academia, spa, quadras de tênis, mini golfe, espaço kids e equipe de recreação.
  • Ritz Suítes Home Service: fica na avenida beira-mar. É um hotel amplo, com uma moderna fachada. Possui piscina de frente para o mar, playground, academia e restaurante. Há opções de quartos com cozinha compacta.
  • Meu Hostel: fica a 150 metros da praia e 300 metros do Parque Shopping Maceió. Hostel super bem avaliado pelos hóspedes, possui quartos privativos e compartilhados e uma área de lazer muito agradável com piscina.

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

  • Matsubara Acqua Park Hotel: fica na avenida beira-mar. É um hotel amplo, com instalações um pouco antigas e que necessita de uma atualização. Possui duas áreas de piscina: uma menor de frente para o mar e um amplo parque aquático nos fundos da propriedade (é o diferencial do hotel).
  • Hotel Palmanova: fica a 300 metros da praia.

Orla Norte de Maceió

Onde ficar em Guaxuma (Orla Norte)

Distância até Pajuçara: 12 km.

Guaxuma é a primeira praia do litoral norte de Maceió. É uma praia limpa, bonita e com vários quiosques para os banhistas (concentrados no centrinho do bairro). O ambiente é tranquilo (não é muvucado). Na maré baixa o mar geralmente fica bom para banhos e na maré alta o mar fica um pouco mais mexido e perigoso.

É um bairro residencial, praticamente sem opções de comércio e restaurantes, apenas os quiosques na praia. No bairro fica a Pousada Sesc Guaxuma.

Hotéis e pousadas em Guaxuma – Maceió:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar em Garça Torta (Orla Norte)

Distância até Pajuçara: 15 km.

A Praia de Garça Torta é vizinha de Guaxuma (no sentido norte). É uma praia mais tranquila (menos banhistas) e com um aspecto mais rústico e natural. Há algumas opções de bares  barracas de praia.

O mar é calmo e bom para banhos na maré baixa (alguns trechos tem muitas pedras que formam piscinas naturais). Na maré alta o mar é mais forte e perigoso para banhos.

O bairro é simples e tem poucas opções de comércio e restaurantes.

Garça Torta tem algumas pousadas charmosas e hotéis boutique localizados pé na areia.

Hotéis e pousadas em Garça Torta – Maceió:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Flor de Lis Exclusive Hotel: pé na areia. Um dos melhores e mais exclusivos hotéis-boutique de Maceió. Ocupa uma bonita área de frente para o mar com deck, piscina e bar. Possui um restaurante refinado, atendimento personalizado e ambientes elegantes com um toque rústico.
  • Pousada Residência Duna Paraíso: pé na areia. Possui um lindo jardim (com piscina) com mais de 2.000 m². As acomodações são em charmosos bangalôs rústicos. A pousada é famosa pelo café da manhã. Possui restaurante (no jantar) e bar.
  • Pousada Velas ao Vento: pé na areia. Possui duas piscinas, restaurante e bar.

Onde ficar em Riacho Doce (Orla Norte)

Distância até Pajuçara: +- 15 km.

Riacho Doce é o bairro mais populoso da Orla Norte de Maceió. Com origem em uma vila de pescadores, o ambiente é simples. A Rodovia AL 101 cruza o bairro e tem algumas opções de comércio e alimentação.

A praia é pouco procurada e quase não tem estrutura de barracas para os banhistas. O mar tem muitas pedras, é mexido e tem ondas mais fortes (principalmente na maré alta).

Hotéis e pousadas em Riacho Doce – Maceió:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Kazatao by Toque: pé na areia. Pousada charmosa, com piscina de frente para o mar e restaurante (somente no almoço). É do mesmo grupo da Pousada do Toque em São Miguel dos Milagres.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾ Bom:

Onde ficar na Praia da Sereia (Orla Norte)

Distância até Pajuçara: +- 16 km.

A Praia da Sereia está localizada na sequência de Riacho Doce, após o Rio Pratagy.

O vilarejo é pequeno e muito simples, praticamente sem estrutura de comércio e restaurantes. Barracas de praia bem simples, uma ao lado da outra, atendem os banhistas na praia. Com ambiente popular a praia fica cheia nos finais de semana e feriados, e mais tranquila nos demais dias. Pedras formam uma barreira e deixam o mar uma piscina na maré baixa.

Fora do vilarejo a Praia da Sereia segue praticamente deserta por alguns quilômetros (em um lindo cenário) até o Pratagy Beach Resort (veja abaixo). Um mirante às margens da rodovia oferece uma vista incrível do mar. Para pegar praia nesse trecho quase deserto veja o Bar e Restaurante Casa de Praia.

Hotel na Praia da Sereia – Maceió:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

  • Atlântico Hotel: de frente para o mar, no vilarejo da Praia da Sereia. Possui piscina.

Onde ficar em Pratagy (Orla Norte)

Distância até Pajuçara: +- 18 km.

Pratagy fica na mesma faixa de areia da Praia da Sereia, só que na ponta norte da praia, perto da foz do Rio Meirim.

Na praia fica o all inclusive Pratagy Beach Resort, em uma linda área em meio à natureza. Em anexo ao resort está sendo construído o Pratagy Acqua Park, o primeiro parque aquático de Alagoas, com previsão de inauguração em abril de 2020. Nessa área também está localizado o Cafe de La Musique Maceió (que abre apenas para festas, shows e eventos).

Do outro lado da rodovia fica o condomínio resort Villas do Pratagy onde estão a Pousada Casa Caiada, o Villas Supreme Hotel e o Villas Supreme Flats.

Hotéis e pousadas em Pratagy – Maceió:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada Casa Caiada: fica dentro do condomínio Villas do Pratagy, na linha de frente para o mar (com linda vista). Possui uma estrutura independente do condomínio incluindo restaurante, bar, spa, piscina com linda vista, sauna e jardins com paisagismo. Possui ambientes elegantes. Há opções de quartos com banheira de hidromassagem. É do mesmo grupo do Pratagy Beach Resort.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Pratagy Beach Resort All Inclusive: fica pé na areia em uma linda área com muita natureza no entorno do mar e do Rio Meirim. Funciona no sistema all inclusive e possui uma boa estrutura de lazer (incluindo equipe de recreação). A praia é muito bonita, boa para banhos de mar e possui um lindo tom do verde ou azul. A estrutura de praia é boa (incluindo um bar). Em anexo ao resort está sendo construído o Pratagy Acqua Park (previsão de inauguração em abril/2020). O parque aquático será um diferencial, principalmente pelo fato da piscina atual ser relativamente pequena para o porte do resort.
  • Villas do Pratagy: localizado do outro lado da rodovia, em uma área em meio à natureza. É um condomínio resort que fica em uma área mais alta, com linda vista do mar. A estrutura de uso comum inclui piscina com vista, academia, sauna e restaurante. No local ficam o Villas Supreme Hotel, o Villas Supreme Flats (equipados com cozinha) e a Pousada Casa Caiada (veja acima).

Onde ficar em Ipioca (Orla Norte)

Distância até Pajuçara: +- 20 km a +- 28 km.

Ipioca é a última praia da Orla Norte de Maceió e vai até a divisa com a cidade de Paripueira. Ela é considerada a praia mais bonita de Maceió, onde o mar atinge a tonalidade mais intensa (azul/verde).

A Praia de Ipioca é extensa e ao longo dos seus +- 8 km tem prainhas diferentes. A maior parte da praia é deserta, mas alguns pontos possuem vilarejos ou condomínios de casas de veraneio. Há trechos com mar mais mexido (principalmente na maré alta) e outros com mar calminho e delicioso para banhos (são os trechos de praia mais incríveis de Maceió).

Em Ipioca ficam os dois melhores beach clubs de Maceió. O mais famoso e antigo é o Hibiscus Beach Club. O mais novo (inaugurado em 2019) é o Guarda Rios Beach Club. Os dois ficam no mesmo trecho da praia (distantes +- 700 metros entre si), um dos pontos mais bonitos da Praia de Ipioca.

Na região de Alto de Ipioca, um vilarejo localizado em uma área mais alta (com mirante) do outro lado da rodovia, há um pequeno núcleo gastronômico.

Ipioca possui algumas opções de hospedagem, desde pousadas até o Salinas de Maceió, um dos melhores resorts da cidade. Ao se hospedar em Ipioca você terá à disposição a praia mais bonita de Maceió. Em contrapartida estará em uma área com pouca estrutura, vilarejos simples e a mais distante da região central da cidade.

Uma vantagem geográfica é que você estará mais próximo de lindas cidades e praias ao norte de Maceió como Paripueira, Barra de Santo Antônio, Ilha da Crôa e a Praia do Carro Quebrado.

Resorts, hotéis e pousadas em Ipioca – Maceió:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Salinas de Maceió Resort All Inclusive: pé na areia. Fica em um trecho bonito da praia, mas o mar não é tão calminho (principalmente na maré alta). É o melhor resort all inclusive de Maceió (é muito bem avaliado pelos hóspedes). O Salinas Maceió oferece boa gastronomia e uma excelente estrutura de lazer (incluindo uma boa equipe de recreação). A unidade de Maceió é menor que a de Maragogi.
  • Waterfront Apart Hotel: pé na areia. Fica no mesmo vilarejo onde está o Salinas Maceió. É um conjunto de flats (equipados com cozinha) com uma linda área beira-mar com piscina adulto, piscina infantil, hidromassagem e bar. Possui restaurante.
  • Wave Suítes Hotel: fica a 50 metros da praia, na rua de trás do Waterfront Apart Hotel. É uma opção mais econômica e com excelente custo-benefício. Há opções de apartamentos com cozinha. Possui piscina, bar e restaurante.
  • Pousada Ipioca Beach Village: pé na areia. Fica no mesmo vilarejo onde está o Salinas de Maceió. Possui um jardim com piscina de frente para o mar. Há opções de quartos com mini cozinha.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Villa del Mare: pé na areia. Fica no mesmo vilarejo onde está o Salinas de Maceió. É uma pousada aconchegante, com uma linda área de frente para o mar com jardins, piscina e hidromassagem.

⦾⦾⦾⦾ Bom:

  • Hotel D’Natureza: fica em uma ampla área isolada, em meio à muitos coqueiros. É um hotel antigo, que necessita de uma atualização. O grande diferencial é o isolamento e a praia praticamente privativa (distante alguns minutos de caminhada em meio à natureza). O hotel possui uma área com piscinas, além de restaurante/bar.

Aluguel de imóveis para temporada em Maceió

39 Comentários


  1. Fui em Maceió e optei em ficar hospedada na praia de Ponta Verde. Onde é fácil encontrar supermercados, padaria, bancos, tudo que precisar. A noite é bem movimentado onde tem melhores bares e a feirinha de artesanatos, fiquei muito a vontade em passear pela orla. Aproveitamos o passeio até porto de galinhas que embora foi muito rápido valeu a pena. De carro foi possível conhecer a famosa praia do Francês e do Gunga. O passeio de lancha por São Miguel dos Milagres é espetacular e a dica é: “quem passar por Alagoas não pode deixar de conhecer Hibiscus!”

    Responder

  2. Olá !! Adorei as dicas de Alagoas! Depois de Maceió qual a cidade indica com um centro urbano maior? Obrigada!

    Responder

    1. Oi Raquel, tudo bem?

      No litoral de Alagoas apenas Maceió tem um centro urbano grande e estruturado. Depois há pequenas cidades praianas como Maragogi, Barra de São Miguel, Japaratinga, entre outras, mas são cidadezinhas bem pequenas.

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Olá! Que bacana suas dicas!
    Quero muito conhecer essas praias e a dúvida é: é possível conhecer um monte delas na mesma viagem? Elas são próximas? Se estiver de carro, esquecendo a parte do cansativo, dá pra ir subindo pela orla para conhecer o maior número de praias? Se sim, qual o ponto de partida você aconselha iniciar?
    Obrigada!!

    Responder

    1. Oi Andressa, tudo bem?

      Dá sim, as praias mais famosas são acessíveis de carro. Você pode partir da região central de Maceió, onde estão as praias Pajuçara e Ponta Verde e seguir pelo litoral norte.

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Oi quero ir agora em Março /2019 gostaria de ficar em uma praia em Maceió Boa para banho e que tivesse um centrinho pra passear a noite sem muita badalação.

    Responder

  5. Olá Fred td bem? Estou querendo ir a Maceió agr janeiro … Tenho um filho de 4 anos e gostaria de ficar em uma praia calma e tranquila qual vc me indicaria?

    Responder

    1. Oi Claudete, tudo bem?

      Difícil eu indicar porque eu não sei qual tipo de estrutura vocês querem. No artigo eu já dou uma descrição das praias e dicas de hotéis e pousadas em cada uma delas.

      Abraços 🙂

      Responder

  6. Bom dia, estou indo para Maceió em outubro e estou em dúvida se ficarei na cidade no Hotel Ritz Suites ou em alguma praia fora do centro , você teria alguma sugestão de hotel dentro da cidade melhor que o RITZ com meia pensão? tava pensando em ficar em São miguel dos Milagres seria uma boa opção? Qual hotel você indicaria com meia pensão? … Eu e o meu marido gostaria de fazer alguns passeios mais não todos os dias, a noite pretendemos ficar no hotel mesmo para descansar. Mais uma pergunta deveria alugar um carro ? Porque me disseram que os passeios são caros e não gostaria de gastar muito com isso.
    Fico no aguardo,

    Responder

    1. Oi Ana Paula, tudo bem?

      Melhor que o Ritz Suites e com meia pensão confira o Ritz Lagoa da Anta e o Jatiuca Resort. Mais barato e com uma estrutura menor veja o Brisa Tower.

      São Miguel dos Milagres tem uma proposta diferente de Maceió. É um vilarejo bem pequeno com pousadas (geralmente charmosas e caras) espalhadas pelo litoral (muitas isoladas). É um destino de pousadas charmosas, para relaxar. As melhores pousadas são bem caras e os restaurantes das pousadas são refinados. Eu gosto bastante dessa região, até mais do que Maceió, mas depende do perfil de viagem que você quer..

      Dá uma olhada nas pousadas de São Miguel dos Milagres no Booking (muitas pousadas da região não estão no Booking, você tem que contactá-las diretamente).

      Mais ou menos nessa linha veja a Pousada Rangai em Maragogi (também no litoral norte de Alagoas).

      Sobre carro alugado é uma questão pessoal. É mais prático, você faz o seu roteiro, no seu tempo, economiza com o transfer do aeroporto, etc.. Em contrapartida não tem um guia para orientar e levar em alguns locais específicos. Não é apenas a questão financeira que deve ser analisada, mas o tipo de experiência que vocês desejam.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  7. Bom dia, Fred.

    Meus pais vão em setembro ara Maceio, eles gostam mais de calmaria (por isso o hotel não precisa ficar no centro), eles curtem mesmo é tomar banho de mar e fazer caminhadas. Estou olhando hospedagem em Barra de São Miguel dos Milagres, me parece um lugar tranquilo, bom de tomar banho e existem várias praias perto que eles poderiam ir apé. Mas o centro de Barra de São Miguel tem restaurantes e barzinhos para jantar e almoçar? Você indica essa praia ou me indicaria outra? Uma última questão, para ir do aeroporto até os hotéis, qual a melhor forma, por exemplo barra de são miguel fica a 46km, tem alguma dica? Valeu e forte abraço.

    Responder

    1. Oi Maurício, tudo bem?

      Você disse Barra de São Miguel dos Milagres, mas acho que você está se referindo à Barra de São Miguel que fica no litoral sul de Maceió (São Miguel dos Milagres fica no litoral norte).

      Barra de São Miguel tem praias bem bonitas. De dia tem mais opções de restaurantes na praia, mas à noite a cidadezinha é bem morta. Acho que a única opção noturna é o Villa Niquim que é um espaço (pequeno) que reúne algumas lojinhas de artesanato (que abrem na alta temporada) e dois restaurantes (geralmente abrem o ano todo, mas essas coisas podem mudar). Uma opção é ficar em um hotel com restaurante. Barra de São Miguel não se compara às opções diurnas e noturnas de Maceió.

      Quanto ao transporte a maneira mais prática é um táxi entre o aeroporto e o hotel. Também dá para reservar um transfer (o próprio hotel/pousada pode indicar um).

      Abraços 🙂

      Responder

  8. Boa tarde, Fred..tudo bem? Estamos programando as férias de fim de ano(virada de ano) e escolhemos Maceió. Aproximadamente somos 18 pessoas…qual local você indica para alugarmos uma casa? Maceió, Barra de São Miguel, Maragogi..Pajuçara? Temos preferência que tenha quiosques/ movimento de gente próximos para não ficarmos só na casa e pode explorar outros locais. Alguma dica? Obrigada!!!

    Responder

    1. Oi Talita, tudo bem?

      Cada uma das opções tem as suas vantagens e desvantagens.

      Dentre essas opções eu gosto bastante de Barra de São Miguel que tem um ambiente bem praiano, é movimentada e tem quiosques/barracas de praia.

      Maceió possui um ambiente urbanizado (a não ser que vocês aluguel uma casa nas praias do norte, como Ipioca).

      Maragogi também é bacana, mas o centrinho (onde estão a maioria dos restaurantes/quiosques) eu não gosto muito não, prefiro as praias do norte). Veja Onde Ficar em Maragogi.

      Abraços e boas férias 🙂

      Responder

  9. Boa noite Fred, estamos com as seguintes dúvidas:
    Porto Seguro ou Maceió?
    Temos (minha esposa e eu) este mês livre e decidimos agora viajar, quebrar o porquinho pegar as malas e ir sem pensar muito…gostaríamos de um hotel com piscina e se possível pé na areia ou próximo do mar, com melhor custo benefício(um belo resort seria ótimo, mas só se houvesse uma super
    promoção kkk) gostamos de intercalar ex: 1 dia passeio, 1 dia hotel e proximidades, iriamos ficar de 5 à 7 dias e usar transporte público ou transfer, a princípio, não gostaria de alugar carro e ter que dirigir, iria mais para descansar e aproveitar mesmo.
    Nestas condições, qual destino você escolheria? Maceió ou Porto Seguro? Qual seria o melhor custo/benefício?

    Responder

    1. Oi William, tudo bem?

      Ambos os destinos são bacanas rsrsrsrs

      Tanto Maceió e Porto Seguro possuem avenidas à beira-mar. Por isso são raros os hotéis pé na areia.

      Maceió (e o entorno) tem praias com o mar mais azul. São impactantes. Em Maceió há muitas opções de passeios em lindas praias de mar calmo e azul. Entre Maceió e Porto Seguro eu prefiro os passeios de Maceió (inclusive as opções de piscinas naturais). Maceió tem poucas opções de grandes hotéis (no estilo resort) e eles ficam em praias não tão bacanas: Ritz Lagoa da Anta e Jatiúca Resort. Maragogi no litoral norte tem duas boas opções de resorts (em praias melhores). Veja Onde Ficar em Maragogi.

      Porto Seguro é um destino mais popular e barato. O melhor (e único) resort da cidade é o excelente La Torre. Na praia de Taperapuã tem vários hotéis econômicos e com boa estrutura. Veja Onde Ficar em Taperaupuã.

      O melhor de Porto Seguro, na minha opinião, são os vilarejos hippie chics ao sul do Centro: Arraial d’Ajuda e Trancoso. Vocês podem conhecer eles com passeios ou se hospedar (mais caro do que em Porto Seguro): Onde Ficar em Arraial d’Ajuda e Onde Ficar em Trancoso.

      Espero ter dado uma luz.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

      1. Muito obrigado, clareou de vez estas dicas pra nossa escolha, vlw mesmo.

        Responder

    2. Se escolher ir pra Porto Seguro eu indico o hotel Brisa da Praia, é maravilhoso!!!!

      Responder

  10. Oi Fred, boa noite, estou com uma dúvida, onde vc acha melhor ficar?
    Hotel Brisa da Praia em Pajuçara ou hotel Brisa Tower em Jatiúca?
    Mais, uma vez obrigada pelas dicas.

    Responder

    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      Os dois hotéis são bons, o que muda é a localização.

      O Hotel Brisa Praia fica em Pajuçara que é o centrinho turístico de Maceió.

      O Hotel Brisa Tower fica em Jatiúca que também é um bairro bem estruturado.

      Ambas as localizações são boas.

      Mas eu prefiro a Ponta Verde, que fica entre Pajuçara e Jatiúca. Ponte Verde é o melhor lugar para ficar em Maceió (a praia mais bonita, pertinho da feirinha de artesanato e das melhores barracas de praia).

      Abraços 🙂

      Responder

  11. Boa noite Fred, estou pensando em ir para Maceió agora no final do mês de abril/2018, vou comemorar meu aniversário de casamento, 30 anos de casada.
    Eu li no seu roteiro sobre os hotéis e já me ajudou bastante, pois estava em dúvida onde ficar.
    Queria dicas o q posso fazer por lá…tem como eu ir até Maragogi…o q vc me aconselha?
    Obrigada.

    Responder

    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      São vários os passeios para se fazer a partir de Maceió.

      Maragogi é tão bacana que compensa ficar uns dias lá. Veja Onde Ficar em Maragogi. Mas também dá para fazer o passeio desde Maceió, embora seja um pouco cansativo. Só tem que ficar de olho na tábua das marés (as piscinas naturais devem ser visitadas na maré baixa).

      Outras opções de passeios são Paripueira, praias do Francês e do Gunga, São Miguel dos Milagres, Dunas de Marapé, Delta do São Francisco, entre outros.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  12. Olá! vou fazer um concurso no mês de março em Maceió e não conheço a cidade. Gostaria de saber dicas de hospedagem, locais mais centrais etc. não foi divulgado o local das provas e como geralmente é divulgado bem próximo do dia…, ai gostaria de fazer uma reserva antecipada só que em um local que seja central, sem problemas pra deslocamento.
    Grata pela atenção!

    Responder

    1. Oi Edina, tudo bem?

      Dos bairros mencionados no artigo o mais próximo do Centro de Maceió é Pajuçara. Creio que Pajuçara seja o local mais indicado para você.

      Abraços e boa sorte 🙂

      Responder

      1. Tudo bem! obrigada. Muito grata pela informação. Começar a fazer a pesquisa… Abraco!

        Responder

  13. Bom dia Fred!
    Vou para Maceió em janeiro de 2018 com minha esposa e filho que na data estará com 1 ano e 5 meses, nunca fizemos uma viagem desde do nosso casamento em 2010, quais dicas daria? Hotéis ou pousadas legais com preço bom, gostaria que fosse marcante para minha familia, porem não gastar muito.

    Grato

    Responder

    1. Oi Gerson, tudo bem?

      Vai depender bastante do perfil de viagem que vocês pretendem fazer.

      Eu indico Maceió como um destino para fazer passeios, já que a cidade não possui muitos resorts. Na minha opinião a essência de Maceió é ficar na região de Ponta Verde/Pajuçara em um bom hotel (não tem resort nessa área; no artigo eu indico vários hotéis nessa região), na maioria dos dias fazer passeios pela região e em alguns dias curtir a praia na frente do hotel (a de Ponta Verde é melhor). Sem dúvida essa opção seria mais econômica, já que há vários hotéis mais baratos nessa região.

      Se vocês preferirem uma viagem tipo resort eu indico Maragogi ou Porto de Galinhas.

      Abraços 🙂

      Responder

  14. Olá Fred. Irei em Julho para Maceió. Reservei um Hotel em Praia do Francês… Muito ruim para se deslocar de lá para outras praias ou Maceió Ponta Verde.. sai passeios também da Praia do Francês para outras praias?,
    Obrigado!

    Responder

    1. Oi Lise, tudo bem?

      Para se deslocar entre a praia do Francês e Maceió há uma linha de ônibus e táxis. Acho que a melhor opção seria alugar um carro, te daria uma maior flexibilidade e agilidade para conhecer as praias da região.

      Creio que não há muitas ofertas de passeios saindo da Praia do Francês. Os turistas que ficam lá vão mais para curtir a praia mesmo. A concentração de saída de passeios é de Maceió.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  15. Olá…
    irei viajar no início de março de 2017 e estou em dúvida se devo me hospedar na praia do françês ou nas praias dentro de Maceió (pajuçara ou ponta verde). Eu quero aproveitar as praias mas também gosto de ir em barzinhos no período noturno. Sei que as praias urbanas ficam impróprias para o banho algumas vezes no ano, será que nesta época elas estarão?
    Pensei em locar um carro, e por gostar de sair a noite tenho receio de ficar me deslocando pela rodovia e acabar ficando cansativo.
    Aguardo sua opinião.
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Janaina, tudo bem?

      Quanto a balneabilidade das praias em Março eu não sei te dizer se estarão próprias ou não.

      Quanto as demais questões são detalhes muito pessoais. Em Maceió você estará no centro urbano de uma grande cidade. Na Praia do Francês também há bares, mas é uma praia fora da área urbana.

      Como eu gosto de passear durante o dia eu prefiro alugar um carro e ficar em Ponta Verde (à noite há vários bares e restaurantes).

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Olá, irei para Maceió em novembro, minha esposa mais dois casais, gostaria de ficar em uma pousada simples porém Boa e barata e que a noite possamos madrugar em barzinhos centros que fiquem madrugada a dentro.

        No aguardo

        Responder

        1. Oi Gilmar, tudo bem?

          A região com a noite mais animada é Ponta Verde. Recomendo vocês se hospedarem em Ponta Verde ou nas vizinhas Pajuçara e Jatiúca.

          Ao longo deste artigo eu indico algumas pousadas baratas nesses bairros.

          Abraços 🙂

          Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *