Onde Ficar em Ilha Grande: Hotéis e Pousadas em Ilha Grande RJ

Veja neste artigo:

  • Descrição dos melhores lugares, vilas e praias para se hospedar em Ilha Grande.
  • Dicas de hotéis e pousadas em Ilha Grande indicados área por área: Vila do Abraão (a principal da ilha), Enseada de Araçatiba, Enseada do Bananal, Enseada de Palmas, Praia Vermelha, Provetá, Aventureiro, entre ouras.
  • Das melhores até as mais baratas: confira as melhores pousadas em Ilha Grande, além de muitas opções de pousadas baratas para você economizar na hospedagem em Ilha Grande (Angra dos Reis, Rio de Janeiro).

Quais são os melhores lugares para ficar em Ilha Grande?

  • Vila do Abraão: é a principal vila da ilha com centenas de pousadas, restaurantes, agências, lojas e pequenos comércios. É o local com a maior conectividade de barcos e rotas com o continente. Possui agito noturno e é o principal ponto de saída dos passeios da ilha.
  • Enseada de Araçatiba: é a segunda comunidade mais turística da ilha, mas com uma estrutura infinitamente menor que a Vila do Abraão. Possui excelentes pousadas.
  • Outras comunidades da ilha: você encontra pousadas espalhadas por várias comunidades com pouca estrutura ou em locais isolados. Geralmente essas pousadas possuem toda a estrutura ou organizam tudo o que for necessário para os hóspedes (restaurante, atividades aquáticas, barcos para fazer os passeios e transfer ida e volta para o continente).

E qual é o melhor lugar para se hospedar em Ilha Grande?

Na minha opinião é a Vila do Abraão que disparadamente possui a melhor estrutura da ilha. O Abraão é a única comunidade onde você poderá (após fazer os passeios durante o dia) sair para curtir à noite (bares, restaurantes, lojas e baladas).

A Vila do Abraão também é o local de mais fácil acesso com linhas de regulares de barcos saindo de três locais no continente: Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição do Jacareí.

Mas se você pretende ficar em um local mais isolado há dezenas de boas pousadas espalhadas por várias comunidades ou em pontos isolados da ilha.

Importante: não há linhas regulares de transporte entre as comunidades da ilha. Comunidades distantes entre si é inviável o transporte por táxi-boat.

Se você vai se hospedar em outras comunidades (que não seja a Vila do Abraão): confirme com a pousada a melhor maneira de chegar. As linhas regulares de barcos tem poucos horários. Geralmente as pousadas vão te indicar um transfer ida e volta desde o continente.

Pousada Recreio da Praia: uma das melhores pousadas de Ilha Grande com excelente localização pé na areia no centrinho da Vila do Abraão

Mapa de localização das vilas e atrações em Ilha Grande:

  • Em azul: a Vila do Abraão.
  • Em verde: as demais comunidades que possuem estrutura para hospedagem de turistas.
  • Em amarelo: as principais atrações da ilha.

Onde ficar na Vila do Abraão – Ilha Grande:

A Vila do Abraão é a principal vila de Ilha Grande e o local com a melhor estrutura da ilha.

Há várias vantagens de se hospedar na Vila do Abraão:

  • A melhor estrutura de comércio e serviços na ilha, incluindo a maior concentração de pousadas em Ilha Grande.
  • É a vila com a maior conectividade com o continente (mais horários e opções de rotas e de barcos).
  • A partir da Vila do Abraão você terá mais opções de agências, passeios e barcos para conhecer as atrações da ilha.
  • É o local com maior agito noturno com muitas opções de bares, restaurantes e baladinhas.

Desvantagem: a principal desvantagem de ficar na Vila do Abraão é a praia da vila, que sempre está tomada de embarcações e não é boa para banhos de mar.

Apesar de ser a vila com a maior estrutura, ela não perde o aspecto rústico e a integração com a natureza.

Há linhas regulares de barcos para a Vila do Abraão saindo de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição do Jacareí. Veja os pontos de partida no continente e os horários das rotas.

Pousadas na Vila do Abraão em Ilha Grande:

★★★★ Excelente:

  • Pousada Naturalia: uma das melhores pousadas de Ilha Grande. Ela fica em uma área de 1000m² com muita natureza. Os quartos ficam subindo o morro e tem vista para o mar. A localização é excelente no canto direito da praia, perto para ir caminhando até o centrinho da vila, mas distante do barulho. A pousada é rústica, charmosa, oferece um bom café da manhã e um excelente atendimento. É uma das mais bem avaliadas pelos hóspedes.
  • Pousada Recreio da Praia: tem uma localização excepcional (de frente para a praia no centrinho da Vila), quartos bem equipados, uma área agradável de frente para mar e boa estrutura (incluindo piscina).
  • Aratinga Inn: figura em alguns rankings como a melhor pousada de Ilha Grande. Fica em meio à natureza, com lindos jardins, decoração diferenciada e oferece um excelente atendimento.

★★★★★ Muito Bom:

★★★★★ Custo-Benefício:

★★★★ Bom:

$$$ Para Economizar:

Aluguel de imóveis para temporada na Vila do Abraão:

Pousadas nos arredores da Vila do Abraão:

Na mesma enseada onde está a Vila do Abraão há diversas prainhas acessíveis por trilhas (10 a 30 minutos de caminhada) ou táxi boat. Você estará em um ambiente mais tranquilo e sem estrutura comercial, mas com a vantagem de estar em um local isolado em meio ao à natureza e relativamente próximo da Vila do Abraão.

★★★★ Excelente:

  • Bonito Paraíso Ilha Grande – Praia Abraãozinho: pousada com suítes em duas casas, uma na beira da praia (casa caiçara em estilo colonial) e a outra no meio da floresta (casa com design mais moderno). As suítes são aconchegantes e bem equipadas. Os ambientes são elegantes e bem decorados. Possui restaurante.

★★★★★ Muito Bom:

  • Pousada Portal do Sol – Praia de Guaxumã: ocupa uma ampla área pé na areia, possui quartos bem equipados, restaurante e disponibiliza caiaque, canoa, pé de pato e snorkel gratuitamente.
  • Jungle Lodge – no meio da mata: lodge sustentável integrado à natureza, ambiente rústico e com lindas vistas para os morros e o mar.
  • Pousada Asalem – Praia da Crena: pousada com quartos elegantes. Possui restaurante.
  • Rainforest House– no meio da mata

★★★★★ Custo-Benefício:

★★★★ Bom:

  • Pousada Praia da Crena – Praia da Crena: ocupa uma ampla área com jardins à beira-mar. Possui restaurante.

Onde ficar na Enseada de Araçatiba – Ilha Grande:

A Enseada de Araçatiba é a vila com a segunda maior estrutura turística de Ilha Grande, embora seja muito menor que a Vila do Abraão.

O ambiente é rústico, tranquilo e com muita natureza. São poucas as opções de comércio e não há o agito noturno igual ao do Abraão.

Assim como no Abraão são várias as opções de passeios de barco e trilhas pela região que é repleta de belas praias e atrativos (como a Lagoa Verde que fica bem próxima de Araçatiba).

Você encontra bons restaurantes e várias pousadas, a maioria na Praia Grande de Araçatiba, onde está a vila e o cais principal. Também há pousadas espalhadas por outras prainhas ou nas costeiras da enseada, acessíveis por trilhas ou barco.

Diferencial: em Araçatiba você encontra várias pousadas excelentes (muito bem avaliadas pelos hóspedes) que vão proporcionar toda a estrutura que você precisa para os dias na ilha (dicas, organização de passeios, atividades aquáticas, alimentação, etc).

Araçatiba fica no lado oposto da ilha em relação ao Abraão (ela está mais próxima de Angra dos Reis). Há linhas regulares de barcos para a Enseada de Araçatiba saindo de Angra dos Reis. Veja mais informações sobre como chegar na Enseada de Araçatiba.

Pousadas na Enseada de Araçatiba em Ilha Grande:

★★★★ Excelente:

  • Mar da Lua – na costeira: uma das melhores pousadas de Ilha Grande. Possui quartos bem equipados, atendimento diferenciado, restaurante e um lindo deck sobre o mar.
  • Pousada & Restaurante Convés – na costeira: possui um deck sobre as águas cristalinas do mar. A pousada é famosa pelo atendimento personalizado dos proprietários (inclusive no restaurante cujo prato principal é o Chiclete de Camarão e Moquecas preparado pela proprietária).
  • Pousada Cruzoé – na costeira: possui restaurante e deck sobre o mar.

★★★★★ Muito Bom:

  • Pousada Tropical Araçatiba – Praia Grande de Araçatiba (Vila): possui um amplo jardim, áreas comuns agradáveis, restaurante e uma pequena piscina. Oferece um bom café da manhã e excelente atendimento.
  • Pousada Tony Montana – Praia Grande de Araçatiba (Vila): uma das mais bem localizadas (a beira-mar na praia Grande). É bem avaliada pelos hóspedes e possui um bar/restaurante com excelente custo-benefício.
  • Pousada Mar de Sonhos – Praia da Cachoeira: beira-mar na Praia da Cachoeira. Atendimento diferenciado dos proprietários.
  • João & Maria da Ilha – Praia de Araçatibinha: com um amplo jardim de frente para o mar, quartos no estilo rústico e bom atendimento.
  • Pousada Mar de Araçatiba – Praia Grande de Araçatiba (Vila)
  • Pousada Pouso do Sol – Praia Grande de Araçatiba (Vila)

★★★★★ Custo-Benefício:

★★★★ Bom:

Mais opções na Enseada de Araçatiba:

Onde ficar na Enseada do Bananal – Ilha Grande:

A Enseada do Bananal é um dos pontos da ilha mais próximos de Angra dos Reis. A enseada tem várias praias sendo a Praia do Bananal a maior delas.

A estrutura comercial e de serviços é muito simples (quase inexistente), mas você encontra pousadas com o próprio restaurante e estrutura para fazer os passeios.

Angra dos Reis é o ponto de partida no continente dos barcos para a Enseada do Bananal, veja mais informações sobre como chegar na Enseada do Bananal.

Pousadas na Enseada do Bananal em Ilha Grande:

★★★★★ Muito Bom:

  • Pousada Recanto dos Lima – Praia de Matariz: pousada autossuficiente. Ocupa uma ampla área com jardins e natureza, possui restaurante, tem a própria estrutura de atividades aquáticas e passeios (barcos e escuna próprios) e boa estrutura de lazer (incluindo piscina).

★★★★★ Custo-Benefício:

  • Fauna Pousada – Praia do Bananal: de frente para o mar na Praia do Bananal
  • Sossego do Pedro e da Bia – Praia do Bananal: pousada simples, mas muito bem avaliada. Possui restaurante e o próprio barco para passeios.
  • Pousada Três Coqueiros – Praia do Bananal Pequeno: fica na prainha do Bananal Pequeno, bem próxima da Praia do Bananal. Possui restaurante.
  • Pousada do Preto – Praia do Bananal: localizada beira-mar no centrinho da Praia do Bananal.
  • Pousada Casa Nova – Praia do Bananal

Mais opções na Enseada do Bananal:

Onde ficar na Praia Vermelha – Ilha Grande:

A Praia Vermelha fica próxima da Praia Grande de Araçatiba e é ocupada por uma pequena comunidade com pouca estrutura.

Na Praia Vermelha você encontra algumas pousadas que possuem restaurante e estrutura para os passeios. Algumas pousadas possuem um padrão superior com quartos e ambientes confortáveis e elegantes.

Angra dos Reis é o ponto de partida no continente dos barcos para a Praia Vermelha, veja mais informações sobre como chegar na Praia Vermelha.

Pousadas na Praia Vermelha em Ilha Grande:

★★★★ Excelente:

  • Vila Pedra Mar: pequena pousada com apenas três quartos localizada na costeira rochosa no canto direito da praia. Os quartos são charmosos e bem equipados e o restaurante da pousada serve pratos bem elaborados. O café da manhã é sensacional e o atendimento da pousada é diferenciado. É uma das pousadas mais bem avaliadas em Ilha Grande.

★★★★★ Muito Bom:

  • Pousada Lagamar: fica em meio à natureza e possui lindos jardins. Possui chalés ou suítes e restaurante.
  • Ponta da Barca: de frente para o mar na Praia Vermelha a pousada possui o próprio restaurante que é um dos mais famosos de toda a ilha.
  • Pousada e Mergulho Dolce Vitta: localizada na Praia Vermelha. Possui restaurante.

★★★★ Bom:

  • Suítes Arpoador: fica a 15 minutos de caminhada da Praia Vermelha, em um costão de pedras de frente para o mar.

Mais opções na Praia Vermelha:

Onde ficar na Enseada Sítio do Forte – Ilha Grande:

A Ensedada Sítio do Forte fica entre a Enseada do Bananal e a Enseada de Araçatiba. São várias praias com pequenas comunidades com pouca estrutura.

A Enseada Sítio do Forte possui algumas pousadas que fornecem toda estrutura necessária para os hóspedes.

Como chegar: veja mais informações sobre como chegar na Enseada Sítio do Forte.

Pousadas na Enseada Sítio do Forte em Angra dos Reis:

★★★★ Excelente:

  • Pousada Três Coqueiros – Praia de Maguariquessaba: ocupa uma ampla área beira-mar com destaque para o casarão principal. As diárias já incluem todas as refeições e também os passeios que são organizados com a própria estrutura da pousada. Possui boa estrutura de lazer.

★★★★★ Muito Bom:

  • Pousada Maria Bonita – Praia de Passaterra: as diárias já incluem todas as refeições e também os passeios que são organizados com a própria estrutura da pousada.

Onde ficar na Enseada de Palmas – Ilha Grande: 

A Enseada de Palmas é uma das comunidades mais próximas da Vila do Abraão. A estrutura é bem simples, já que ela é uma das vilas com menos habitantes da ilha.

A Enseada de Palmas é tem várias praias sendo que a principal é a Praia Grande de Palmas (a maior e onde está o centrinho do vilarejo).

Para chegar na Enseada de Palmas: por trilha ou táxi-boat a partir do Abraão.

Pousadas na Enseada de Palmas em Ilha Grande:

★★★★★ Espetacular:

  • Atlântica Jungle Lodge – Praia do Pouso: talvez a experiência mais incrível que você pode ter em Ilha Grande. Fica na isolada Praia do Pouso. Possui uma estrutura rústico-chic, requintada e charmosa em meio à floresta e com vista para o mar. Os quartos são elegantes, bem equipados e os amenities de qualidade. Possui restaurante e estrutura para realizar os passeios. É a pousada mais próxima (15 minutos de caminhada) da Praia de Lopes Mendes, a praia mais bonita de Ilha Grande.★★★★★ Muito Bom:
  • Pousada Toca do Mar – Praia Grande de Palmas: fica na encosta no canto direito da praia. Os quartos possuem varanda e linda vista do mar. É uma das melhores pousadas da Enseada de Palmas.

★★★★★ Custo-Benefício:

  • Cabanas Paraíso – Praia Brava de Palmas: cabanas e suítes simples e rústica em uma localização sensacional pé na areia e em meio às árvores na prainha Brava de Palmas.

★★★★ Bom:

  • Acorde – praia Grande de Palmas: quartos privativos ou compartilhados. Pé na areia.

$$$ Para Economizar:

Mais opções:

Onde ficar na Freguesia de Santana – Ilha Grande:

A Freguesia de Santana ocupa uma península com várias praias localizadas no ponto da ilha mais próximo do continente. Por isso é rota dos passeios de barco e escuna que saem principalmente de Angra dos Reis.

A Freguesia de Santana tem uma comunidade bem pequena, com poucas dezenas de moradores que vivem espalhados pela península, sem um centrinho principal.

A grande atração da área é a Lagoa Azul, uma das principais atrações de Ilha Grande e ponto de parada da principal rota de passeios de barco na ilha.

Pousada na Freguesia de Santana em Ilha Grande:

★★★★ Excelente:

  • Paraíso Azul Retiro – Praia Pequena: isolada em uma prainha na Freguesia de Santana a pousada possui boa estrutura com restaurante, piscina, sauna e spa com hidromassagem. Os ambientes são charmosos.

Onde ficar na Praia de Japariz e no Saco do Ceú:

A Praia de Japariz e o Saco do Céu fazem parte de rotas de passeios de barcos e escuna que saem da Vila do Abraão.

A Praia de Japariz é ponto de parada para o almoço por conta dos vários restaurantes que ficam na praia.

O Saco do Ceú é uma enseada com águas calmas e bastante procuradas para atividades aquáticas. Há bastante mangue na área.

Pousadas na Praia de Japariz e no Saco do Ceú em Ilha Grande:

★★★★ Excelente:

  • Clube MV Saco do Céu – Praia do Galo – Saco do Céu: ocupa uma ampla área beira-mar com jardins, um espaço muito agradável. O restaurante da pousada é excelente. Possui piscina.

★★★★★ Custo-Benefício:

Onde ficar nas praias de Provetá, do Aventureiro e da Parnaioca:

Nessas praias ficam as comunidades menos turísticas e mais isoladas da ilha.

Praia de Provetá: a Vila de Provetá é a segunda mais populosa de Ilha Grande, atrás apenas da Vila do Abraão, mas a comunidade é bem caiçara e tem pouca estrutura para os turistas se hospedarem. Veja informações sobre como chegar na Praia de Provetá. Veja algumas opções de hospedagem na Praia de Provetá.

Provetá serve de base para o acesso à duas comunidades ainda mais isoladas: Aventureiro e Parnaioca.

Praia do Aventureiro: localizada em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, aqui fica uma comunidade pequena, com uma estrutura rústica e vários campings. Em contrapartida a praia é uma das mais lindas e isoladas da Ilha Grande. A quantidade de visitantes por dia é limitada e é preciso uma autorização para visitar a Praia do Aventureiro. Veja informações sobre como chegar na Praia do Aventureiro. Veja algumas opções de hospedagem na Praia do Aventureiro e também os campings na Praia do Aventureiro.

Praia da Parnaioca: ainda mais isolada e rústica que a Praia do Aventureiro, a Praia da Parnaioca é uma das mais selvagens e lindas da Ilha Grande. Veja informações sobre como chegar na Praia da Parnaioca. Para hospedagem há alguns campings rústicos: Camping da Janete (também tem quartos para alugar), Camping Marta e Camping do Sr. Silvio.

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom desconto viagem e turismo
  • Acesse o artigo que reúne os cupons de desconto aqui no blog.
  • Descontos de 5% a 50%: há cupons especiais e comemorativos (válidos por tempo limitado) com descontos de 5% a 50% em Chip Internacional, Seguro de Viagem, Aluguel de Carro, Hotéis e outros serviços:
  • Confira: Cupons de Desconto Viagem e Turismo
Chip internacional (internet no celular)
Seguro de Viagem Internacional
Aluguel de Carro no Brasil e no exterior
  • Evite as pegadinhas ao alugar um carro: siga as dicas do artigo Aluguel de Carro Passo a Passo para contratar os seguros essenciais, recusar os itens desnecessários oferecidos pelas locadoras e ficar atento às diversas pegadinhas que podem encarecer e muito o aluguel do carro.
  • Cupom desconto no Aluguel do Carro: confira se há algum ativo no artigo Cupons de Desconto Viagem e Turismo.

6 Comentários


  1. Boa tarde ,
    Estarei indo para a Ilha mês que vem e estou em dúvida de onde me hospedar.. estou entre a vila do Abrão e Araçatiba.
    Procurei uma pousada com vista para o mar e vi que em Araçatiba tem mais opções porém, não tem vida noturna nem barzinhos, restaurantes e etc, queria sair a noite e não só ficar na pousada.
    Nesse caso seria melhor me hospedar na Vila do Abrão mesmo ?

    Responder

    1. Oi Lívia, tudo bem?

      Sim, se você procura um movimento noturno ele acontece na Vila do Abraão, que é o local mais estruturado de Ilha Grande.

      Porém a praia da Vila do Abraão não é para banhos (ela é cheia de barcos). A Vila do Abraão é um ponto de partida de passeios e trilhas para as praias da ilha.

      Abraços 🙂

      Responder

    1. Oi Stephane, tudo bem?

      Os barcos de linha para Araçatiba saem apenas de Angra dos Reis, custam +- 30/40 reais.

      Da Vila do Abraão para Araçatiba apenas contratando um taxi-boat, o custo é bem maior, mas não sei quanto.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. Ola, bj boa noite. Estou indo para Angra no fim de ano, gostaria de ficar em Ilha grande… Queria uma praia de mar calmo e bem limpinha, porém não queria nada deserto, gosto de conhecer pessoas 🤩

    Responder

    1. Oi Nice, tudo bem?

      A praia mais estruturada e com agito é a Vila do Abraão, mas acho que a praia em si não é o que você procura.

      Acredito que você está pretendendo ir na época do Natal e/ou Réveillon. Eu acredito que a Praia Grande de Araçatiba tenha algum agito nessa época, já que nela há muitas pousadas e alguns barzinhos.

      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *