Onde Ficar no Guarujá: Hotéis e Pousadas no Guarujá SP

Onde Ficar no Guarujá
O luxuoso Casa Grande Hotel Resort & Spa fica de frente para o mar na Praia da Enseada, uma das melhores praias para se hospedar no Guarujá

Mapa de localização das praias e atrações no Guarujá:

Onde ficar na Praia da Enseada – Guarujá:

Com quase 6 km de extensão, a Praia da Enseada é a maior praia do Guarujá e possui estrutura completa, com agito diurno e noturno. A orla possui calçadão, ciclovia, quiosques e um ambiente mais praiano que a vizinha Pitangueiras. Sem dúvidas é uma das melhores praias da Baixada Santista e litoral sul de São Paulo.

A faixa de areia é larga e branca. O mar é bom para banhos, mais forte no canto direito (onde o Morro do Maluf faz a divisa da Enseada com Pitangueiras) e mais calmo no canto esquerdo (junto ao Morro do Tortuga, local utilizado para a prática de esportes náuticos).

O bairro é urbanizado e tem estrutura completa. São muitas as opções de bares, restaurantes e casas noturnas. No verão a Praia da Enseada fica superlotada e é palco de muitos shows e eventos. Depois da praia, a maior atração do bairro é o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul.

A Praia da Enseada oferece a maior estrutura de hotéis e pousadas do Guarujá. Há opções para todos os gostos e bolsos, desde hotéis luxuosos até estabelecimentos simples e baratos.

Onde ficar em Pitangueiras – Guarujá:

É a praia do centro do Guarujá, local com o maior número de banhistas por metro quadrado da cidade e superlotada na alta temporada e nos feriados prolongados. A Praia das Pitangueiras possui excelente estrutura, com muitos bares, restaurantes, comércio diversificado e o Shopping La Plage, que fica de frente para o mar. Ela possui agito diurno e noturno, além de um ambiente mais sofisticado que a vizinha Praia da Enseada.

A Praia das Pitangueiras tem faixa de areia larga e branca, com barracas que atendem os banhistas. O mar é bom para banhos, pesca e surfe. A orla tem calçadão e prédios altos, que fazem sombra na praia no meio da tarde. O bairro tem uma feirinha de artesanato. Pitangueiras é a praias mais próxima da Rodoviária do Guarujá. A extensão da praia é de 1,8 km.

A estrutura de hotéis e pousadas é a segunda maior do Guarujá, perdendo apenas para a Enseada. Além de hotéis e pousadas você encontra muitos apartamentos para alugar.

Onde ficar em Pernambuco – Guarujá:

Ao contrário das praias centrais a Praia de Pernambuco não possui prédios. O bairro é urbanizado e ocupado por casas de veraneio de alto padrão e condomínios luxuosos, deixando o ambiente com aspecto residencial. A estrutura comercial existe, mas é menor que na Enseada e Pitangueiras.

A praia tem cerca de 1,6 km de extensão, com areia clara e não muito larga. Não há uma avenida beira-mar. O mar tem ondas para surfe no canto esquerdo e é mais calmo no canto direito. Nesse canto, bem em frente ao Sofitel Jequitimar, fica uma faixa de areia que divide Pernambuco com a Praia do Mar Casado. Na maré alta o mar das duas praias se juntam e na maré baixa forma-se uma larga faixa de areia onde é possível caminhar até a Ilha do Mar Casado.

Na Praia de Pernambuco fica o maior resort do Guarujá, o Sofitel Jequitimar, complexo que também possui o Shopping Jequiti. Além do resort, a estrutura de hospedagem no bairro é formada por pequenos hotéis, pousadas e aluguel de casas. Aqui você estará no caminho para a Praia do Perequê e para Bertioga (via balsa).

Onde ficar em Astúrias – Guarujá:

Ambiente familiar, com mar calmo e bom para banhos (principalmente no canto direito). Tem cerca de 1 km de extensão, com faixa de areia um pouco estreita e prédios altos na orla. Boa para pesca, ela possui um mercado de peixes e uma feirinha de artesanato. No canto direito se tem uma bela vista das praias Pitangueiras e Enseada.

A Praia das Astúrias fica entre Pitangueiras e a Praia do Tombo. Tem boa estrutura comercial, além de vários bares e restaurantes. É bastante frequentada por famílias.

A estrutura de hospedagem é formada por alguns hotéis, apartamentos de temporada e muitas colônias de férias (o que faz a praia ter uma boa frequência o ano todo).

Hotéis e pousadas em Astúrias no Guarujá:

jóia Muito Bom:
Clipper Flats

Bom:
Astúrias Praia Hotel

Mais opções: Hotéis, Pousadas e Aluguel de Imóveis (apartamentos e casas) na Praia das Astúrias

Onde ficar na Praia do Tombo – Guarujá:

A Praia do Tombo possui ondas boas para surfe (ela é palco de alguns campeonatos) com um ambiente mais descolado, atraindo muitos jovens. A orla tem calçadão e vários quiosques. A praia tem 800 metros de extensão, com faixa de areia larga, barracas e apesar de lotar na alta temporada, proporciona um ambiente mais tranquilo que as praias mais movimentadas.

O mar tem águas limpas e ondas fortes. O banho de mar é perigoso e traiçoeiro, com muitos buracos. Os cantos possui costões com natureza preservada, deixando o ambiente mais bonito.

O bairro tem uma estrutura comercial menor que a das prais centrais. A orla possui casas e alguns prédios, mas não tão altos como em Pitangueiras e Astúrias. O Centro fica a 3 km. Para hospedagem você encontra alguns hotéis, pousadas e imóveis para alugar.

Onde ficar em Guaiúba – Guarujá:

A pequena e bela Praia do Guaiúba fica um pouco escondida, com acesso pelo bairro da Praia do Tombo. Com extensos e preservados costões, o ambiente é familiar, com vários quiosques e árvores na orla, mar calmo e ondas fracas. Ela é boa para pesca e para mergulho. A praia tem cerca de 700 metros de extensão.

O bairro possui um ambiente residencial, sem prédios, com muitas casas de veraneio e algumas pousadas. Como as demais praias do Guarujá, a Praia do Guaiúba fica cheia na alta temporada e feriados. Ela fica a 4 km do centro.

Onde ficar no Perequê – Guarujá:

A Praia do Perequê está localizada a 13 km do Centro, no caminho para as praias de São Pedro, Iporanga e Branca e para a cidade de Bertioga (via balsa). Ela é ocupada por um bairro formado por uma comunidade caiçara.

A praia tem pouco mais de 2 km de extensão e mar calmo, repleto de barcos de pesca. As águas são poluídas e não são procuradas para banhos. Os turistas vão até o Perequê para comprar peixes ou comer nos vários bares e restaurantes especializados em frutos do mar.

A Praia do Perequê não é tão procurada para hospedagem, já que a localização geográfica não é tão boa e algumas partes do bairro não são agradáveis. Por isso ela concentra várias pousadas baratas.

Onde ficar na Prainha Branca – Guarujá:

A Praia Branca é a mais distante do centro do Guarujá. Acessível apenas por barco ou trilha, ela possui uma comunidade caiçara e um ambiente rústico, ideal para quem procura contato com a natureza.

A trilha de acesso sai da balsa para Bertioga e leva cerca de 20 minutos para ser percorrida. A praia tem 1,3 km de extensão, com mar limpo, bom para banhos e surfe. O ambiente é descolado, com bares, quiosques, pousadas simples e campings. Nos finais de semana, feriados e alta temporada rola um agito nos barzinhos.

Aluguel de apartamentos, casas e flats para temporada no Guarujá:

Já pensou em alugar um imóvel de temporada no Guarujá? É uma opção interessante dependendo do perfil da viagem e do número de pessoas que vão viajar.

Alugar um imóvel pode ser econômico. A maioria dos imóveis possui cozinha equipada e você pode economizar nas refeições. Muitos acomodam grupos e famílias, mas também há opções para casais e pequenas famílias.

Melhores praias para ficar no Guarujá

Na minha opinião os melhores lugares para ficar no Guarujá são as praias da Enseada e de Pitangueiras, as principais da cidade. Ambas possuem muitos bares e restaurantes, mas o melhor shopping fica em Pitangueiras. Já a Praia da Enseada tem muito mais opções de hotéis e um aspecto mais praiano do que Pitangueiras.

Muitas praias: como Guarujá possui muitas praias eu recomendo que você leia a descrição de cada uma delas para encontrar a que mais combina com o seu perfil 🙂

4 Comentários


  1. Olá, boa tarde.
    Gostaria que me ajudasse com umas duvidas:
    1° Estou super em duvida sobre a hospedagem entre Nobile Hotel Guarujá e Transamerica Prime Guarujá, ambos em questão de valor pela cotação que eu solicitei estão com pouca diferença de custo.
    2° Compensa pegar meia pensão? ou somente café da manhã? Tem restaurantes na beira da praia, sobre custo de refeição é muito alto lá?(minha primeira viajem pra lá)

    Estamos indo em Família
    2 Adultos e uma criança de 6 anos.

    muito obrigada.

    Responder

    1. Oi Tatiana, tudo bem?

      Eu acho que o Transamerica Prime tem algumas vantagens: uma área de lazer (piscina) mais bacana, fica de frente para o mar e é um hotel bem mais imponente e bonito.

      Tem sim restaurantes na avenida beira-mar, mas como toda cidade praiana os preços são um pouco caros. Se compensa pegar meia pensão é uma questão difícil de responder, é muito pessoal. Muitas vezes é gostoso sair para jantar à noite. Com meia pensão fica-se mais preso ao hotel.

      Abraços 🙂

      Responder

  2. AINDA ESTOU COM DUVIDAS SOBRE ONDE ME HOSPEDAR COM A FAMILIA EM GUARUJÁ.
    ENTRE PITANGUEIRAS, ENSEADA OU PERNAMBUCO.

    E OUTRA DUVIDA, NÃO CONHEÇO SP, MAS ENTRE A CIDADE DE GUARUJÁ E UBATUBA. QUAL A MELHOR?

    Responder

    1. Oi Michael, tudo bem?

      Primeiro vou comentar sobre o Guarujá: é uma cidade grande, com mais de 300 mil habitantes, com toda a estrutura que uma cidade desse porte oferece (como shoppings, por exemplo).

      Pitangueiras: o bairro é repleto de prédios altos, que chegam até fazer sombra na areia na parte da tarde. Tem shopping, muitos bares e restaurantes.

      Enseada: é uma praia maior, mar mais calmo que o de Pitangueiras (principalmente no canto esquerdo). O bairro é totalmente urbanizado, também com muitos bares e restaurantes. O bairro é ocupado por prédios mais baixos e casas. A orla tem um aspecto mais praiano do que Pitangueiras na minha opinião.

      Pernambuco: é um bairro ocupado mais por casas, com aspecto mais residencial. O grande diferencial é o Jequitimar, o famoso hotel do Silvio Santos.

      Veja hotéis e pousadas na Pitangueiras, Enseada e Pernambuco.

      Ubatuba: já Ubatuba possui um ambiente completamente diferente do Guarujá. É uma cidade com uma população pequena, repleta de natureza. O centrinho e algumas praias são urbanizados, mas a maioria das praias tem muita natureza (algumas desertas). As praias são lindas e mais naturais.

      Veja Onde Ficar em Ubatuba.

      Abraços 🙂

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *