Onde Ficar em Caraíva: Pousadas em Caraíva BA

Pousada Casa da Praia - Onde Ficar em Caraíva
A pé na areia Pousada Casa da Praia é uma das melhores e mais charmosas pousadas em Caraíva

Onde Ficar em Caraíva – BA: Melhores Pousadas em Caraíva

Índice do Artigo (clique nos links para ir direto aos tópicos)

Onde se hospedar em Caraíva:

Aluguel de imóveis para temporada:

Melhores lugares para se hospedar em Caraíva:

Mapa de localização das áreas de Caraíva

  • Em azul: áreas para se hospedar em Caraíva.
  • Em estrelas: atrações e pontos de interesse.

Onde ficar na Beira do Rio (Centrinho)

A Beira do Rio, no lado oposto ao mar, é o principal ponto de chegada, o centrinho e o local do agito noturno em Caraíva.

É aqui que estão o Porto (onde atracam as canoas que atravessam o Rio Caraíva), a maior concentração de bares (não deixe de experimentar o famoso pastel de arraia do Boteco do Pará), restaurantes, comércio, o Beco da Lua (casinhas coloridas onde funcionam lojas, bares e restaurantes, alguns com música ao vivo) e os famosos forrós (do Pelé e do Ouriço) que se alternam agitando quase todas as madrugadas da alta temporada (no resto do ano a vila fica tranquila e tem um pouco de agito nos feriados, finais de semana e durante o mês de julho).

É também na beira do rio que está a Associação de Nativos de Caraíva (ANAC) que organiza os passeios de barco e de buggy para as lindas praias da região (Praia do Espelho, Ponta do Corumbau, Praia do Satu), para aldeia indígena dos Pataxós, a descida de boia do Rio Caraíva na vazante (quando o rio corre para o mar) e outros passeios pela região.

É uma localização muito boa para se hospedar em Caraíva. A praia fica a poucos minutos de caminhada (+- 5 minutos). O principal ponto negativo é o barulho do agito noturno.

Confira também:

Airbnb Caraíva: Aluguel de Casas, Quartos, Suítes, Flats e Chalés

Booking Caraíva: Aluguel de Casas, Suítes, Flats e Chalés

Pousadas na Beira do Rio – Caraíva:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar na Praia de Caraíva

A Praia de Caraíva é a praia oceânica na altura da Vila de Caraíva. É uma praia linda, localizada a poucos minutos de caminhada da Beira do Rio (centrinho).

Os dois principais bares de praia são o Bar da Praia (da Pousada Casa da Praia; há opções de day use que incluem o uso da piscina da pousada) e o Coco Brasil (da Pousada Coco Brasil).

Além de ficar à beira-mar, outra grande vantagem de se hospedar na praia é a distância do barulho noturno da Beira do Rio.

Pousadas pé na areia na Praia de Caraíva:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada Casa da Praia: uma das melhores pousadas em Caraíva. Fica em uma localização excelente (pé na areia e não muito distante da Beira do Rio). Possui uma linda e ampla área beira-mar, uma das melhores piscinas de Caraíva, ambientes aconchegantes e o bar de praia mais famoso de Caraíva (aberto a não hóspedes).
  • Pousada Flor do Mar: é uma das pousadas mais bem avaliadas pelos hóspedes em Caraíva. Possui ambiente rústico chique.
  • Pousada Coco Brasil: ocupa uma área muito agradável de frente para o mar.
  • Pousada Vila do Mar: uma das pousadas mais lindas e charmosas de Caraíva. Possui uma ampla área, restaurante, quartos bem equipados e uma linda piscina de frente para o mar.
  • Pousada Cores do Mar Caraíva

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar no Meio da Vila

É a área que fica entre a Beira do Rio (centrinho) e a Praia de Caraíva.

Geograficamente é o melhor lugar para se hospedar em Caraíva, já que você estará a uma curta caminhada da Beira do Rio (de um lado) e da praia (do outro lado).

Essa região tem a maior concentração de pousadas em Caraíva. Algumas ficam mais próximas do rio, outras mais próximas da praia e algumas no meio do caminho.

Pousadas no Meio da Vila – Caraíva (na melhor localização):

As pousadas abaixo ficam na área principal, entre a Beira do Rio (no ponto do agito noturno) e a Praia de Caraíva (no ponto onde estão os principais bares de praia).

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Pousadas no Meio da Vila – Caraíva (um pouco afastadas da Beira do Rio):

As pousadas abaixo ficam um pouco mais distantes da Beira do Rio, uma caminhada de +- 10 minutos pela areia fofa.

⦾⦾⦾⦾⦾ Espetacular:

  • Villa Fulô: pousada com arquitetura e decoração diferenciadas, ambientes agradáveis, piscina e bar. Há opções de quartos com banheira de hidromassagem e piscina privativa. Uma das melhores e mais bem avaliadas pousadas de Caraíva.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

Onde ficar na Praia da Barra

A Praia da Barra fica no encontro do Rio Caraíva com o mar, na ponta da península onde está localizada a Vila de Caraíva.

A praia tem barracas simples para atender os banhistas, com cadeiras e guarda-sóis tanto na praia voltada para o rio como na praia voltada para o mar. É uma das áreas onde os banhistas mais se concentram em Caraíva.

Pousada na Praia da Barra – Caraíva

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Pousada da Barra: é a única pousada nesse trecho da vila. A localização é excelente, com o mar de um lado e o rio do outro. A caminhada até o centrinho (Beira do Rio) é curta.

Onde ficar nos arredores do Campo de Futebol

Essa área é a menos valorizada da vila, um ambiente menos agradável e mais distante da Beira do Rio (centrinho).

Nessa área fica o Estacionamento Xandó, ponto de parada para quem chega de carro em Caraíva. É possível chegar de carro em Caraíva, mas para quem vem de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso compensa estacionar em Nova Caraíva e atravessar o rio de canoa.

Pousadas nos arredores do Campo de Futebol – Caraíva:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar em Nova Caraíva

Nova Caraíva é o bairro que fica do outro lado do Rio Caraíva, ponto de chegada para quem vem de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso. O porto, da onde partem as canoas para a Vila de Caraíva, fica a +- 1 km de Nova Caraíva (há um estacionamento ao lado do porto).

É um bairro residencial, bem simples, onde mora a maioria das pessoas que trabalham na Vila de Caraíva.

Algumas pousadas ficam em Nova Caraíva, mas não é o melhor lugar para se hospedar em Caraíva. A estrutura turística é pequena, não há movimento noturno e você tem que atravessar o rio para chegar na Vila de Caraíva e na praia.

Pousadas em Nova Caraíva:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada Caraíva Bela Vista: a melhor pousada dessa área, fica isolada do vilarejo, bem próxima da travessia para Caraíva. Possui linda vista para o rio e para o mar, ambientes aconchegantes, piscina e restaurante.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Aluguel Temporada em Caraíva no Airbnb e Booking

Alugar um imóvel para temporada é uma excelente alternativa para casais, famílias e grupos de amigos. Em Caraíva você encontra muitas casas, quartos, suítes, flats e chalés para alugar. Há opções que acomodam desde duas até dezenas de pessoas.

Melhores áreas para ficar em Caraíva

  • Beira do Rio: é o centrinho e ponto de chegada em Caraíva, local do agito noturno e onde estão concentrados os bares, restaurantes, o comércio e as baladinhas. Veja mais detalhes e pousadas no tópico da Beira do Rio.
  • Praia de Caraíva: a praia principal da Vila, voltada para o mar, onde estão os principais bares de praia. Nela você encontra pousadas charmosas, pé na areia, algumas com piscina. Veja mais detalhes e pousadas no tópico da Praia de Caraíva.
  • Meio da Vila: a Vila de Caraíva fica em uma península com o rio do lado e o mar do outro. O Meio da Vila é a área entre a Beira do Rio e a Praia de Caraíva, a melhor localização geográfica para se hospedar. Veja mais detalhes e pousadas no tópico do Meio da Vila.
  • Praia da Barra: praia localizada na ponta da península, onde o rio deságua no mar. As barracas de praia são mais simples e atendem tanto no rio como no mar. Veja mais detalhes e pousadas no tópico da Praia da Barra.

A rústica, histórica e preservada vila de Caraíva fica 100 km ao sul de Porto Seguro.

O trajeto até Caraíva (partindo de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda ou Trancoso) possui um bom trecho em estrada de terra. Para chegar ao vilarejo é necessário cruzar o Rio Caraíva em canoas (há estacionamento para deixar o carro).

Em Caraíva é proibida a circulação de veículos motorizados, o que garante o ambiente isolado da pequena vila que tem menos de 1000 moradores.

O vilarejo tem ruas de areia fofa, um pouco cansativas para caminhar. A maioria das pousadas em Caraíva tem estilo rústico chique.

Veja neste artigo a descrição das diferentes áreas para se hospedar em Caraíva e dicas de pousadas (indicadas área por área).

Guia de Cupons Dicas Onde Ficar

Os cupons de desconto abaixo são promocionais e temporários:

Cupom Seguros Promo (Seguro Viagem) 15% ou 20% OFF:

  • Válido somente nesse link: Cupom Seguros Promo 15% ou 20% OFF (o cupom VIAJANTE é aplicado automaticamente na página de pagamento)
  • Validade: somente para compras realizadas até o dia 28/02/2021. Válido para seguro viagem nacional e internacional. Não há restrição para as datas da viagem.
  • Desconto: 15% OFF para pagamento com cartão de crédito ou 20% OFF para pagamento com boleto.

Cupom Allianz Travel 28% OFF 

  • Válido somente para compras nesse link: Cupom Allianz Travel
  • Código: no campo Tem Cupom Desconto? digite o código DICASONDEFICAR
  • Validade: válido para compras realizadas até (validade indeterminada; o cupom pode ser expirado a qualquer momento). Não há restrição para as datas da viagem

 

Quer mais descontos? Na Guia de Cupons Dicas Onde Ficar você encontra mais cupons de hotéis, seguro viagem, chip internacional, aluguel de carro, tickets e atrações.

27 Comentários


  1. Olá Fred.
    Estive na Pousada Estação Caraíva . Essa pousada é muito boa. Bem decorada, boa localização , ótimo preço e o atendimento nota dez. Contudo eu li aqui no seu comentário que ela está localizada perto do campo de futebol e gostaria de informar que essa não é a localização da Pousada Estação Caraíva. Ela fica a 100 m da Igreja.

    Responder

  2. Olá Fred, boa tarde!

    Conheci seu site por intermédio de uma hóspede que não entendeu a localização da minha pousada que foi citada aqui, acho ótimo a divulgação porém a localização não está correta. Minha pousada é a Estação Caraíva e a localização aqui é praça da igreja, não é na área do campo de futebol e não fico próximo ao estacionamento do Xandó. É uma localização mais econômica porém não menos valorizada, ficamos muito próximo a travessia das canoas, onde alguns hóspedes nem precisam gastar com carroças e poupam os animais, e próximos ao “centrinho” ótimo para os interessados na noite de Caraíva e o forrozinho! Bom .. acredito que para divulgar localização de hospedagem é preciso saber exatamente as propostas que Caraíva oferece para cada público.
    No mais agradeço muito a divulgação e se puder acertar as localizações ficará melhor.

    Responder

    1. Oi Ivi, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário, me desculpe pela informação incorreta. Já corrigi, são tantas pousadas que às vezes a gente se engana. Veja se está ok.

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Olá Fred como vai?
    Em abril ficarei 5 dias para essa região. Estou mergulhada em dúvidas… Já conheço Trancoso. Agora não sei se me hospedo em Caraíva ou Arraial D’Ajuda. Ou como fraciono minha estadia.
    O que você sugere?

    Aguardo sua resposta ansiosamente!
    Obrigada.
    Ana Paula.

    Responder

    1. Oi Ana Paula, tudo bem?

      Essa é uma decisão muito pessoal, depende do estilo do viajante.

      De uma maneira simplificada podemos dizer que Caraíva é um destino rústico e Arraial d’Ajuda é rústico-chic rsrsrs

      Penso que dividir a estadia é uma excelente ideia: duas noites em Caraíva e três noites em Arraial, na minha sugestão.

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Bom dia td bem querido! Nossa tirei mtas dúvidas sobre Caraivas no seu site, mas ainda tenho algumas
    Queria saber se entre as pousadas Flor do Mar , Coco Brasil e a Caraiva Guest House qual vc ficaria, já que a Cada da Praia está mais cara 😢
    E já me falaram que Corumbau é melhor que Caraívas, tem praias mais lindas e hotéis , vc conhece? É isso mesmo ou vc indica Caraivas? E qtos dias vc acha q são suficientes?
    Por favor só vou esperar sua resposta para fechar minha viagem 🙌🙌

    Responder

    1. Oi Carla, tudo bem?

      As três pousadas estão entre as melhores de Caraíva e são super bem avaliadas pelos hóspedes. A Flor do Mar e a Coco Brasil possuem a vantagem de estarem a beira-mar. Mas a decisão é sua 🙂

      Caraíva é um destino rústico que já foi bem descoberto pelos turistas. É um destino maior que Corumbau, com mais turistas, muitas pousadas, restaurantes, bares, forrós, etc.

      Corumbau fica um pouco adiante de Caraíva e apesar de contar com boas pousadas ainda permanece mais rústica e com uma estrutura bem menor que Caraíva. Ambas possuem lindas praias e lindas paisagens.

      Com dois ou três dias você consegue conhecer bem esses vilarejos. Adicione a quantidade de dias que deseja ficar relaxando sem se preocupar com a vida.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  5. Oi Fred, vou pra Arraial em junho, pensei em ficar no Eco Beach pela proximidade com a praia. Vale a pena ou tem opções melhores pra quem viaja sozinha? A cidade é cheia nessa época? Fica próximo do centro?

    Responder

    1. Oi Rosana, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, eu estava viajando.

      O Eco Beach parece ser uma excelente opção. Como você notou ele fica bem na praia.

      A localização é entre o centrinho de Arraial e a balsa. É uma boa localização, mas não rola ir caminhando até o centrinho de Arraial, mas é fácil ir com as vans.

      Junho não é alta temporada, a cidade não fica cheia, a não ser que você vá em um feriado.

      Abraços 🙂

      Responder

  6. Olá!!
    Ótimo texto!
    Gostaria de saber se conhece a Pousada Caraíva Bela Vista. Estou planejando em conhecer Caraíva, mas ainda tenho dúvidas com relação a hospedagem.
    Conhece essa pousada? Sabe informar se a localização é boa?
    Desde já agradeço!!
    Abraços!

    Responder

    1. Oi Giselle, tudo bem?

      Não conheço essa pousada, mas acessei ela pelo Booking (Pousada Caraíva Bela Vista) e me pareceu bem legal, com um lindo visual.

      Mas ela fica do lado de lá do Rio Caraíva (não está propriamente na vila). Para acessar a vila e a praia você precisará atravessar o rio de balsa. Leia os comentários no Booking para ver o que os hóspedes acharam da pousada.

      Abraços 🙂

      Responder

  7. Olá! Queria uma sugestão de pousada com piscina em Caraíva. Obrigada desde já!

    Responder

  8. Olá!!

    Ótimo artigo, parabéns!

    Queria dicas de camping em Caraíva próximos a praia da barra. Alguma indicação?

    Obrigada (:

    Responder

  9. Boa noite Fred!
    Já fui várias vezes em Porto Seguro..Arraial e Trancoso, gosto mt dessa região exatamente por que tudo é próximo e tem opções para todos os gostos e bolsos. Caraíva ainda não conheço e ouço mto falar,devo estar em Porto Seguro em outubro e quero mto ir lá conhecer. Vale a pena ir em Caraíva passar um dia sendo um pouco mais distante !?

    Responder

    1. Oi Anna Carolina, tudo bem?

      Você encontra passeios bate-volta até Caraíva, mas acho que é meio puxado. O ideal seria ficar 1 ou 2 noites na vila, até para conhecer ela melhor e sentir o clima do lugar.

      Caraíva é uma vila bem mais rústica e pequena do que Arraial D’Ajuda e Trancoso.

      Respondendo a sua pergunta: é possível passar o dia lá, mas eu recomendo se hospedar.

      Abraços 🙂

      Responder

    1. Oi Mai, tudo bem?

      Caraíva é um destino bem rústico. Não espere estrutura de lazer para crianças. As pousadas são simples. Não acho que exista um lugar melhor para ficar (a vila é relativamente pequena). Eu procuraria uma pousada mais próxima da praia.

      Abraços 🙂

      Responder

  10. Olá Fred, tudo bem?
    Passarei 14 dias, entre setembro e outubro, com o namorado no sul da Bahia. A idéia é passar a primeira semana em Arraial (incluindo a data do meu aniversário e o sinal de celular!) e a segunda estamos pensando em Ponta do Corumbau. Gostaria de saber se recomenda outro lugar na região?
    Grata!!!

    Responder

    1. Oi Carla, tudo bem?

      Nessa região, a partir do Centro de Porto Seguro no sentido sul, existem os seguintes destinos:

      Arraial d’Ajuda
      Trancoso
      Praia do Espelho
      Caraíva
      Ponta do Corumbau (já bem ao sul e não pertence à Porto Seguro)

      Na minha opinião cada um tem a sua própria característica, a sua própria essência (vocês tem que analisar quais mais combinam com o perfil de vocês). Todos são lindos.

      Abraços 🙂

      Responder

  11. Gostaria de saber se a Rua 12 de Outubro, onde fica a ” Pousada da Praia” fica póxima do rio Caraívas ou do forró ??

    Responder

  12. Olá!
    Estou planejando minha viagem para Caraíva em setembro. Vi que o custo do transfer é bem alto, sabe me informar alguma opção que possa baratear o valor?
    Obrigada!!!!

    Responder

    1. Oi Mariana, tudo bem?

      A Viação Águia Azul tem ônibus partindo da balsa Porto Seguro x Arraial d’Ajuda (saem do lado de Arraial) e vão até Caraíva. O trajeto dura +- 2h:40.

      Veja os horários: Viação Águia Azul.

      Abraços 🙂

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *