Onde ficar em Miami: melhores hotéis, bairros e praias

Onde Ficar em Miami e Miami Beach
Ocean Drive em South Beach: a avenida mais famosa de Miami possui inúmeros prédios art déco (a maioria são hotéis)

Mapa dos bairros e praias para se hospedar em Miami

  • Miami Beach (em verde no mapa): praias de South Beach, Mid-Beach e North Beach.
  • Miami (no continente; em azul no mapa): Downtown Miami, Brickell, Aeroporto de Miami, Doral, Coconut Grove e Coral Gables.
  • Praias ao norte de Miami Beach (em laranja no mapa): Surfside, Bal Harbour, Sunny Isles, Aventura e Hollywood Beach.

Onde Ficar em South Beach (Miami Beach)

South Beach (1st a 23rd em Miami Beach): South Beach é a praia mais famosa e agitada de Miami Beach. Se essa é a sua primeira viagem para Miami e você quer curtir a essência da cidade (praia, agito, baladas, bares e excelente gastronomia) o ideal é se hospedar pelo menos duas, três ou quatro noites em South Beach que é a região mais animada, descolada e baladeira de toda Miami.

Praia (South Beach): a praia em si tem faixa de areia bem larga e águas geralmente calmas e com tom azul esverdeado. Ela é a mais movimentada e estruturada de Miami Beach (você encontra locais que alugam cadeiras e guarda-sóis).

Localização excelente: South Beach é a praia mais próxima de Downtown Miami (o centro da cidade no continente; distante +- 15 minutos de carro dependendo do trânsito) e a que possui a melhor localização para os pontos turísticos, mas não é a melhor localização para compras.

A mais cara: como é a região mais procurada pelos turistas ela também acaba sendo a mais cara de toda Miami.

South Beach - Miami Beach
South Beach: faixa de areia larga, mar com águas calmas e a boa estrutura para os banhistas

A pé: South Beach é um bairro para ser desbravado a pé. Por isso o ideal é que você escolha um hotel com localização central.

Para trajetos um pouco mais longos você pode usar Uber ou táxi (mais práticos) ou o gratuito Trolley (um ônibus em formato de bonde que circula por toda Miami Beach). Em South Beach um carro alugado não é necessário, pelo contrário, vai ser um custo elevado já que o estacionamento é caro (são raros os hotéis com o estacionamento incluído no valor da diária).

Estacionamento: se você estiver de carro a diária nos estacionamentos públicos em South Beach custa 20 dólares (geralmente é mais barato do que no hotel). Procure os estacionamentos públicos G (G1, G2, G3, etc) que são grandes.

Collins Avenue: muitos hotéis em Miami Beach ficam na Collins Avenue, uma avenida que cruza Miami Beach inteira e é a principal ligação entre South, Mid e North Beach. A Collins Avenue corre paralela a praia (entre um e três quarteirões) e possui muitas opções de restaurantes, bares, lojas e comércio em geral (supermercados, farmácias, etc).

Ocean Drive: a Ocean Drive, a avenida mais famosa de South Beach (e de toda Miami), é repleta bares, restaurantes e endinheirados desfilando com seus carrões 🙂 . Ela é o ápice das construções com arquitetura art déco das décadas 1920 e 1930 que são bem características de South Beach. Entre a 5th e a 14th (lembre-se que as ruas de Miami são numeradas) a Ocean Drive passa junto ao Lummus Park, um parque bem turístico que fica a beira-mar, bastante procurado para a prática de esportes e onde está o Art Déco Welcome Center (essa área é conhecida como Art Déco District). O trecho de praia em frente ao Lummus Park e Ocean Drive é o mais movimentado de South Beach.

Ocean Drive - Miami Beach
Ocean Drive à noite (quando o movimento acontece): fachadas em néon e muitos bares e restaurantes do tipo pega-turista.
Lummus Park - Miami Beach
Lummus Park (entre a Ocean Drive e a praia): é o parque mais famoso de Miami Beach, bastante procurado para a prática de esportes.
South Beach - Miami Beach
Praia em frente ao Lummus Park logo pela manhã (ainda com pouca gente). Um dos destaques de Miami Beach são os postos salva vidas coloridos

Hotéis em South Beach – Miami Beach:

Na Ocean Drive você encontra vários hoteizinhos em prédios art déco, alguns são bons e alguns são espeluncas (veja a nota de avaliação). Para se hospedar por aqui você não pode se incomodar com o movimento e o barulho dos bares e restaurantes. Entre os que oferecem bom custo-benefício e notas razoáveis de avaliação estão o Cavalier South Beach Hotel e o Leslie Hotel. Para economizar veja o Ocean Blue Hostel.

Coração de South Beach: na minha opinião a melhor área para se hospedar em South Beach é na região entre a 13th e a 17th. Ficando por aqui você consegue fazer o melhor do agito noturno a pé: além da Ocean Drive outras duas ruas (no estilo calçadão) que não podem faltar no seu roteiro são a Lincoln Road (localizada entre a 16th e a 17th ela possui bares, restaurantes e lojas) e a Española Way (localizada entre a 14th e a 15th ela possui bares e restaurantes). Hotéis entre a 13th e a 17th distantes mais de um quarteirão da praia: com preços intermediários (lembre-se que South Beach é bem cara) confira o Riviere South Beach Hotel, o President Hotel, o James Hotel, o Hampton Inn Miami Beach e o Odyssey of South Beach Hotel. Baratos: para economizar (com notas baixas de avaliação) veja o Aqua Hotels & Suites e o South Beach Plaza HotelHostels: ainda há hostels como o Rock Hostel e o Bed n’ Drinks.

The Shepley Hotel: nós já ficamos hospedados no The Shepley Hotel que é um dos mais bem avaliados dessa área e possui uma localização excepcional (na Collins Avenue entre a 13th e a 14th). Em uma esquina fica uma Walgreens (mistura de farmácia com supermercado) e na outra um dos melhores estacionamentos públicos de South Beach (o G3). Dá para ir a pé na praia, na Ocean Drive, na Lincoln Road e na Española Way. O The Shepley é no estilo boutique e ocupa um prédio art déco histórico. Na diária já inclui um excelente café da manhã (no padrão norte-americano). Se couber no seu orçamento eu recomendo. Preços, fotos e mais detalhes: The Shepley Hotel.

Lincoln Road - Miami Beach
Lincoln Road: calçadão com bares, restaurantes e muitas lojas
Española Way - Miami Beach
Española Way: agradável ruazinha cheia de bares e restaurantes
The Shepley Hotel - Miami Beach
Fachada do The Shepley Hotel na Collins Avenue

Hotéis pé na areia (ou melhor, pé no Boardwalk): o sonho de consumo em South Beach é ficar nos hotéis de frente para o mar que possuem as piscinas e a área de lazer com saída para o Boardwalk (um calçadão na beira da praia com um ambiente muito bacana e super gostoso para caminhar). Esses hotéis ficam da 15th para cima (após o Lummus Park) e geralmente possuem serviço de praia. A localização é excepcional: quanto mais próximo da 15th melhor você estará localizado para a Ocean Drive, Lincoln Road e Española Way. O problema dos hotéis de frente para o mar são os preços bem elevados. Entre os mais “econômicos” estão o Richmond Oceanfront Hotel, o Townhouse Miami Beach e o The Sagamore Hotel. O Loews Miami Beach Hotel é melhor avaliado, mas um pouco mais caro. Se puder invista em um 5 estrelas como o Nautilus, A SIXTY Hotel e o The Setai Miami Beach. Já na divisa com Mid-Beach ficam os também 5 estrelas W South Beach e o excelente 1 Hotel South Beach.

Boardwalk Miami Beach
Boardwalk em South Beach (entre as construções de frente para o mar e a praia): local super gostoso para caminhar e praticar exercícios.
Loews Miami Beach Hotel
Os hotéis, como o Loews Miami Beach Hotel, tem saída (a área de lazer) para o Boardwalk. Se couber no seu orçamento fique nesse trecho.
Boardwalk Miami Beach
Do Boardwalk você já acessa a praia
South Beach - Miami Beach
Os hotéis de frente para o mar possuem serviço de praia

South Pointe Pier: o South Pointe Pier é um parque no extremo sul de South Beach que possui um pier com linda vista da praia e do skyline de Miami Beach. O trecho de praia mais próximo do South Pointe Pier, da 1st até a 5th, tem mar mais calmo e é mais tranquilo, embora por ali fique o Nikki Beach Club (o beach club mais famoso de Miami). Beira-mar nesse trecho mais ao sul de South Beach ficam o Hilton Bentley Miami/South Beach e o Marriott Stanton South Beach. Dois hotéis bem avaliados nessa área são o Blanc Kara e o Urbanica The Meridian Hotel. Para economizar veja o Hotel St Augustine e o SoBe Hostel & Bar.

South Pointe Park - Miami Beach
Píer do South Pointe Park: o parque é muito gostoso para caminhar, andar de bicicleta e apreciar a paisagem
South Beach - Miami Beach
South Beach vista do South Pointe Park: o trecho mais próximo do parque é o mais tranquilo da praia

Custo-benefício. Como South Beach é uma região cara e nem sempre é fácil encontrar um hotel que cabe no orçamento eu selecionei mais alguns hotéis (espalhados por toda South Beach) com bom custo-benefício que vale a pena você dar uma olhada: Washington Park Hotel, Hotel Belleza, The Fairwind Hotel, 1818 Meridian House Hotel (alguns apartamentos possuem cozinha), Hotel Impala, Hotel La Flora, El Paseo Hotel e Abae Hotel. Hostels: Miami Hostel, Posh South Beach e Miami Beach International Hostel.

Onde ficar em Mid-Beach (Miami Beach)

Mid-Beach (23rd a 63rd em Miami Beach): Mid-Beach é a praia do meio de Miami Beach (entre South e North Beach). A praia tem faixa de areia mais estreita e em praticamente toda a extensão há prédios altos a beira-mar. Ela é mais frequentada pelos hóspedes dos hotéis (não há serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sol) e com isso o ambiente é mais familiar e menos cheio do que em South Beach (que é uma praia mais pública). O mar geralmente tem águas calmas.

O bairro de Mid-Beach tem uma atmosfera bem diferente de South Beach. Em Mid-Beach a ilha fica bem estreita (entre o mar e o canal de Indian Creek há apenas um ou dois quarteirões dependendo do trecho). São bem menos opções de comércio e de bares e restaurantes (além dos que estão localizados dentro dos hotéis, que geralmente são abertos para não hóspedes). Não é um bairro para ser explorado a pé (como South Beach) e não há grandes atrações turísticas (além da praia é claro).

Principais vantagens de se hospedar em Mid-Beach. 1: é uma excelente opção para quem procura um ambiente mais tranquilo e familiar, mas sem estar muito distante de South Beach. 2: quanto mais distante de South Beach mais barato vão ficando os hotéis.

Mid-Beach - Miami Beach
Boardwalk em Mid-Beach

Hotéis em Mid-Beach – Miami Beach:

Se você pretende curtir a noite de South Beach o melhor é ficar hospedado no trecho mais ao sul de Mid-Beach (mais ou menos da 40th para baixo). Beira-mar: nas ruas mais próximas de South Beach você encontra hotéis de frente para o mar como o super luxuoso Faena Hotel Miami Beach, o 5 estrelas COMO Metropolitan Miami Beach e com preços menos astronômicos veja o The Palms Hotel & Spa, o RIU Plaza Miami Beach e o Eden Roc Miami Beach. Para economizar fique na quadra de trás da praia: Freehand Miami (pousada/albergue com quartos privativos e compartilhados), Red South Beach Hotel e Lorraine Hotel (foco na economia; é mal avaliado).

Da 40th para cima (mais distante de South Beach; o ideal é estar com carro alugado) você encontra hotéis com bom custo-benefício como o Holiday Inn Miami Beach Oceanfront, o Grand Beach Hotel, o Hilton Cabana Miami Beach e o New Point Miami Beach Apartments.

Fontainebleau Miami Beach: na região central de Mid-Beach fica um dos hotéis mais icônicos de Miami (e do mundo). O Fontainebleau Miami Beach é imponente, luxuoso e gigantesco: são mais de 1500 quartos, 12 restaurantes, bares e lounges e um conjunto enorme de piscinas de frente para o mar. Inaugurado em 1954 ele foi reaberto em 2008 após uma reforma que durou 3 anos e custou 1 bilhão de dólares. O ambiente nas piscinas é animado, com música alta e badalação. O hotel é reconhecido em vários aspectos como a arquitetura (o projeto do hotel figura em vários rankings), pela excelente gastronomia (são vários restaurantes renomados) e pela vida noturna (dentro do hotel fica a LIV, considerada uma das casas noturnas mais famosas e exclusivas do mundo). O Fontainebleau já apareceu em vários filmes (incluindo 007 Contra Goldfinger). Não é um hotel barato, recomendo apenas se você procura badalação e tiver tempo para explorar o gigantesco complexo. Preços, fotos e mais detalhes: Fontainebleau Miami Beach.

Veja mais opções: Hotéis em Mid-Beach.

Mid-Beach - Miami Beach
Praia de Mid-Beach: o prédio do lado direito (mais baixo) é o Eden Roc, na sequência (o mais alto) é um condomínio de apartamentos e logo depois (meio escondido) é o Fontainebleau

Onde ficar em North Beach (Miami Beach)

North Beach (63rd a 87th em Miami Beach): North Beach é a praia mais ao norte de Miami Beach. É um bairro bem menos badalado, com um aspecto mais residencial e com menos hotéis. A praia em si é bem parecida com Mid-Beach (continuação), com a faixa de areia um pouco mais larga. Ela é frequentada por quem está hospedado por ali e com isso tem o ambiente mais tranquilo e familiar de toda Miami Beach. Não há tantos prédios altos a beira-mar como em Mid-Beach. É uma região boa para economizar: os hotéis, o estacionamento (carro alugado é a melhor opção) e os restaurantes são mais baratos (pelo bairro há muitas opções de restaurantes e comércio em geral).

Localização: em North Beach você estará mais distante dos principais pontos turísticos de Miami. Compras: em contrapartida você estará mais próximo dos principais centros comerciais localizados no norte de Miami que são o shopping Bal Harbour Shops (com lojas de luxo em Bal Harbour), o imenso shopping Aventura Mall (em Aventura) e o Sawgrass Mills, o maior outlet da Flórida, localizado em Sunrise (arredores de Fort Lauderdale).

North Beach pode ser uma boa opção dependendo do seu roteiro: você economiza na hospedagem, fica em uma praia tranquila e está posicionado entre South Beach/Miami Downtown e os centros comerciais no norte da cidade.

North Beach - Miami Beach
Praia de North Beach: pena que nesse dia o tempo não ajudou (nublado/chuvoso)

Hotéis em North Beach – Miami Beach:

Em North Beach você encontra muitos condos e aparts que são uma boa opção para famílias e grupos. Os apartamentos (alguns acomodam 4 ou mais pessoas) geralmente possuem cozinha (economia no café da manhã e refeições) e estacionamento grátis (confirme nas políticas): confira o Seaside All Suites Hotel, o Ocean Fronts Unit Miami Beach e o Modern Geometry at Monte Carlo. No luxuoso Mare Azur Miami o estacionamento é pago.

Hotéis: no geral North Beach possui hotéis menos imponentes, mais simples e econômicos (em alguns o estacionamento já está incluído) como o Beach Place Hotel (fica próximo do North Shore Open Space Park, um parque público na beira da praia), o Oceanside Hotel and Suites, o Waterside Hotel and Suites, o Crystal Beach Suites Hotel e o Collins Hotel. O Best Western On The Bay fica em uma ilha na baía.

Com foco total na economia (são mal avaliados) confira o AAE Lombady Hotel e o Ocean Surf Hotel.

Veja mais opções: Hotéis em North Beach.

Onde ficar em Downtown Miami / Brickell (Miami)

Downtown Miami / Brickell (em Miami/continente): a região de Downtown Miami (o centro de Miami) e do vizinho bairro de Brickell (o cosmopolita distrito financeiro, repleto de arranha-céus) é a região central de Miami. Essa área fica no continente, às margens da baía de Biscayne Bay, mas não tem praia.

Excelente localização geográfica: Downtown Miami e Brickell ficam entre o Aeroporto de Miami (15 a 20 minutos de carro, sem trânsito) e South Beach (+- 15 minutos). O Porto de Miami (da onde saem os cruzeiros) fica bem pertinho (+- 10 minutos).

Compras: nessa área você estará mais próximo (em relação à South Beach) do excelente Dolphin Mall (um dos principais shoppings de Miami).

Downtown Miami - Brickell - Miami
Prédios altos em Downtown Miami e Brickell

Metromover (gratuito): o bacana é que em Downtown Miami e Brickell (somente nesses dois bairros) circula o eficiente Metromover (um veículo elétrico sobre trilhos). O Metromover é gratuito e possui três linhas com estações que atendem os principais pontos de interesse em Downtown e Brickell (a dica é se hospedar em um hotel próximo de uma das estações). Usando o Metromover (e eventualmente Uber ou táxi) você só vai precisar alugar um carro quando for explorar outras regiões de Miami (o transporte público não é muito eficiente para circular pela Grande Miami). A maioria dos hotéis em Miami cobram bem caro pelo estacionamento (e alguns não possuem).

Atrações em Downtown Miami: as principais atrações são o Bayside Marketplace (um shopping às margens da baía que vale mais pela gastronomia e agito noturno do que pelas lojas; da marina dentro do shopping saem os passeios de barco; ao lado do shopping fica o parque público Bayfront Park), a American Airlines Arena (jogos de basquete do Miami Heat, além de shows e eventos) e os museus Pérez Art Museum (arte contemporânea e moderna) e Museum of Science (museu de ciências). Cultura e gastronomia: a região central de Miami muitas atrações culturais, gastronômicas e locais com noite animada, mas muitos trechos são mortos à noite, já que é uma região que concentra muitos escritórios comerciais.

Bayside Marketplace - Miami
Bayside Marketplace: lojinhas de souvenires, passeios de barco e restaurantes de várias redes como Hard Rock Cafe, Bubba Gump Shrimp Co., Hooters, Five Guys, entre outras.
Bayside Marketplace - Miami
Na marina do Bayside Marketplace. Siga o Fred Prezotto no Instagram

Atrações em Brickell: o destaque do distrito financeiro é o Brickell City Centre um complexo inaugurado no final de 2016 cuja principal atração é um sofisticado shopping center que possui uma espetacular, ecológica e moderna arquitetura. Vale a pena uma visita ao shopping que possui mais de 100 lojas (a maioria de luxo) e muitos restaurantes.

Atrações nos arredores de Downtown Miami: nos arredores do Centro de Miami ficam os bairros de Litle Havana (o bairro cubano de Miami), Wynwood (bairro famoso pela arte de rua e que possui atrações culturais com destaque para o parque Wynwood Walls) e o Miami Design District (revitalização de uma área degradada e que agora conta com lojas de luxo, moda, gastronomia, atrações culturais e obras de arte nas ruas). Entre Wynwood e o Miami Design District fica Midtown Miami, mais uma revitalização que resultou em uma área com muitas lojas e restaurantes com destaque para o The Shops at Midtown Miami (lojas de rua).

Hotéis em Downtown Miami:

Onde ficar em Downtown Miami: o econômico Yve Hotel Miami e o ótimo InterContinental Miami possuem uma excelente localização (bem próximo do Bayside Marketplace). Entre as redes presentes em Downtown Miami estão o Hyatt Regency Miami, Hilton Miami Downtown e Eurostars LangfordHotéis baratos: com foco na economia (são hotéis mal avaliados) veja o River Park Hotel, o Leamington Hotel e o Miami Sun Hotel.

Yve Hotel Miami - InterContinental Miami
O prédio mais baixo do lado direito é o YVE Hotel Miami. Um dos prédios do lado esquerdo é o InterContinental Miami. Ambos possuem excelente localização em Downtown Miami.

Holiday Inn: um dos hotéis mais bem localizados e com melhor custo-benefício em Downtown Miami é o Holiday Inn. A localização é excelente (em frente ao Bayside Marketplace). Preços, fotos e mais detalhes: BookingSite do Hotel.

Holiday Inn Downtown Miami
Holiday Inn em frente ao Bayside Marktplace: bom custo-benefício e excelente localização

Veja mais opções: Hotéis em Downtown Miami.

Hotéis em Brickell – Miami:

Onde ficar em Brickell: no complexo Brickell City Centre fica o excelente, badalado e caro hotel East, Miami. Na ilhazinha de Brickell Key fica um dos hotéis mais luxuosos da área: o Mandarin Oriental (com vista espetacular da baía). Um dos hotéis com melhor custo-benefício em Brickell é o Hampton Inn & Suites by Hilton Miami Downtown/Brickell (um dos únicos que incluem café da manhã no valor da diária). Uma boa maneira de economizar no café da manhã e nas refeições são os aparts com cozinha equipada. Eles se concentram no trecho mais ao sul de Brickell (mais distantes de Downtown, mas com fácil acesso pelo Metromover): OB Brickell Miami, OB Suites Brickell Miami e Fortune House Hotel Suites.

Veja mais opções: Hotéis em Brickell.

Onde ficar no Aeroporto de Miami / Doral (Miami)

Aeroporto de Miami / Doral (Miami/continente): essa região é a que tem a maior concentração de hotéis baratos para se hospedar em Miami.

Compras: além da economia a grande vantagem de se hospedar nessa região é que no bairro de Doral fica o shopping Dolphin Mall (considerado por muitos como o melhor para compras em Miami).

Mas não é uma boa localização para os pontos turísticos. O trajeto de carro até South Beach, por exemplo, pode levar bem mais de 30 minutos (dependendo da localização do seu hotel e do trânsito). Apesar de alguns hotéis terem acesso ao transporte público (principalmente os que estão mais próximos do aeroporto), nessa região o ideal é estar com um carro alugado.

Hotéis no Aeroporto de Miami / Doral – Miami:

Os hotéis nos arredores do aeroporto ficam mais próximos de Downtown Miami e de Miami Beach. Já os hotéis em Doral ficam mais próximos do Dolphin Mall.

Como o objetivo dessa região é economizar procure os hotéis que já incluem café da manhã e estacionamento no valor da diária como o Wingate by Wyndham Miami Airport (excelente custo-benefício; café da manhã muito bom para o padrão norte-americano), o Best Western Plus Miami-Doral/Dolphin Mall e o Doral Inn & Suites Miami Airport West. Muitos hotéis dessa região também oferecem transfer gratuito até o aeroporto.

Veja mais opções: Hotéis Aeroporto de Miami e Doral.

Onde ficar em Coconut Grove / Coral Gables (Miami)

Coconut Grove / Coral Gables (Miami/continente): a região de Coconut Grove e da vizinha Coral Gables também fica no continente, ao sul de Downtown Miami. É uma bonita área residencial (principalmente Coral Gables), bastante arborizada e com o predomínio de casas.

A localização não é a melhor para as principais áreas turísticas, mas o acesso até Downtown Miami é rápido (uns 10 a 20 minutos de carro dependendo do trânsito e da localização do seu hotel). Para South Beach acrescente uns 15 minutos.

Atrações: em Coconut Grove fica o Vizcaya Museum and Gardens, uma linda mansão em estilo renascentista italiano (vale a pena para quem gosta desse tipo de atração). Em Coral Gables fica a enorme e linda piscina pública Venetian Pool (é paga). A partir de Coconut Grove / Coral Gables você já estará no caminho para o Seaquarium Miami (o maior aquário da Flórida), para o enorme Zoo Miami (zoológico) e para as Floridas Keys (onde fica Key West).

Compras: você também já estará no caminho para o Dadeland Mall que é um ótimo shopping localizado em Kendall. O Dadeland é menos conhecido entre os turistas e por isso ele é mais vazio (ou menos cheio). Nele fica a maior loja da Macy’s na Flórida. Em Coconut Grove fica o Cocowalk, um pequeno e bonito shopping aberto. Coral Gables possui o Shops at Merrick Park (lojas de luxo) e a Miracle Mile, uma agradável rua com bares, restaurantes e lojas (muitas lojas de noivas).

Hotéis em Coconut Grove e Coral Gables – Miami:

Como essa região não é tão procurada por turistas ela não possui tantos hotéis. O bom é que você encontra hotéis com excelente custo-benefício como o Hampton Inn Miami-Coconut Grove/Coral Gables que oferece um bom café da manhã incluído na diária, fica próximo do Cocowalk e da Estação Coconut Grove do Metrorail (trem com ligação rápida e barata até Downtown Miami, Aeroporto e o Dadeland Mall). Em Coral Gables fica o histórico, imponente e luxuoso Biltmore Hotel. Pertinho da Miracle Mile fica o Hotel St. Michel (no estilo retrô europeu).

Veja mais opções: Hotéis em Coconut Grove e Hotéis em Coral Gables.

Onde ficar em Surfside e Bal Harbour (ao norte de Miami Beach)

Surfside e Bal Harbour (ao norte de Miami Beach): são duas praias localizadas na região norte do condado de Miami-Dade e que teoricamente já não pertencem a Miami Beach, mas que na prática ficam na continuação de North Beach.

É uma das áreas mais luxuosas de Miami (principalmente Bal Harbour), com altos, modernos e imponentes edifícios no quarteirão da praia e casas de alto padrão no interior do bairro (altíssimo padrão em Bal Harbour).

A praia: na minha opinião é uma das menos bonitas da região. A faixa de areia é estreita e meio de tombo. O mar tem águas geralmente calmas, mas afunda rápido em alguns pontos. É uma região familiar e tranquila, frequentada mais pelos hóspedes dos hotéis e dos condomínios de apartamentos.

Localização: não é uma localização para você passar os dias explorando Downtown Miami e South Beach. Surfside e Bal Harbour são indicadas se você deseja um ambiente sofisticado, uma praia tranquila, curtir o hotel e fazer compras nos shoppings do norte de Miami.

Bal Harbour Shops: a grande atração da área é o Bal Harbour Shops que fica na divisa de Surfside com Bal Harbour. Ele é o shopping mais luxuoso de Miami, possui lojas das grifes mais caras do mundo e bons restaurantes. Não vá pensando que irá encontrar pechinchas como nos outlets 🙂 🙂 🙂 . Mais compras: nessa região você ainda estará próximo do Aventura Mall e com acesso mais fácil ao Sawgrass Mills.

Hotéis em Surfside e Bal Harbour – Miami:

É uma área que ganhou novos hotéis nos últimos anos. Você encontra desde luxuosos e caríssimos 5 estrelas até hotéis mais modestos por um bom preço.

Surfside: com bom custo-benefício em Surfside veja o de frente para o mar Grande Beach Hotel Surfside (do lado de lá da avenida fica o mais modesto e econômico Grand Beach Hotel Surfside West; os hóspedes podem frequentar a piscina do irmão maior). Um dos mais bem avaliados é o Sun Harbour Boutique Hotel (com estacionamento incluso na diária). O mais luxuoso em Surfside é o 5 estrelas Four Seasons Hotel at The Surf Club inaugurado em 2017 no local onde ficava o histórico The Surf Club.

Bal Harbour combina com os 5 estrelas de frente para o mar (estão entre os mais caros de toda Miami) The St Regis Bal HarbourThe Ritz-Carlton Bal Harbour. Mas se o seu orçamento não é unlimited dá para economizar no Sea View Hotel ou nos novos e bons hotéis localizados na ilha de Bay Harbour (mais distantes da praia): TRYP by Wyndham Miami Bay HarborGrand Beach Hotel Bay Harbor.

Veja mais opções: Hotéis em Surfside e Hotéis em Bal Harbour.

Surfside Beach - Miami
O prédio com fachada de vidro é o Grand Beach Hotel Surfside West

Onde ficar em Sunny Isles e Aventura (ao norte de Miami Beach)

Sunny Isles (ao norte de Miami Beach): localizada mais ao norte (entre Miami e Fort Lauderdale) a praia de Sunny Isles tem uma atmosfera própria e bem independente de Miami Beach. Nos últimos anos Sunny Isles Beach entrou na moda e vem recebendo um grande número de empreendimentos de alto padrão (traduzindo: imensos e imponentes prédios de frente para o mar, alguns são hotéis e outros condomínios de apartamentos).

É uma região bem turística e movimentada, mas o ambiente é familiar. A praia é bonita e excelente, com faixa de areia clara e mar não muito forte e bom para banhos. Os hotéis e condomínios possuem serviço de praia e geralmente deixam o ambiente limpo e organizado.

O bairro tem muitas opções de restaurantes e comércio em geral. Compras: em Sunny Isles você estará ao lado do Aventura Mall, muito perto do Bal Harbour Shops e com acesso fácil ao Sawgrass Mills (+- 30 minutos de carro).

Atrações: em Sunny Isles fica o Pier Park ou Newport Fishing Pier (um píer da onde você tem uma linda vista da praia e do skyline), o Haulover Beach Park (um extenso parque entre Bal Harbour e Sunny Isles com a baía de um lado e o mar do outro; a praia nesse trecho é linda e deserta; há um pequeno trecho de praia, mais próximo de Sunny Isles, cujo uso de roupas é opcional) e o Oleta River State Park (em frente ao Haulover Beach Park só que do outro lado da baía; área enorme com muita natureza e trilhas, atividades aquáticas como caiaque, canoa e stand up paddle e locais para pesca, piqueniques, churrasco e camping).

Sunny Isles - Miami
Linda paisagem do píer de Sunny Isles
Sunny Isles - Miami
Sunny Isles vista do píer: prédios altos na beira da praia
Sunny Isles - Miami
Praia de Sunny Isles: boa estrutura para os banhistas

Hotéis em Sunny Isles e Aventura – Miami:

Sunny Isles: a maioria dos hotéis fica a beira-mar. Com preços intermediários confira o DoubleTree by Hilton Ocean Point Resort, o Trump International Beach Resort e o Marenas Beach Resort. O melhor da área é o 5 estrelas Acqualina Resort and Spa. Com foco na economia (são hotéis antigos e mal avaliados) confira o Ramada Plaza by Wyndham Marco Polo, o Newport Beachside Hotel e o safadinho Days Hotel by Wyndham Thunderbird. Apartamentos (voltados para a praia ou para o canal): em Sunny Isles você encontra muitos apartamentos de um ou dois quartos para alugar (a maioria com cozinha). Alguns possuem estacionamento incluído na diária como o Miami Oceans Suites, o Sunny Isles Suites e o Sunny Isles Vacations.

Veja mais opções: Hotéis em Sunny Isles.

Aventura: a região de Aventura fica ao lado de Sunny Isles, mas no continente (não tem praia). Aqui fica o imenso shopping Aventura Mall, um dos principais da região de Miami, com muitas lojas e restaurantes. Onde ficar: nos arredores dessa região você encontra hotéis econômicos com café da manhã e estacionamento já incluídos na diária como o Best Western Plus Hollywood Aventura e o Hampton Inn Hallandale Beach-Aventura. É uma localização boa para economizar e com fácil acesso às praias e aos centros comerciais no norte de Miami.

Veja mais opções: Hotéis em Aventura.

Onde ficar em Hollywood Beach (ao norte de Miami Beach)

Hollywood Beach (ao norte de Miami Beach): se você observar o mapa vai notar que Hollywood Beach está mais próxima de Fort Lauderdale (+- 20 minutos) do que de Miami (mais de 40 minutos). É a única região deste artigo que não pertence ao condado de Miami-Dade.

Geograficamente não faz muito sentido inserir Hollywood Beach no artigo “Onde Ficar em Miami”, mas eu resolvi colocá-la pois se trata de uma região muito bacana e que acaba passando batido da maioria dos brasileiros que turistam pela região.

Principais motivos para se hospedar em Hollywood Beach:

  • 1: é um dos balneários praianos mais legais da Flórida (na minha opinião).
  • 2: excelente localização para pernoitar (ou ficar algumas noites) em um roteiro entre Miami, Fort Lauderdale e Orlando.
  • 3: de todas as regiões deste artigo Hollywood Beach é a mais próxima do Sawgrass Mills, o maior outlet da Flórida (localizado em Sunrise no subúrbio de Fort Lauderdale), além de estar bem próxima do Aventura Mall.
  • 4: Hollywood Beach fica ao lado do Aeroporto de Fort Lauderdale (que recebe muitos voos do Brasil) e do Porto de Everglades (da onde muitos brasileiros embarcam em cruzeiros pelo Caribe).
  • 5: você vai economizar (em relação a Miami) na hospedagem, no estacionamento e na alimentação.

A praia de Hollywood Beach é muito bonita e tem uma excelente faixa (nem muito estreita e nem muito larga) de areias brancas e águas com tom azul esverdeado. O mar é bom para banhos. Ele não é calminho, mas geralmente as ondas não são fortes. O ambiente é organizado e familiar. Você encontra guarda-sol e cadeiras para alugar, além de banheiros e duchas para os banhistas.

Boardwalk (calçadão): um grande atrativo de Holywood Beach é o Boardwalk (oficialmente Broadwalk), um calçadão na beira da praia com muitos bares, restaurantes, lojinhas e pessoas caminhando e praticando esportes. Ele é extenso (+- 4 km), possui iluminação noturna e margeia a maior parte da praia (exceto o trecho chamado de Hollywood South Central Beach). É um ambiente praiano muito bonito e gostoso. São poucos prédios altos a beira mar, a maioria das construções possui dois ou três andares. Enquanto em Miami Beach todo o movimento acontece nas ruas e avenidas no interior do bairro, em Holywood Beach o movimento é no Boardwalk na beira da praia (de frente para o mar).

Hollywood Beach - Hollywood Flórida
Boardwalk de Hollywood Beach: muitas lojinhas, bares e restaurantes de frente para a praia
Hollywood Beach - Hollywood Flórida
O ambiente é muito bonito e familiar

O bairro: Hollywood Beach fica em um trecho bem estreito da ilha (apenas um ou dois quarteirões de largura). Ao contrário de algumas praias vizinhas que tem passado por um boom imobiliário nos últimos anos, Hollywood Beach é um balneário bem antigo (começou a ser ocupado na década de 1920) e possui um ambiente mais retrô. Por isso o predomínio é de construções mais baixas e modestas (algumas até decadentes), mas existem alguns prédios mais altos e novas construções surgindo.

Hotel Sheldon - Hollywood Beach
Hotel Sheldon: pé no Boardwalk e de frente para o mar. Em Hollywood Beach o predomínio ainda é de prédios baixos com dois ou três andares

Atrações nos arredores de Hollywood Beach: no fim do trecho norte do Boardwalk fica o Hollywood Beach Park (com praia deserta e áreas para piquenique). Um pouco mais ao norte está a Dania Beach (que possui um parque com praia, além de pier para pesca da onde você tira lindas fotos). Na ponta norte da região (antes do canal que dá acesso ao porto de Everglades) fica o Dr. Von Mizell-Eula Johnson State Park um grande parque com praia deserta e áreas para churrasco e piquenique. Nas margens do Stranahan River fica o Anne Kolb Nature Center um parque com muitas trilhas para contemplar a fauna e flora da região e espaço para piquenique.

Hotéis em Hollywood Beach:

Na melhor área para ficar (a que tem o Boardwalk) você encontra alguns hotéis mais novos e modernos, mas o predomínio é de hoteizinhos pequenos, baratos e safados (fique de olho na nota das avaliações; notas baixas são espeluncas). Os melhores: a grande referência da área é o excelente e animado Margaritaville Hollywood Beach Resort (fica no melhor trecho da praia; ao lado do resort há uma pracinha com o Hollywood Beach Theatre, um teatrinho público na beira da praia com música ao vivo algumas noites por semana; a programação do teatro é mantida pelo Margaritaville). No final de 2018 inaugurou o Costa Hollywood Beach Resort que parece ser excelente, mas não fica na beira da praia. Outro grande hotel é o Hollywood Beach Marriott. Custo-benefício: o predomínio em Hollywood Beach é de estabelecimentos mais modestos e baratos, de um ou dois andares, e que nem sempre chegam a ser um hotel (oferecem menos serviços) como o Hollywood Beach Suites and Hotel, o Southwinds Inn, o Hollywood Beachside Boutique Suite, o Riptide Oceanfront Hotel e o Hotel Sheldon.

Margaritaville Hollywood Beach Resort
Margaritaville Hollywood Beach Resort: o melhor hotel/resort de Hollywood Beach
Hollywood Beach Theatre - Hollywood Beach
Hollywood Beach Theatre: na pracinha principal da praia (ao lado do Margaritaville). Música ao vivo nas noites de quarta a domingo

Hollywood South Central Beach (não tem o boardwalk): é o trecho mais ao sul e que possui uma atmosfera bem diferente (sem o boardwalk e com prédios altos na beira da praia). Aqui fica o 5 estrelas The Diplomat Beach Resort Hollywood, o DoubleTree Resort Hollywood Beach (do outro lado da avenida) e muitos aparts e condos como o Upscale Beach Resort Apartments.

Veja mais opções: Hotéis em Hollywood Beach.

Qual é o melhor lugar para ficar: Miami ou Miami Beach?

Depende do perfil da sua viagem.

Miami (no continente) tem hotéis mais econômicos, atrações culturais e uma boa localização para fazer compras.

Miami Beach (praia) é a região mais famosa e badalada para se hospedar em Miami (principalmente South Beach), mas também é a mais cara.

Miami-Dade (Grande Miami): Miami, Miami Beach e outras regiões que eu comento neste artigo são cidades que pertencem ao condado de Miami-Dade. Apesar de serem cidades diferentes elas estão todas interligadas e na prática funcionam como bairros de uma mesma cidade (que podemos chamar de Grande Miami).

Vale a pena dividir a estadia em vários hotéis/regiões diferentes? Sim, na minha opinião é uma boa ideia dependendo da quantidade de dias que você vai ficar em Miami. Você pode ficar 2, 3 ou 4 dias focando no que há de melhor em cada área (agito, compras, praia, cultura, etc) conhecendo mais profundamente cada região sem precisar fazer grandes deslocamentos todos os dias (otimizando o tempo).

Os melhores bairros de Miami e hotéis indicados por bairro/praia: veja neste artigo a descrição dos melhores bairros para se hospedar em Miami, além de dicas de hotéis de todas as categorias e preços (indicados por bairro/praia).

Entendendo Miami Beach

Miami Beach ocupa uma estreita e comprida ilha no litoral de Miami. Na face da ilha voltada para o continente fica a baía de Biscayne que separa Miami Beach de Miami (conectadas por várias pontes). Na face da ilha voltada para o mar fica a praia que é bem extensa (+- 12 km) e dividida de acordo com a numeração das ruas: South Beach (1st a 23rd), Mid-Beach (23rd a 63rd) e North Beach (63rd a 87th).

Dúvidas

Você tem alguma dúvida sobre onde ficar em Miami, Miami Beach e região? Deixe um comentário abaixo 🙂

11 Comentários


  1. Olá Fred,
    Ficaremos 07 dias em Miami, será nossa primeira viagem aos EUA (maio 2020), iremos dividir o tempo entre compras (outlets) e turismo, alguma sugestão quanto a localização de hospedagem?
    Casal com 03 filhos (08 a 12 anos).
    Achei interessante locação de casas ao norte, é seguro?
    Ou apart hotel, ex: Maré Azur
    Obrigado.

    Responder

    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      A região mais ao norte é uma boa localização se vocês pretendem conciliar outlets e shoppings (os maiores estão nessa área) e praia. A maior oferta é de apartamentos que são uma boa opção para economizar. Vocês podem ficar na praia (mais caro) ou no continente (mais barato).

      O Mare Azul Apartments fica no continente (às margens da baía) ao norte de Downtown Miami e na direção de Noth Beach. Não está na área mais turística e disputada de Miami, mas é uma boa opção para não gastar muito e de carro dá para circular por toda a região.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. adorei suas INFORMAÇÕES sobre MIAMI.

    Estive em Miami 2010 e fiquei hospedado entre a 13th e a 17th adorei Lincoln Road e a Española Way .Mas como tenho pouco tempo pensei em ficar hospedado Fort Lauderdale porque tb è perto do outlets sawgrass mills. Minha intençāo não é somente compras.
    Tenho somente duas noites em Miami antes de ir para o Brasil
    o que vc acha ?
    ou fico Lincoln Road e a Española Way onde adorei por gentileza gostaria de sua sugestão

    obrigada

    Responder

    1. Oi Mara, tudo bem?

      Putz, não é fácil escolher por outra pessoa rsrsrsrs Acho que a decisão tem que ser sua 🙂

      Fort Lauderdale tem outra atmosfera, bem mais familiar. E a rua do movimento não fica na praia, fica na cidade (Las Olas Boulevard). O bom de ficar lá é que você exploraria melhor essa região.

      Se preferir ficar em Miami mesmo (que você já sabe que gosta) dá para você fazer as compras nos shoppings e outlets que estão mais próximos de Miami.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

      1. obrigada
        Decidimos POR MIAMI pois só dois dias e vamos ficar hospedada em South Beachnas gostaria de saber qual o outlets que estão mais próximos de Miami
        obrigada

        Responder

        1. A partir de South Beach é mais fácil ir no Dolphin Mall e no Aventura Mall que são gigantes e excelentes.

          Boa viagem e boas compras 🙂

          Responder

  3. Excelente Post.
    Cheguei até seu site pelas indicações em Cancun.
    Daí vem a pergunta, estarei indo em maio para Miami (de 21/05 a 07/06) e queria ir para cancun (de miami para cancun), pretendo ficar 06 dias em cancun, como vc dividiria a viagem lá? Quando dias em Tulum, em Riviera e em cancun? Obrigado e, mais uma vez, parabens pelo site.

    Responder

    1. Oi Edmundo, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      A região de Cancún e Riviera Maya possui muitos tipos de atrações: praias, cenotes, parques, ruínas maias, ilhas, agito noturno, etc.

      O melhor é você primeiro montar o roteiro de atrações para depois definir quantos dias ficará em cada local. Assim você se hospeda mais próximo das atrações e não perde tanto tempo com os deslocamentos.

      Esse artigo vai te ajudar a montar o roteiro: Roteiro Cancún e Riviera Maya.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Muito obrigado. Vou seguir o seu roteiro e definir as prioridades. Muito obrigado.

        Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *