Onde Ficar em Valladolid, Yucatán, México

Onde ficar em Valladolid México
Construções coloniais em Valladolid

A maioria dos turistas conhece Valladolid apenas de passagem, na volta de passeios que saem de Cancún e da Riviera Maya e vão para Chichén Itzá.

Mas muita gente pernoita na cidade com 2 objetivos principais:

  • Ir logo pela manhã à Chichén Itzá (distante apenas 45 km) para fugir do calor da tarde e da massa de turistas vindos de Cancún e da Riviera Maya que começam a chegar por volta do horário do almoço.
  • Explorar mais profundamente as atrações dessa bela cidade colonial.

Se você curte cidadezinhas do interior em estilo colonial, igrejinhas históricas, zonas arqueológicas e cenotes, considere ficar 1 ou 2 noites em Valladolid.

Na cidade e nos arredores há atrações muito interessantes. Na região de Valladolid estão as zonas arqueológicas de Chichén Itzá e Ek Balam, os cenotes Ik Kil e Dzitnup, a intrigante igrejinha de Uayma, entre outros. Veja no artigo o que fazer em Valladolid.

Onde ficar em Valladolid (México):

O melhor lugar para ficar é no entorno da praça principal (chamada de Parque Francisco Cantón Rosado) no centro histórico de Valladolid.

Valladolid é pequenina e dá para conhecer a pé as atrações que ficam dentro da cidade, quase todas próximas da praça principal.

O calor na cidade é intenso. No verão é infernal. Não é agradável caminhar longas distâncias no sol da tarde. Por isso o ideal é ficar bem perto da praça principal para se deslocar o menos possível.

Ao se hospedar no centrinho você estará próximo da maioria dos restaurantes e com fácil acesso ao transporte (táxi, vans, ônibus rodoviário).

Veja no mapa abaixo a localização da praça central (em estrela), dos principais pontos turísticos de Valladolid e do terminal de ônibus da ADO (principal empresa de ônibus rodoviário):

À noite Valladolid fica ainda mais bela com a iluminação noturna. Um charme:

Iglesia de San Gervasio Valladolid Yucatán

Airbnb em Cancún e Região

Alugar uma suíte ou imóvel é uma excelente alternativa para viajantes, casais, famílias e grupos de amigos. Em Cancún e região você encontra muitos apartamentos, flats, suítes, quartos e casas para alugar. Há opções que acomodam desde duas até dezenas de pessoas.

Airbnb Cancún
Airbnb Playa del Carmen
Airbnb Tulum
Airbnb Cozumel
Airbnb Isla Mujeres
Airbnb Riviera Maya
Airbnb Valladolid

Hotéis e pousadas em Valladolid (México):

Na minha opinião o hotel com a melhor localização e custo-benefício para se hospedar em Valladolid é o Hotel El Mesón de Marqués. Ele fica em frente à praça principal e tem um dos melhores restaurantes da cidade, onde você pode provar a gastronomia yucateca além de pratos variados de culinária internacional (veja onde comer em Valladolid). A boa notícia é que o Hotel El Mesón del Marqués não é caro. Outra opção de hotel na praça principal é o Maria de La Luz, de categoria econômica.

Hotel El Mesón del Marqués Valladolid
Restaurante e hotel El Mesón del Marqués no Centro Histórico

Numa distância de até 3 quarteirões da praça principal (o máximo de distância que eu recomendo para se hospedar) estão as seguintes opções:

Casa Tia Micha e Casa Marlene: administradas pela mesma família elas são quase vizinhas e bem próximas da praça, uns 50 metros. Nós ficamos hospedados na Casa Marlene, uma linda e charmosa casa centenária. O valor da diária é um pouco acima da média para Valladolid, mas o estilo colonial da casa combina perfeitamente com a cidade. Veja mais detalhes na minha avaliação da Casa Marlene. Veja mais detalhes da Casa Tia Micha. Numa faixa de preço similar veja a Casa San Roque que também é uma pousada familiar, embora o ambiente interno seja mais moderno.

Veja nas fotos os pisos das salas da Casa Marlene:

Pousada Casa Marlene Valladolid México

Pousada Casa Marlene Valladolid

Custo-benefício e perto da praça central:  confira o Hotel Colonial La Aurora e o Hostel Tunich Naja (com quartos coletivos e privativos).

Barato: ainda distante menos de 3 quarteirões da praça principal e bons para economizar veja o Hotel Maria Guadalupe, o Hotel Zaci e o Gayser Apartments. Muito barato, mas mal avaliado é o Hotel Sol Colonial.

Hotel Tunich Beh: muito bem localizado no início da Calzada de Los Frailes, que para mim é a rua mais charmosa de Valladolid. Fica perto da praça central e já no caminho para o Convento de San Bernardino de Siena.

Calzada de Los Frailes Valladolid México
Início da Calzada de Los Frailes à noite

Parque de La Candelaria: é uma linda e tranquila praça distante 3 quarteirões da praça principal. Na praça fica o bem avaliado Hostel Candelaria e ali pertinho a Casa Hipil.

Parque de La Candelaria Valladolid
Parque de La Candelaria

Os estabelecimentos abaixo estão distantes mais de 3 quarteirões da praça principal. Alguns são muito bons e interessantes, mas na minha opinião eles não são bem localizados para se deslocar a pé por Valladolid:

Hotel Zentik Project: um pouco distante do centrinho, mas com características bastante peculiares. O hotel possui várias pinturas de artistas, cabanas no estilo maia e uma caverna com uma piscina termal com água em torno dos 34ºC.

Hotel Posada San Juan e Casa Hamaca Guesthouse: dois estabelecimentos ranqueados entre os melhores da cidade e não muito distantes da praça principal (uns 4 quarteirões).

Casa Quetzal Boutique Hotel: localizado perto do Parque Sisal onde fica o Convento de San Bernardino de Siena.

Onde ficar perto de Chichén Itzá:

Valladolid está distante 45 km de Chichén Itzá e para mim é a melhor opção para pernoitar perto das ruínas.

Mas caso você queira ficar ainda mais próximo da zona arqueológica existem várias opções de hospedagem no entorno de Chichén Itzá:

Cupom Chip Internacional Easysim4u 55% OFF (Halloween):

Load More

Dicas Valladolid México:

Eu preparei alguns artigos que vão ajudar no planejamento da sua viagem:

Na região:

Video de Valladolid:

Assista ao vídeo que eu fiz das atrações de Valladolid e da região. Inscreva-se no canal do Dicas Onde Ficar e acompanhe os novos vídeos das viagens.

E você? Tem alguma dica de hospedagem em Valladolid no México? Ou alguma dúvida para escolher onde ficar em Valladolid? Deixe um comentário abaixo 🙂

Central de Reservas Dicas Onde Ficar

Hospedagem:

Booking
Hoteis.com
Airbnb
Zarpo
Hurb

Aluguel de Carro:

Rentcars
Rentalcars

Chip Internacional:

Easysim4u 10% OFF*
O Meu Chip 15% OFF*
Travel Mobile 5 Dólares OFF***
Viaje Conectado

Seguro Viagem:

Seguros Promo 10% ou 15% OFF**
Real Seguro Viagem 10% OFF*
Allianz Travel
World Nomads

Passagens Aéreas:

Viajanet
Passagens Promo

* Ao clicar no link o cupom desconto é inserido automaticamente na página de pagamento
** 10% OFF para pagamento com cartão de crédito e 15% OFF para pagamento com boleto. Ao clicar no link o cupom desconto é inserido automaticamente na página de pagamento
*** Ao criar a conta através desse link automaticamente ela virá com um crédito de 5 dólares que pode ser usado na compra de um chip

Quer mais descontos? Na Guia de Cupons Dicas Onde Ficar você encontra cupons de até 50% OFF

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *