Onde Ficar em Monte Verde: Melhores Pousadas, Hotéis e Chalés

Onde Ficar em Monte Verde - MG
Pousada Vila Suíça: pousada em que ficamos hospedados em Monte Verde

Onde ficar em Monte Verde (MG): confira neste artigo quais são os melhores locais para se hospedar em Monte Verde (distrito de Camanducaia) no extremo sul de Minas Gerais (na divisa com o Estado de São Paulo).

Melhores hotéis, pousadas e chalés: para facilitar a sua escolha eu dividi os hotéis e pousadas nas categorias romântico/luxo (geralmente com banheira de hidromassagem no quarto), hotéis (estabelecimentos com maior estrutura e área de lazer; boa opção para famílias com crianças), custo-benefício e barato.

O melhor lugar para ficar em Monte Verde depende do perfil da sua viagem. É possível se hospedar nos arredores da Avenida Monte Verde (a ruazinha principal), em outros locais da vila ou na montanha (nos arredores da cidade em meio à natureza).

Monte Verde é uma das cidadezinhas mais românticas da Serra da Mantiqueira. Ela fica a 1500 metros de altitude, tem um clima friozinho e possui bastante influência européia na gastronomia e na arquitetura. É um excelente destino para casais (muitos hotéis  e pousadas charmosos), compras (lojas de malhas, jaquetas e guloseimas), gastronomia (excelentes restaurantes) e trilhas (nos arredores da vila há picos que ultrapassam os 2 mil metros de altitude).

Dica: muitos hotéis e pousadas em Monte Verde possuem piscina coberta e aquecida/climatizada. É uma boa pedida para curtir uma piscina mesmo em dias frios e chuvosos. A maioria dos quartos na cidade possui lareira e muitas pousadas e hotéis oferecem um café da manhã bem farto e com horário estendido (leia as avaliações dos hóspedes no Booking).

Onde ficar em Monte Verde – MG:

Continue lendo o artigo ou clique nos links para ir direto aos tópicos:

  • 1 – Centrinho: veja onde ficar nos arredores da Avenida Monte Verde, a ruazinha principal, onde estão concentrados os restaurantes, bares, lojas e agências de passeios.
  • 2 – Vila: confira hotéis e pousadas espalhados pela cidadezinha de Monte Verde.
  • 3 – Montanha: hotéis e pousadas nos arredores de Monte Verde (na montanha).
  • 4 – Pousada Suíça Mineira: detalhes da pousada que ficamos hospedados em Monte Verde.
  • 5 – Dúvidas: deixe um comentário no final do artigo.

Veja o mapa com a localização do centrinho de Monte Verde e as principais atrações do vilarejo:

1 – Centrinho

Centrinho de Monte Verde: ao longo da Avenida Monte Verde (que é uma ruazinha bem charmosa) e ruas perpendiculares estão concentrados os restaurantes, bares, lojas e agências de passeios.

Galerias: são várias galerias de lojas que comercializam malhas, jaquetas e guloseimas típicas da região.

A pé: o bacana de se hospedar nessa área é que você pode circular pelo centrinho a pé, sem precisar de um carro.

Onde ficar no centrinho de Monte Verde: essa área não tem muitas opções de hospedagem. Uma das pousadas mais elegantes é a Pousada Alas de La Sierra. No geral o centrinho reúne mais opções econômicas como a Pousada Avenida, o Chalés Monte Verde, o Maison Bleue Suites, o Chalés Bela Vista e a Pousada Vale Verde. A Pousada Oliveri é uma excelente opção, mas fica um pouquinho mais distante para ir a pé.

Monte Verde - MG
Avenida Monte Verde: é a charmosa e florida ruazinha principal de Monte Verde
Monte Verde - MG
Restaurantes na Avenida Monte Verde
Monte Verde - MG
São várias as galerias de lojas
Monte Verde - MG
O ambiente é bastante charmoso
Mont Vert - A Casa do Fondue - Monte Verde
Mont Vert – A Casa do Fondue: um dos fondues mais famosos e concorridos de Monte Verde (imperdível)
Villa Donna Bistrô - Monte Verde
O excelente Villa Donna Bistrô (recomendo)
Restaurante Dona Mucama - Monte Verde - MG
O Restaurante Dona Mucama tem uma área bacana de frente para a Avenida Monte Verde

2 – Vila

Vila: são muitos hotéis e pousadas espalhados pela cidadezinha de Monte Verde.

Natureza: como Monte Verde possui muitas áreas verdes e morros a maioria desses estabelecimentos são cercados pela natureza e possuem lindas vistas.

Carro: o trajeto até o centrinho geralmente é curto e rápido, mas não dá para ir a pé, você precisará de um carro para se locomover.

Luxo / Romântico: Pousada Suíça Mineira (onde ficamos hospedados; mais detalhes no final do artigo), Pousada Águia Dourada (com piscina coberta e aquecida; uma das pousadas mais bem avaliadas de Monte Verde), Pousada Spa Mirante da Colyna (uma das pousadas mais charmosas de Monte Verde; possui Spa, piscina coberta aquecida e linda vista para as montanhas), Resort Magnífico (excelentes chalés românticos; café da manhã no chalé; perto do centrinho), Pousada Villa Monte Verde, Pousada Canto do SabiáEstalagem Wiesbaden (chalés super charmosos), Estalagem Mandeville, Pousada Cantos e Contos, Pousada Carícia do Vento, Pousada Lago Azul, Pousada Ricanto Amore Mio (com piscina coberta aquecida).

Hotéis: Hotel Saint Michel (um dos melhores e mais refinados hotéis de Monte Verde; possui boa estrutura de lazer incluindo piscina coberta aquecida e Spa), Hotel Villa Greenberg (quartos com cozinha equipada; não tem área de lazer), Hotel Portal das Videiras (possui piscina coberta aquecida), Esquilo Hotel (possui piscina coberta aquecida), Hotel Ninho do Falcão, Áustria Hotel (com piscina coberta aquecida).

Custo-benefício: Pousada Vista da Serra Monte Verde (um dos melhores custos-benefícios de Monte Verde), Chalés Mirante Monte Verde (excelentes chalés com cozinha equipada; aceita pets), Pousada Serras de Monte Verde, Estalagem Monte Verde, Pousada Cantinho de Monte Verde.

Barato: Chalés Dona Zenta (perto do centrinho), Pousada Recanto da Natureza, Pousada Cantinho Colibri, Morada Rancho da Lua, Ana Julia ChalésPousada Alpenblumen.

Monte Verde MG
Olha eu no alto da Pedra Redonda apontando a vila de Monte Verde lá embaixo: muita natureza na vila e nos arredores

3 – Montanha

Natureza: Monte Verde é um vilarejo bastante isolado rodeado de picos e morros da Serra da Mantiqueira. São muitas as opções de hotéis, pousadas e chalés em meio à natureza.

Acesso: a maioria dos hotéis e pousadas abaixo possui acesso por rua de terra, algumas bem íngremes e cheias de curvas. Tem muitas opções também ao longo da rodovia que dá acesso à Monte Verde (Camanducaia-Monte Verde) que é asfaltada.

Distância: as distâncias até o centrinho são bem variadas. Há hotéis e pousadas bem próximos (menos de 1 km) e bem distantes (mais de 10 km). Antes de reservar veja o mapa de localização no Booking nos links abaixo.

Luxo / Romântico: Pousada Varanda das Colinas (com piscina coberta aquecida), Pousada Toca da Coruja (ampla área verde muito agradável), Pousada Cantinho das Estrelas, Pousada Pedras e Sonhos (pousada isolada com chalés charmosos e linda vista das montanhas).

Hotéis: Kiriuwa Hotel (um dos hotéis mais charmosos de Monte Verde; possui chalés luxuosos, Spa e linda área verde), Hotel Meissner-Hof (boa estrutura de lazer com piscina climatizada), Hotel Cabeça de Boi (ampla estrutura de lazer; há opções com pensão completa), Hotel Fazenda Floresta Negra (ampla estrutura de lazer; há opções com pensão completa), Hotel Pião Mineiro.

Custo-benefício: Chalés Fazenda Vale da Mata (excelente custo-benefício), Pousada Encanto da Serra (uma das mais bem avaliadas no Booking), Estalagem Spiller (linda pousada em meio à natureza), Pousada Bramasole, Chalés Fazenda das Samambaias, Pousada Ágape.

Barato: Green Mountains Hotel (chalés em meio à natureza), Pousada Canto dos Pássaros, Pousada Natureza da Terra, Pousada Casa do Portal.

Pedra Redonda - Monte Verde
Pedra Redonda: a trilha mais famosa de Monte Verde
Pedra Redonda - Monte Verde
A Renata curtindo a paisagem

4 – Pousada Suíça Mineira

Hospedagem: em Monte Verde nós ficamos hospedados na Pousada Suíça Mineira.

A nossa escolha foi baseada em vários fatores: quartos charmosos (a maioria dos quartos da pousada possui banheira de hidromassagem), localização (na vila, distante apenas 500 metros do centrinho, mas não é prático ir a pé), piscina coberta e climatizada (para dias frios e chuvosos), nota de avaliação no Booking (9,2 quando ficamos hospedados) e o preço (excelente custo-benefício para o que a pousada oferece).

Estrutura: a Pousada Suíça Mineira possui uma casa sede com algumas áreas comuns como a recepção e o local do café da manhã. A pousada também conta com uma pequena área de lazer coberta com piscina, área de jogos, equipamentos de academia e sala de TV (tudo junto no mesmo espaço). A pousada não possui uma área ampla (não há uma área verde ou para caminhadas, por exemplo).

Quartos: são cerca de 20 quartos sendo que alguns ficam na casa sede e os melhores ficam em duas construções ao lado da casa sede (no mesmo terreno). A maioria dos quartos (mas não todos) possui banheira de hidromassagem, varanda e lareira (confira no Booking na descrição dos quartos). Pelo Booking nós reservamos a “Suíte Nupcial com Banheira de Hidromassagem” que eu acredito que seja o melhor quarto da pousada. O quarto é muito bom e confortável. Como ele fica no 3º andar é preciso subir escadas, mas em compensação a vista para a montanhas é bem melhor do que a dos quartos nos andares inferiores. Cada quarto da pousada possui um nome exclusivo (uma cidade da Suíça). Nós ficamos na Suíte Sion.

Café da manhã: o café da manhã servido na Pousada Suíça Mineira é excepcional. No final da tarde é servido gratuitamente bolo com café ou chá.

Pontos negativos: como pontos negativos da Pousada Suíça Mineira eu considero o estacionamento (é apertado e um pouco confuso), a piscina (é climatizada, mas quando fomos não estava tão quentinha), a área de lazer (não que seja ruim, mas ela é mais fotogênica do que agradável) e a avenida que passa em frente à pousada (é movimentada e tem um pouco de barulho de carros passando). Mas no geral esses itens não comprometeram a nossa estadia.

Na minha opinião a Pousada Suíça Mineira oferece um excelente custo-benefício para quem deseja uma certa dose de conforto e luxo, mas sem gastar tanto como nas pousadas e hotéis mais caros (Pousada Spa Mirante da Colyna, Kiriuwa HotelHotel Saint Michel, entre outros). Ela possui uma ótima localização e atendimento, excelente café da manhã e há opções de quartos luxuosos e confortáveis. O preço é muito justo pelo que a pousada oferece (não é à toa que ela é uma das mais reservadas e bem avaliadas do Booking em Monte Verde). Um dos fatores que me surpreendeu é que nós fomos para Monte Verde em um dia de semana na baixa temporada. A cidade estava vazia, inclusive com muitas pousadas e restaurantes fechados. Mas a Pousada Suíça Mineira estava lotada.

Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Fachada da Pousada Suíça Mineira
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Recepção
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Sala com lareira junto à recepção
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Sala ao lado da recepção
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Área de lazer
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Piscina coberta e climatizada
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Área de jogos ao lado da piscina
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Área de jogos e equipamentos de ginástica
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Sala de TV
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Sauna
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Cafeteria / Bar
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Área comum
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Café da manhã
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Café da manhã
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Café da manhã
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Café da manhã
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Suíte Sion: quarto em que ficamos hospedados
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Cama
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Poltrona e lareira
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Cama com banheira de hidromassagem ao fundo
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Banheira de hidromassagem
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Banheiro
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Banheiro
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Banheiro e a hidro
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Amenities
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Armário e TV
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Armário
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Varanda privativa
Pousada Suíça Mineira Monte Verde
Vista da varanda (a Suíte Sion fica no 3º andar e por isso tem uma vista melhor da natureza)

Preços e reservas:  Pousada Suíça Mineira.

Dúvidas

Alguma dúvida sobre onde ficar em Monte Verde? Deixe um comentário abaixo 🙂

Dicas práticas e econômicas para a sua viagem

Cupom Desconto Viagens e Turismo

  • Cupons desconto de hotéis, seguro viagem, chip internacional, parques, etc.
  • Cupons de empresas como Hoteis.com, Easysim4u, Allianz Mondial Assistance, Seguros Promo, Real Seguro Viagem, Travel Mobile, ClickBus, parques Xcaret, entre outras.
  • Confira o artigo que reúne todos os cupons de desconto divulgados no Dicas Onde Ficar:
  • Cupom Desconto Viagem e Turismo

Vantagens do Hoteis.com

  • Hotéis em 12x sem juros: pague os hotéis no Brasil e no exterior em 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Em Reais no Exterior: pague os hotéis no exterior em Reais sem IOF e sem a variação cambial.
  • Mais vantagens Hoteis.com: cupom desconto, programa de recompensas, cancelamento grátis, etc.
  • Confira todas as dicas no artigo: Hoteis.com Vale a Pena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *