Onde Ficar em Caraíva: Pousadas em Caraíva BA

Pousada Casa da Praia - Onde Ficar em Caraíva
A pé na areia Pousada Casa da Praia é uma das melhores e mais charmosas pousadas em Caraíva

Onde Ficar em Caraíva – BA: Melhores Pousadas em Caraíva

Índice do Artigo (clique nos links para ir direto aos tópicos)

Onde se hospedar em Caraíva:

Aluguel de imóveis para temporada:

Melhores lugares para se hospedar em Caraíva:

Mapa de localização das áreas de Caraíva

  • Em azul: áreas para se hospedar em Caraíva.
  • Em estrelas: atrações e pontos de interesse.

Onde ficar na Beira do Rio (Centrinho)

A Beira do Rio, no lado oposto ao mar, é o principal ponto de chegada, o centrinho e o local do agito noturno em Caraíva.

É aqui que estão o Porto (onde atracam as canoas que atravessam o Rio Caraíva), a maior concentração de bares (não deixe de experimentar o famoso pastel de arraia do Boteco do Pará), restaurantes, comércio, o Beco da Lua (casinhas coloridas onde funcionam lojas, bares e restaurantes, alguns com música ao vivo) e os famosos forrós (do Pelé e do Ouriço) que se alternam agitando quase todas as madrugadas da alta temporada (no resto do ano a vila fica tranquila e tem um pouco de agito nos feriados, finais de semana e durante o mês de julho).

É também na beira do rio que está a Associação de Nativos de Caraíva (ANAC) que organiza os passeios de barco e de buggy para as lindas praias da região (Praia do Espelho, Ponta do Corumbau, Praia do Satu), para aldeia indígena dos Pataxós, a descida de boia do Rio Caraíva na vazante (quando o rio corre para o mar) e outros passeios pela região.

É uma localização muito boa para se hospedar em Caraíva. A praia fica a poucos minutos de caminhada (+- 5 minutos). O principal ponto negativo é o barulho do agito noturno.

Pousadas na Beira do Rio – Caraíva:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar na Praia de Caraíva

A Praia de Caraíva é a praia oceânica na altura da Vila de Caraíva. É uma praia linda, localizada a poucos minutos de caminhada da Beira do Rio (centrinho).

Os dois principais bares de praia são o Bar da Praia (da Pousada Casa da Praia; há opções de day use que incluem o uso da piscina da pousada) e o Coco Brasil (da Pousada Coco Brasil).

Além de ficar à beira-mar, outra grande vantagem de se hospedar na praia é a distância do barulho noturno da Beira do Rio.

Pousadas pé na areia na Praia de Caraíva:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada Casa da Praia: uma das melhores pousadas em Caraíva. Fica em uma localização excelente (pé na areia e não muito distante da Beira do Rio). Possui uma linda e ampla área beira-mar, uma das melhores piscinas de Caraíva, ambientes aconchegantes e o bar de praia mais famoso de Caraíva (aberto a não hóspedes).
  • Pousada Flor do Mar: é uma das pousadas mais bem avaliadas pelos hóspedes em Caraíva. Possui ambiente rústico chique.
  • Pousada Coco Brasil: ocupa uma área muito agradável de frente para o mar.
  • Pousada Vila do Mar: uma das pousadas mais lindas e charmosas de Caraíva. Possui uma ampla área, restaurante, quartos bem equipados e uma linda piscina de frente para o mar.
  • Pousada Cores do Mar Caraíva

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar no Meio da Vila

É a área que fica entre a Beira do Rio (centrinho) e a Praia de Caraíva.

Geograficamente é o melhor lugar para se hospedar em Caraíva, já que você estará a uma curta caminhada da Beira do Rio (de um lado) e da praia (do outro lado).

Essa região tem a maior concentração de pousadas em Caraíva. Algumas ficam mais próximas do rio, outras mais próximas da praia e algumas no meio do caminho.

Pousadas no Meio da Vila – Caraíva (na melhor localização):

As pousadas abaixo ficam na área principal, entre a Beira do Rio (no ponto do agito noturno) e a Praia de Caraíva (no ponto onde estão os principais bares de praia).

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Pousadas no Meio da Vila – Caraíva (um pouco afastadas da Beira do Rio):

As pousadas abaixo ficam um pouco mais distantes da Beira do Rio, uma caminhada de +- 10 minutos pela areia fofa.

⦾⦾⦾⦾⦾ Espetacular:

  • Villa Fulô: pousada com arquitetura e decoração diferenciadas, ambientes agradáveis, piscina e bar. Há opções de quartos com banheira de hidromassagem e piscina privativa. Uma das melhores e mais bem avaliadas pousadas de Caraíva.

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

Onde ficar na Praia da Barra

A Praia da Barra fica no encontro do Rio Caraíva com o mar, na ponta da península onde está localizada a Vila de Caraíva.

A praia tem barracas simples para atender os banhistas, com cadeiras e guarda-sóis tanto na praia voltada para o rio como na praia voltada para o mar. É uma das áreas onde os banhistas mais se concentram em Caraíva.

Pousada na Praia da Barra – Caraíva

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

  • Pousada da Barra: é a única pousada nesse trecho da vila. A localização é excelente, com o mar de um lado e o rio do outro. A caminhada até o centrinho (Beira do Rio) é curta.

Onde ficar nos arredores do Campo de Futebol

Essa área é a menos valorizada da vila, um ambiente menos agradável e mais distante da Beira do Rio (centrinho).

Nessa área fica o Estacionamento Xandó, ponto de parada para quem chega de carro em Caraíva. É possível chegar de carro em Caraíva, mas para quem vem de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso compensa estacionar em Nova Caraíva e atravessar o rio de canoa.

Pousadas nos arredores do Campo de Futebol – Caraíva:

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Onde ficar em Nova Caraíva

Nova Caraíva é o bairro que fica do outro lado do Rio Caraíva, ponto de chegada para quem vem de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso. O porto, da onde partem as canoas para a Vila de Caraíva, fica a +- 1 km de Nova Caraíva (há um estacionamento ao lado do porto).

É um bairro residencial, bem simples, onde mora a maioria das pessoas que trabalham na Vila de Caraíva.

Algumas pousadas ficam em Nova Caraíva, mas não é o melhor lugar para se hospedar em Caraíva. A estrutura turística é pequena, não há movimento noturno e você tem que atravessar o rio para chegar na Vila de Caraíva e na praia.

Pousadas em Nova Caraíva:

⦾⦾⦾⦾ Excelente:

  • Pousada Caraíva Bela Vista: a melhor pousada dessa área, fica isolada do vilarejo, bem próxima da travessia para Caraíva. Possui linda vista para o rio e para o mar, ambientes aconchegantes, piscina e restaurante.

⦾⦾⦾⦾⦾ Muito Bom:

⦾⦾⦾⦾⦾ Custo-Benefício:

Aluguel de imóveis para temporada

Confira:

Melhores áreas para ficar em Caraíva

  • Beira do Rio: é o centrinho e ponto de chegada em Caraíva, local do agito noturno e onde estão concentrados os bares, restaurantes, o comércio e as baladinhas. Veja mais detalhes e pousadas no tópico da Beira do Rio.
  • Praia de Caraíva: a praia principal da Vila, voltada para o mar, onde estão os principais bares de praia. Nela você encontra pousadas charmosas, pé na areia, algumas com piscina. Veja mais detalhes e pousadas no tópico da Praia de Caraíva.
  • Meio da Vila: a Vila de Caraíva fica em uma península com o rio do lado e o mar do outro. O Meio da Vila é a área entre a Beira do Rio e a Praia de Caraíva, a melhor localização geográfica para se hospedar. Veja mais detalhes e pousadas no tópico do Meio da Vila.
  • Praia da Barra: praia localizada na ponta da península, onde o rio deságua no mar. As barracas de praia são mais simples e atendem tanto no rio como no mar. Veja mais detalhes e pousadas no tópico da Praia da Barra.

A rústica, histórica e preservada vila de Caraíva fica 100 km ao sul de Porto Seguro.

O trajeto até Caraíva (partindo de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda ou Trancoso) possui um bom trecho em estrada de terra. Para chegar ao vilarejo é necessário cruzar o Rio Caraíva em canoas (há estacionamento para deixar o carro).

Em Caraíva é proibida a circulação de veículos motorizados, o que garante o ambiente isolado da pequena vila que tem menos de 1000 moradores.

O vilarejo tem ruas de areia fofa, um pouco cansativas para caminhar. A maioria das pousadas em Caraíva tem estilo rústico chique.

Veja neste artigo a descrição das diferentes áreas para se hospedar em Caraíva e dicas de pousadas (indicadas área por área).

27 Comentários


  1. Olá Fred.
    Estive na Pousada Estação Caraíva . Essa pousada é muito boa. Bem decorada, boa localização , ótimo preço e o atendimento nota dez. Contudo eu li aqui no seu comentário que ela está localizada perto do campo de futebol e gostaria de informar que essa não é a localização da Pousada Estação Caraíva. Ela fica a 100 m da Igreja.

    Responder

    1. Oi Marize, tudo bem?

      Obrigado pelo relato e pela informação sobre a localização, já corrigi.

      Abraços e boas viagens 🙂

      Responder

  2. Olá Fred, boa tarde!

    Conheci seu site por intermédio de uma hóspede que não entendeu a localização da minha pousada que foi citada aqui, acho ótimo a divulgação porém a localização não está correta. Minha pousada é a Estação Caraíva e a localização aqui é praça da igreja, não é na área do campo de futebol e não fico próximo ao estacionamento do Xandó. É uma localização mais econômica porém não menos valorizada, ficamos muito próximo a travessia das canoas, onde alguns hóspedes nem precisam gastar com carroças e poupam os animais, e próximos ao “centrinho” ótimo para os interessados na noite de Caraíva e o forrozinho! Bom .. acredito que para divulgar localização de hospedagem é preciso saber exatamente as propostas que Caraíva oferece para cada público.
    No mais agradeço muito a divulgação e se puder acertar as localizações ficará melhor.

    Responder

    1. Oi Ivi, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário, me desculpe pela informação incorreta. Já corrigi, são tantas pousadas que às vezes a gente se engana. Veja se está ok.

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Olá Fred como vai?
    Em abril ficarei 5 dias para essa região. Estou mergulhada em dúvidas… Já conheço Trancoso. Agora não sei se me hospedo em Caraíva ou Arraial D’Ajuda. Ou como fraciono minha estadia.
    O que você sugere?

    Aguardo sua resposta ansiosamente!
    Obrigada.
    Ana Paula.

    Responder

    1. Oi Ana Paula, tudo bem?

      Essa é uma decisão muito pessoal, depende do estilo do viajante.

      De uma maneira simplificada podemos dizer que Caraíva é um destino rústico e Arraial d’Ajuda é rústico-chic rsrsrs

      Penso que dividir a estadia é uma excelente ideia: duas noites em Caraíva e três noites em Arraial, na minha sugestão.

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Bom dia td bem querido! Nossa tirei mtas dúvidas sobre Caraivas no seu site, mas ainda tenho algumas
    Queria saber se entre as pousadas Flor do Mar , Coco Brasil e a Caraiva Guest House qual vc ficaria, já que a Cada da Praia está mais cara 😢
    E já me falaram que Corumbau é melhor que Caraívas, tem praias mais lindas e hotéis , vc conhece? É isso mesmo ou vc indica Caraivas? E qtos dias vc acha q são suficientes?
    Por favor só vou esperar sua resposta para fechar minha viagem 🙌🙌

    Responder

    1. Oi Carla, tudo bem?

      As três pousadas estão entre as melhores de Caraíva e são super bem avaliadas pelos hóspedes. A Flor do Mar e a Coco Brasil possuem a vantagem de estarem a beira-mar. Mas a decisão é sua 🙂

      Caraíva é um destino rústico que já foi bem descoberto pelos turistas. É um destino maior que Corumbau, com mais turistas, muitas pousadas, restaurantes, bares, forrós, etc.

      Corumbau fica um pouco adiante de Caraíva e apesar de contar com boas pousadas ainda permanece mais rústica e com uma estrutura bem menor que Caraíva. Ambas possuem lindas praias e lindas paisagens.

      Com dois ou três dias você consegue conhecer bem esses vilarejos. Adicione a quantidade de dias que deseja ficar relaxando sem se preocupar com a vida.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  5. Oi Fred, vou pra Arraial em junho, pensei em ficar no Eco Beach pela proximidade com a praia. Vale a pena ou tem opções melhores pra quem viaja sozinha? A cidade é cheia nessa época? Fica próximo do centro?

    Responder

    1. Oi Rosana, tudo bem?

      Desculpa a demora em responder, eu estava viajando.

      O Eco Beach parece ser uma excelente opção. Como você notou ele fica bem na praia.

      A localização é entre o centrinho de Arraial e a balsa. É uma boa localização, mas não rola ir caminhando até o centrinho de Arraial, mas é fácil ir com as vans.

      Junho não é alta temporada, a cidade não fica cheia, a não ser que você vá em um feriado.

      Abraços 🙂

      Responder

  6. Olá!!
    Ótimo texto!
    Gostaria de saber se conhece a Pousada Caraíva Bela Vista. Estou planejando em conhecer Caraíva, mas ainda tenho dúvidas com relação a hospedagem.
    Conhece essa pousada? Sabe informar se a localização é boa?
    Desde já agradeço!!
    Abraços!

    Responder

    1. Oi Giselle, tudo bem?

      Não conheço essa pousada, mas acessei ela pelo Booking (Pousada Caraíva Bela Vista) e me pareceu bem legal, com um lindo visual.

      Mas ela fica do lado de lá do Rio Caraíva (não está propriamente na vila). Para acessar a vila e a praia você precisará atravessar o rio de balsa. Leia os comentários no Booking para ver o que os hóspedes acharam da pousada.

      Abraços 🙂

      Responder

  7. Olá! Queria uma sugestão de pousada com piscina em Caraíva. Obrigada desde já!

    Responder

  8. Olá!!

    Ótimo artigo, parabéns!

    Queria dicas de camping em Caraíva próximos a praia da barra. Alguma indicação?

    Obrigada (:

    Responder

  9. Boa noite Fred!
    Já fui várias vezes em Porto Seguro..Arraial e Trancoso, gosto mt dessa região exatamente por que tudo é próximo e tem opções para todos os gostos e bolsos. Caraíva ainda não conheço e ouço mto falar,devo estar em Porto Seguro em outubro e quero mto ir lá conhecer. Vale a pena ir em Caraíva passar um dia sendo um pouco mais distante !?

    Responder

    1. Oi Anna Carolina, tudo bem?

      Você encontra passeios bate-volta até Caraíva, mas acho que é meio puxado. O ideal seria ficar 1 ou 2 noites na vila, até para conhecer ela melhor e sentir o clima do lugar.

      Caraíva é uma vila bem mais rústica e pequena do que Arraial D’Ajuda e Trancoso.

      Respondendo a sua pergunta: é possível passar o dia lá, mas eu recomendo se hospedar.

      Abraços 🙂

      Responder

    1. Oi Mai, tudo bem?

      Caraíva é um destino bem rústico. Não espere estrutura de lazer para crianças. As pousadas são simples. Não acho que exista um lugar melhor para ficar (a vila é relativamente pequena). Eu procuraria uma pousada mais próxima da praia.

      Abraços 🙂

      Responder

  10. Olá Fred, tudo bem?
    Passarei 14 dias, entre setembro e outubro, com o namorado no sul da Bahia. A idéia é passar a primeira semana em Arraial (incluindo a data do meu aniversário e o sinal de celular!) e a segunda estamos pensando em Ponta do Corumbau. Gostaria de saber se recomenda outro lugar na região?
    Grata!!!

    Responder

    1. Oi Carla, tudo bem?

      Nessa região, a partir do Centro de Porto Seguro no sentido sul, existem os seguintes destinos:

      Arraial d’Ajuda
      Trancoso
      Praia do Espelho
      Caraíva
      Ponta do Corumbau (já bem ao sul e não pertence à Porto Seguro)

      Na minha opinião cada um tem a sua própria característica, a sua própria essência (vocês tem que analisar quais mais combinam com o perfil de vocês). Todos são lindos.

      Abraços 🙂

      Responder

  11. Gostaria de saber se a Rua 12 de Outubro, onde fica a ” Pousada da Praia” fica póxima do rio Caraívas ou do forró ??

    Responder

  12. Olá!
    Estou planejando minha viagem para Caraíva em setembro. Vi que o custo do transfer é bem alto, sabe me informar alguma opção que possa baratear o valor?
    Obrigada!!!!

    Responder

    1. Oi Mariana, tudo bem?

      A Viação Águia Azul tem ônibus partindo da balsa Porto Seguro x Arraial d’Ajuda (saem do lado de Arraial) e vão até Caraíva. O trajeto dura +- 2h:40.

      Veja os horários: Viação Águia Azul.

      Abraços 🙂

      Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *