Onde ficar em Arraial d’Ajuda – BA

Onde Ficar em Arraial d'Ajuda
Pousada Beijo do Vento – Arraial d’Ajuda – Bahia

Distrito de Porto Seguro a Vila de Arraial d’Ajuda conta com lindas praias e um centrinho charmoso cujo ápice é a Rua do Mucugê. O centrinho da vila, localizado no alto de um morro, concentra a maioria das pousadas. Mas também há várias opções para se hospedar nas praias.

Veja também:

Onde ficar em Arraial d’Ajuda – BA:

São duas possibilidades para você ficar em Arraial d’Ajuda:

  • Na Vila (incluindo a Rua do Mucugê)
  • Na praia: a praia central é a do Mucugê. Ao norte, no sentido da balsa para Porto Seguro, ficam as praias de Araçaípe e Apaga Fogo. Ao sul, no sentido Trancoso, estão as praias do Parracho e Pitinga.

Onde ficar na Vila e Rua do Mucugê (em azul no mapa):


Autoproclamada rua mais charmosa do Brasil a Rua do Mucugê concentra a principal área de gastronomia, lojas e os bares mais animados de Arraial d’Ajuda. Ela é uma via estratégica que liga o centrinho da vila (no alto do morro) com a Praia do Mucugê (lá embaixo da ladeira). Nela você vai estar inserido no point noturno e na melhor estrutura comercial e de serviços de Arraial d’Ajuda. Há vans e táxis que fazem a ligação do centrinho com as praias e também com o cais da balsa para Porto Seguro.

Para ficar no ponto principal de agito da Rua do Mucugê confira a Pangea Tropical Pousada, que está na própria Rua do Mucugê, ou as pousadas Pé na Estrada (um dos melhores custos-benefícios em Arraial), Fragata, Cavalo Marinho e Catamarã, que estão muito próximas do agito, mas livres do barulho. Para economizar na área do agito confira o Mox Hostel e o Arraial Suítes.

Em uma área tranquila, com bastante natureza e não muito distante da Rua do Mucugê (dá para ir caminhando) destacam-se o Art Hotel Aos Sinos dos Anjos, o Hotel Pousada Jardim das Bromélias, a Pousada Maria Pitanga, o charmoso Villa 2 Santos, a Casa Grande e Senzala, o Arraial Candeia Hotel e a Pousada Casa da Asia.

A melhor localização para ficar em Arraial d’Ajuda é perto do final da descida da Rua do Mucugê. Ali você estará entre a praia (tem que descer) e o ponto principal do agito noturno (tem que subir), mas a distância é curta para os dois sentidos. Além da vantagem geográfica essa região concentra pousadas e hotéis charmosos com piscina e vista espetacular para o mar: Pousada Beijo do VentoBaixu Village, Hotel Paraíso do Morro e Hotel Maitei (os quartos possuem jacuzzi para duas pessoas). Para economizar nessa área (já não espere tanto charme e linda vista) confira as boas pousadas Mar AbertoBucaneiros.

A Bróduei e a praça principal (com a famosa igrejinha e o mirante) ficam na parte histórica de Arraial d’Ajuda, próximas do início da Rua do Mucugê (no lado oposto da praia). Ali você encontra pousadas, restaurantes e estabelecimentos comérciais mais simples, para economizar. Nessa área estão as pousadas O Cantinho (uma das mais baratas de Arraial), Tropical e Nossa Senhora d’Ajuda.

Por toda a vila há várias outras pousadas e hostels econômicos como a Pousada Raysol, a Pousada Bahiamar, Pousada Semente, Hostel Maloca e Arraial d’Ajuda Hostel.

Mais opções: onde ficar na vila de Arraial d’Ajuda e na Rua do Mucugê.

Onde ficar nas praias (em verde no mapa):


Praia do Mucugê: localizada no final da Rua do Mucugê ela é a praia central de Arraial d’Ajuda. Repleta de quiosques, bares e barracas de praia, ela é a mais popular e movimentada, principalmente na alta temporada. Uma das melhores barracas é a La Plage que fica em um ponto menos muvucado. Assim como nas demais praias de Arraial as barracas, bares e restaurantes de praia mais badalados cobram consumação mínima. O bom é que no geral, as barracas de Arraial são mais baratas que as de Trancoso e da Praia do Espelho. O mar da Praia do Mucugê é bom para banhos, principalmente na maré baixa quando forma piscinas naturais. Nela fica o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque, um bom programa para crianças (consulte o calendário para verificar os dias que o parque estará aberto). Geograficamente a Praia do Mucugê é a melhor opção para se hospedar na praia e ter fácil acesso ao agito noturno do centrinho. Embora os bares e restaurantes da Rua do Mucugê estejam ladeira acima há táxis e vans que fazem o trajeto. Hospedagem na Praia do Mucugê: de frente para o mar ficam dois hotéis com excelente localização o Mar Paraíso Resort e o Enseada dos Corais Praia Hotel. Distante 30 metros da praia fica a Pousada Atmosphera, um dos melhores custos-benefícios dessa região. Mais opções: onde ficar na Praia do Mucugê em Arraial d’Ajuda.

Praia de Araçaípe: as praias de Arraial d’Ajuda não possuem divisão física, uma é continuação da outra. A Praia de Araçaípe fica ao norte do centrinho, na estrada para a balsa, e possui um ambiente mais tranquilo que a Praia do Mucugê. Araçaípe alterna trechos sem barracas (mais vazios) e trechos com barracas e bares de praia (que são mais aconchegantes e menos populares que os da Praia do Mucugê). Entre os bares de praia mais famosos da área estão o do Sting e o Stella del Mare (que pertence ao Canto d’Alvorada Hotel Pousada). A praia é protegida por uma barreira de recifes que deixa o mar calmo e com piscinas naturais na maré baixa. São cerca de 30 minutos de caminhada pela areia até a Praia do Mucugê (entre Araçaípe e Mucugê fica a praia dos Pescadores que possui quiosques rústicos e menos movimento de turistas). A distância para curtir à noite no centrinho de Arraial é curta para ir de carro, van ou táxi, mas é longa para ir a pé.  Hospedagem na Praia de Araçaípe: de frente para o mar fica o excelente Residence Pé na Areia (com apartamentos de 1, 2 e 3 quartos, cozinha americana e área comum com piscina), o bom Canto d’Alvorada Hotel Pousada e o Arraial Praia Hotel Pousada. Nas quadras de trás da praia, uma região tranquila com muita natureza, ficam as charmosas pousadas Cor da Terra Guest House e Villa Palmeira Azul, ambas ranqueadas entre as melhores de Arraial. O Village Bela Vista possui apartamentos de 1 ou 2 quartos. Para economizar confira as pousadas Macunaíma e Sol da Terra. Mais opções: onde ficar na Praia de Araçaípe em Arraial d’Ajuda.

Praia do Apaga Fogo: é a continuação da Praia de Araçaípe, mais distante do centrinho de Arraial. O canto esquerdo da praia, conhecido como Ponta do Apaga Fogo, forma um península com o mar de um lado e o rio do outro. No rio fica a balsa que liga Arraial d’Ajuda com Porto Seguro (bem no Centro, onde há lojas, bares, restaurantes e a popular Passarela do Álcool). É comum, fácil, rápido e barato atravessar a pé pela balsa (há balsas exclusivas para passageiros). Há vans que fazem o trajeto entre a balsa, o centrinho e as praias de Arraial. No lado de Porto Seguro há táxis para a Rodoviária e o Aeroporto. A Praia do Apaga Fogo oferece o melhor ambiente para quem busca tranquilidade, mesmo na alta temporada. A dificuldade de acesso imposta pelas construções à beira-mar e a falta de estacionamento faz com ela seja frequentada basicamente pelos hóspedes dos hotéis e pousadas que estão nela. A praia é protegida por recifes, com mar calmo e piscinas naturais na maré baixa. É inviável ir a pé até o centrinho de Arraial, vá de van ou táxi. Hospedagem na Praia do Apaga Fogo: na Ponta do Apaga Fogo fica o Arraial d’Ajuda Eco Resort, um bom resort pé na areia com excelente estrutura de lazer e uma boa praia. Talvez seja a melhor opção em Arraial para quem deseja curtir o hotel e só dar um pulo na Rua do Mucugê. Há pacotes com meia pensão e os hóspedes tem entrada gratuita no Arraial d’Ajuda Eco Parque. Beira-mar você também encontra o Residence Maria Vittoria, a Pousada Villa Bianca e os hotéis Beija Mar, Aquarela Praia e Arraial Bangalô. Para economizar confira o Ancoradouro Hotel Pousada. Mais opções: onde ficar na Praia do Apaga Fogo em Arraial d’Ajuda.

Praia do Parracho: localizada ao sul da vila, no sentido Trancoso, é a praia que possui as barracas e os bares de praia mais badalados. A Praia do Parracho fica a 20 minutos de caminhada da Praia do Mucugê. Também dá para ir de van ou táxi e as barracas possuem estacionamento para quem vai de carro. As mais famosas são a Cabana Grande e a Uíki Parracho, que também é casa noturna e no verão promove as festas mais badaladas da região. A praia tem mar calmo, protegido por recifes e com um tom de azul geralmente mais intenso que as praias centrais e ao norte da vila. Há uma boa estrutura para a prática de esportes como stand up paddle e caiaque. Hospedagem na Praia do Parracho: pé na areia, o Saint Tropez Praia Hotel tem uma bela piscina de frente para o mar. O Casa Grande São Vicente é um pequeno e charmoso hotel com arquitetura colonial localizado dentro de um condomínio no alto do morro, com linda vista para a praia.

Praia de Pitinga: continuação da Praia do Parracho no sentido Trancoso ela é considerada a melhor praia de Arraial d’Ajuda. A Praia de Pitinga tem boas barracas e bares (como a do Faria e a Maré), mas com um movimento mais tranquilo que na Praia do Mucugê (distante cerca de 30 minutos de caminhada). Também dá para ir de táxi, van e há estacionamento para carros. Assim como a vizinha Parracho o mar tem um tom de azul mais intenso. Na maré baixa formam-se piscinas naturais em alguns pontos. Mas o que faz dela a praia mais bonita são as falésias que surgem ao sul emoldurando a paisagem. Hospedagem na Praia de Pitinga: na beira da praia fica os bons Hotel Pousada Pitinga e Privillage Praia Pousada de Charme. No alto do morro fica o Chalés Alto da Pitinga. Mais opções: onde ficar em Pitinga em Arraial d’Ajuda. Após Pitinga, no sentido sul, vem um trecho de praia deserto e com falésias que se estendem até Trancoso. Nessa área ficam as praias da Lagoa Azul (infelizmente a lagoa secou) e Taípe (onde fica o Club Med Trancoso).

Aluguel de imóveis para temporada em Arraial d’Ajuda: é uma opção interessante, principalmente para grupos. O valor da diária por pessoa pode sair muito barato. Em muitos locais também há opções para casais e grupos pequenos. Confira:

Você tem dúvidas ou dicas sobre onde ficar em Arraial d’Ajuda na Bahia? Deixe um comentário no final do artigo.

Foto: divulgação da pousada

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

12 Comentários


  1. olá Fred tudo bem?
    Desejo passar minha lua de mel em Porto seguro, mas gostaria de aproveitar também Arraila d’Ajuda, pelo que vi as praias mais bonitas ficam localizadas lá.
    O que me aconselha me hospedar em Porto seguro ou Arraial?
    E no casso de me hospedar em Arraial qual pousada ou hotel de baixo custo você indicaria para lua de mel?
    Obrigada, abraços!

    Responder

    1. Oi Thays, tudo bem?

      Arraial D’Ajuda possui um ambiente bem mais charmoso e descolado do que Porto Seguro. Tem restaurantes bons, um centrinho super bacana com a Rua do Mucugê (super gostosa para passear a noite). AS praias também são bem mais bonitas. Se tiver bastante dias você pode dividir a estadia entre Arraial e Trancoso (que também é um charme).

      Entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro com certeza eu indico Arraial para lua de mel.

      São centenas de pousadas. Como eu não sei o seu orçamento e os preços podem variar muito de acordo com a época, eu sugiro você pesquisar no Booking. Coloque as datas da viagem e confira as pousadas de acordo com o seu orçamento. Procure pousadas charmosas e com a nota avaliação acima de 8,5 (melhor se for acima de 9).

      Arraial d”ajuda no Booking

      Trancoso no Booking

      Abraços, boa viagem e felicidades 🙂

      Responder

  2. Oi Fred, sobre economia. É melhor fica em Porto Seguro ou Arraial d’Ajuda?

    Responder

  3. Boa noite Fred….eu e meu marido gostaríamos de conhecer arraial,Trancoso,Porto Seguro…qual melhor lugar para ficar?Meu marido tem restrição para caminhar,então as praias precisam ter estacionamento perto e barracas para ficarmos, gostaríamos de lugares calmos más não isolados…pretendemos ir em outubro.grata.

    Responder

    1. Oi Fátima, tudo bem?

      Não sei se entendi direito a sua pergunta. Se vocês desejam conhecer todos esses lugares na viagem então dá para ficar em Porto Seguro ou Arraial D’Ajuda e se deslocar para as praias e vilas de carro.

      O acesso às praias de Porto Seguro (como Taperapuã, Mutá e Coroa Vermelha) é bem mais fácil. Tem uma avenida beira-mar que passa bem próxima das barracas de praia. Dá para estacionar o carro e geralmente a caminhada não é tão grande até as barracas.

      Arraial D’Ajuda é bem bacana para se hospedar, mas a Rua do Mucugê (onde todo mundo vai jantar e passear à noite) é uma ladeira, não é tão fácil para caminhar. Vocês podem pegar um hotel/pousada com restaurante. Um dia vocês podem jantar no hotel, outro sair à noite, ir alternando para não ficar muito cansativo.

      Sugiro a leitora dos artigos para você ter uma ideia das praias, hotéis e pousadas:

      Onde Ficar em Porto Seguro
      Onde Ficar em Arraial D’Ajuda
      Onde Ficar em Trancoso

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Oi, Fred!
    Gostaria de saber se vale a pena visitar Arraial no mês de maio. Como é o clima nessa época?
    Desde já agradeço

    Responder

    1. Oi Debora, tudo bem?

      Maio não está entre os meses mais chuvosos e nem entre os mais secos. Também não está entre os mais quentes e nem entre os mais frios.

      É um período de temporada baixa, menos turistas e preços mais baratos. Exceto no feriado de 1º de maio.

      Eu considero um bom mês para ir pra Arraial.

      Abraços 🙂

      Responder

  5. Fred, parabéns! Seu site é maravilhoso! Consegui tirar todas as minhas dúvidas sobre Arraial d’Ajuda. Já quero ler tudo que tem nele! Arrasou! Abraço.

    Responder

  6. Ola Fred,
    O que voce acha melhor?
    Proximidade da praia, caminhando cerca de um minuto (Praia Araçaipe), ou caminhar um pouco ate a praia, mas estar proximo tambem do centro, alguma pousa cerca da Praia Mucunge.
    Estou com viagem marcada pra Agosto, porem, nao consigo me decidir.
    Nao gosto de praia muito movimentada, e gosto que tenha comercio proximo da hospedagem.
    Essa e minha duvida se fico em Mucunge ou nao…

    Obrigado!!

    Responder

    1. Oi Felipe, tudo bem?

      Na minha opinião Arraial D’Ajuda não é só praia. O centrinho de Arraial é muito bacana e faz parte da viagem. Por isso eu considero que o melhor local é no final da Rua do Mucugê, onde dá para caminhar até a praia e ainda estar integrado ao centrinho.

      Mas por ficar no centrinho a Praia do Mucugê é mais movimentada. Como você disse que gosta de praias tranquilas aí você terá que analisar se vale a pena ficar numa área um pouco mais tranquila, como Araçaípe.

      Uma ideia é ficar na Rua do Mucugê e em alguns dias visitar praias mais tranquilas.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *